segunda-feira, 30 de março de 2009

Sessão na Câmara Municipal de SSA comemora 87 do PCdoB

O PCdoB chega aos 87 anos, como um dos partidos mais respeitados do Brasil. Atividades em todo o país celebrarão o aniversário do partido. Em Salvador, a comemoração acontece na sexta-feira (27/3) com uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores, às 19h. A militância comunista deve participar em massa do evento, para o qual estão sendo convidadas também autoridades e outras lideranças políticas baianas.

Perto de completar 90 anos, o PCdoB é o partido mais antigo em atividade no Brasil. Neste longo período de resistência e conquistas, participou de todas as lutas do povo brasileiro por soberania nacional, pelas liberdades democráticas e na defesa dos interesses dos trabalhadores. O partido experimenta um período de crescimento, com a eleição de dezenas de prefeitos e centenas de vereadores, deputados estaduais e federais e está no dia a dia dos diversos movimentos sociais que lutam pela superação do capitalismo. [Vermelho]

Manoel Gomes assume o SUDIC

No blog de Marcos Oliver, um certo Carlos A. Soares disse que o Manoel Gomes é incompetente para o cargo. [Leia a Matéria completa].
Em minha opinião acho que o nobre Carlos A. Soares parece-se bem com um certo deputado... ou vereador... sei não, tem um texto pre-formatado bem similar ao labiar de algum político que se esconde atras do anonimato digital!!!
Acho que este está bem equivocado quanto aos termos utilizados. O ex-candidato Manoel Gomes, como toda a população desta cidade, tem sido vítima do descasso de políticos que nem sequer sabem o que é administrar, mas se julgam os tais e pongam nas costeletas de projetos reais vindos do estado ou do governo federal, pois gostam mesmo é de aparecer para garantirem suas parcelas gordinhas no erário, não aceitando gorjetas, mas solaprando o dinheiro do povo para benefícios próprios adquirindo seus pujantes transportes, suas exuberantes manções e injetando em suas empresas os gordos fermentos públicos, que incham e escondem o real valor de cada um deles - os indivíduos em questão.
Diferentemente destes políticos, o nobre Manoel Gomes mesmo não sendo eleito, tem ajudado centenas de pessoas, doando sua própria vida em favor dos mandacaruenses e outros tantos que nem mesmo conhece. Não mede esforços ficando ele próprio a mercê de exploradores.
Como o Carlos A. Soares afirma, ele pode até não ter a formação que se anseia para o SUDIC, mas possui o carater e a coragem de um guerreiro medieval que em sua "incompetência" terá mais competência do que qualquer um possa ter sonhado.
As águas correm e este bom samaritano não é "águas do Rio de Contas", é "águas cristalinas" que vive na transparência diante de uma realidade obscura que é a política jequieense. Se queres difamá-lo Carlos A. Soares, o faz de forma errônea e em lugar errado, pois quem é transparente não pode ser manchado.
Será que podemos dizer o mesmo de você e de tantos outros que se julgam administradores!?

BOATO ou VERDADE: Luiz vai por ordem nas Secretarias!?

Sei não hein... Acho que é só boato mesmo. O kra está mesmo afim de administrar!? Será que ele sabe o que é isso!? Acho que pode até haver substituições, mas que sejam de interesse próprio, não coletivo. Stela não era nem pra ser mais possibilidade, mas continua no comando. Os estrangeiros nem sequer deviam ter entrado na cidade, mas estão aí solaprando o erário pra gastar em outras praias!!!
É minha gente, Jequié continua no mesmo barco furado de tantos anos. Torço pra não afundar, mas conseguir um macho viril que tenha peito o bastante para por o casco surrado a navegar nas ondas violentas que assolam nossa gente deixando o pobre mais pobre, o rico mais rico e o trabalhador mais sofrido do que já o tem sido por tantos ventos.
Vai Luiz, acorda, ainda tem gente que acredita em você!!! Mostra pros Wagners da vida que tu é o kra!!!

SAMU: Atendimento de Emergência ou Carona!?

Um fato interessante aconteceu comigo ontem (29) ao precisar do apoio da SAMU. Minha esposa sentiu umas dores fortes no peito e falta de ar acompanhado de tontura. Achei que um atendimento rápido poderia resolver o problema sem precisar sobrecarregar o Hospital.
Liguei para o 192 - SAMU e, após uns 5 minutos passando informações, o médico avisou que o veículo já estaria a caminho. Quase 20 minutos depois - há apenas 4 ou 5 quadras do ponto de apoio da SAMU, chegou um gol branco que ficou no acostamento por uns 5 min. Desci meio sem entender para saber qual o procedimento, se ele faria o atendimento em casa ou se precisaria a enferma descer até o veículo. Foi aí que ele informou estar ali para conduzir a doente (minha esposa) até o médico que a atenderia.
Cri que iríamos ser recebidos pelo médico do SAMU e não me preocupei em levar nada, porém nos levou até o PA do Campo da América, nos deixou na calçada e foi embora. Sem entender bem o que tinha acontecido, sem os documentos e sem a carteira, fiquei literalmente a ver navios.
Providenciei voltar com minha esposa para casa, onde nos preparamos para ir ao Hospital. Pegamos um veículo e então, fiz o que devia ter feito desde o início: Fomos até o socorro, não o contrário. Resolvemos tentar o PA mesmo e o atendimento foi melhor que particular. O médico informou que minha esposa estava com batimentos fora do padrão e poderia ter tido uma parada cardíaca e reclamou por não termos procurado socorro logo no início.
Por conta da CARONA INVOLUNTÁRIA, quase minha esposa teve um problema mais grave podendo perder até a vida, conforme o médico alertou. Após ser medicada, ficou sob observação quase 4 horas, pois o médico temia o pior. Hoje fomos a um cardiologista conforme indicação do médico de plantão e, pelo visto, não é algo tão simples. Mas agora sabemos que providencias tomar.
Por isso pergunto: Pra que serve mesmo o SAMU? É pra atender emergências ou pra dar carona!? Eu não precisava de carona. Tinha muitos veículos à minha disposição pra qualquer emergência. Eu precisava mesmo era de um profissional que soubesse o que estava acontecendo e pudesse me direcionar para um Hospital específico. Se o papel da SAMU é dar carona, eles deviam avisar ainda no telefonema, pois não perderíamos o tempo que perdemos colocando em risco a vida do paciente.
A saúde em Jequié está mesmo complicada.

sábado, 28 de março de 2009

JEQUIÉ: Sugestão de Internauta

Gostaria de submeter aos internautas, essa humilde sugestão enviada para os vereadores da nossa cidade:

PROPOSTA DE INFRA-ESTRUTURA E URBANISMO PARA JEQUIÉ

AOS VEREADORES ELEITOS/2008

Na minha visão de cidadã, observo que apesar das medidas favoráveis ao desenvolvimento do município, implantadas pelos diversos políticos que administraram e administram nossa cidade, algumas decisões são adiadas ou abortadas por razões que desconheço. Portanto venho aqui sugerir, algumas idéias de infra-estrutura e urbanismo que acredito, facilitarão e beneficiarão a vida dos jequieenses:

1. Criação de espaços para feiras livres nos bairros: Km 4, Cidade Nova e Algarobas e outros
_Finalidades:
a) gerar emprego e renda,
b) descongestionar o Centro de Abastecimento e as feiras existentes,
c) fomentar a venda da produção industrial, agrícola e pecuária da região.

2. Destribuição de mudas de árvores ornamentais e frutíferas e de grades protetoras
_Finalidades:
a) embelezar as ruas e avenidas,
b) contribuir para amenizar o clima da cidade,
c) contribuir com o meio ambiente.

3. Restauração praças e as entradas da cidade conservando as árvores já existentes
_Finalidades
a) criar mais espaços aprazíveis,
b) melhorar o paisagismo,
c) dar uma boa impressão aos turistas e passageiros.

4. Construção de um Parque da Cidade com horto, pistas de atletismos, parque infantil, etc
_Finalidades:
a) criar um ambiente propício para a prática de exercícios físicos,
b) disponibilizar mais um atrativo turístico,
c) favorecer o meio ambiente com a plantação de diversas espécies adaptáveis ao clima e a região,
d) criar um espaço favorável para estudo da flora e fauna em parceria com a UESB.

5. Implantação de redutores de velocidade – tipo sonorizador nas grandes avenidas
_Finalidades
a) reduzir o número de acidentes de trânsito,
b) evitar o abuso de motoristas e motoqueiros,
c) possibilitar a travessia de pedestres por não ser possível a construção de passarelas,

6. Revisão das medidas de trânsito:
a)instalação e localização de semáforos
*difícil visualização. Ex. Av Franz Gedeon
* ausência. Ex. Av Rio Branco com Adelmário Silveira
b)faixas e painéis luminosos para pedestres,

Obs: É quase impossível atravessar a av Rio Branco, mesmo próximo de semáforos ou sobre faixas – quando fecha para mão simultaneamente abre a contra-mão de motoristas e os pedestres ficam sem opção.

c)estacionamentos em ângulo ou em fila
*em ângulo – Praça interna e externa do Centro de Abastecimento, Rua Barbosa de Souza, Rua 2 de Julho,etc
d)Pontos de ônibus
* localização em esquinas de ruas e avenidas Ex. Av Rio Branco com Barbosa de Souza e com D. Pedro II
* ausência de protetor climático – só existe na Praça da Bandeira e em precárias condições.

7. Criação de espaço para feira de artesanato
_Finalidades:
a) Fomentar oportunidades de emprego e renda,
b) Atrair turistas,
c) Divulgar os artistas e artesãos da região,
d) Possibilitar parcerias com órgãos estaduais e federais,
e) Possibilitar intercambio com outras associações.

8. Participação popular
- Divulgar e convidar a população a participar das reuniões da câmara,
- Consultar e possibilitar a participação dos cidadãos nas decisões governamentais.

Dalva de Souza Rebouças
Belª. Em Ciências Contábeis e pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela FIJ-Jequié-BA
dalvareboucas@hotmail.com Jequié-BA, 01/01/2009

FERROBAHIA - Bom ou mal para Jequié?

