domingo, 30 de novembro de 2008

30 de Novembro. Dia do Teólogo

Bem-aventurado aquele a quem a verdade por si mesma ensina, não por figuras e vozes que passam, mas como em si é. Nossa opinião e nossos juízos muitas vezes nos enganam e pouco alcançam. De que serve a sutil especulação sobre questões misteriosas e obscuras, de cuja ignorância não seremos julgados? Grande loucura é descurarmos as coisas úteis e necessárias, entregando-nos, com avidez, às curiosas e nocivas. Temos olhos para não ver (Sl 113, 13).

Comemora-se ainda:

  • Dia do Síndico
  • Dia do Estatuto da Terra
  • Dia do Evangélico - Distrito Federal - Brasil.

Cantinho do Oráculo [eBook]: O CÓDIGO DA VINCI

Para iniciar nosso Cantinho do Oráculo, disponibilizo este Best Seller com mais de 10 milhões de livros vendidos.
.
Clique AQUI para baixar

...
Baixe também o livro
de Wagner Miranda
...

Cantinho do Oráculo

Oráculos são seres humanos que fazem predições ou oferecem inspirações baseados em uma conexão com os deuses. No mundo antigo, locais que ganharam reputação por distribuir a sabedoria oracular também se tornaram conhecidos como "oráculos", além das predições em si mesmas.

Todos os povos da Antigüidade tiveram oráculos. Na mitologia escandinava, Odin levou a cabeça do deus Mimir para Asgard para ser consultada como oráculo. Na tradição chinesa, o I Ching foi usado para adivinhação na dinastia Shang, embora seja muito mais antigo e tenha profundo significado filosófico.

Os oráculos gregos constituem um aspecto fundamental da religião e da cultura gregos. O oráculo é a resposta dada por um deus que foi consultado por uma dúvida pessoal, referente geralmente ao futuro. Estes oráculos só podem ser dados por certos deuses, em lugares determinados, pelas pessoas determinadas e se respeitando rigorosamente os ritos: a obtenção do oráculo se assemelha a um culto. Além disso, interpretar as respostas do deus, que se exprime de diversas maneiras, exige às vezes um aprendizado.
...
Este espaço será dedicado a OBRAS CONSPIROLÓGICAS, MITOLÓGICAS, PROFETICAS, etc, que estarão disponíveis para download. Então, quando vir o CANTINHO DO ORÁCULO, saiba que alguma obra está disponível para que possa ler, curtir e comentar, já que temos aqui um apaço aberto para comentários.
...

Conspiração: CHUPA-CABRAS

Espécie de vampiro subdesenvolvido, o chupa-cabras começou sua carreira nos anos 70 em Porto Rico. Cabras, vacas e galinhas apareciam mortas sem uma gota de sangue e com marcas circulares no corpo que lembravam as presas de um vampiro. As autoridades atribuíram os ataques a predadores naturais, mas a população não se convenceu. Começaram a surgir relatos de pessoas que haviam dado de cara com o tal do chupa-cabras - um bípede de 1,50 m de altura, coberto de pêlos pretos, com apêndices pontudos que saem da coluna vertebral, enormes olhos vermelhos e asas de morcego. Depois de fazer sucesso em Porto Rico, o chupa-cabras fez como Rick Martin e resolveu conquistar o mundo. Foram reportados ataques no México, Guatemala, Haiti, Peru, Venezuela e, claro, no Brasil. Em 1997, um (ou vários) chupa-cabras teria(m) matado dezenas de animais nas cidades de Sumaré, Hortolândia, Americana e Campinas. Uma equipe de legistas da UNICAMP, chefiada pelo professor BADAN PALHARES, examinou os bichos atacados e chegou à conclusão de que o agressor era apenas um cachorro-do-mato. Muita gente não se convenceu, lendas urbanas da região de Campinas dão conta que existem chupa-cabras aprisionados no laboratório do Instituto de Biologia da Unicamp - provavelmente, numa cela vizinha ao do famigerado ET de VARGINHA, que também, quem diria, acabou na universidade.

Alguns conspirólogos acreditam que o chupa-cabras seja uma experiência genética realizada por cientistas americanos (o bicho escapou ou foi solto por eles). Alguns ufólogos concordam que o monstro é uma experiência genética, só que realizada pelos nefastos alienígenas GREYS. Há ainda quem diga que o chupa-cabras é apenas uma versão molambenta do mito do vampiro, saído direto do inconsciente coletivo junguiano para assombrar os miseráveis do Terceiro Mundo.

Conspiração: CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (em latim "Pauperes commilitones Christi Templique Solomonici"), vulgarmente conhecida como Ordem dos Templários ou Ordem do Templo (em francês "Ordre du Temple" ou "Les Templiers"), foi uma das mais famosas das Ordens Militares de Cavalaria. A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de assegurar a segurança dos muitos cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista.

Oficialmente aprovada pelo Igreja Católica em torno de 1129, a Ordem tornou-se uma das favoritas da caridade em toda a cristandade, e cresceu rapidamente quer em membros quer em poder. Os cavaleiros templários, em seus característicos mantos brancos com a cruz vermelha, estavam entre as mais qualificadas unidades de combate nas Cruzadas. Os membros não-combatentes da Ordem geriam uma vasta infra-estrutura económica em toda Cristandade, inovando em técnicas financeiras que constituíam o embrião de um sistema bancário, e erguendo muitas fortificações por toda a Europa e a Terra Santa.

O sucesso dos Templários esteve estreitamente vinculado ao das Cruzadas. Quando a Terra Santa foi perdida, o apoio à Ordem reduziu-se. Rumores acerca da cerimónia de iniciação secreta dos Templários criaram desconfianças, e o rei Filipe IV de França, profundamente endividado com a Ordem, começou a pressionar o Papa Clemente V a tomar medidas contra eles. Em 1307, muitos dos membros da Ordem em França foram detidos, torturados até darem falsas confissões, e então, serem queimados em estacas. Em 1312, o Papa Clemente, sob contínua pressão do rei Filipe, dissolveu a Ordem. O súbito desaparecimento da maior parte da infra-estrutura europeia da Ordem deu origem a especulações e lendas, que têm mantido o nome dos Templários vivo até aos nossos dias. (Wikpédia).

sábado, 29 de novembro de 2008

Conspiração: CAVALEIROS DE MALTA

Com a conquista de Jerusalém pelos francos em 1099, duas ordens militares foram fundadas para proteger os peregrinos no caminho da Terra Santa. Uma delas foi a Ordem dos Cavaleiros TEMPLÁRIOS. A outra foi a Ordem dos Cavaleiros do Hospital de São João ou Ordem dos Hospitalários. Enquanto os Templários usavam como sede as ruínas do antigo Templo de Salomão, os Hospitalários se alojavam perto da Igreja do Santo Sepulcro. Na Cruzada Albigense (1209-1244), os Hospitalários se alinharam com o VATICANO contra os CÁTAROS, enquanto os Templários ficaram neutros ou apoiaram discretamente os hereges. Em 1314, a Ordem do Templo entrou em confronto com a Igreja e acabou condenada por heresia. Os Hospitalários herdaram várias propriedades da ordem rival e estreitaram ainda mais seus laços com o papado. Em 1530, o imperador Carlos V doou aos Hospitalários a ilha de Malta (que acabaria sendo tomada por Napoleão Bonaparte no século 18). Desde a doação, a organização passou a ser conhecida como Ordem dos Cavaleiros de Malta.

