sábado, 31 de outubro de 2009

Não tem dinheiro para resolver os problemas da cidade

A declaração é sempre esta: - “A prefeitura passa por um momento difícil do ponto de vista das finanças, igual a muitos outros municípios. Mas, em se tratando de episódios, de acontecimentos dessa gravidade, evidentemente que a prefeitura terá prioritariamente que atender a essas demandas, a essas circunstâncias que eventualmente venham a se estabelecer no município”. [Fonte]

O interessante é que segunto o prefeito anterior (Reinaldo Pinheiro), além de deixar as contas pagas ainda deixou mais 7 milhoes depositados no Banco Itaú, dinheiro resultante da troca entre BB e Itaú - é o que se ouve.

Em quem acreditar!?

Diante de tanta incompetência demostrada na prática até o momento pela administração atual: velas, credbahia, dengue, transito, ferro bahia, branil, zona azul, camaras de seguranca, ambulancia da samu, cefet... ... ... ufa, cansei, prefiro acreditar no prefeito que nada fez nos três anos iniciais, mas nada destruiu!!! Mesmo com "pouca verba" e pagando as contas dos outros, nao atrazou salarios, pagou prestadores de serviços, nao ferou funcionarios públicos... porque acreditar em quem não consegue nem o básico!?

A vaca por mais leiteira que seja só tem quatro tetas ficando difícil amamentar tantos famintos!!!

E quem paga com isso!? Os curraleiros, ops, o povo é claro!!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Monopolio de energia elétrica leva Coelba a treinar funcionários para FERRAR clientes

Conforme denúnica em 11 de julho de 2009 - sábado, funcionário da Coelba informou que cliente se F**** por não pagar as contas que nem sequer havia recebido, e ainda ameaçou o escravo, ops, cliente dos serviços da Coelba - Veja a matéria na integra.

Agora no mês 10 (outubro), a Coelba respondeu de forma sarcastica e fortificando sua ação monopolizadora do serviço afirmando que "os eletricistas são orientados" a agir desta forma, são treinados técnicamente a desacatar os escravos, ops, clientes que não tem como recorrer a uma segunda opção, já que é um serviço monopolizado.

Veja abaixo a carta-resposta da queixa registrada em julho:

Em suma, o armengueiro, ops, eletricista está correto: "se não pagou se f****!!!" e ponto final. Isso vale para todos, desde que não seja político.

QUEM É O ANIMAL!?!?!?

PENSAMENTOS:

"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles." - Philip Ochoa

ECO: Lula gigante é o animal com maior olho do mundo

Cientistas que estão analisando a carcaça de uma rara lula gigante de cerca de 8 m de comprimento disseram nesta quarta-feira que seu olho mede 27 cm de diâmetro, maior que um prato de comida, sendo assim o maior olho animal do mundo.

Um dos dois olhos da lula permaneceu intacto, com uma lente do tamanho de uma laranja, descobriram os pesquisadores enquanto o corpo do animal degelava lentamente no Museu Nacional da Nova Zelândia, Te Papa Tongarewa. A lula foi capturada no ano passado próximo à Antártica, segundo a AP.

"Esse é o único olho intacto (de uma lula gigante) que já foi achado. É espetacular", disse o especialista em lulas da Universidade de Tecnologia de Auckland, Kat Bolstad, membro da equipe internacional de cientistas montada para examinar o animal.

"É o maior olho conhecido do reino animal", disse Bolstad. A lula é o maior espécime capturado da espécie rara e misteriosa Mesonychoteuthis hamiltoni, de águas profundas.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DICAS: Segredo na URL do Youtube!

Para saber qual é o “Segredo na URL do Youtube“, substitua a palavra “watch” de qualquer url do YouTube por “warp.swf“.

Exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=m4WUz4LlJA8
por
http://www.youtube.com/warp.swf?v=m4WUz4LlJA8

O resultado será uma página em flash muito interativa que ao passar o mouse surgem vídeos relacionados ao que você quer assistir. Para navegar bastas encostar o cursor nas setas laterais. Para centralizar a busca o botão verde no canto superior esquerdo resolve. E parando o cursor sobre os resultados por alguns segundos outros subresultados são exibidos. Divirta-se!

Black Pixel – Ajude o Planeta desligando alguns pixels de seu monitor

O Greenpeace brasileiro lançou uma campanha chamada Black Pixel, com objetivo de que cada um de nós contribua para a economia de energia, e consequentemente, para a preservação de recursos naturais.

A idéia é simples: poupar energia, anulando um quadro de 50×50 pixels no seu monitor CRT ou plasma. Segundo seus idealizadores, se um milhão de pessoas aderirem e pouparem seu punhadinho de pixels, estaremos economizando 57 mil watts por hora.

Talvez você não saiba, mas o monitor gasta mais energia apresentando uma tela branca (o equivalente a 74 watts num monitor CRT) do que uma tela preta (59 watts no mesmo CRT). A campanha baseia-se nesses dados.

De acordo com a apresentação do projeto, um pixel “desligado” poupa 0,057 watts por hora. Dessa forma, se um milhão de pessoas estiverem “desligando” seus pixels, teremos os 57 mil watts por hora. Poupar essa energia é o mesmo que “apagar” 1425 lâmpadas de 40W por uma hora, e livrar a natureza de 70kg de CO2.

Já tem muita gente participando, inclusive nós da Wagner Designer & Marketing Visual, e se você também quiser poupar seus pixels, acesse o site especialmente desenvolvido pelo Greenpeace Brasil e baixe o software que irá ajudar o Planeta Terra com a economia de energia [Fonte].

Saiba como funciona assistindo o vídeo abaixo:

Embalagem plástica que dissolve na água

A revista Creative Review, lançou um modelo de embalagem plástica hidrossolúvel, que dilui por completo ao entrar em contato com a água. O material é ecológicamente correto, não causando mal algum ao meio ambiente. [Fonte]

terça-feira, 27 de outubro de 2009

JEQUIÉ: Limpeza pública X Más administrações

JEQUIÉ: Um problema dos tataravós que ninguém resolve

domingo, 25 de outubro de 2009

CONSPIRAÇÃO: Antraz

Em outubro de 2001, depois dos devastadores ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono, imprensa e autoridades americanas receberam cartas contendo esporos da bactéria antraz. Os envelopes traziam mensagens (em péssimo inglês) pregando a morte dos infiéis ocidentais e o triunfo do Islã. Mas, segundo a bióloga americana Bárbara Hatch Rosenberg, as cartas não foram enviadas por um terrorista muçulmano, e sim por um cientista dos Estados Unidos que apenas usou os ataques de 11 DE SETEMBRO DE 2001 como cobertura para suas atividades. E, pior ainda, o FBI sabe quem é ele, mas prefere não revelar o nome do culpado.
Bárbara Hatch Rosenberg não é uma paranóica de carteirinha que passa o tempo inventando conspirações. Especialista em Biologia Molecular, a americana é uma das maiores autoridades do mundo em armas biológicas e foi consultora da Casa Branca durante o governo Clinton. Rosenberg afirma que o culpado pelo ataque de antraz é um pesquisador que trabalhava no Instituto Militar de Pesquisas de Doenças Infecciosas de Fort Detrick, em Maryland. Os bioterroristas tinha, segundo ela, dois objetivos bem definidos:
  1. Vingar-se do governo americano, seu antigo empregador, pois havia sido demitido alguns meses antes.
  2. Provar a um possível novo empregador como é competente na produção e manipulação de armas biológicas.
Ou seja, o ataque com antraz é apenas mais um caso de empregado demitido com raiva do patrão. O vilão, porém, não pode ser preso, pois conhece a fundo segredos militares que, se revelados, deixariam os Estados Unidos numa situação bastante delicada. Bárbara Hatch Rosenberg não revela que segredos são esses, mas dá uma pista: oficialmente, os Estados Unidos não desenvolvem pesquisas na área de bioarmamentos desde 1972, quando assinou, com diversos outros países, o Tratado de Não-Proliferação de Armas Biológicas. Se alguém levantasse suspeitas sobre a conduta americana, o país teria de abrir seus laboratórios para a inspeção da ONU. Igualzinho ao Iraque na época de Saddam Hussein.