Em verdade, como ativista do Greenpeace (órgão que não apenas briga mas também apresenta soluções), acredito sim num desenvolvimento sustentável, não baseado em achismo, mas em leituras e observações de fatos já em execução e já comprovados, pois os próprios produtos podem ser desenvolvidos de forma a voltarem ao meio ambiente sem agredí-lo da forma que temos feito nestas centenas de anos nos achando os tais.
O que colhemos hoje é o resultado da ignorância e incompetência de nossos pais, avós, tataravós e por aí vai.
Jequié precisa sim de indústrias, até mais violentas para o meio ambiente do que esta se for o caso, mas tudo deve ser feito com responsabilidade e com o acompanhamento de técnicos especializados que sabem realmente o que estão fazendo e não pensam apenas no dindin que vão embolsar com a ignorância alheia.
Agir pelo desespero é cavar a própria cova, principalmente que Jequié já esta situada numa cratera!!! Vai ser só enterrar. Não vamos trocar um problema por outro, precisamos trocar um problema por uma solução que realmente seja últil para as gerações futuras, já que a nossa geração não tem mais solução, então precisamos deixar para nossos descendentes o melhor.
Se perceberem que a cidade está desesperada e não teem pessoal capacitado, fica parecerendo terra de ninguém, aí eles vão vir com tudo, "prometendo até a implantação de base estelar", como fazem aqueles jovens que querem uma adolescente bonita; depois que a bagaceira estiver feita, pé na bunda de todos e nossos filhos e netos é que vão colher a incompetência e irresponsabilidade de cada um de nós.
Tomemos como exemplo nossos políticos. Pelo desespero tentamos resgatar velhos lobos que continuam devorando nossas riquezas, alegando que não teem receita. E porque teve receita de sobra até agora!?
Mas isto não vem ao caso, e sim a implantação de indústrias que podem ajudar o povo a deixar de ganhar salário mínimo e viver de migalhas.
Para aqueles que acham sem importância o meio ambiente e continuam tratando-o como se fossem os deuses do pedaço, basta observarem algumas cidades ao redor do mundo, inclusive no Brasil, que aprenderem através da educação a importância de se viver bem, aproveitando toda tecnologia existente sem precisar virar neandertal.
Educação temos pouco em Jequié, principalmente ambiental - o Esgoto de Contas e o Esgoto Jequiezinho provam isto. Políticas sérias nem sabemos mais o que é. Mas ao menos temos técnicos especializados que são capazes de pensar em seus próprios filhos e agir com responsabilidade na escolha do melhor para a nossa cidade, não apenas para nossos bolsos. Acredito que nossa opinião de leigos não deve interferir no papel importante que eles terão na base da história que se descortina neste momento em Jequié.
Sou a favor do que é melhor para todos. Acredito que "a floresta seja mais importante que a árvore".

sexta-feira, 27 de março de 2009

ANTT cria escritório para a Bahia

Num momento em que a Bahia é ameaçada de perder várias estruturas federais para estados vizinhos, a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, acaba de criar um escritório regional sediado em Salvador, até então subordinada a Minas Gerais, após gestão do senador César Borges (PR-BA), que queria trazer para o estado a fiscalização de serviços de infra-estrutura estratégicos, como as rodovias e ferrovias. O chefe do escritório é Eduardo Santana, ex-diretor geral da Sucab e ex-presidente da Cerb no seu governo, que já foi empossado.

O escritório baiano terá, entre as áreas de competência, a fiscalização da concessão das rodovias federais BR-324 e BR-116, cujo contrato deve ser assinado ainda neste primeiro semestre. De acordo com César Borges, a construção da ferrovia Leste-Oeste e a concessão de rodovias exigem que a Bahia tenha uma representação direta da agência em seu território, para controlar a eficiência de serviços que interessam diretamente ao desenvolvimento do estado. A ANTT também fiscaliza o transporte rodoviário de passageiros e de carga. [senado.gov.br]

DENGUE: Situação atual segundo quadro do HGPV

O gráfico da primeira página mostra como se comportou a curva epidêmica de casos de Dengue em Jequié que procurou o Hospital Geral Prado Valadares e posteriormente a partir da 5ª semana começaram a aparecer casos de outros municípios. Até a semana epidemiológica número 11 já foram atendidos e notificados na emergência do HGPV 1715 pacientes com suspeita de dengue. Observamos queda acentuada nas semanas 7 e 8 por conta da abertura de mais 3 PA municipais para pacientes com suspeita de dengue e efeitos das campanhas de prevenção, controle do vetor, tanto com tratamentos focais realizados pelo município quanto borrifações com UBV. Na semana 9 o número de casos voltou a aumentar e a queda semanal está reduzindo com baixo impacto.
.

quinta-feira, 26 de março de 2009

JEQUIÉ: ...HEPATITE: Fato ou Boato!?

O problema é que niguém confirma nada de lado nenhum. Todas as informações saem como boato, pois todos de alguma forma, teem seus rabos presos, já que a cidade gira em torno da prefeitura.
Quando o palestrante do Corpo de Bombeiros alertou sobre o número crescente de casos de AIDS em 2007, a noticia ficou na sala de reuniões e todo mundo se calou.
Com a dengue foi assim. Ainda em março de 2008 já se haviam os ditos boatos que foram esmagados pela mídia interesseira. Em dezembro do mesmo ano o pau comeu e temos hoje que contar os defuntos em sua maioria por atropelamento de mosquito, mesmo a secretaria não reconhecendo os casos reais. E o problema não acabou!!!
Quando em reunião com representantes da mídia o representante estadual informou que Jequié NÃO TEM médicos preparados para enfrentar epidemias, ninguém noticiou, todo mundo calou a boca.
Os formadores de opinião de Jequié, em sua maioria, temem as notícias preferindo ficar nos boatos só para manterem seus beneficiozinhos.
Por isso tenho ido a todas as reuniões agora munido de câmeras escondidas. Falou besteira, Youtube neles!!!
O da hepatite eu não estava em casa. Tentei mais informações, mas só os ditos “boatos”!!!
Uma coisa é certa, fiz uns exames de Hepatite no ano passado em 4 clinicas diferentes e tive quatro resultados diferentes: Hepatite A em um, B no outro, C no outro e ABC no outro.
Fui a Salvador e constatou-se que nunca tive a doença.
Se os médicos não estão preparados, as clínicas desprofissionalizadas, os agentes com medo, uma secretária que todo mundo quer ver fora e um prefeito que a galera odeia… Nós estamos é ferrados mesmo. Que Deus nos ajuda a não enfrentarmos uma epidemia de verdade com um virus realmente resistente!!!
.
Êta Amaral, vê porque o povo te odeia!? Quer melhorar? Demita quem não serve. Puna quem não sabe agir e finge saber. Seja um líder de pulso. Mostre ao povo que faz o que faz porque sabe quem é e onde quer chegar. Em suma, SEJA FIRME, FORTE E TRANSPARENTE. É de um líder assim que a cidade precisa… Não interessa o partido!!!

DENUNCIA: Revista Extra - A extraordináriamente jequieense

Não deixe de ler. Veja uma das barbáries apresentadas: EXTRA E LUIZ BRITTO!
"..Extra: O senhor fez grave denúncias numa rádio local quanto às irregularidades na administração anterior. Estas denúncias irão para o tribunal da Câmara?
Luiz Britto: ...O executivo gasta mais de dois milhões de reais além do que arrecadou; comprar além de R$ 200 mil reais sem licitação; saída de mais de R$ 950 mil rais do FUNDEF, sem documento de despesa; contrato de locação celebrado com PESSOA FALECIDA; celebração de convênio e repasse de R$ 1.250.000,00 para o CDL, sem autorização da Câmara e sem comprovação de despesas realizadas na ordem de R$ 900.000,00. Por todos estes motivos, concluímos o nosso Relatório opinando pela Rejeição das Contas pela Câmara, mas posta em votação, apesar de obter o placar favorável de 6 a 5 as CONTAS FORAM APROVADAS, porque, por lei, para rejeitá-las precisávamos de 8 votos."
Mesmo assim as contas foram aprovadas. Vai pra frente Brasil!!! Anda Jequié!!! Por isso político tira a sua fatia do bolo... Ninguém cobra mesmo!!! Huahuahua

terça-feira, 24 de março de 2009

ALCOOLISMO... Um mal que devora vidas!!!

No domingo (22), um atropelamento na Av Lomanto Júnior, na altura da Padaria Gema de Ouro, culminou com a morte de Vilma Alves de Souza, 40 anos, residente na rua Beira Rio, Mandacaru em Jequié. A vítima voltava do trabalho quando foi surpreendida por um caminhão tanque Ford Cargo de placa JOI- 5607 de Jequié que era conduzido pelo assassino alcoolizado Rubens de Souza Aguiar. Preso em flagrante, em visível estado de embriaguez alcoólica, o indivíduo tinha 0,91 mg/l de álcool expelido pelos pulmões, índice 3 vezes maior que o permitido pela lei seca. Como sempre neste país, a chance de acabar em pizza é muito grande, pois as vítimas é que sempre se ferram neste jogo de vida ou morte.
Cientes disso, a população local exige quebra molas no local e, para chamar a atenção das autoridades colocaram fogo em madeiras e pneus, interditando a pista. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram chamados para tentar conter a multidão e apagar o fogo. Após a saída da PM, os moradores atearam fogo novamente e interditaram mais uma vez.
O problema maior em verdade é a falta de respeito dos condutores de veículos neste país. Em Jequié não podia ser diferente, sendo detectados condutores irresponsáveis que ceifam a vida alheia e, como se nada tivesse acontecido, voltam para os seus lares e para suas vidinhas medíocres enquanto que os familiares das vítimas pagam o preço.
É preciso que as leis sejam ainda mais severas, punindo de forma brusca indivíduos que colocam a vida alheia em risco como este condutor de um caminhão tanque que podia ter adentrado numa igreja, por exemplo, causando uma tragédia ainda maior.

segunda-feira, 23 de março de 2009

DENUNCIA: Mapa de Jequié EMPURRADO guela a baixo nos comerciantes desavisados!!!

Em Jequié como sempre, só leva vantagem e grande os exploradores de outras regiões. Neste exemplo de mais um golpe bem aplicado em nossa cidade, os comerciantes pagaram por um produto 2008 que em verdade era de 2000!!! O mapa 2008, veiculado por vários vendedores local consta de dados atualizados de ruas, bairros e praças. O mapa em questão nada mais é que um mapa antiguissimo que nem sequer consta da Av. César Borges, atualmente uma importante avenida em Jequié.

Como sempre, o comerciante que prefere investir em estrangeiros sempre leva o fumo pra casa!!! Huahuahua

DENUNCIA: Borracharia em Área Pública incomoda vizinhança

Como pode ser visto, a estrutura da Borracharia da Rua Bangu no Mandacaru, logo após a ponte, ganhou roupagem e espaço novo. Como toda invasão em Jequié, começa-se com uma barraquinha desmontável, monta-se uma base de alvenaria, com o passar do tempo coloca-se uma barraca fixa e por fim ergue-se uma estrutura estável e definitiva, em sua maioria em zinco para não chamar a atenção dos fiscais que em sua maioria fazem "vista grossa" para o fato.
Conforme declaração de moradores, além de invadir um local que deveria servir de lazer para os moradores da região, o proprietário da invasão constrange as moradoras tomando banho semi-nu ao lado da barraca, toma boca com as mulheres que passam sem respeitar nem mesmo as casadas. O mesmo já foi intimado e teve que prestar esclarecimentos na delegacia por conta de suas atitudes junto às transeuntes.
Um abaixo assinado já foi feito pelos moradores que entraram com uma ação judicial em 2008 exigindo da prefeitura a reapropriação da área invadida.
O interessante é que "o processo já está na prefeitura com assinatura do procurador, mas não foi executado ainda, nem na administração do então prefeito Reinaldo Pinheiro, quanto mais agora sob o comando de Luiz Amaral que não tem feito nada de nada", afirmou um morador que já teve problemas com o mesmo por atentado ao pudor.
O pior de tudo é que como este, existem centenas de outros casos em Jequié em praticamente todas as praças de bairros e centro da cidade que vão se achegando de mansinho e tomando conta do pedaço. A Praça da Bandeira que o diga!!!