Vários notórios vilões da política mundial eram supostamente Cavaleiros de Malta: Reinhard Gehlen (chefe da Inteligência nazista e agente da CIA na Guerra Fria); Alexander Haig (o homem que definiu a política exterior americana nos governos Nixon e Reagan); Licio Gelli, Roberto Calvi e Michele Sindona (que se envolveram no escândalo do Banco do Vaticano nos anos 1980); William Casey (chefe da CIA durante o escândalo Irã-Contras) e Otto Von Hapsburgo (suposto descendente da DINASTIA MEROVÍNGIA), entre outros. A Ordem também é acusada de envolvimento no hipotético assassinato do Papa JOÃO PAULO I, em 1978. Segundo alguns conspirólogos, o verdadeiro objetivo da MAÇONARIA é combater a influência perniciosa dos Cavaleiros de Malta.

Vandalismo na entrega das camisas do Forroleta em Jequié

Na entrega das camisas do Forroleta de Verão, ocorrida na sede da Pax Nacional situada à Avenida Rio Branco, os vândalos universitários deram um show promovendo quebra-pau, derrubada da grade do prédio e rolando até bala... Só não se sabe quem foi o autor do disparo, se abuso de poder ou provinda da ilegalidade mesmo. Seja lá de onde foi, os universitários precisam acalmar os ânimos, já que era apenas a entrega da camisa para a festa onde vai rolar muito alcool e sabe-se lá mais o que. Imagine como será a festa, já que sem alcool o pau comeu!!!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Sorria:

VELHINHAS
Duas velhinhas bem velhinhas estão jogando sua canastra semanal.
Uma delas olha para a outra e diz:
- Por favor, não me leve a mal. Nós somos amigas há tanto tempo e agora eu não consigo me lembrar do seu nome, veja só a minha cabeça.
Qual é o seu nome, querida?
A outra olha fixamente para amiga, por uns dois minutos, coça a testa e diz:
- Você precisa dessa informação para quando?

FILHA
A filha entra no escritório do pai, com o marido a tiracolo e indaga sem rodeios:
- Papai, por que você não coloca meu marido no lugar do seu sócio que acaba de falecer?
O pai responde de pronto:
- Conversa com o pessoal da funerária. Por mim, tudo bem.

CÉREBRO
Um menino de quatro anos no banho examina seus testículos.
Ele pergunta à mãe:
- Mãe, isto é o meu cérebro?
E a mãe:
- Ainda não, filho.

27 de Novembro. Data Nacional de Combate ao Câncer no Brasil

“O desafio principal é passar a informação adequada para que as pessoas possam se prevenir ou detectar a doença o quanto antes. Existem fatores de risco, como o vírus HPV, por exemplo, que são facilmente detectados e tratados, evitando o surgimento do câncer. É mais econômico investir na prevenção do que gastar com o tratamento”, afirmou o diretor-geral do INCA.

O ideal é que o câncer seja detectado pelo profissional do Sistema Único de Saúde o quanto antes. “Os profissionais da rede de saúde pública devem ser mais bem treinados e ter acesso a exames complementares de boa qualidade para garantir diagnóstico correto e precoce da doença”, complementou Luiz Antonio Santini.
Comemora-se ainda:
  • Dia do Técnico de Segurança do Trabalho
  • Feriado municipal da cidade de Guarda
  • Mitologia hindu: Dia de Parvatti Devi, esposa de Shiva
  • Dia de Nossa Senhora das Graças
  • Emancipação política da cidade de Umarizal-RN

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Sorria:

EMERGÊNCIA
Um eletricista vai até a UTI de um hospital, olha para os pacientes ligados a diversos tipos de aparelhos e diz-lhes:
- Respirem fundo: vou mudar o fusível.

CONFISSÃO
O condenado à morte esperava a hora da execução, quando chegou o padre:
- Meu filho, vim trazer a palavra de Deus para você.
- Perda de tempo, seu padre. Daqui a pouco vou falar com Ele, pessoalmente.Algum recado?

POLONÊS
Um imigrante polonês está fazendo exame de vista para obter carteira de motorista em Nova Iorque.
O examinador lhe mostra um cartão com as seguintes letras:
C Z A J K O W S K I
O examinador pergunta: - Você consegue ler isso?
E o polonês: - Ler?! Eu conheço esse cara!!

VELHINHOS
Dois velhinhos conversam num asilo:
- Macedo, eu tenho 83 anos e estou cheio de dores e problemas.
Você deve ter mais ou menos a minha idade. Como é que você se sente?
- Como um recém-nascido.
- Como um recém-nascido?!
- É. Sem cabelo, sem dentes e acho que acabei de mijar nas calças.

26 de Novembro: Dia do Ministério Público


O Ministério Público é definido pela Constituição Federal como uma instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais. As atribuições do Ministério Público distribuem-se por diversos planos, como a representação do Estado, a representação de menores de idade e o exercício de funções de consultoria.

O Ministério Público é organizado como uma magistratura autônoma, pois é independente do poder político. A sua organização tem uma estrutura piramidal: na base estão os procuradores-adjuntos e no vértice, o procurador-geral da República. Os procuradores-adjuntos exercem funções em comarcas ou grupos de comarcas. A Procuradoria Geral da República é o órgão superior do Ministério Público. Além do Procurador-Geral, a Procuradoria Geral compreende o Conselho Superior do Ministério Público, o Conselho Consultivo, os auditores jurídicos e os serviços de Apoio Técnico e Administrativo.

Para saber mais: CLIQUE AQUI

Comemora-se ainda:
  • Criação do Ministério do Trabalho e Emprego (Decreto 19433), no ano de 1930
  • Dia do Corpo Auxiliar da Marinha
  • Dia da Nomeação por Dom Pedro I, do Conselho de Estado para elaboração da 1ª constituição (1823)
  • Emancipação da cidade de Solânea - PB
  • 1789 - Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Santos do Dia:

  • Belina
  • Conrado de Constance
  • Leonardo De Porto Maurício

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Lançamento Oficial do Natal em Jequié


Estão de parabéns os organizadores da ornamentação natalina 2008. Com o lançamento oficial hoje, dia 25, A Praça Ruy Barbosa ficou mais iluminada ofuscando o "piso sonrisal". As tradicionais figuras do Papai Noel, da Árvore de Natal, os Reis Magos no Presépio, retratando o nascimento de Jesus, estão expostas em grandes dimensões, atraindo a atenção da população.

Como a Praça Ruy Barbosa foi reestruturada como atração noturna - já que não existem árvores para aliviar a temperatura durante o dia, a ornamentação ganha um brilho todo especial com a iluminação que realmente está muito legal.

A CDL lançou na mesma data a sua promoção natalina 2008, com os sorteios de três automóveis e 50 vales compras, além da recepção ao Papai Noel, um dos símbolos principais da festa.

Foi inaugurada também a primeira etapa do projeto "Shopping" a Céu Aberto, com a requalificação do calçadão Sete de Setembro/Riachuelo - que também será uma atração noturna pois, como na Praça Ruy Barbosa, não conhece as árvores para sombrear o dia. A decoração do local soma uma parceria com o Sicoob.

Mas a ornamentação está de parabéns.

Viva o dia do Corno!

É melhor dividir filé do que comer pelanca sozinho.

Curiosidades: ISSO É BRASIL

A arte encontra-se em nossas águas, nossas terras, nossas matas... Encontra-se em nossas veias!!!

Pérolas de 'n'ENEM's'!

O tema da redação desse ano foi Aquecimento Global.
  1. "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta."
  2. "A amazônia é explorada de forma piedosa."
  3. "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta."
  4. "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu."
  5. "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta."
  6. "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta."
  7. "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna."
  8. "A amazônia tem valor ambiental ilastimável."
  9. "Explorar sem atingir árvores sedentárias."
  10. "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia."
  11. "Retirada claudestina de árvores."
  12. "A camada de ozonel."
  13. "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas, sem coração."
  14. "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes." (red bull neles)
  15. "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório."
  16. "Convivemos com a merchendagem e a politicagem."
  17. "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis."
  18. "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia." (my god!)
  19. "O que vamos deixar para nossos antecedentes?" (???????)
  20. "A fiscalisação tem que ser preservativa."