Foto do Dia!

TRÂNSITO: Av. Lomanto Junior sucateada, esmolada, rotatoriazada, tartarugada e esburacada!

PARABÉNS: Denuncia apurada

DICAS: Caixas d'água e suas surpresas

Algumas vezes de difícil acesso, elas ficam em cima das casas, solitárias, esquecidas pelo dono.

Como eu trabalho em endemias, minha relação com as caixas d'água é bem próxima, em torno de 20 encontros diários. Algumas condições de higiene são precárias, ou até mesmo nulas, e seria bom começarmos a nos preocupar com a água que estamos consumindo.

A incidência mais comum é da sujeira que vem dos encanamentos e da própria água captada de rios, trazendo partículas sólidas que ficam depositadas no fundo das caixas criando um lodo escuro. Deve ser reforçada a idéia do dono limpar a caixa d'água de 6 em 6 meses.

O cuidado em manter uma caixa d'água bem lacrada para não criar mosquitos vetores da dengue estende-se a outras surpresas que vou citar a seguir:

* Larvas de mosquito
É óbvio, já citei acima. Mas eu encontrei larvas em caixas d'água com frestas que não dava pra imaginar como um mosquito conseguiria passar por ali. Logicamente, as caixas d'água de amianto são as campeãs de incidência porque a tampa quebra facilmente, vem defeituosa ou empena com o tempo. As de fibras também não duram muito (se descascam). Eu aconselho as caixas plásticas desde que bem apoiadas, senão ficam ovais e aí já era a proteção — e a caixa d'água também. Seja qual for o tamanho da fenda ou do furo, procure tampá-los com durepox ou uma tela de nylon, mesmo achando que "não tem tanta necessidade".

* Vermes, larvas, ou o quê?
"Minhoquinhas vermelhas" são muito comuns em caixas d'água que ficam em locais baixos ou em áreas rurais. Até hoje eu não sei exatamente o que é; alguns falam que são larvas expelidas por caramujos (cercárias), outros dizem que são vermes comuns, como os do lodo. Em caixas d'águas tampadas somente com telas é muito comum encontrás-las, quase na mesma proporção das larvas de pernilongo/Aedes aegypti.

* Lodo
Não é brincadeira, uma vez ao vistoriarmos uma caixa d'água em um bairro carente, haviam pelo menos uns 5 centímetros de lodo verde-escuro denso e cremoso, parecido com uma gelatina de limão espumosa, na superfície da água. Foi uma das caixas d'água mais grotescas que eu já vi. Estava tampada apenas com uma tela, que não protege dessas imundices.

* Samambaia
A dona da caixa d'água (totalmente aberta) cultivava, além de larvas de mosquito, várias samambaias submersas. E não sabia. Não chega a surpreender mais do que outra samambaia que nasceu em uma rachadura úmida e suas raízes tamparam completamente a tampa da caixa d'água de um depósito de materiais de construção. Nenhuma delas foram replantadas.

* Perereca
O simpático animal deve ter entrado pelo ladrão da caixa d'água quase vazia e parecia estar lá contra sua vontade, não sabia da dificuldade que ia ter para sair da caixa depois. A bichana pulava desesperadamente na água e foi salva a tempo.

* Lagartixa
Nem uma, nem duas. Várias. Entre as que saíram em disparada, destaque para duas que estavam imóveis trocando de pele e uma que estava morta boiando na água.

* Barata
Inseto muito comum de se esbarrar por aí, mas só encontrei uma até hoje. Afogada, cheia de tufos, no fundo da água límpida.