Auto Viação Camurujipe investe na qualificação profissional

A Auto Viação Camurujipe, empresa do Grupo Weipar, está realizando cursos de qualificação profissional para os funcionários da empresa. São 200 motoristas, 150 cobradores, 60 agentes de vendas e 30 fiscais e despachantes que retornam as salas de aula para ampliar os conhecimentos em matérias como atendimento ao cliente, direção defensiva, manutenção de veículos, legislação e relacionamento interpessoal. A qualificação profissional se estende as quatro garagens da empresa localizadas em Salvador, Jequié, Vitoria da Conquista e Ubatã. A etapa da capital baiana já foi concluída e a partir de março a empresa volta à atenção a qualificação dos motoristas que atuam no interior, o que representa um universo de 110 funcionários. A empresa já começa a colher os resultados do curso que entra em sua segunda edição: a empresa detectou redução de 98% nos índices de multas e as reclamações computadas pela ouvidoria pública baixaram em mais de 50%.
Segundo o diretor operacional da Camurujipe, Edmilson Alves dos Santos, a empresa investe R$ 80 mil por ano para promover a qualificação dos funcionários e intensificar no trabalho de atenção aos clientes. “O que investimos não têm preço. Procuramos oferecer o melhor aos nossos clientes e pensando nisso estamos requalificando nossos funcionários. Trata-se da segunda vez que eles fazem esse curso e vemos os resultados através da satisfação de nossos clientes”, avisa. O foco do curso, segundo a gerente de RH da empresa, Marivalda Brito, está centrado no crescimento profissional a partir da excelência do atendimento. “Estamos motivando o relacionamento interpessoal e procurando sempre a inovação no serviço prestado”, declara.
O motorista Isnaldo Francisco de Souza, 57 anos, atua a 14 anos no grupo e diz que o curso foi um diferencial em sua carreira. “A iniciativa da empresa é muito boa pois conseguimos refletir sobre o trânsito. Renovando nossos conhecimentos estamos mais atentos para a prevenção de acidentes”, explica. Já para Valdemar Rego Filho, 51 anos, e funcionário da empresa há 18 anos, “Trata-se de uma excelente oportunidade para ampliar a aprendizagem. Estamos focando nossos estudos em nosso trabalho e isso significa um melhor serviço prestado ao cliente Camurujipe”, diz. A terceira etapa do curso já está programada para o final deste ano e será iniciada no mês de outubro, quando todos os funcionários da Auto Viação Camurujipe retornarão as salas de aula. A empresa tem em seu quadro 860 funcionários atuando em diversas áreas. Todos eles passarão por cursos de qualificação visando a excelência no serviço.
[Por Alessandra NascimentoAssessora de Comunicação da Auto Viação Camurujipe]

Áreas Públicas se tornam privadas

A invasão de áreas públicas que deveriam ser para o lazer, tornam-se antros de tráfico com o apoio de muitos ditos comerciantes que em verdade são “sem emprego” invadindo áreas públicas para concorrer com comerciantes que pagam os impostos.
Quem reclamar da retirada destes invasores, com certeza não teem um barzinho destes na frente de sua casa para sentir na pele, no ouvido e no nariz o que é. Após um dia de trabalho por exemplo, ter sair de casa para ter paz e, quando voltar, ter que fazer zig-zag em sua pópria calçada para poder entrar na casa que recolhe impostos para o governo.
Além disso, não são estes que precisam lavar a calçada com desinfetante para não ter que passar o dia cheirando cerveja podre, pois é esse o aroma que fica após uma noite dos chamados “lazer”!!!
Além dos bares, já invadem espaços públicos para colocarem borracharias (mandacaru), lanchonetes (Pça da Bandeira), barracas de lanches (cidade toda), etc, sem nenhuma organização já que ninguém fiscaliza, e quando são informados sobre novas invasões fazem vista grossa deixando os morados com cara de bobões.
"Eu mesmo já estou procurando um espaçozinho pra invadir e colocar alguma coisa pra ter direito à terra e virar dono!!!"
Volto a repetir que toda democracia precisa de rédeas. Democracia sem lei vira baderna!!!

Luiz Amaral e suas entranhas partidárias

Começo minha intervenção a partir de um dado do professor Candido Requião “do ponto de vista administrativo é uma catástrofe” a disputa que se ver no atual governo municipal. Há algum tempo atrás falávamos em 20 dias de governo, agora já estamos próximos dos 90 dias e não se percebe uma marca positiva na atual administração.
O bom desse blog, além da liberdade de expressão, é que as pessoas estão amadurecendo o processo de discussão dos rumos que a cidade deve tomar ou daquilo que se torna danoso para comunidade e que deve ser refutado. E esse exercício crítico esta faltando ao prefeito atual e a seus comandados.
O governo perde credibilidade dia-a-dia e a cidade perde a possibilidade de se tornar mais organizada e planejada.
O prefeito disse que teve a sabedoria de fazer uma engelharia política para ganhar a eleição em 2008, mérito dele, mas não teve e não esta tendo a capacidade de engenharia para montar um governo, que mesmo havendo disputas internas por espaços de poder, pudesse revelar quadros e atitudes condizentes com a importância e grandeza da nossa cidade.
O labirinto político montado por Luis Amaral força seu governo a uma previsibilidade e uma contradição: se mudar demais perde apoio e se continuar como está não governa.
Fonte: Comentário de Antonio Marcelo da matéria “Quem manda na prefeitura de Jequié?” no Gicult]

Urgência Relativa ainda lidera ranking de atendimentos no HGPV

O Diretor do Hospital Geral Prado Valadares Gilmar Vasconcelos informa que o perfil de atendimento do Pronto Socorro do Hospital ainda é predominantemente de pacientes de urgência relativa (42%) os quais somados aos ambulatoriais (14%) totaliza 56% de atendimentos que não deveria estar sendo atendidos na Emergência do HGPV e sim em uma Unidade Básica ou Consultório de Especialidades, como otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria, urologia, oftalmologia, ginecologia, dentre outros.
Foi observado ligeira queda dos atendimentos ambulatoriais e de Urgência Relativa a partir de agosto de 2008, após abertura do PA municipal. O pico de paciente em janeiro de 2009 é reflexo da epidemia de dengue, quando todo sinal de febre foi orientado procurar serviço de saúde. Os pacientes de risco reduziram e passaram a aumentar a partir de setembro de 2008.
“O HGPV tem vocação de Hospital Terciário e conseqüentemente sua Unidade de Urgência e Emergência deverá ser transformada em Unidade de Emergência Referenciada, priorizando o atendimento de pacientes graves mediante Regulação realizada pela Central”, refere Vasconcelos.
“As mudanças propostas têm o objetivo de preservar o papel do hospital no sistema regionalizado e hierarquizado, proposto pelo Sistema Único de Saúde”, pondera o Diretor.
Em conformidade com a Política Nacional e Urgência e Emergência o Pronto Atendimento ou as UPAs devem funcionar nas 24 horas do dia e estar aptas a prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clinica ou crônicos agudizados. Em relação aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, as UPAs podem prestar o primeiro atendimento, estabilização e investigação diagnóstica inicial, definindo a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade, é o que reza a portaria 2922 de 02/12/08 que versa sobre o assunto.
As principais missões das UPAs de acordo com a Portaria 2922/08 são:
  • Acolher, intervir e contra-referenciar para a rede de atenção à saúde, proporcionando uma continuidade do tratamento com impacto positivo no quadro de saúde individual e coletivo da população;
  • Descentralizar o atendimento de pacientes com quadros agudos de média complexidade;
    Garantir resposta nas 24 horas do dia aos portadores de quadro clínico agudo de qualquer natureza, especialmente à noite e nos finais de semana, quando a rede básica e o PSF não estão ativos, em retaguarda a estas Unidades;
  • Diminuir a sobrecarga das urgências dos hospitais de maior complexidade;
  • Ser entreposto de estabilização do paciente crítico para o serviço de atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU);
  • Articular-se com unidades hospitalares, unidades de apoio diagnóstico e terapêutico, e com outras instituições e serviços de saúde do sistema loco regional, construindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contra-referência;
  • Ser observatório do sistema e da saúde da população, subsidiando a elaboração de estudos epidemiológicos e a construção de indicadores de saúde e de serviço que contribuam para a avaliação e planejamento da atenção integral às urgências, bem como de todo o sistema de saúde.

Gilmar Vasconcelos / Diretor do HGPV / Jequié

sábado, 21 de março de 2009

Senadores têm restituição sem limite na saúde

O número de 181 diretores descobertos esta semana no Senado está longe de ser o único a provocar surpresa na opinião pública. Dados oficiais da instituição indicam que a Casa gastou ano passado R$59 milhões com serviço médico-hospitalar, odontológico e laboratorial. Embora esses gastos incluam o atendimento não só de parlamentares, mas também de servidores ativos, inativos e seus dependentes, o fato é que o Senado oferece privilégios cada vez mais raros no serviço público: restitui integralmente toda despesa médica feita pelos 81 senadores e seus dependentes, sem limite de valor.

A Câmara deve gastar este ano R$51 milhões com serviços de saúde para deputados, seus dependentes e funcionários ativos e inativos.

Avaliação positiva do governo Lula cai pela 1ª vez desde 2007

Blindagem da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu ontem o primeiro solavanco, com queda tanto nos índices do governo como dele próprio. A última rodada da pesquisa trimestral CNI/Ibope revelou que, pela primeira vez desde setembro de 2007, a avaliação positiva do governo recuou: de 73%, em dezembro, para 64%. E aponta a vilã - vários indicadores mostram impactos reais da crise econômica global.

O índice de "péssimo" cresceu de 6% para 10% e o de regular, de 20% para 25%. Segundo o instituto, a aprovação ao governo recuou de 84% para 78% (seis pontos), enquanto a desaprovação foi de 14% para 19%.