Curiosidades: Diamante Negro vai precisar mudar de nome para se adaptar à lei


"O primeiro chocolate com crocante, da Lacta, foi lançado em 1938 e batizado simplesmente de Chocolate Lacta. Era ano da Copa do Mundo, e Leônidas da Silva, famoso jogador da Seleção Brasileira, pertencente ao São Paulo Futebol Clube, foi apelidado pela imprensa paulista de Diamante Negro por seu excelente desempenho.
Inspirando-se neste episódio, a Lacta colocou o nome de Diamante Negro no recém lançado chocolate. Porém, para diferencia-lo do jogador, adotou o símbolo do diamante estilizado em sua embalagem". Fonte: www.furg.br/portaldeembalagens/dez/historia.html
Porém, com a nova lei, o termo negro sugere preconceito, sendo necessário uma estilização da embalagem no intuito de adaptar-se às regras do mercado. Agora o "Diamante Negro" vai passar a chamar-se "Diamante Afro-decendente". O pior é se tiver que cumprir cotas!!!

Clique na Imagem para conferir!

25 de Novembro: Dia do Corno


Hoje é o dia do corno, Foi bom te encontrar, Vamos tomar um bom porre, Prá comemorar, A mulher que você ama, Eu amo também, Pelo que eu sei, Ela já enganou mais de cem... (Reginaldo Rossi).

Segundo "O Guia dos Curiosos", por Marcelo Duarte, editora Cia das Letras; e outros sites, este é o dia de comemorar os chifres impostos pelos Ricardões da vida!!!

Comemora-se ainda:

  • Emancipação do município de Guapimirim
  • Feriado municipal de Santa Catarina, Cabo Verde
  • Dia da Madrinha
  • Dia da autorização à cremação dos cadáveres dos que manifestassem expressamente tal vontade (Câmara dos Deputados, 1970)
  • Dia da Criação do Estado de Santa Catarina
  • Dia da Criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MPV 1911/12), no ano de 1999
  • Dia da Independência do Suriname (Republiek Suriname - República do Suriname)
  • Dia de Início da invasão holandesa no Maranhão, por João Maurício de Nassau (1641)
  • Dia de Início da Semana de Combate à Hanseníase - lepra (Decreto 31648/52)
  • Dia do Término do PREC - Processo Revolucionário em Curso (Portugal, 1975)
  • Dia em que O 4º Salão do Automóvel comemorou a marca de um milhão de veículos produzidos no Brasil (1964)
  • Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (ONU)
  • Dia Nacional e Internacional do Doador Voluntário de Sangue (Decreto Nº 53.988, de 30/06/64)

Santos do Dia:

  • Catarina De Alexandria
  • Conzalo
  • Delfina
  • Erasmo
  • Jocunda
  • Mercúrio

Câmara de Jequié sob suspeita

Diante das denúncias, Zé Simões ataca pra se defender.Na sessão da Câmara de vereadores de Jequié, realizada ontem 20, as denúncias feitas pela imprensa e as rádios local contra o legislativo da cidade finalmente receberam a atenção de alguns parlamentares. Joaquim Caires (PMDB), e Regi Silva (PT), por exemplo, lembraram que a falta de explicação já estava desgastando muito a imagem da câmara perante a sociedade. Em resposta, o vereador José Simões (PP), presidente da casa, ao invés de esclarecer ou rebater ponto a ponto o conteúdo das denúncias feitas todos os dias, partiu para o ataque à família Borges, às emissoras de rádio – principalmente à 95 FM e seu site – e aos jornalistas e radialistas que têm solicitado investigação de tudo que está amplamente divulgado, com nomes, valores e pessoas supostamente beneficiadas. Simões disse, ainda, que tinha ficado em silêncio até apresentar as contas de sua gestão. Como as coisas já estavam encaminhadas, agora ele daria resposta à “imprensa marrom” da cidade, que sempre buscou patrocínio do legislativo municipal. Nenhum vereador se inscreveu para contestar a fala do presidente.

Lei proíbe fumar em locais destinados às crianças

Uma lei que proíbe fumar no interior de veículos e estabelecimentos comerciais em que estejam crianças, além de eventos destinados a elas foi sancionada pelo governo do Paraná, na quarta-feira (19). A determinação complementa uma lei já existente contra o tabagismo, que decreta uma série de restrições contra este hábito, considerado a principal causa de morte evitável no mundo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é considerado uma doença pediátrica, pelo fato de que cada vez mais o consumo atinge faixas etárias mais baixas. A OMS indica que quase metade das crianças do mundo respira ar contaminado pela fumaça do tabaco, principalmente dentro de casa.
Conscientes de que o tabagismo tem se tornado um problema social cada vez mais grave, ações públicas com abordagens no fumante passivo, em crianças e no meio ambiente têm sido tratadas. De acordo com dados do Departamento de Atenção ao Risco, 25% dos óbitos relacionados ao coração são motivados pelo tabagismo. Além disso, cerca de 30% das mortes de câncer são relacionados ao hábito. Dos óbitos de câncer de pulmão, 90% são provocados diretamente pelo consumo de tabaco.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Rede Novo Tempo faz novas vítimas em Jequié!

Diante dos programas apresentados de forma televisiva no Canal 4, os telespectadores menos avisados são convencidos de que precisam ser adventistas do sétimo dia para alcançarem a graça da salvação. Com uma programação bem montada e cuidadosamente elaborada, o Canal Novo Tempo tem engordado as fileiras adventistas, tirando dos "aquários", cristãos que só "andaram mentade do caminho", ou seja, que se batizaram em igrejas que não o levarão ao caminho da verdade. A programação é uma cópia fiel dos cultos adventistas, onde todos são bombardeados com informações de que é necessário guardar os mandamentos para obter a salvação, e, a única igreja que o faz de forma prática é a adventista, cumprindo assim um dos requisitos da igreja verdadeira. O outro, não menos importante, seria o Espírito de Profecia, um complemento profético para interpretar a Bíblia de forma clara. Sem um, o outro não pode ser entendido. Assim, com o Espírito de Profecia de Ellen White e a guarda dos mandamentos, a igreja julga cumprir fielmente os requisitos necessários para intitular-se a "igreja da verdade", conforme Apc. 14:12, 12,10.
Maiores detalhes referentes à Igreja Adventista, veja-se: http://adventistas7d.blogspot.com/

domingo, 23 de novembro de 2008

23 de Novembro: Dia do Engenheiro Eletricista


A Engenharia elétrica é o ramo da engenharia que lida com o estudo e a aplicação da energia elétrica e do eletromagnetismo.
No que concerne à energia elétrica, envolve a geração (usinas/fábricas geradoras hidrelétricas, termoelétricas, nucleares) e o transporte (linhas de transmissão de alta tensão), bem como a utilização nas residências, nas indústrias (controle e automação, máquinas elétricas, motores elétricos), nas telecomunicações (telefonia fixa e celular, rádio, televisão) e na informática, dentre outras aplicações.

Comemora-se ainda:

  • Feriado na Vila de Gavião
  • Dia da 1ª Revolta da Armada, Pelo almirante Custódio de Melo, no Rio de Janeiro-RJ (1891)
  • Dia da Eclosão da Intentona Comunista, pela Aliança Nacional Libertadora (Natal-RN, 1935)
  • Dia da Inauguração do estádio do Maracanãzinho (Rio de Janeiro-RJ, 1954)
  • Dia da Posse do Marechal Floriano Peixoto, como 2º Presidente da República do Brasil (1891)
  • Dia da Renúncia do marechal Deodoro da Fonseca, o 1º Presidente da República do Brasil
  • Dia de Início da Semana de prevenção de acidentes no trabalho
  • Dia do Rio
  • Dia Mundial e Nacional de Combate ao Câncer Infantil
  • (Móvel: Última Semana de Novembro) Doação de Sangue (Decreto 21.11.2003)

Santos do Dia:

  • Clemente I
  • Columbano
  • Felicitas
  • Lucrécia

Chuva em Jequié

Chegaram as chuvas tão esperadas para desespero da administração pública. A Biblioteca Central, no último dia 14, sofreu inundação com a queda de um suporte do telhado, mulhando boa parte das obras alí expostas. Além disso, a Praça Ruy Barbosa ficou com vários pontos alagados, sem falar da lama produzida pelo piso mal feito. É lamentável ver que tudo isso não passou de campanha política no intuito de continuar no poder.

sábado, 22 de novembro de 2008

Sorria

LÓGICA
O garoto apanhou da vizinha, e a mãe furiosa foi tomar satisfação:
- Por que a senhora bateu no meu filho?
- Ele foi mal-educado, e me chamou de gorda.
- E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele?