* Pombos
Quem não curte uma praia ou uma piscina refrescante no verão? Bom, se você não gosta, os pombos não descartam o programa, e a sua caixa d'água, se ficar aí aberta marcando bobeira, pode virar o piscinão de Ramos das cagonas. Aliás, cocô nas bordas é de lei quando elas estão presentes por lá, nadando no líquido precioso que você usa para beber, tomar banho, etc. Um de nossos colegas de trabalho já encontrou um pombo que gostou tanto da idéia que já estava boiando em uma caixa d'água há muito tempo. Só tinha sobrado o esqueleto do pobre animal.

Fique atento quanto a sua caixa d'água não só pela dengue como também pela higiene. Se for tampar com tela (já que achar uma tampa de caixa d'água pra vender é uma raridade), não deixe de protegê-la também da entrada de impurezas e insetos com algum objeto por cima dela, como chapa de madeira, mármore ou pelo menos telhas, que apenas quebram um galho. O melhor mesmo seria trocar de caixa d'água, é mais garantido.

E você? Foi ver a situação de sua caixa d'água hoje?

PALAVRAS: Berço da Civilização

Em matéria de sexo, os primatas pelados se dividem em ciosos e ociosos. Preste atençăo, por exemplo, no cio das espécies: as feras se reproduzem; só o homem prolifera. E ao contrário da maioria dos bichos, que năo se multiplicam em zôos, o ser humano é o único animal que procura o cativeiro para procriar. Note bem a especializaçăo carnívora: há animais que caçam carne fresca, alguns preferem carniça, só o macaco nu se farta com carnificina. Repare nas garras e nas presas dos predadores: năo disfarçam com manicure, muito menos com jaquetas de porcelana. Observe a rapinagem no reino alado: as aves fazem isso com plumas, o homem faz sem pena. Cuidado com víboras, lacraias, aranhas, escorpiơes: podem ser extremamente venenosos, porém nem de longe chegam a ser como nós, pessonhentos. Enfim, a julgar pelos civilizados de hoje, o berço da civilizaçăo deve ter sido uma jaula. [Fonte]

Imagem é Tudo: Homo sapiens

A origem da barriga de cerveja

As calorias do álcool se acumulam mais na linha da cintura do que as outras? Isto não está tão claro.
Em geral, beber causa ganho de peso primordialmente porque o álcool reduz a velocidade da habilidade do corpo de queimar gordura para obter energia, sem mencionar que aumenta o apetite. Os efeitos do álcool na barriga são complicados, mas estudos mostram de maneira clara que a cerveja, vinho e outras bebidas afetam mais a barriga de adultos que bebem esporadicamente do que em pessoas que bebem regularmente, mas em pequenas quantidades.

Em um estudo publicado no The Journal of Nutrition, um grupo de cientistas acompanhou mais de 2.300 pessoas (consumidores de álcool e não-consumidores) e descobriu — depois de controlar um número de variáveis — que aqueles que costumavam beber um único drinque por dia possuíam os menores níveis de gordura abdominal. Aqueles que bebiam ocasionalmente, mas tomavam quatro ou mais doses por vez, possuíam os maiores níveis. Diversos estudos mostraram resultados similares. [Fonte]

PALAVRAS: Medo

sábado, 24 de outubro de 2009

O Desfile do Dia 25 de outubro

Acontece neste domingo, 25 de outubro, o Desfile da Cidade, marcando as celebrações dos 112 anos de emancipação político-administrativa de Jequié. Este ano o evento terá como tema os Direitos da Criança e do Adolescente. Confira a seguir a ordem do desfile:

Concentração: Palácio das Artes - 08h00minh

1. Tiro de Guerra
2. Policia Militar
3. Corpo de Bombeiros
4. Colégio da Polícia Militar
5. Bonecões/Filarmônica
6. AJECE
7. Secretaria Municipal de Educação
8. Distritos
9. Centro Educacional Presidente Médici
10. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
11. Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
12. Ordem Demolay
13. Fanfarra do Ierp
14. Sindicato Rural de Jequié
Dispersão: Praça Ruy Barbosa