DENGUE: Surto de dengue já provocou 25 mortes na Bahia

O estado brasileiro da Bahia registou 21.407 casos de dengue desde o início do ano até à primeira semana de Março, com maior incidência nos municípios do Sul-Sudeste, dos quais resultaram 25 mortes, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
O município de Jequié, a 365 quilómetros a Sudoeste de Salvador, é o que regista maior número de casos notificados (6.810), e depois vêm Itabuna (2.997) e Porto Seguro (1.573), respectivamente a 420 quilómetros e a 653 quilómetros a Sul de Salvador.
Itabuna e Porto Seguro são também os municípios com maior número de mortes provocadas pelo dengue, com cinco cada.
Sobre a capital baiana, Salvador, a imprensa refere que há registo de três mortes.
O aumento dos casos de dengue notificados é de 270%, dizem as notícias, referindo que no período homólogo do ano passado foram registados 5.775 casos que originaram 15 mortes.
“A evolução no quadro da dengue na Bahia é tão alta que nesta segunda-feira foi definido o apoio das Forças Armadas (Marinha e Exército) no combate à doença”, noticiou o “Correio da Bahia”, ao referir que o estado já colocou 14 médicos militares para apoiarem as medidas de combate à doença.
A imprensa também refere que o governo venezuelano enviou uma equipa de 19 médicos para ajudarem no combate à dengue.
Em Portugal, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) enviou, no início de Março, uma circular aos médicos com recomendações sobre a dengue, solicitando que em caso de quadro clínico suspeito, "confirmem o diagnóstico através de confirmação laboratorial da infecção viral". [Fonte]

DROGAS: Garota de 15 anos gerenciava boca de fumo em Jequié

Apontada como gerente de um ponto de tráfico de drogas na periferia do município de Jequié, J.C.A, de 15 anos, foi apreendida anteontem à noite (19), durante uma operação realizada por policiais da 9ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia). Segundo informou o delegado José Carlos Mastique, titular da Delegacia de Jequié, a garota passou a gerenciar a “boca de fumo”, logo após a prisão de seu companheiro de prenome Hélio, conhecido como “Mineiro”, que cumpre pena de um ano no presídio local.
Mais de um quilo de maconha e duas balanças de precisão estavam em poder da adolescente no Largo do Cedil, no bairro de Joaquim Romão. Após ser interrogada na 9ª Coorpin, ela foi encaminhada para o Ministério Público.
Ainda no bairro Joaquim Romão, os policiais surpreenderam o traficante Gabriel Ramos Neto, de 32 anos, com 50 gramas de crack e R$ 690,00. Ele foi abordado pelos investigadores na garupa de um moto-táxi. Gabriel, segundo o delegado José Mastique, tinha sido liberado há quatro meses do Presídio de Jequié, após ter cumprido pena de um ano e meio.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Carros de Som na madrugada!

Os carros com sons estridentes cortam a noite no último volume em Jequié. Moro em frente à rodoviária e é impossível dormir antes das 00:00h. Já chegou a ter 3 carros de som ligados, um ao lado do outro, concorrendo com audios diferentes pra ver quem vencia a disputa sonora.
Quando ligo pra polícia nunca aparecem, a única vez que apareceram levou 48 min pra chegar. E só aconteceu porque outros vizinhos também ligaram (fiquei sabendo posteriormente). Até minha filha de 1 ano e meio tive que tirar de casa pois podia prejudicar sua audição. Televisão já desisti de curtir a noite - de 20 a 24h o pau come. Mesmo no último volume tanto da tv quanto da parábola não conseguem superar, mesmo com as portas fechadas.
Estou tentando resolver por conta própria junto ao dono do bar, já que a justiça não age, mas ele disse que é impossível parar, pode apenas solicitar que reduzam o som. Só que a redução ainda é inconveniente [Podem verificar no Youtube, pois tenho filmado e estou colocando na internet pra que vejam como nossa cidade é organizada].
Este é um fato que icomoda pra caramba. Não sou contra que aproveitem a noitada, mas não precisam atrapalhar a vida dos outros, pois ainda tem gente em Jequié que trabalha de verdade!!!

Blá, blá, blá... Só tem três meses na administração... Blá, blá, blá

Se fala que em três meses não se faz nada, que não dá tempo de se organizar, que, que, que… afinal de contas, ele (Luiz Amaral) estava ou não preparado pra assumir um cargo de tanta responsabilidade!? Quer dizer que as mais de 5.000 cidades do país estão paradas desde janeiro porque seus administradores são novatos!? E porque recebem seus mega-salários se não trabalham, como o do prefeito de Jequié que de 11 mil foi pra 16 mil - mesmo alegando que tinha que cortar a folha de pagamento que passava de 85%!!! Porque não cortou no salário dele!? Ao invês disso deu a si mesmo um aumento de mais de 45%!!!! Huahuahua, como é bom ser prefeito!
Em se tratando de empresa, já teria ido a falência. Imagine uma Ramarim da vida trocando seu presidente e a empresa parar por 90 dias apenas porque o dito é novato e não está preparado ainda… Como acham que a empresa ia sobreviver? quem pagaria os prejuízos causados por isto?
Quem vai pagar os prejuízos causados pela má administração atual até o momento!? Quem vai idenizar as famílias que estão sofrendo o descaso, sejam de funcionários municipais ou não? Quem vai ajudar os familiares das vitimas do descaso relacionado à saúde pública?
Acho que é melhor chamar o Chapolin Colorado!!!

Moto cai no "ASFALTO MOVEDIÇO"

A Rua João Mangabeira é uma armadilha para transeuntes e motoqueiros desavisados. Recentemente uma jovem teve seu calçado preso pelo asfalto movediço, quase sofrendo uma distorção. Esta semana (17) um motoqueiro estacionou frente a Geraldo Fotografias e, alguns minutos depois o veículo mergulhou no asfato tendo peças danificadas. "Quem paga o pato?" Sempre é o povo. Prejuízo pro proprietário, lucor pra Honda!!! Hauhuahua

DENGUE: Cidade com prefeito ativo resulta em resultados positivos: Médicos da aeronáutica em Itabuna

Uma equipe de 7 médicos e 7 enfermeiros da Aeronáutica já está em Itabuna para ajudar no tratamento da vítimas de dengue na cidade. Eles foram recebidos pelo diretor de Regulação da Sesab, Ricardo Gouvêa.
Gouvêa foi destacado pelo governador Jaques Wagner para coordenar as unidades de hidratação e o tratamento dos pacientes. Ele se reúne hoje (20) com a equipe da Aeronáutica para definir as ações.
Os profissionais serão distribuídos, conforme o perfil de cada um, nos postos de atendimento de Itabuna, Ilhéus, Floresta Azul e Barro Preto. Ainda hoje (20) chegam mais quatro médicos do Exército.
As equipes das forças armadas foram enviadas pelo Ministério da Saúde, a pedido do governador da Bahia, para reforçar o combate à dengue nos municípios baianos com mais casos da doença. O grupo militar inclui infectologistas, clínicos, pediatras e atendentes de enfermagem.
Jequié, com mais de 45% dos casos da Bahia, com mais de 5.000 casos registrados, com focos que dão pra fazer um belo ensopado não teve o apoio nem mesmo do Tiro de Guerra, quanto mais de profissionais treinados das forças armadas. Sabe qual a diferença? Liderança!!! Temos um gestor que só serve pra lorotas, não tem peito pra fazer nada. Acorda Amaral, teu povo está morrendo, quer dizer teu povo não, teus escravos.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Briga por audiência

Da coluna do Daniel Castro na Folha de S. Paulo:
A Record vem tendo bom desempenho no Rio às segundas graças ao seriado “A Lei e o Crime”, que tem marcado médias de 21 a 24 pontos na cidade, enquanto em SP fica entre 13 e 16.
Com apenas dez minutos a mais, “BBB” não chega a competir diretamente com “A Lei e o Crime”. Mas retarda uma queda abrupta da Globo. No dia 9, “BBB” terminou com 33 pontos no Rio. Dez minutos depois, a Globo caía para 21. A Record subiu de 22 para 25 e a Band, com “CQC”, de 2 para 6. Para esticar “BBB”, a Globo faz uma operação de guerrilha. Atrasa no Rio a entrada do filme de “Tela Quente”.

Palavras de Clôdovil

“Fala-se muito em decoro parlamentar. Eu não sei o que é decoro com um barulho desses enquanto a gente fala. Aqui parece um mercado. Isso aqui representa um país?”.

“As pessoas egoístas não conseguem nada. Se até o corpo fica debaixo da terra, imagine os atos!”

“As pessoas me conhecem e sabem que eu não me envolvo em nada com rodapé. Meu negócio é 1 metro acima, na parede, onde estão os quadros bons. Rodapé é para barata.”

“As mulheres ficaram muito ordinárias, ficaram vulgares, cheias de silicone e hoje em dia uma mulher trabalha deitada e descansa em pé!”

Gastança e muito luxo

Quando chegar ao Senado nos próximos dias, a Fundação Getúlio Vargas vai descobrir que a Casa tem uma frota de 165 veículos, dezenas de diretores sem uma função determinada, e gastos milionários com telefonia, despesas médicas, passagem aérea, consultoria, combustíveis, além de uma bilionária folha de pagamento. Vai se deparar, por exemplo, com um número guardado até hoje sob sigilo: 1,8 mil funcionários terceirizados. Cerca de R$ 200 mil, por exemplo, foram depositados no ano passado nas contas dos buffets mais caros da cidade. No período, a Casa despejou R$ 369 mil de dinheiro público com “festividades e homenagens”, quase o dobro do ano anterior. O Senado guarda a sete chaves, sob o discurso do sigilo pessoal, as despesas médicas de senadores, familiares e servidores. Os valores chamam atenção. Somente em 2008, R$ 60 milhões caíram na conta de hospitais privados e clínicas famosas de Brasília e São Paulo.

Câmara tem megaestrutura e 104 postos de diretor

A volta dos que não foramComo o Senado, a Câmara tem uma estrutura gigantesca para dar suporte aos trabalho dos 513 deputados. E também um alto número de diretores: 104. Segundo informações oficiais, são 3.470 servidores concursados, 1.350 comissionados (contratados pela Casa e pelos deputados, mas não concursados) e 11,5 mil secretários parlamentares, que trabalham nos gabinetes dos deputados, além de 2,3 mil terceirizados. Esse contingente de quase 20 mil funcionários e mais os aposentados, pensionistas e encargos sociais consomem R$ 2,6 bilhões do orçamento de R$ 3,5 bilhões da Câmara para 2009, ou 74%. No Senado, são quase 10 mil funcionários que custam R$ 2,3 bilhões anuais. O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, afirma que dos 104 servidores com cargo de diretor, 24 deles e mais dois chefes de gabinete têm o mesmo nível hierárquico e de valor das gratificações que os 181 diretores do Senado.