NO BALCÃO DA ALFÂNDEGA
- Seu nome ?
- Abu Abdalah Sarafi.
- Sexo ?
- Quatro vezes por semana...
- Não, não, não! Homem ou mulher?
- Homem, mulher... Algumas vezes camelo...

DIVISÃO DE BENS
Dois amigos se encontram depois de muitos anos.
- Casei, separei e já fizemos a partilha dos bens.
- E as crianças?
- O juiz decidiu que ficariam com aquele que mais bens recebeu.
- Então ficaram com a mãe?
- Não, ficaram com nosso advogado.

Associação dos Artistas de Teatro de Jequié

Estamos propondo a criação da Associação dos Artistas de Teatro de Jequié. Queremos construir uma Associação com um perfil de luta de diversos matizes. Uma Entidade organizada que lute em defesa do melhoramento e ampliação de espaços cênicos e que aglutine idéias e manifestações em prol de um teatro livre e questionador. Uma Organização que lute também pela qualificação e a valorização do trabalho do ator, bem como por desenvolver um projeto de intercâmbios com a Escola de Teatro da UFBA, a Fundação Cultural do Município de Salvador e do Estado da Bahia e outras instituições similares. E, para esse fim, convocamos todos os artistas de teatro à primeira reunião no dia 26/11, às 19h30, na Casa da Cultura.

22 de Novembro. Dia do Músico

Músico é aquele que pratica a arte da música, compondo obras musicais, cantando ou tocando algum instrumento. Música, por sua vez, é a arte de combinar sons de maneira agradável ao ouvido, ou o modo de executar uma peça musical por meio de instrumento ou da voz. A palavra é de origem grega e significa “as forças das musas”, ninfas que ensinavam às pessoas as verdades dos deuses, semideuses e heróis, u-sando a poesia, a dança, o canto lírico, o canto coral e outras manifestações artísticas, sempre acompanhadas por sons.
.
Outras comemorações deste dia:
  • Dia da Fundação do SNEL - Sindicato Nacional dos Editores de Livros (1941)
  • Dia da Inauguração do complexo que abriga o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba-PR (2003)
  • Dia da Independência do Líbano (Al Jumhuriyah al Lubnaniyah)
  • Dia da Liberdade
  • Dia da Solidariedade com o Povo Libanês
  • Dia de Início da "Revolta da Chibata", com ameaça de bombardeio ao Rio de Janeiro (Baía de Guanabara, 1910)

Santos do Dia:

  • Áfia
  • Bernardino de Sienna
  • Cecília (padroeira da Música Sacra)
  • Pragmácio

Albert Einstein - Religião

Einstein era religioso, no entanto não professava a fé judaica. Do ponto de vista religioso, era próximo do deísmo de Baruch Spinoza: acreditava que Deus se revelava através da harmonia das leis da natureza e rejeitava o Deus pessoal que intervém na História. Era também crente no total determinismo do universo e excluía a possibilidade do livre arbítrio dos seres humanos. Para Einstein "o Homem é livre de fazer o que quer, mas não é livre de querer o que quer", o que significa que o Homem age sempre de forma compulsiva, sem uma verdadeira liberdade, todos os seus actos sendo determinados pelas leis da natureza.
.
“O espírito científico, fortemente armado com seu método, não existe sem a religiosidade cósmica. Ela se distingue da crença das multidões ingênuas que consideram Deus um Ser de quem esperam benignidade e do qual tem o castigo - uma espécie de sentimento exaltado da mesma natureza que os relações do filho com o pai - um ser com quem também estabelecem relações pessoais, por respeitosas que sejam. Mas o sábio, bem convencido, da lei de causalidade de qualquer acontecimento, decifra o futuro e o passado submetidos às mesmas regras de necessidade e determinismo. A moral não lhe suscita problemas com os deuses, mas simplesmente com os homens. Sua religiosidade, consiste em espantar-se , em extasiar-se diante da harmonia das leis da natureza, revelando uma inteligência tão superior que todos os pensamentos humanos e todo seu engenho não podem desvendar, diante dela, a não ser seu nada irrisório. Este sentimento desenvolve a regra dominante de sua vida, de sua coragem, na medida em que supera a servidão dos desejos egoístas. Indubitavelmente, este sentimento se compara àquele que animou os espíritos criadores religiosos em todos os tempos.” Em 2008, veio ao público uma carta de propriedade de um colecionador particular, cuja autoria é de Einstein, onde ele escreve em determinado trecho que "Deus segundo crenças populares é fruto da fraqueza humana, sendo a Bíblia uma coleção de lendas honradas ainda que primitivas, infantis".

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

21 de Novembro. Dia Mundial da Televisão.

Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de TV. O televisor ou aparelho de TV capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

Comemora-se ainda:
  • Dia da Criação do Ministério do Trabalho (1930);
  • Dia da Saudade do Jornalista Falecido;
  • Dia das Saudações;
  • Dia do Diabético;
  • Dia Nacional do Homeopata e da Homeopatia (Chegada do homeopata francês Benoît Mure ao Brasil, em 1840).

Santos do Dia:

  • Alberto De Lovaina
  • Celso
  • Esteves
  • Gelásio I
  • Heliodoro
  • Honório
  • Pedro Canísio.

BNB DESTINA R$ 800 MIL PARA PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM SEMI-ÁRIDO

Com o objetivo de difundir tecnologias de convivência com o semi-árido, o Banco do Nordeste lançou edital para selecionar projetos que proponham soluções para a região. No total, serão destinados R$ 800 mil, através do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), operacionalizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do BNB.
O edital contempla as seguintes linhas temáticas: 1) tecnologias de exploração agropecuária adaptadas ao semi-árido e processamento agroindustrial; 2) tecnologias de exploração, conservação e utilização de forrageiras adaptadas ao semi-árido; 3) enriquecimento da caatinga com frutíferas xerófilas, inclusive a produção de mudas; 4) banco comunitário de sementes; 5) captação de água ‘in situ’; 6) barreiras para irrigação de salvação; 7) recuperação de áreas degradadas; 8) tecnologias para manejo de recursos hídricos com barragens subterrâneas e; 8) tecnologias voltadas para racionalização do uso da água no semi-árido.
Critérios para seleção
As entidades proponentes devem ser sem fins lucrativos (fundações, institutos, autarquias, ONG`s e outras entidades), com sede nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia ou Norte de Minas Gerais, legalmente habilitadas a conduzir projetos de difusão tecnológica e com comprovada estrutura e competência para o mister.
Os recursos são concedidos às instituições proponentes em caráter não-reembolsável, com o valor individual, em cada proposta, não podendo ser superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais). Os projetos devem ser apresentados até o dia 19 de dezembro de 2008.
Os interessados podem acessar a página www.bnb.gov.br/etene e procurar o menu do Fundeci, onde estão disponíveis os editais e o download do formulário. A divulgação do resultado da pré-seleção está prevista para o dia 23 de janeiro de 2009.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Sorria

20 de Novembro. Dia da Consciência Negra


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).