Autor: Sec. Mun. de Relações Institucionais e Comunicação Social

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

SEGURANÇA: Jequié ainda não a encontrou

Apesar de grandes ações das polícias militar e civil no combate ao crime organizado em Jequié, a coisa ainda anda a passos lentos no sentido de uma resolução, tudo por conta da velha e caduca burrocracia, ops, burocracia que empaca, ops, atraza todo o processo e ainda deixa buracos, ops, brechas para a fuga legal dos bandidos detidos.

Em 2008, por exemplo, um jovem jequieense que vivia em Santa Catarina resolveu voltar para sua terra e investir num empreendimento que vinha dando certo em sua cidade de residência. Implantou seu projeto e chegou a lançar um exemplar da Revista de Bar num formato de bolso. Foi um sucesso total e atraiu a atenção de fracassados sem futuro desta cidade. Após muitas tentativas no sentido de se associarem ao jovem em questão e sem resultado, os fracassados amciosos deram uma trégua e desapareceram, já que o perseguiam diariamente no sentido de se associarem crendo ser o mesmo um forasteiro sem fronteiras. Neste interino, a sala do trabalhador de sucesso foi arrombada a ponta-pés e tudo que possuía neste espaço foi levado sem que ninguém, ninguém mesmo visse nada (acredito), mesmo sua sala sendo localizada entre outras salas que mantinham movimentação constante. Este rapaz voltou para Santa Cartarina e refez sua estrutura de trabalho e sonha em nunca mais por os pés em Jequié (garoto esperto). Entrementes, os fracassados continuam no fracasso.

Bem, tudo isso é para mostrar que mesmo após um ano ter passado a coisa não mudou muito em nossa cidade. Nem o Grupo Ecológico Rio das Contas - GERC, localizado no mesmo endereço do exemplo acima, está escapando da onda de violência que aterroriza a cidade de Jequié, provocando assaltos, arrombamentos e até sequestro de pessoas. Na tarde do dia 21 de outubro, a entidade teve a porta da frente do seu escritório arrombada, a sala 4 que fica localizada no edificio em frente ao Palácio das Artes, número 498, que só funciona pela manhã devido a contenção de gastos do grupo ambientalista. Além do prejuízo da porta, que precisou ser substitúida devido ao arrombamento por "pé de cabra", a entidade teve furtado um DVD que era utilizado no trabalho de educação ambiental do GERC, o ladrão levou ainda uma bolsa que deve ter sido utilizada para carregar o aparelho de DVD furtado.

É isso aí. Nada muda mesmo sob tamanho trabalho conjunto das polícias no combate a crimes organizados e chinfrins como este ladrão de "buteco".

Mas sabem do que precisamos!? Leis que prendam todos e elimine de vez os crápulas que só pensam na árvore. Leis reais e sem frescura. Humm... acho difícil, pois seria colocar em cheque-mate os próprios criadores das leis. Cabe é a nós mesmos nos viramos como pudermos e tentarmos continuar a vida, levando como é possível e acima de tudo nos mantendo vivos.

Meus sentimentos ao Grupo Ecológico que tem um papel importante para a floresta, minha piedade ao ladrãozinho de buteco, meu apoio à polícia e seu papel importante e minha repugnância aos políticos safados que se dizem defensores do povo mas só pensam em seu rabo. Perdão pela palavra, mas danem-se vocês, policuzidos chinfrins.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

DENUNCIA: DENTRAN da Bahia aplica multa inédita

Descobrimos que um veículo ZERO Km de Jequié, adquirido em abril de 2009, um Uno Mille Way modelo 2009 que não tem quilometragem rodada nem para chegar em Vitória da Conquista foi multado na BR-116 na altura do Km-668 - Feira de Santana, no mês de março do mesmo ano, ou seja, quando o carro ainda nem havia saído da consercionária e nem mesmo havia sido emplacado.