Senado nem sabe quantos diretores tem e recua, não demitindo os diretores, que agora são 181

O Senado informou números errados sobre o total de diretorias na Casa. Anteontem havia sido anunciado que eram 136. Ontem, o Senado informou que são 181 servidores com status de diretor. A Casa tem 81 senadores, o que significa mais de dois diretores para cada congressista. A assessoria de comunicação do Senado não informou o motivo da mudança no número. Entre as diretorias estão a de Redação da Ordem do Dia, responsável por preparar as votações em plenário, e a Diretoria de Autógrafos, responsável pela elaboração de documento oficial do que é aprovado no plenário para ser encaminhado a outros poderes.
Depois de uma recontagem para chegar ao número exato de diretorias – que subiu de 136 para 181 - , o Senado anunciou que a Fundação Getúlio Vargas fará uma auditoria para examinar todos os contratos e permitir uma reestruturação administrativa na Casa. Mas houve recuo na decisão anunciada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) de afastar todos os diretores. Na prática, eles continuarão nos cargos, recebendo inclusive a gratificação comissionada. Com os benefícios, o salário médio dos diretores, que é de R$ 18 mil, pode chegar a R$ 30 mil. Até a assessora de imprensa de Roseana Sarney (PMDB-MA) é diretora do Senado. Na Câmara, o número de diretores chega a 104. Com os 181 do Senado, o Congresso tem 285 diretores, um para cada dois parlamentares. Entre as 181 diretorias do Senado, há uma só para cuidar das viagens dos senadores - a Diretoria Aeroportuária, que funciona no aeroporto e tem 7 funcionários.

quarta-feira, 18 de março de 2009

DENGUE: Imagem é Tudo

Capturados à Av. Lomanto Junior, 833 - Joaquim Romão, Jequié-BA. Segundo a Secretaria de Saúde, a dengue já está controlada!!! Huahuahuahua .... Imagem é Tudo secretária!!!

Imagem é Tudo

Pérolas de um Rio Morto


Novas regras não esvaziam poupança

As mudanças que deverão ocorrer no cálculo da caderneta de poupança não trarão prejuízos a quem tem dinheiro depositado, mesmo que possam diminuir a remuneração. Segundo especialistas, o governo vai atuar apenas para proteger a rentabilidade dos títulos públicos, que lastreiam os fundos de renda fixa, e evitar queda na arrecadação do Imposto de Renda.

Senado vai discutir se RAÇA deve definir cota

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado promove hoje audiência pública para debater o projeto de lei que reserva 50% das vagas em universidades públicas e escolas técnicas federais para alunos da rede pública, com subcotas para negros, pardos, índios e os grupos provenientes das famílias mais pobres. Foram convidadas dez pessoas, entre intelectuais, militantes do movimento negro, representantes de ONGs. Esta é a segunda tentativa no Senado de promover um debate público sobre o polêmico projeto. A primeira, que deveria ter sido realizada em dezembro do ano passado, não aconteceu por falta de quórum: dos 23 integrantes da comissão, apenas cinco estavam no plenário quando foi aberta a lista de presença. Eram necessárias pelo menos 12 assinaturas para que a audiência prosseguisse.

Gasolina no Brasil é até 33% mais cara

A queda no preço internacional do petróleo está fazendo com que o brasileiro pague uma gasolina entre 22% e 33% mais cara do que a vendida nos EUA. De julho do ano passado até agora, a cotação do barril caiu de US$ 145 pata US$ 49 (ontem). Os preços nas refinarias e nas bombas, no entanto, não recuaram. O último reajuste (alta) de combustível foi em maio de 2008. Se toda a diferença fosse eliminada, o valor do litro nos postos deveria cair entre 8% e 12%, ou seja, de R$ 0,20 a R$ 0,30, calculam especialistas em energia. Com o petróleo em alta, a Petrobras também segurou os preços e perdeu US$12,8 bilhões em receita desde 2005. Mas, nos últimos meses, já recuperou. A empresa admite que terá de reduzir os preços.

Peemedebista afasta 136 diretores do Senado

Casa. Na véspera de anunciar uma ampla reforma administrativa, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou que os diretores da Casa entregassem seus cargos. A ordem atingiu 136 funcionários. Na prática, isso significa o afastamento de servidores que ocupam posições de destaque na estrutura, como a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lira, e o diretor-geral, Alexandre Gazineo, que está interinamente na vaga de Agaciel Maia. A decisão foi tomada subitamente pelo senador sob clima de pressão e comunicada à tarde a outros integrantes da Mesa Diretora. Com a iniciativa, Sarney surpreendeu os colegas e recebeu elogios até de adversários. "É uma medida positiva, que poderá melhorar a imagem do Senado. O presidente mostra não ter compromisso com o erro de ninguém", afirmou o senador petista Tião Viana (AC), que foi derrotado por Sarney na eleição de fevereiro. "Nunca é tarde para buscar o bom caminho e adotar medidas corretas", ressaltou o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Fiscais fazem resgate de 280 trabalhadores

Fiscais do Ministério do Trabalho resgataram 280 trabalhadores em condições consideradas análogas à escravidão em fazenda de produção de biodiesel no Tocantins. Segundo eles, não havia condição adequada de alimentação e alojamento nem equipamentos de proteção. O resgate é o maior do ano e é quase o dobro dos trabalhadores resgatados nos dois primeiros meses (149). A ação ocorreu em Caseara na semana passada e só foi divulgada ontem. A fazenda é da empresa Saudibras. Segundo o ministério, dos 280, 153 trabalhadores não tinham carteira assinada. Os donos devem responder a ação civil pública. A Saudibras nega que houvesse trabalho análogo à escravidão e contesta o uso do termo "resgate" na operação.

Clodovil Hernandes, deputado

O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), 71 anos, não superou o acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico que teve na segunda-feira e morreu ontem às 18h45. Os médicos ainda tentaram mantê-lo sob aparelhos por mais de três horas para a retirada de órgãos, o que não foi possível por causa de uma parada cardíaca. O quadro do político era de extrema gravidade desde que deu entrada no Hospital Santa Lúcia, no fim da Asa Sul, há dois dias. Ontem, Clodovil ofereceria jantar em casa em homenagem ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e comemoraria a absolvição, ocorrida na última quinta-feira, no Tribunal Superior Eleitoral, por suposta infidelidade partidária.

“Auxílio-mordomia”

Na declaração de bens dos deputados federais desfilam casas confortáveis em alguns dos mais tradicionais e caros bairros da capital federal e apartamentos no Plano Piloto, cujo metro quadrado pode chegar a R$ 10 mil. Apesar do patrimônio, pelo menos 25 proprietários de imóveis na cidade recebem da Câmara dos Deputados o auxílio-moradia no valor de R$ 3 mil mensais ou ocupam um dos apartamentos funcionais pertencentes à União: benesses criadas sob o pretexto de ajudar parlamentares de outros estados durante a estadia em Brasília. Enquanto gastam o dinheiro público para “hospedar-se” na cidade onde possuem imóvel residencial, alguns deputados aproveitam para usufruir de um dos mercados imobiliários mais caros e promissores do país. O deputado Pedro Chaves (PMDB-GO), por exemplo, alugou o apartamento que possui na 212 Sul para hospedar-se em hotéis durante o tempo que fica na capital. “Minha família está em Goiânia. Por isso, não preciso de um apartamento disponível. Preferi alugar o imóvel e ficar em hotéis”, argumenta. O exemplo vem de cima. Na lista de deputados que recebem o auxílio-moradia apesar de possuírem imóveis na capital do país está o quarto-secretário da Casa, Nelson Marquezelli (PTB-SP), responsável por administrar os apartamentos funcionais e o próprio auxílio. O paulista declarou ser dono de um duplex no Plano Piloto, mas apresenta mensalmente notas fiscais de gastos com hospedagem para serem reembolsados pela Câmara. Por meio da assessoria, Marquezelli diz que o apartamento que possui é um investimento pessoal sem qualquer relação com sua atividade como parlamentar.

terça-feira, 17 de março de 2009

Senado, uma casa terceirizada

Quase meio bilhão de reais na conta das empresas terceirizadas. Tratado com sigilo até hoje, esse foi o montante gasto pelo Senado na locação de mão de obra nos últimos cinco anos, segundo levantamento obtido pelo Correio. Os dados revelam que não houve qualquer preocupação com a redução deste tipo de serviço, que abre brechas para fraudes e tem sido alvo de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público. Pelo contrário. O crescimento impressiona. O Senado aumentou em 122% os gastos na contratação de empresas terceirizadas, enquanto a inflação no período atingiu uma média de 28%. Os repasses saltaram de R$ 56 milhões em 2004 para R$ 125 milhões no ano passado. Os pagamentos liberados no período somam R$ 460 milhões.

Clodovil entra em coma profundo após AVC

O estado de saúde do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), 71, era gravíssimo ontem à noite. Ele teve um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico e estava em coma profundo, respirando com a ajuda de aparelhos, na UTI de um hospital em Brasília. Os médicos responsáveis pelo acompanhamento do caso alertaram que o risco de morte é muito elevado e, caso ele se recupere, as chances de haver sequelas também são altas.
O deputado deu entrada ontem, por volta das 8h20, no hospital Santa Lúcia, de Brasília, com quadro considerado grave. Um assessor de Clodovil o encontrou caído no chão, em seu quarto, por volta das 7h. Ele foi encaminhado ao hospital pela ambulância do atendimento médico da Câmara.

Lula faz "críticas desmedidas" à imprensa, afirma entidade

Em relatório divulgado ontem no Paraguai, a SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz "críticas desmedidas" aos meios de comunicação. O Palácio do Planalto não comentou oficialmente o documento, no qual o comportamento de Lula em relação à imprensa é comparado ao do colega venezuelano Hugo Chávez. "O presidente brasileiro sempre ataca a imprensa e lança críticas desmedidas quando o enfoque do noticiário ou de um comentário não lhe agrada", diz o relatório sobre liberdade de expressão no Brasil. A SIP, organização sem fins lucrativos que reúne empresários e editores de meios de comunicação da América, menciona a recente entrevista de Lula à revista "Piauí", na qual "chegou a dizer que a leitura dos jornais lhe causa azia".

Cota de passagens gera discussão no Senado

O pagamento de passagens aéreas para amigos e assessores da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), líder do governo no Congresso, causou ontem discussão no Senado. A senadora comprou os bilhetes, segundo o site Congresso em Foco, com a cota que recebe para se deslocar de Brasília ao Maranhão. E hospedou parte do grupo na residência oficial da presidência do Senado. A casa está vazia porque o senador José Sarney (PMDB-AP), pai de Roseana, permaneceu morando em sua residência particular mesmo depois de eleito presidente do Senado. Ao comentar o caso, revelado pelo site, o primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), disse que, se for divulgada a forma como essas passagens são usadas, "vai ser um constrangimento, não escapa nem jornalista". Ele criticou as acusações contra o Senado e disse que em breve "está na hora de fechar o Congresso" porque haveria uma "campanha orquestrada contra a Casa". Heráclito não identificou os jornalistas que mencionou como supostos beneficiários.