Comemora-se ainda:

  • Dia da Comunidade Afro-Brasileira.
  • Dia da Industrialização Africana.
  • Dia do Auditor Interno.
  • Dia do Datiloscopista Brasileiro.
  • Dia do Profissional Liberal Universitário.
  • Dia Nacional do Biomédico (Lei Nº 11.339, de 03/08/2006)
  • Dia Universal da Criança (ONU).
  • Dia Mundial da Osteoporose.
  • Dia da Eclosão da Revolução Mexicana, contra a ditadura do General Porfirio Díaz, em 910.
  • Dia da Fundação da Portuguesa Santista (Associação Atlética Portuguesa) (Santos-SP, 1917).
  • Dia da Publicação da Declaração dos Direitos da Criança (ONU).
  • Dia de Zumbi dos Palmares - Aniversário de seu assassinato, em 1695 (Lei nº 9.125/1995).
  • Dia do Desabamento do Elevado Paulo de Frontin, Vitimando 48 pessoas (Rio de Janeiro, 1971).
  • Dia do Lançamento da primeira versão do programa Windows (1.0), no ano de 1985.
  • Dia em que a Argentina reconheceu a república do Brasil, sendo a primeira nação a fazê-lo (1889).
  • Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.
  • Dia Internacional da Filosofia - desde 2002 (UNESCO).

Santos do Dia:

  • Ambrósio De Carmáldoni
  • Benigno
  • Edmundo Rich
  • Félix De Valois
  • Otávio
  • Silvestre

Chuva em Jequié

Enfim os deuses liberaram as nuvens para que deixassem cair suas águas sobre Jequié. Há dias a promessa de chuva vem alimentando a esperança dos moradores, já que a temperatura lambia os 45º constantemente, deixando a população angustiada com a sensação de calor que ultrapassava os 50º, principalmente em proximidades de asfalto e pedras. A ausência de árvores tem contribuído e muito para aquecer uma cidade que já leva o calor em seu apelido: "Cidade Sol". Porém, esta noite foi agradável com uma queda d'água alimentada por gotículas constantes que tiveram seu início pouco mais que 20 horas do dia 19 e amanheceu a quinta-feira no mesmo ritimo.
Esperamos que a população anti-ecológica aprenda que o verde contribui para a queda da temperatura, tornando o ambiente mais agradável. Acreditamos que a nova equipe política, repleta de velhos guerreiros, possa tornar obrigatório o plantio de árvores e crime a derrubada delas sem motivo comprovado.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

19 de Novembro: Dia da Bandeira

O dia da bandeira é um dia em homenagem à bandeira do Brasil. A celebração acontece no dia 19 de Novembro, data em que a bandeira foi instituída. No dia ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. A data foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República.

Comemora-se ainda:

  • Dia Internacional do Xadrez
  • Dia da Chegada dos Missionários Claretianos ao Brasil;
  • Dia da Criação do selo e sinete da república (1889);
  • Dia da Criação do Ministério do Meio Ambiente (IBAMA), no ano de 1992 (Lei 8490);
  • Dia da Fundação da Confederação Brasileira de Tênis, em 1955;
  • Dia em que o marquês de Caxias assume o comando das forças em operação na Guerra do Paraguai (1866);
  • Dia em que O Rei Pelé marca seu 1000º Gol, em partida contra o Vasco da Gama: 1x2 (1969);
  • Dia em que Recife ganha o título de vila, ficando independente de Olinda (1709);
  • Dia Nacional de Mônaco;

Santos do Dia:

  • Afonso Rodrigues
  • Crispin
  • Eermegunda (ou Ermegunda)
  • João Del Castilo
  • Rafael
  • Roque González.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Jequié: Cidade Anti-ecológica

A educação ambiental em Jequié anda perdida em algum canto atrás dos morros que cercam a cidade, como muralhas antigas. Árvores são dizimadas de forma brutal, chegando ao uso de furadeira para abrir espaço e colocar veneno nas árvores em pleno centro da cidade.
O Rio de Contas já passa por um processo de mudança de nome, pois é mais esgoto do que rio propriamente dito. O lixo acumulado facilita a propagação de germes, e o matagal que tomou conta dos areiões, por canta das carroças e caçambas desordenadas a anos, vem servindo de esconderijo para marginais que vivem à margem da sociedade.
O Rio Jequiezinho, outro desastre ecológico, tenta sobreviver ao descaso político e a falta de respeito ambiental da população ribeirinha.
.
Mas AGUARDEM!!! Estamos editando vídeos onde mostramos a falta do poder público e o conhecimento zero de uma população sem conciência, e estaremos exibindo estes vídeos nos maiores sites de compartilhamento de vídeos da internet.

18 de Novembro - Dia do Conselheiro Tutelar

No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140). O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem sobre qual a melhor medida de proteção para seus tutelados. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado. Para ser Conselheiro Tutelar, a pessoa deve ter mais de 21 anos e residir no município, mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro. Aos Conselhos tutelares cabe atender as crianças, adolescentes, pais ou responsáveis em situação de ameaça ou violação de direitos, aconselhar e encaminhar para programas e tratamentos, podendo para isso requisitar serviços públicos. - (Wikipédia).

Comemora-se ainda:

  • Dia do Tabelião e do Registrador
  • Dia da Consagração das Basílicas de São Pedro e São Paulo.
  • Dia da Criação da EMBRATUR - Empresa Brasileira de Turismo (Decreto-lei nº 55 ), de 1966).
  • Dia da Criação da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil (Getúlio Vargas, Decreto 19408, 1930).
  • Dia da Fundação do Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro-RJ, em 1895.
  • Dia da independência na Letônia (Latvia - Latvijas Republika).
  • Dia da pátria em Omã (Saltanat Uman).
  • Dia das Comunicações e Eletrônica, na Marinha.
  • Dia Nacional de Combate à Dengue.
  • Dia Nacional de Combate ao Racismo.

Santos do Dia:

  • Alda
  • Aurélio
  • Carolina Kózka
  • Maudez
  • Odo De Cluny (ou Odílio)
  • Romão (ou Romano)
  • Salomé Da Cracóvia.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Sorria!

17 de Novembro - Dia Internacional do Estudante

Aluno (do latim alere "desenvolver, criar") é o indivíduo que recebe formação de um professor para adquirir ou ampliar seus conhecimentos em um determinado assunto. É qualquer pessoa que aprende através de outra, mas o termo é geralmente aplicado para estudantes.

Hoje comemorasse ainda:
  • Dia da Criatividade.
  • Dia da Sociedade Teosófica.
  • Dia do Tratado de Petrópolis, em que o Acre foi incorporado definitivamente ao Brasil (1903).
  • Dia do Tribunal de Contas.
  • Dia Internacional do Não-Fumador/Fumante.
  • Dia de Santo Antônio da Cachoeira.
  • Dia mundial da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

SANTOS DO DIA:

  • Alfeu
  • Alphonso Rodrigues
  • Elizabeth (ou Isabel Da Hungria)
  • Frediano
  • Hilda
  • João Castilho
  • Vitória.

Sorria!

Especialistas criticam proposta sobre crimes na internet

Especialistas e parlamentares criticaram, na última quinta-feira (13) na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 84/99, que define condutas criminosas na internet. Para eles, as medidas propostas poderão restringir a liberdade dos usuários das redes digitais.
Durante o debate, eles indicaram que a redação do projeto dará margem à uma interpretação da lei que proibirá condutas comuns na web, como transferir músicas de um CD para o iPod.
Segundo a Agência Câmara, a proposta define como crimes o roubo de senha pessoal, a difusão de vírus e o acesso não-autorizado a qualquer tipo de informação por meio da internet. Para o professor Sérgio Amadeu, os termos gerais e amplos poderão acabar com as redes abertas.

domingo, 16 de novembro de 2008

Curiosidades: O que é Wall Street?