Se um motorista comete um pequeno erro tem que pagar com uma multa, às vezes muito superior ao que realmente deveria. Mas neste caso, o Detran apenas pede desculpas pelo erro sem nexo e retira a multa após o proprietário passar vexames diante de amigos virando motivo de 'xacotas'.

Neste caso não caberia ao infrator pagar também uma multa!?

Se a multa aplicada fosse no mês de abril, o condutor não teria que selecionar documentos para provar que nunca havia estado em Feira de Santana com aquele veículo e, em alguns casos, ainda acionar um advogado para ajudá-lo na causa!?

Então porque só quem paga pelo erro é o condutor!? Porque o Detran também não paga pelo constrangimento causado e o tempo perdido para explicar que o carro nem sequer EXISTIA para receber aquela multa!!!

Isso acontece porque no Brasil só os pobres pagam e os monopolizadores ditam as regras que devem ser seguidas demograficamente, ops, democraticamente pelos pobres, ops, pelo povo.

Foto do Dia

TRânsito: E a buraqueira continua crescendo

TRÂNSITO: Praça da Feira no Centro de Jequié

Imagem é Tudo

DENÚNCIA: Os excluídos

SORRIA

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DENUNCIAS: Internet suspensa por não pagamento

A empresa que presta serviços junto à Prefeitura Municipal de Jequié com conexão à internet suspendeu os serviços por falta de pagamento. Sem conexão, alguns setores simplesmente pararam de funcionar, como é o caso da Secretaria de Saúde que não pode atender ao público junto ao Ceraje, já que não tem como marcar os poucos exames ainda restantes que precisam acessar o servidor.

O mais interessante é que nas administrações anteriores - até 12 anos atrás, além de pagar as contas, os prefeitos em exercício mantiveram os pagamentos dos servidores atualizados e com muitos benefícios.

Nesta administração, além de não conseguirem pagar as contas, mesmo arrecadando mais de 15 milhões, ainda precisaram ferrar os servidores deduzindo mais de 30% de seus salários conquistados legalmente.

Já está na hora de alguém fazer alguma coisa. Afinal de contas é preciso PRESTAR CONTAS!!!

Zoonose jequieense em crise!!!

Por conta de não pagamento, os funcionários públicos responsáveis pelo controle de animais na cidade estão paralisados, esperando uma posição da prefeitura quanto ao pagamento do pessoal que não sai do papel.
Parece que é um problema generalizado a questão financeira da atual equipe que administra Jequié:
  • Cidadãos não recebem o resultado de exames realizados em Jequié porque os médicos alegam não ter recebido da prefeitura e estar a trabalhar de graça. (Vamos filmar a declaração de alguns médicos, funcionários e pacientes para colocarmos aqui).
  • Prestadores de serviços reclamam constantemente da dificuldade em ver o dindin. (Se precisar temos uma lista)
  • Motoristas com carros locados já fizeram várias manifestações reivindicando seus direitos. (Basta ver a TV local)
  • A saúde em Jequié "ainda não entrou num caos" por conta do HGPV que é estadual pois, mesmo com suas deficiências, ainda segura as falhas da saúde local, como o problema da Dengue que fuminou tanta gente... E se preparem que vem mais por aí!
  • O Ceraje, projeto eficiente da administração de Roberto Britto que conseguiu organizar o problema da saúde em Jequié e operou com tanta eficiência sob o comando de Drª Tânia, suspendeu centenas de exames por, segundo eles, não ter dinheiro para pagar as contas, prejudicando o povo. (Estamos levantando esta lista de exames suspensos e forneceremos brevimente).
  • A ambulância do SAMU está encostada por não ter dinheiro para o concerto. (Estamos buscando as fotos para expor aqui).
  • O trânsito está um caos mesmo com o projeto zona azul iniciado e cancelado.
  • A segurança está deficiente mesmo com as câmeras compradas e encostadas por falta de dinheiro para instalar.
  • As ruas de Jequié mais parecem ter sido bombardeadas de tanto buraco. (basta acompanhar este blog).
  • E por aí vei.
Afinal de contas, pra onde vão mesmo os mais de 15 milhões arrecadados todo mês!? Se o Roberto Britto e o Reinaldo Pinheiro conseguiram administrar, porque será que o Luiz não consegue!?