Heráclito vê ofensiva de denúncias

Segundo homem na hierarquia do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI) usou de ironia ontem para responder às denúncias de irregularidades que tomam conta da agenda desde a eleição de José Sarney (PMDB-AP) para presidente da Casa. "Tá na hora de fechar o Congresso", afirmou Heráclito, primeiro secretário na Mesa Diretora. "Estou me sentindo igual a um barqueiro de canoa de pobre: toda hora tenho de tapar um buraco." As declarações vieram após o senador ter dado explicações a respeito de passagens áreas financiadas pelo Senado e usadas pela senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) para trazer assessores do Maranhão e sobre as denúncias de nepotismo na contratação por firmas terceirizadas. "Há uma campanha orquestrada contra o Senado. Isso não é justo", disse. Desde que assumiu o Senado, em fevereiro, derrotando Tião Viana (PT-AC), Sarney passou a maior parte do tempo respondendo a denúncias de irregularidades, como o uso de seguranças do Senado para vigiar propriedades de sua família no Maranhão, revelado pelo Estado, e o pagamento de horas extras a servidores durante o recesso. As versões ontem sobre o episódio envolvendo Roseana foram desencontradas.

''Vamos discutir a poupança'', diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu ontem a possibilidade de mudar o cálculo de rentabilidade da caderneta de poupança. "Temos de pensar, não podemos permitir que os poupadores tomem prejuízo no Brasil, nós precisamos defender a poupança", disse, durante seminário em Nova York. Muitos analistas têm alertado para o fato de que a tendência de forte queda da taxa básica de juros (Selic) beneficiará a poupança em detrimento de outras aplicações. Isso porque a poupança tem rendimento de 6% ao ano mais a variação da TR, garantido por lei. Por isso, seria necessário rever a rentabilidade da poupança, para evitar distorções e permitir maiores cortes da Selic.Setores do governo já vêm discutindo o tema reservadamente, mas ontem foi a primeira vez que Lula admitiu a preocupação. O presidente afirmou que vai ter uma reunião com a equipe econômica quando chegar ao País "para ver como fica". "Vamos discutir o que vamos fazer, porque eu também não posso adivinhar."

segunda-feira, 16 de março de 2009

DICA: Dados pessoais na internet

O sigilo de informações como endereço, telefone e CPF é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Constituição Federal, mas há que não respeite isso.

A divulgação dos dados cadastrais, de acordo com a advogada e mestre em direito do consumidor Ana Cláudia Loyola da Rocha, vai contra o Código de Defesa do Consumidor, que prevê em seu artigo 43 que a abertura de cadastro tem de ser comunicada por escrito ao cliente. “Se tem que autorizar para abrir, tem que autorizar para divulgar.” Ana Cláudia lembra ainda que a própria Constituição Federal estabelece, em seu artigo 5, que são invioláveis a vida privada e a intimidade das pessoas, e assegura indenização por danos morais em casos como esse. “Se o consumidor não foi consultado sobre a divulgação de seus dados, cabe uma medida judicial para suspender a exibição e até mesmo uma indenização por qualquer dano que possa ter sido causado.”

Código de Defesa do Consumidor

Artigo 43: O consumidor [...] terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.

§ 2° A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele.

Constituição Federal

Artigo 5: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Solla determina abertura de PA Estadual anexo ao HGPV

O Secretário da Saúde da Bahia Dr. Jorge Solla em visita ao HGPV determina abertura de um Pronto Atendimento com Observação para pacientes com Dengue em espaço anexo ao HGPV, pois considerou que ainda estamos com grande número de pacientes com dengue e a emergência lotada, a previsão de abertura do PA do Estado é para esta semana ainda, os equipamentos serão encaminhados pela SESAB, assegurou Solla. [ LEIA MAIS ]

ADEFIJ - Associação dos dEFICIENTES físicos de Jequié



Imagem é Tudo!!!

Anatel aprova reajuste de 2,89% das tarifas da Embratel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quarta-feira, em decisão do conselho diretor da agência, o aumento de tarifas da Embratel. O índice de reajuste autorizado pelo órgão regulador foi de 2,89168%.

O aumento deverá entrar em vigor no fim de semana. O reajuste só passa a valer depois que a empresa publicar os novos valores por dois dias consecutivos em jornais de grande circulação. O aumento vale para as ligações interurbanas que usam o código 21 da Embratel feitas entre dois celulares ou entre um telefone fixo e um celular.

Segundo a assessoria de imprensa da Anatel, o reajuste foi calculado com base na variação de 4,4593% do Índice dos Serviços de Telecomunicações (IST), verificada no período de maio de 2007 a maio de 2008. Sobre esse porcentual de variação é aplicado um redutor de produtividade para repassar ao consumidor os ganhos das empresas. [Fonte: Agência Estado]

Medicamentos poderão ser reajustados em 5,9% a partir de 31 de março

Brasília - O índice máximo de reajuste de preços de medicamentos em 2009 será de 5,9%. A decisão da Câmara de Regulação do Mercado de medicamentos (Cmed), vinculada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será publicada amanhã no Diário Oficial da União.

Cerca de 20 mil medicamentos comercializados no país podem aplicar essa correção. Apenas os homeopáticos, os fitoterápicos e cerca de 400 medicamentos com grande concorrência de mercado, como a dipirona, ficam liberados dos critérios de reajuste de preços.

Os fabricantes poderão reajustar os preços cobrados a partir de 31 de março. Até lá, devem apresentar ao Cmed um Relatório de Comercialização, informando os preços que pretendem cobrar após a correção autorizada. O Preço Máximo ao Consumidor (PCM) não poderá ser ultrapassado pelo período de um ano, ou seja, até março de 2010.

“Esse reajuste está previsto na legislação que determina que as empresas tem direito a um reajuste de preços no mês de março. O conceito do preço teto leva em consideração principalmente o IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo ], medido pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] que deu 5,9% em 2008”, explica o secretário-executivo do Cmed, Luiz Milton.

Em 2008, o Cmed estabeleceu três faixas de reajuste, sendo a maior delas de 4,61%. Caso a empresa comercializadora não entregar o relatório e praticar reajustes acima de 5,9%, a punição são multas que variam de R$ 212 a R$ 3,2 milhões por infração. [Fonte: Agência Brasil ]

NOTA DE ESCLARECIMENTO HGPV

Com relação à participação do Repórter Junior Mascote no programa de Valnei Ribeiro hoje 16/03/09 onde informava que o Hospital havia ficado sem médico obstetra durante o fim de semana sem tecer maiores explicações sobre o assunto referindo que recebeu a informação de funcionários do Hospital e questionando o fato temos a esclarecer o que se segue:
Um dos dois obstetras que estavam escalados viajou para Salvador para realizar o Concurso Público do Estado e o outro apresentou atestado médico no dia do plantão, o Hospital tentou encontrar um médico obstetra para preencher a escala ligando para todos os profissionais da área obstétrica, mas não havia profissional em toda a região por conta do Concurso do Estado e também por estarem em viagem, mas as situações emergenciais que ocorreram foram sanadas por dois profissionais que estavam em outras unidades no sábado e no domingo.
Diante da invocação do nome do HOSPITAL GERAL PRADO VALADARES pelo locutor da 95 FM Valnei Ribeiro suscitando denúncia contra este hospital, desde a última sexta-feira e sem ter apresentado os fatos até então a Direção do HGPV vem a público pronunciar também sobre este assunto:
A atual gestão do Prado Valadares tem demonstrado respeito à mídia local e regional e, portanto, gostaria que a rádio 95 FM tivesse o devido cuidado ao mencionar o nome do HGPV de forma leviana, pois o que transpareceu hoje pela manhã (16/03/09) no programa de Valnei Ribeiro de 8 às 9 horas foi que o nome da instituição hospitalar do Estado da Bahia foi usado para aumentar audiência às custas do nome do Hospital pois não apresentou os fatos como prometia em diversas chamadas previamente e durante o programa.
--
Gilmar Vasconcelos / Diretor do HGPV / Jequié

EXPLICAÇÕES

Peço desculpas aos internautas pela minha falta de atualização nestes 8 dias. Estive desconectado por cancelamento de um grupo e só hoje consegui reorganizar um grupo de conexão para voltarmos à rede.
Voltamos ao nosso sistema normal de atualizações diárias de notícias, denúncias, imagens importantes, notas, etc, satisfazendo a todos aqueles que desejam informações sem partidarismo.
Boa leitura e volte sempre !!!

sábado, 7 de março de 2009

Igreja excomunga médicos e apazigua Estuprador Pedófilo

A Igreja Católica, com toda sua história, vez por outra comete atos absurdos. O mais trágico é o Vaticano ser conivente com uma situação tão xula quanto o caso da criança de 9 anos que vinha sendo abusada sexualmente pelo padrasto e, grávida de gêmeos, foi submetida a um aborto por haver extremo risco de morte.
O salafrário fugiu - como sempre acontece no Brasil, e foi liberado pelo bispo católico que excomungou a equipe médica, a criança e a mãe, por terem realizado o aborto. O Vaticano se manifestou favorável quanto a excomunhão, ato totalmete detestável e visto pelos comentaristas televisivos, inclusivo pelo próprio presidente Lula, como sendo um apoio a pedófilos e um descaso à vida humana de uma criança abusada sexualmente, grávida, com dois fetos, tendo sua vida totalmente em risco em todos os sentidos desde o físico até o emocional. O Vaticano esquece que centenas de padres tarados atacaram criancinhas e a história, em sua maioria, acabou em pizza.
Como padres não tem família, não teem noção do que é ser pai, portanto são os menos preparados para aconselhar qualquer coisa relacionado a famíla. Deveriam ficar calados e quietinhos em seus mosteiros quando o assutno é família, principalmente se envolver filhos.

sexta-feira, 6 de março de 2009

DENUNCIAS: Casa de prefeito com tanque descoberto em plena epidemia de dengue!


Como pode ser visto no detalhe, esta casa verde situada à Rua Sirqueira Campos, 189 no bairro do Joaquim Romão, de propriedade do atual prefeito Luiz Amaral, onde mora um familiar (miro), está com o tanque descoberto conforme denúncia de um morador próximo, o Sr. Juracy Junior que, indignado com a falta de respeito, nos forneceu as imagens já que IMAGEM É TUDO.

Todas as residências e comercios da cidade estão sob fiscalização contante no intuito de eliminar qualquer foco de dengue no município. Telas estão sendo utilizadas para cobrir os reservatórios de água de pessoas que não tem condições. O veneno vem sendo aplicado constantemente no intuito de eliminar as larvas e ouvimos diariamente em rádios, tv, carros de som, propagandas em lojas, panfletos, etc, a necessidade de cada um fazer a sua parte para evitar a procriação do mosquito. E, irresponsavelmente, encontramos uma cena xula e desprovida de qualquer respeito como esta, já que é uma propriedade do gestor que deveria dar o bom exemplo.