É o nome da rua onde está localizado o mercado financeiro em Nova York. Em 1635 construíram um muro na parte sul de Manhattan para proteger a cidade dos índios. O muro foi destruído e a rua construída em seu lugar ganhou o nome de Wall Street (Rua do Muro). Depois de 50 anos, foi tomada por comerciantes e bancos de investimento e logo tornou-se o centro financeiro dos Estados Unidos.

Sorria!

16 de Novembro - Dia Internacional da Tolerância

O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela ONU como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários. Foi instituído pela Resolução 51/95 da UNESCO.
A Declaração da ONU fez parte do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Nela os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância, a convivência pacífica entre os povos vizinhos.
Foi então evocado o dia 16 de Novembro, quando da assinatura da constituição da UNESCO em 1945. Remetia, ainda, à Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:
  • Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);
  • Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19)
  • A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).

Comemora-se ainda nesta data:

  • Dia da Pátria na Síria (Al Jumhuriyah al Arabiyah as Suriyah).
  • Dia da Tradição Oral.
  • Dia de Início da Semana da Música.
  • Dia do Decreto da deposição da dinastia imperial e extinção do regime monárquico no Brasil (1889).
  • Dia do Embarque de D.Pedro II e da família imperial para o exílio na Europa (1889).
  • Dia do Não Fumar.
  • Dia do Policial Federal.
  • Dia Nacional do mar, comemorado nos Açores (desde 1998).

sábado, 15 de novembro de 2008

O que realmente interessa!?

Guilherme Arantes em Jequié.

Fique de olho. É bem provável que o cantor e compositor Guilherme Arantes faça uma apresentação no dia 24 de dezembro na Praça da Bandeira, em Jequié, como atração de Natal.

Jequié - Obras DERRETENDO literalmente!!!

É incrivel como a população jequieense aceita tudo. Um povo que de tão bom chega a ser besta. A Praça Ruy Barbosa já foge aos comentários. É uma piada pública o consumo financeiro que a obra custou e o resultado do piso darretido que se encontra aplicado.
O Calçadão da Sete de Setembro, que deveria sofrer reformas modernas, regrediu. Antes a arquitetura antiga que era mais atraente.
Ruas calçadas começam a mostrar o poder da capacidade de gastar dinheiro público em produtos de má qualidade com profissionais incapazes de detectar pequenas falhas que fazem derreter o dinheiro público.
Observe na foto abaixo a Rua São Lucas no bairro do Joaquim Romão que foi calçada recentemente pela administração municipal, que nem chegou a ser inaugurada!!!
Se acredita que tudo vai ser resolvido com a nova liderença de Luiz Amaral. Só resta entender o que se tem de nova, já que os velhos magnatas voltam ao poder e o atual prefeito mantêm suas raizes atraves do vice.

Conspiração: ALBERT SPEER - Princípio das Ruínas

Arquiteto nazista que aplicou o “princípio das ruínas” nas obras monumentais encomendadas por Adolf Hitler. A missão de Speer era redesenhar Berlim para que a cidade ficasse à altura da missão de ser a capital do Reich de mil anos. Em 1930, Hitler definiu o tipo de arquitetura que gostaria de ver: “Se em um futuro distante, arqueólogos cavarem a terra (...), eles terão uma revelação que estremecerá o mundo”.
O “princípio das ruínas” é isso: construir prédios que pareçam magníficos quando despedaçados e cobertos de mato. Esta história bizarra aparece no documentário Arquitetura da Destruição, de Peter Cohen, que retrata o nazismo como um doentio e megalômano projeto estético. Nas artes plásticas, isso se reflete no banimento do modernismo e no retorno aos ideais da Renascença. Na medicina, o ideal estético compreende a adoção da eugenia para o aperfeiçoamento da raça ariana e a construção de campos de extermínio para transformar o resto da humanidade em sabão.
Arquitetura da Destruição é um documentário sério e nada tem de conspirologia. Mas a motivação estética nazi e o princípio das ruínas de Speer nos levam, inevitavelmente, à cosmologia de HANS HORBIGER, que acreditava que a missão da Alemanha nazista era trazer os deuses de volta à Terra. Ressuscitar os antigos Titãs. Só eles compreenderiam a civilização nacional-socialista quando descobrissem as ruínas de Speer.

15 de Novembro - Proclamação da República (1889)

No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
O Marechal Deodoro era figura de muito prestígio no exército e relutara em participar do movimento devido a sua amizade com Dom Pedro II. A primeira constituição republicana, promulgada em 24 de fevereiro de 1891, contemplava a federação, o presidencialismo e a divisão dos poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário.
Mas, após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.
.
Se comemora ainda nesta data (15 de novembro):
  • Dia do Esporte Amador: É preciso muita dedicação e conhecimento quando se trata do amadorismo em esportes de aventura ou, ainda, os ditos “radicais”. Em verdade, o "Esporte Amador" refere-se mais à prática sem patrocínio do que, propriamente, à atividade de lazer sem a necessidade de aprofundados conhecimentos.
  • Dia do Jardineiro;
  • Dia do Joalheiro;
  • Dia do Jornaleiro;
  • Dia da Independência na Nicarágua;
  • Dia da Eleição dos deputados para a Assembléia Nacional Constituinte (1986);
  • Dia da Inauguração do Museu Paulista em São Paulo-SP, no Monumento do Ipiranga (1890);
  • Dia da Instalação da Assembléia Nacional Constituinte de 1933;
  • Dia da Posse de Afonso Pena, presidente da república do Brasil (1906);
  • Dia da Posse de Delfim Moreira da Costa Ribeiro, Presidente da república do brasil (1918);
  • Dia da Posse de Francisco de Paulo Rodrigues Alves, presidente da república do Brasil (1902);
  • Dia da Posse de Hermes da Fonseca, presidente da república do Brasil (1910);
  • Dia da Posse de Manuel Ferraz de Campos Sales, presidente da república do Brasil (1898);
  • Dia da Posse de Prudente de Moraes, presidente da república do Brasil (1894);
  • Dia da Posse de Venceslau Braz, presidente da república do Brasil (1914);
  • Dia da Posse de Washington Luís, presidente da república do Brasil (1926);
  • Dia do Único lançamento do Ônibus Espacial Russo BURAN "Nevasca" (Cosmódromo de Baikonur, 1988);

Sorria

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

14 de Novembro - Dia Nacional da Alfabetização

Segundo a Constituição Brasileira, no artigo 205:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Não há desenvolvimento econômico e social sem educação: pesquisas mostram que a alfabetização constitui motor para a expansão econômica.
O papel do professor é fundamental nesta fase tão importante da criança. Incentivar e motivar são palavras intrinsecamente ligadas, mas com algumas nuances:
* motivar: é ter motivo para executar uma ação;
* incentivar: é o estímulo para executar uma ação;
O maior desafio do educador é educar a emoção dos alunos e torná-los pensadores.
.
Comemora-se ainda nesta data:
  • Dia do Bandeirante.
  • Dia Mundial e Nacional de Combate ao Diabetes.
  • Dia da Criação do Ministério da Educação, no ano de 1930 (Decreto 19402).
  • Dia da Criação do "Proálcool" - Programa Nacional do Álcool (Governo Hernesto Geisel, 1975).
  • Dia da Fundação da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (1936).
  • Dia do Início da construção da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis-SC, no ano de 1922.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Motoqueiro da AMOJE - Associação de Mototaxistas de Jequié, AGRIDE empresário da cidade