Senhor prefeito, se não tem condições de comprar a tela e a prefeitura não pode fornecer, eu compro pro senhor, não por que mereça, mas porque a população não pode e não devem se expor ao ridículo diante de situações absurdas como esta. Existem pessoas que deveria fazer bem o que foi pago pra fazer: administrar!!!

DICAS: Falha no disco rígido

Se – ou quando, melhor dizendo – o disco rígido de seu PC quebrar e não puder ser lido, não seja tão rápido em jogá-lo fora. Deixe-o no freezer durante a noite.

“O truque é uma técnica de recuperação real e comprovada, mesmo sendo um último recurso, para alguns tipos de problemas de disco rígido que, de outra forma, seriam fatais,” escreve Fred Langa em seu site Windows Secrets.

Muitas falhas de disco rígido são causadas por peças gastas que não se alinham mais corretamente, fazendo com que o disco não consiga ler os dados. Baixar a temperatura do disco faz com que seus componentes internos de metal e plástico se contraiam levemente. Retirar o disco do freezer e retorná-lo à temperatura normal pode fazer com que essas peças se expandam novamente.

Isso pode ajudar a libertar peças grudadas, explica Langa, ou pelo menos deixar um componente elétrico com falha dentro das especificações tempo o suficiente para que você recupere seus dados essenciais.

Esse é o espírito das soluções folclóricas: eles podem ou não funcionar, mas o que temos a perder? [Fonte: New York Times]

DICAS: Flash demais

Se o flash embutido da câmera de seu celular é brilhante demais e deixa as fotos lavadas, prenda um pequeno pedaço de papel sobre o flash. Experimente com diferentes cores e espessuras de papel para reduzir o tom do flash, de superbrilhante a uma iluminação mais agradável para fotos noturnas. [Fonte: New York Times]

DICAS: Discos sujos

Você precisa limpar um CD ou DVD imundo, mas como é solteiro, não tem aqueles fluidos de limpeza da mamãe? Ensope um pano com vodka ou anti-séptico bucal.

O álcool é um poderoso solvente, perfeitamente capaz de dissolver impressões digitais e manchas da superfície de um disco. Uma garrafa de Listerine de R$ 10 no seu armarinho do banheiro pode fazer o serviço tão bem quanto uma garrafa de R$ 75 de fluido de limpeza de DVD. Além disso, esfregar sua cópia de “Rambo” com vodka, em vez de limpá-la com um fluidozinho, é muito mais másculo. [Fonte: New York Times]

DICAS: Maior alcance Wi-Fi

Se o seu roteador Wi-Fi não alcança o outro lado da casa, não saia correndo para comprar mais dispositivos wireless para esticar sua rede. Em vez disso, construa um refletor de ondas de rádio passivas de 15 centímetros de altura usando itens da cozinha, como uma folha de papel alumínio.

Siga as instruções em freeantennas.com/projects/template. Coloque o refletor finalizado – um pequeno e curvado pedaço de metal que reflete ondas de rádio assim como uma antena parabólica – atrás de seu roteador Wi-Fi. O refletor foca a energia do roteador em uma direção – diretamente à outra ponta da casa –, em vez de deixá-la dissipar sua força num círculo completo. Sem cabos, sem baterias, sem conhecimento técnico. Mas pode facilmente dobrar o alcance de sua rede. [Fonte: New York Times]

DICAS: Celular na privada

Poderia acontecer com qualquer um derrubar o celular na privada. Remova a bateria imediatamente, para evitar que curtos-circuitos elétricos fritem os frágeis componentes internos de seu aparelho. Então, limpe o telefone gentilmente com uma toalha e enterre-o num pote cheio de arroz cru.

Isso funciona da mesma maneira pela qual você coloca alguns grãos de arroz em seu saleiro para manter o sal seco. O arroz tem uma grande afinidade química com a água – isso significa que as moléculas do arroz possuem uma atração quase magnética por moléculas de água, que serão sugadas pelo arroz ao invés de continuar dentro de seu telefone.

Trata-se de uma versão de baixa tecnologia dos pacotes dissecantes que algumas vezes vêm dentro da caixa do próprio telefone, para manter a umidade longe dos circuitos durante envio e armazenagem. [Fonte: New York Times]

DICAS: Cartucho de tinta seco

Se o cartucho de sua impressora acabar perto do fim de uma impressão importante, remova o cartucho e passe um secador de cabelo sobre ele por dois ou três minutos. Então coloque o cartucho de volta e tente imprimir de novo, enquanto ele ainda está morno.

O calor do secador aquece a tinta endurecida e faz com que ela flua através dos pequenos bocais dentro do cartucho,” diz Alex Cox, engenheiro de softwares de Seattle. “Quando o cartucho está quase acabado, aqueles bocais muitas vezes ficam praticamente entupidos com tinta seca, então ajudar a tinta a fluir fará com que ela saia.” O truque do secador de cabelo pode conseguir algumas páginas a mais de um cartucho, depois que a impressora informou que ele está vazio. [Fonte: New York Times]

DICAS: Alarme do carro

Suponha que o alarme para abertura de seu carro não tenha o alcance para chegar ao veículo, do outro lado do estacionamento. Encoste a parte de metal de seu chaveiro no queixo e aperte o botão para destravar. O truque transforma sua cabeça numa antena, diz Tim Pozar, um engenheiro de rádio do Vale do Silício.

Pozar explica: “você está unindo o chaveiro à sua cabeça. Com todos os fluidos em sua cabeça, ela acaba sendo um bom condutor. Não é dos melhores, mas funciona.[Fonte: New York Times]

DICAS: Carga de celular

Se o seu aparelho celular descarrega a bateria rápido demais enquanto permanece sem uso no seu bolso, parte do problema pode ser que seu bolso é quente demais.

“Baterias de telefone celular realmente duram mais se mantidas frias,” diz Isidor Buchanan, editor do site Battery University. O calor de 37 graus Celsius do corpo humano, transmitido através de um bolso de tecido para um celular dentro dele, é suficiente para acelerar os processos químicos dentro da bateria do telefone. Isso faz com que ela se esgote mais rapidamente. Para manter o telefone mais frio, carregue-o em sua bolsa ou no cinto.

Esse mesmo método pode ser usado para preservar sua bateria caso você se veja longe de casa sem o carregador. Desligue o telefone e deixe-o na geladeira durante a noite para desacelerar a tendência natural da bateria de perder sua carga. [Fonte: New York Times]

DICAS: Foi demitido? Saiba quais os seus direitos

Dados do governo federal mostram que a crise financeira internacional causou uma onda de demissões pelo país. Por conta disso, o G1 preparou lista com os direitos do empregado no caso de demissão sem justa causa em cada uma das modalidades de contratação previstas em lei.

O trabalhador demitido, de acordo com a legislação, tem até dois anos da data da demissão para entrar com reclamação judicial, mas as reclamações se limitam a ocorrências dos últimos cinco anos de trabalho.

Atendentes SAMU atendem acidentada com receio do rio

Observe quem atende a vitima que se encontra no Rio Jequiezinho (mais esgoto que rio). O enfermeiro que deveria atender fica com "nôjo" da água e transeuntes que ajudam no socorro.

CrediBahia desacreditado pelo prefeito Luiz Amaral

O prefeito Luiz Amaral esteve presente no encontro estadual no Pestana Bahia Hotel, em Salvador, onde 356 municípios participaram para conhecerem em detalhes o funcionamento do sistema de crédito que mais beneficia a população com juros extremamente baixos (verifique simulação abaixo), o Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia), nos dia 13 e 14 de novembro de 2008. O programa foi exposto no stand da Desenbahia.
O CrediBahia já é realidade em Jequié desde a administração do ex-prefeito Roberto Britto, que além fornecer instações adequadas para a implantação do programa, ainda mantinha um carro à disposição dos 3 (três) funcionários para o deslocamento para as análises de crédito. O programa tem beneficiado milhares de pessoas em Jequié – 1800 clientes em 5 anos somando mais de 2 milhões de crédito aprovados somente em Jequié.
O principal benefício pode ser observado nesta simulação de crédito:

SIMULAÇÃO:
Supondo-se que o autonomo precise de um empréstimo de R$ 600,00

Outra financeira:

  • R$ 600,00 dividido em 12 parcelas iguais de R$ 108,33
    Total da dívida do autonomo: R$ 1.299,96

CrediBahia:

  • R$ 600,00 dividido em 12 parcelas iguais de R$ 56,04
    Total da dívida do autonomo: R$ 672,48

Não precisamos de conhecimentos matemáticos para perceber o benefício, já que a diferença de débito chega a R$ 701,00 em apenas 1 ano, ou seja, mais de 100% de juros.
Porém, o nosso nobre prefeito não considera viável tal programa e aguarda possição do secretário, que será nomeado, e definirá se é ou não benéfico para a população de Jequié.

Militarismo, Coronelismo ou simplesmente "Dita Dura"?

A “dita dura” voltou ao cenário político de Jequié. Um novo cargo foi criado no intuito de “fiscalizar” os funcionários das escolas municipais. O “Cabo de Turma” é mais uma novidade do governo de múmias que administra Jequié.

quinta-feira, 5 de março de 2009

JEQUIÉ: Caos na Justiça

A cidade Jequié, a 365 km de Salvador, vive uma situação inusitada desde esta segunda-feira (2): os advogados do município estão em greve, protestando contra reivindicações que não foram atendidas.
'Nosso objetivo é chamar a atenção da população e da Justiça, pois já fizemos as reivindicações várias vezes e nada efetivo aconteceu', diz o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Augusto César Almeida Ribeiro, que estava com os colegas paralisado em frente ao Fórum Bertino Passos, de braços cruzados. A greve irá durar até a sexta-feira (6) e neste período as audiências marcadas nas varas cíveis devem ser adiadas. 'As de crime não, a lei não permite, acontecerão normalmente', salienta Augusto César.
'A população sofre mais com a própria lentidão da Justiça', disse o conselheiro, ponderando sobre os prejuízos que a paralisação pode causar aos cidadãos jequieenses. 'A falta de serventuários, de efetivos para as partes, tudo isso prejudica'.
As reivindicações dos advogados são: contratação de mais funcionários, a instalação das varas aprovadas na Leia Orgânica do Judiciário e a designação de juízes titulares para as varas que estão sem (1ª vara cível, cuja magistrada foi transferida para a vara criminal, que não tinha um juiz titular, e as varas especiais).
Segundo a OAB de Jequié, o presidente do Conselho da seção, Saul Quadros, entrou em contato 'pessoalmente' com a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Silvia Zariff, que assegurou que mudanças irão acontecer em Jequié. [Correio 24h]