Fui surpreendido no dia 13 de novembro, pouco mais que 21h, quando precisei dos serviços da PM e, em meio à confusão, a atendente me pediu o CPF.Ao procurar os serviços de Moto Taxi (em frente ao Frango Huck na Rua Apolinário Peleteiro), um ponto próximo de minha casa situada à Rua Manoel Vitorino, 38, Centro, o motoqueiro cobrou um valor alto e não aceitei os serviços. Ele insistiu e queria que eu aceitasse os serviços a qualquer custo. Não concordei dizendo-lhe que preferia pegar um ônibus, e voltei para um outro ponto, próximo à Farmácia Bom Preço (esquina de minha residência), onde deveria aguardar outro motoqueiro para solicitar os serviços. O já citado, residente também à Rua Manoel Vitorino, Centro, me seguiu e começou a usar palavriado de baixo calão (tão baixas que é melhor não citar aqui para não vulgarizar o blog), ameaçando a minha pessoa, minha esposa, minha filha de 1 ano e também a minha mãe que me visitava no momento. Diante do bate-boca, liguei para 190 para pedir auxilio policial e, diante da confusão, eu mal ouvia a atendente e expliquei que estava na Praça da Bandeira e precisava de uma viatura urgente, mas, como eu jamais esperava, ela solicitou o CPF, e continuou insistindo enquanto eu discutia com o agressor que me seguiu até minha casa, ameaçando-me e declamando verbetes de baixo calão.A viatura não apareceu, pois não tenho o meu CPF decorado. Diante da situação, o máximo que pude fazer foi me ocutar em casa e pedir ajuda a amigos, já que a polícia não ajuda, só aparece quando a merda já está feita.

12 de Novembro - Dia do Supermercado

No mês do Supermercado Jequié ganha um empreendimento de renome: Hiper Cardoso. Custou para que nossa cidade fosse presenteada com um projeto como este, mas enfim chegou e podemos curtir com um ambiente amplo e agradável.
A nível nacional, além da confraternização entre os supermercadistas e seus parceiros de negócio da indústria e de outros segmentos, o Dia Nacional do Supermercado enseja o estreitamento do laço comercial e da amizade entre os empresários e executivos de diversas corporações e entidades.
O 12 de novembro foi instituído como Dia Nacional do Supermercado porque justamente nesta data, em 1968, a Lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País. Nesse mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De lá para cá, a data passou a ser motivo de confraternização, homenagens a parceiros comerciais e de ainda mais negócios para o setor.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Curiosidades: Como foi a relação dos índios com a gripe?

"Desastrosa!", exclama Marina Lopes de Lima Villas Boas, esposa de Orlando Villas Boas e enfermeira, que trabalhou 20 anos no Parque Nacional do Xingu. Segundo ela, no início da colonização as crises de gripe provocaram muitas mortes entre os índios. Eles não tinham anticorpos contra os vírus recém-chegados da Europa. "No século XX, ainda, houve surtos bastante fortes, principalmente nos anos 20 e na década de 40", explica Marina.

11 de Novembro - DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO

Pensei que o Soldado Desconhecido era um indivíduo em potencial. Achava que era um daqueles indivíduos do Corpo Expedicionário que, por não haver dinheiro para lhes darem uma arma, andaram à pedrada com os russos numa qualquer trincheira alemã. Mais tarde apercebi-me que o Soldado Desconhecido existe em todos os países. Mas ainda me fica a dúvida: É uma promoção velada à traição e aos agentes duplos e triplos e quadruplos? Afinal o individuo trabalhava para quem? O que acho injusto mesmo é que só se façam monumentos ao Soldado Desconhecido. E o Soldado Conhecido? Esse indivíduo que toda a gente sabe quem é, e que andou por lá a apanhar uma camada de nervos e que retornou cheinho de stress pós-traumático e que agora se atira para baixo da mesa da cozinha sempre que alguém deixa acidentalmente caír um prato. Esse indivíduo não merece monumentos porquê? Que não façam monumentos ao Soldado Conhecido de meia dúzia de indivíduos que já bateram as botas eu percebo. Afinal de contas já não há ninguém vivo para se lembrar; que não os façam ao Soldado mais ou menos conhecido por meia dúzia de gente, ainda vá. Agora fazer um monumento a um tipo que ninguém conhece é que não faz sentido nenhum. Mas tudo bem, se tem um dia para este indivíduo que ninguém conhece, então faça-se o necessário. Só não sei se é dia 11 ou dia 28 de novembro, já que as informações divergem de país para país, mas o que importa mesmo é que o desconhecido tem um dia para que alguém se lembre dele.

1ª Guerra Mundial terminou há 90 anos

A primeira Guerra Mundial acabou há 90 anos. O conflito, que custou a vida a 10 milhões de pessoas, entre 1914-1918, terminou a bordo de um comboio. Na floresta de Compiègne, em França, alemães e aliados assinarem o Armistício, às 11 horas dos dia 11 do mês 11 de 1918.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

HOMOFOBIA PODE VIRAR CRIME

Um dos assuntos que mais tem se falado nessa época de paradas gay e manifestações homossexuais é a homofobia. A homofobia é usada não como "medo de homossexuais", como seria entendida ao pé da letra, mas sim como um termo para o excesso de discriminação.
Está pronto para votação no Senado Federal brasileiro o projeto de «lei da homofobia» (PLC 122/2006). A proposta, iniciada na Câmara dos Deputados (PL 5003-B, de 2001), pretende punir como crime qualquer tipo de reprovação ao homossexualismo.
Se todos respeitassem os direitos alheios, não teriamos necessidade de leis para impor um direito comum. O problema maior será a questão religiosa, já que biblicamente os homossexuais não são aprovados por Deus, e não herdarão o céu! Num país cristão, com esta lei em vigor, os pastores e padres serão obrigados a batizar qualquer homossexual em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como o faria com qualquer heterossexual, dando-lhes cargos nas igrejas e os respeitando como iguais. Campanhas polêmicas como a da foto acima serão consideradas crime previsto em lei.

I Encontro Estadual de Educação e Relações Étnicas

IV Semana de Pertença Afro-brasileira
Tema: Educação, docência e Culturas Africana e Afro-Brasileiras.

Entre 16 a 20 de Novembro de 2008, a cidade de Jequié sediará mais um evento cultural da africanidade. Trata-se do I Encontro Estadual de Educação e Relações Étnicas e IV Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira. O evento é uma iniciativa do ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Culturas Afro-Brasileiras da UESB com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jequié, DIREC 13, APLB/Jequié. Na oportunidade, estarão presentes pesquisadores de diversas instituições da Bahia e continente africano, além de pessoas interessadas pela temática. O objetivo é fortalecer a implantação dos conteúdos de História e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras no ensino público; estabelecer contatos com NEAB’s e demais órgãos correlatos no Estado da Bahia; reforçar as políticas de ações afirmativas no âmbito universitário. A programação do evento está sendo configurada em mesas redondas, conferências, mini-cursos, grupos de trabalhos, oficinas, mostras de filmes e fotográficas, além de atividades culturais.
Já se encontram abertas as inscrições para participação no evento. Venha participar conosco, a fim de ampliarmos as discussões acerca desta temática e rememorar as contribuições das matrizes africanas na configuração brasileira, baiana e jequieense.
Coordenação
Professora Marise de Santana e Equipe
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ Campus de Jequié

Informações:
Telefones: 73.3528-9713 e 73.3526-2669
No ODEERE – Av. Sr. do Bonfim, s/n, Jequiezinho
Cristiane Rocha
73.3528-9600

10 de Novembro - Dia da Indústria Automobilística

A alta demanda do pós Segunda Guerra Mundial e a falta de concorrência faziam com que as empresas americanas vendessem praticamente tudo aquilo que fabricavam. Nesse ambiente, a área de operações tinha como função principal produzir grandes quantidades de produtos padronizados a um custo mínimo. Até a década de noventa, a indústria automobilística nacional permaneceu praticamente estagnada, onde quatro grandes montadoras dominavam o setor.

A partir daí, sob o impacto da abertura do mercado, que a indústria automobilística brasileira se viu pressionada com a entrada dos concorrentes estrangeiros.Observou-se então uma forte concentração de esforços no intuito de melhorar a qualidade do automóvel fabricado no país. Essa indústria procurou adequar-se ao padrão de eficiência e qualidade estabelecido pelas empresas japonesas do setor.