Preso em Jequié, homicida também é acusado de corrupção de menores

Foi preso nesta terça-feira (3) em Jequié Cleberson Bispo, o Binho, 22 anos, acusado de matar a tiros Sérgio Chaves dos Santos, 25 anos, em outubro passado.
O crime aconteceu na periferia de Jequié, e Binho teve como comparsa o próprio irmão, Cleiton Bispo, o Quinquinho, 28 anos, que está preso há quinze dias, segundo o delegado Joaquim José Pereira de Souza, coordenador da 9ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia).
Binho foi detido cumprindo mandado de prisão expedido pelo juiz Alison Camilo Floriano; a equipe do delegado José Carlos Mastiques de Castro Filho, titular de Jequié, deteve Cleberson por volta de 7 horas da manhã. No momento da abordagem, o acusado estava em companhia da namorada, a adolescente de iniciais A.J.A., de 16 anos, que portava três pedras de “crack”. Encaminhado para a sede da delegacia, Cleberson também foi autuado por corrupção de menor. [Correio 24h]

DENGUE: Destaque negativo para Jequié

Alerta

Jequié (BA) é apontada com destaque negativo entre as cidades em que há alta transmissão da doença. Desde o fim de 2008 foi identificado um surto no bairro do Joaquim Romão. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Jequié registrou nas sete primeiras semanas do ano 5.307 casos suspeitos da doença, correspondendo a 45% do total das notificações da Bahia. [Correio 24h]

DENGUE: Bahia tem 222 novos casos de dengue por dia

Já somam 11.570 os casos de dengue na Bahia em 2009, de acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico divulgado na manhã desta terça-feira (3) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Os dados mostram que houve um crescimento de 195% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 3.919 ocorrências. Em 52 dias, a incidência é quase um terço do total de 37.273 casos anotados durante todo o ano de 2008.
Dez cidades concentram 73% dos casos: Jequié, Porto Seguro, Itabuna, Itororó, Jacobina, Ipiaú, Presidente Dutra, Barreiras, Salvador e Andaraí, sendo que Jequié sozinha abocanha 45%.
O boletim oficial indica a existência de 291 casos suspeitos da forma grave da doença, em 50 municípios. Destes, 85 já foram confirmados, em 21 cidades, cerca de 34% do total de casos graves observados no ano passado. Segundo a Sesab, os municípios onde é maior a incidência de notificações são Jequié (29 casos e 2 óbitos) [só gostaria de saber quais, já que conheçi 6 defuntos], Porto Seguro (6 casos e 4 óbitos), Itabuna (3 casos e 3 óbitos).
Segundo a Coordenadoria de Combate à Dengue, nos dois primeiros meses do ano, a cidade registrou 6 mil casos de dengue, três vezes mais do que todos os registros de 2008. [UOL - Ciencia e Saude]

EMPREGO: Bahia tem quatro cidades no ranking de melhor geração de emprego

A Bahia colocou quatro cidades no ranking dos 100 municípios brasileiros que mais geraram vagas formais de emprego em 2008 - Salvador, Camaçari, Itapetinga e Feira de Santana. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho e divulgada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.
A capital baiana se destaca na 7ª posição do ranking nacional mediante a criação de 10.263 empregos. Vale ressaltar que Salvador ficou atrás apenas das capitais das regiões Sul e Sudeste do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre – e da capital federal, Brasília.
Camaçari é o 33º, Itapetinga 75ª e Feira de Santana 95ª. E Jequié? Tem que procurar na outra pesquisa, dos que mais demitiram!!!

Ministro da Saúde vê risco de surto de dengue em quatro Estados

Os Estados da Bahia e do Acre, a região que engloba as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, e Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, integram a lista de localidades que podem registrar surtos de dengue em 2009. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que avaliou a situação nas quatro áreas como "crítica". No Acre, os registros de dengue passaram de 261 casos, entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro de 2008, para 5.560 no mesmo período deste ano; na Bahia, de 2.900 para 9.000; em Minas Gerais, de 3.500 para 6.200; e no Espírito Santo, de 1.100 para 5.900.
Temporão disse que o aumento se deve, entre outros fatores, à mudança de gestores ocasionada pelas eleições municipais realizadas em outubro do ano passado. Segundo ele, mais de 40% dos secretários de Saúde foram substituídos, o que pode ter colocado em risco a continuidade das ações. (Esqueceu que em Jequié nem troca de gestor e o surto vem desde a gestão passada).
"Tenho certeza de que, em muitos dos municípios em que estamos vendo um aumento importante de casos de dengue, esse fator foi relevante", disse, ao citar o exemplo do Espírito Santo. "Evidentemente que alguma coisa falhou. Um fator importante foi a transição das prefeituras. O que pode ter havido também é que as pessoas tenham relaxado." (Como Stela em Jequié!).
Questionado sobre a alta incidência de dengue na Bahia --mais de 11.570 casos foram registrados nos dois primeiros meses do ano--, o ministro afirmou que está preocupado, mas não surpreso, porque já havia municípios em situação de risco no Estado (Jequié, Itabuna, Porto Seguro). Temporão disse ter "certeza absoluta" de que houve descontinuidade na política de combate ao vetor da doença por parte dos prefeitos. (E falta de ação dos secretários que não foram retirados, como na cidade de Jequié).
"Nessa mudança de gestão, muitas vezes, o calor da disputa eleitoral prejudica a boa implementação de políticas sociais. Não faltaram recursos. Estamos gastando R$ 1 bilhão com a dengue no Brasil. Aumentei em R$ 200 milhões os recursos para este ano. Fizemos treinamento de milhares de médicos e enfermeiros para que o diagnóstico seja feito precocemente." (Menos em Jequié). [Folha Online - Grifos meus].

DENGUE: Somos o topo da lista com 45% dos casos de dengue

Espero que o deputado, os deputados, senador e adjacentes tentem ajudar a cidade, já que a população não tem nada a ver com estas picuínhas políticas. Somos o topo da lista com 45% dos casos de dengue da Bahia. Dividindo-se, sobram 55% para as demais 416 cidades, o que dá 0,13% pra cada uma! Ou seja: NADA!
A Bahia apresenta 222 novos casos de dengue por dia, o que implica em quase 10 novos casos só em Jequié todo dia! Sobre toda esta epidemia alegam que tivemos 9 casos de morte na Bahia inteira, o que resulta em 4 casos para Jequié. Só eu conheçi 6 defuntos com todos os sintomas da dengue, inclusive sob laudo médico que confirma isso. Mas, como disse o representante epidemológico da Bahia em reunião na Secretaria de Saúde: "os médicos de Jequié não estão preparados para epidemias". E então, o que fazer mesmo!? Ficar, correr, esperar!?
Em menos de 24 horas encontramos 6 indivíduos circulando na casa de minha mãe, onde está totalmente imunizada. Os alados vieram de outro lugar e sabe-se lá de onde. O que fazer mesmo!? Perder a guerra e entregar os pontos!?
Não sou Amaral... Sou Miranda!!!

quarta-feira, 4 de março de 2009

DENGUE: Aedes Aegypti em lote!!!

Um exemplo do problema dengue:
Na casa de minha mãe fiz questão de cuidar dos detalhes de proteção como cobrir a caixa d'água após fazer todo o tratamento da água e das paredes, retirei toda e qualquer possibilidade de acumulo de água, detetizei a casa e deixei tudo em ordem.
Isso tudo a menos de 8 dias.
Hoje minha irmã me ligou pedindo ajuda, já que a torcida do "vasco estava toda lá" e não tinha um flamenguista pra ajudar!!! Bincadeira. Encontramos 4 (quatro) aedes aegypti circulando pela casa como se fosse um campo de futebol!
Já pedi ajuda na secretaria de saúde, pois em casa não podemos fazer mais nada, tem algum sacana que montou um criatório privado!
Esse é o problema: Quem é o vizinho filho da p*** que não cuida de seu território!?
Espero que os agentes que solicitamos consigam encontrar. E eu ficaria satisfeitissimo se esse tal, seja lá quem for, recebesse uma bela multa pra doer no bolso mesmo. Que vá o dindin pro bolso dos espertos, pasciência, mas que pague pela falta de respeito com a vizinhança!!!
Precisamos de leis que realmente funcionem não apenas na saúde, mas em tudo mesmo, pois toda democracia só presta se for controlada!!!

JEQUIÉ: Terra de Ninguém!!!

Essa política jequieense é uma comédia!!! Os diretores de teatro bem que podiam encenar estas seções do mobral, dariam boas peças onde dariamos muitas gargalhadas, asssim teria alguma serventia o dinheiro que pagamos por estes “interpretes” da vida do “eu”: Eu quero, eu preciso, eu posso, eu mamo!!!
Diz aí: Qual a formação acadêmica mesmo destes eleitos pelo povo!? Qual deles é Bacharel, Mestre, Doutor…

Gente, a coisa está muito séria, é essa galera que representa eu e você, são eles os representantes do povo jequieense, seja lá formado no “qilometro treis que ronaldo feiz” ou em Harvard, nada muda, eles é que decidem o rumo de nossa cidade, e são extremamente bem pagos por isso!
Temos intelectuais na cidade que não ganham metade do que estes caras sem futuro levam!!!
Precisamos mudar Jequié, caso contrário seremos isso pro resto da vida: Manchete nos jornais nacionais como o pior da Bahia, o pior do Brasil…
Sai pra lá tribufú, parece até que enterram uma jegada inteira neste canto de ninguém!!!

JEQUIÉ: Câma de Vereadores

Ontem, terça-feira (3), aconteceu mais um ensaio dos embates entre a situação e a oposição na Câmara de Vereadores. O líder do prefeito Joaquim Caires fez um contundente discurso criticando as administrações dos ex-prefeitos Roberto Brito e Reinaldo Pinheiro, responsáveis, segundo ele, pelos “12 anos de descaso e desmando” em Jequié. “Por isso que Luiz Amaral encontrou o município sucateado. É esse o legado, é essa a situação em que se encontra Jequié, com os buracos nas ruas e telhados caindo. Porém, tenho certeza que a população sabe que o novo governo vai resolver os problemas”, concluiu.

“Galinhas” para entrar no governo

Já o líder da oposição, José Simões, disse que o governo Luiz Amaral já está sendo uma decepção nestes primeiros meses, pois não responde a nenhuma demanda da cidade. Além disso, continua, o governo tem tido uma relação autoritária com os servidores. “Uma servidora da saúde, de nome Gilmara, foi desacatada recentemente pelo prefeito simplesmente porque cumpria sua obrigação de fiscalizar o bom funcionamento dos órgãos públicos municipais”. Outro absurdo, segundo o vereador, é que os cargos nos distritos não estão sendo distribuídos por critério de competência e responsabilidades. “Tem gente recebendo emprego até em troca de galinhas. A barganha tem sido até deste tipo”, finalizou. [Gicult]
Related Posts with Thumbnails