Técnicas industriais japonesas foram incorporadas ao dia-a-dia das empresas brasileiras. A “produção enxuta”, incluindo todos os instrumentos e técnicas a ele associado, como o just in time, trabalho em equipe, qualidade total (TQM) e certificações segundo normas internacionais de qualidade passaram a fazer parte do cotidiano destas empresas. O ambiente de intensa competitividade obrigou a indústria automobilística brasileira a se reestruturar.

Para acelerar este processo de reestruturação muitas empresas iniciaram programas de terceirização, downsizing e management-by-out (subcontratação de serviços de ex-funcionários), entre outros. Uma das principais razões, apontada por Amato (1995), para a adoção desta nova estratégia de desverticalização foi à busca pela flexibilidade, tanto na esfera operacional/produtiva, quanto na gerencial/administrativa. Assim, as montadoras caminhavam um novo modelo operacional partindo para uma estrutura mais horizontalizada.

Hoje é também o Dia do Trigo. O trigo é originário da antiga Mesopotâmia. Os antigos arqueólogos demonstraram que o cultivo do trigo é originário da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque. Há cerca de 8.000 anos, uma mutação ou hibridização ocorreu, resultando em uma planta com sementes grandes, porém que não podiam espalhar-se pelo vento. Esta planta não poderia vingar como silvestre, porém, poderia produzir mais comida para os humanos e, de fato, ela teve maior sucesso que outras plantas com sementes menores e tornou-se o ancestral do trigo moderno.

domingo, 9 de novembro de 2008

09 de Novembro - DIA DO HOTELEIRO

A hospitalidade envolve um conceito de bem servir aos que procuram o hotel, seja para negócios ou lazer, estabelecendo um elo entre os setores ligados ao turismo, além de gerar empregos e desenvolvimento sustentável às regiões onde se estabelece. Parabéns a todos.

É também o Dia do MANEQUIM: É um boneco que representa a figura humana (masculina ou feminina), utilizado em trabalhos artísticos, como modelo, científicos, como substituto do objeto real, e ainda e mais freqüentemente como objeto auxiliar de costura e na exposição em lojas.
A palavra deriva do holandês manneken, e significa homem pequeno.

Os manequins foram criados para auxiliar costureiras e alfaiates durante a confecção das roupas, possibilitando-lhes aferir as mesmas como se já estivessem sendo vestidas.
Essa finalidade facilita o trabalho de verificar aquilo que no jargão da moda chama-se caimento.

sábado, 8 de novembro de 2008

08 de Novembro - O Dia Mundial do Urbanismo e do Aposentado

Neste dia 08 de novembro se comemora o Dia do Aposentado, solenidade que tem como objetivo prestar homenagem àquele que durante a maior parte de sua vida utilizou a força de seus braços e o seu conhecimento para gerar o progresso deste país e agora se dedica é nobre missão de legar aos mais jovens a sua vasta experiência de vida para lhes ensinar caminhos menos íngremes na escalada da vida.
No dia 08 de Novembro comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo. Segundo importantes organismos profissionais dos urbanistas como a Associação Internacional dos Urbanistas (ISOCARP, sigla em inglês), Conselho Europeu dos Urbanistas (CEU), Associação Asiática das Escolas de Planejamento Urbano e Regional (APSA), Associação Norte Americana dos Planejadores Urbanos (APA). A data é comemorada desde 1949, como uma estratégia para promover a consciência, a sustentação, a promoção e a integração entre a comunidade e o Urbanismo, de forma participativa, em todos os níveis de governo. Então é uma ótima oportunidade para repensarmos, refletirmos melhor sobre o Urbanismo enquanto área do conhecimento e sobre as reais condições de vida da população das cidades brasileiras.
Esta comemoração acontece através de exposições, artigos, conferências, seminários, fóruns, etc. onde se discutem temas relacionados ao Urbanismo e à questão urbana.
A iniciativa de se promover esta data para discutir o Urbanismo e os problemas urbanos se deu em razão de um clima de discussão teórica sobre o Urbanismo enquanto área do conhecimento e acerca das técnicas ou modelos que serviriam como princípios em todo o mundo, pois já aconteciam eventos de discussão como os CIAM´S – Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, além dos CIRPAC e outros eventos na época que tinham este objetivo.
.
.........Esta data é comemorada também como:
  • Dia da extinção do monopólio estatal da Petrobras no petróleo Brasileiro (Senado, 1995);
  • Dia da Descoberta dos RAIOS X, pelo cientista alemão Wilhelm Conrad Röntgen, no ano de 1895;
  • Dia da Inauguração da Discagem Direta à Distância: DDD, no Brasil (Porto Alegre a São Paulo, 1969);
  • Dia da Posse de Carlos Coimbra Luz, presidente da república do Brasil (1955);
  • Dia da Primeira abertura do LOUVRE (ao público) como museu, em Paris-França, no ano de 1793;
  • Dia do Radiologista;
  • Dia Mundial da Usabilidade;
  • Dia da Indústria Automobilística.

MONITORAMENTO ELETRÔNICO

Conselho Comunitário de Jequié comemora seus 37 anos com o anuncio da implantação do sistema eletrônico de segurança. O centro da cidade deverá ter câmeras instaladas já no mês de dezembro. A Cidade Nova também será beneficiada com o sistema de monitoramento. Coube ao Conselho Comunitário angariar a verba necessária, já que o Governo do Estado não faz sua parte no sentido de modernizar as ações da área da segurança pública. O presidente do Conselho, Paulo Roberto Pereira e o comandante do 19° Batalhão da Polícia Militar, coronel Gilmar Carvalho, tiveram um papel muito importante, demonstrando grande capacidade de mobilização e aglutinação. Graças ao espírito comunitário dos dois, haveremos de instalar câmeras de vigilância no centro e na Cidade Nova.
Fonte: souzaandrade.com.br

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Jequié faz juz ao nome "Cidade Sol"

Por 4 dias consecutivos, o termômetro da Praça Luiz Viana registrou uma temperatura de 43º, e ainda nem chegamos no verão! O calor intenso tem causado mal estar em crianças e adultos que, no intuito de resfriar a cabeça, buscam ambientes refrigerados e consomem muita água.
Muitas coisas tem contribuido para o aumento da temperatura, mas a principal atitude local que tem contruibuido é, sem dúvida, a derrubada desordenada de árvores na cidade. Hoje mesmo filmei, para expor no youtube, a derrubada de 8 árvores em uma mesma quadra, próximo ao Corpo de Bombeiros. Parece brincadeira mas, como venho sempre registrando aqui, isto tem se tornado comum. Em menos de 6 meses fiz registros absurdos como a chacina realizada na Praça Ruy Barbosa, o envenenamento de 3 árvores centenárias no estacionamento da mesma praça, a derrubada de 11 árvores no mesmo instante na Rua Manoel Vitorino, as máquinas arrancando as árvores do Calçadão da Sete de Setembro e, sem falar das centenas de árvores isoladas que são derrubadas diariamente, algumas das quais consigo fotografar ou filmar.
A população já começa a interrogar sobre o assunto, no intuito de saber onde andam as autoridades ambientais desta cidade. Tenho recebido vários e-mails sobre o assunto, informando locais e horários de derrubadas, e tenho denunciado o máximo que tenho conseguido mas, infelizmente, nada ainda foi feito pelos órgãos competentes. Por isso, já começo envolver entidades de outros estados e até estrangeiras como o greenpeace, entidade da qual faço parte.
Vejamos o que acontece. Vou começar a expor os vídeos na internet para chamar a atenção de autoridades. Quanto menas árvores, mais calor. Será que algum político em Jequié se preocupa com isso!?
Related Posts with Thumbnails