NOTA: Convite do Supermercados Cardoso

Hoje iremos promover o I Encontro Multissetorial para o Desenvolvimento Sustentável, às 19h30min, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães.

Esta iniciativa se justifica pela fundamental importância da mobilização da Iniciativa Privada, do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada para as questões sociais, econômicas e ambientais que põem em risco o futuro da humanidade. Foram convidadas a Entidades de Classe, Sindicatos, Clubes de Serviços, Empresas do Comércio e Indústria de Jequié, Representações do Poder Público Municipal, ONG´s, Mídia etc

Acreditamos fortemente que não há outro caminho para o desenvolvimento sustentável que não seja por meio de um compromisso efetivo de cada organização e cada cidadão com o meio ambiente e com as questões sociais e econômicas que fazem parte do nosso dia a dia. Seja por modismo, por civismo ou até mesmo por demanda de mercado, é cada vez maior o número de organizações preocupadas em adotar práticas socialmente responsáveis.

Assim, preparamos uma apresentação sob o tema “A inserção da Responsabilidade Social nas Organizações: desafios, oportunidades e benefícios”, por meio da qual esperamos mostrar que cada organização com ou sem fins lucrativos, pública ou privada, independente do porte, do segmento ou da região de atuação, pode (e deve) assumir uma Gestão Socialmente Responsável em prol do bem comum. É muito mais simples do que muitos imaginam e os resultados são inquestionáveis.

Por isto, como parte integrante e atuante da sociedade, que de alguma forma é impactada e gera impactos à nossa comunidade, não deixe de participar.
Desde já, o nosso muito obrigado. Até lá.

Marcio Cardoso
Supermercados Cardoso Ltda

RG com chip a partir de 2010

As primeiras carteiras de identidade com o Número Único de Registro de Identidade Civil (RIC) serão emitidas em janeiro do próximo ano. Em nove anos, o governo espera ter substituído as cerca de 150 milhões de identidades.

Embora as novas identificações continuem a ser de responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública dos Estados, ao contrário de hoje as novas identidades terão um número único, cadastrado pelo Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal. A nova identidade não será mais verde, como a atual, mas terá cor azul clara e parecerá um cartão de crédito com chip, onde estarão registrados os dados biométricos do cidadão. Cada cartão custará para o cidadão cerca de R$ 11. A lei de criação da RIC foi publicada no Diário Oficial da União.

“O objetivo é evitar as fraudes provocadas principalmente pela duplicidade de documentos, que consomem, anualmente, R$ 15 bilhões”, disse o diretor do INI, Marcos Elias de Araújo. [Fonte: Jornal da Tarde]

Trabalhador terá R$ 50 para usar em cultura

O dinheiro poderá ser gasto para o cidadão ir ao cinema, teatro e comprar livros. Projeto vai ser votado hoje na Câmara dos Deputados
O projeto de lei que cria o vale-cultura para os empregados da iniciativa privada deve ir à votação hoje na Câmara dos Depu­­tados. A proposta estabelece um vale de R$ 50 para funcionários de empresas que se inscreverem no Programa de Cultura do Trabalhador, e que deverá ser usado na compra de produtos e serviços culturais, como livros, cd´s, ingressos para cinema, teatros e museus. Como está com o prazo de urgência esgotado, o projeto tranca os trabalhos da Câmara.
Se aprovada a proposta, o vale-cultura será pessoal e intransferível e valerá em todo o território nacional. O projeto considera como como áreas culturais:artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura e humanidades, música e patrimônio cultural.
As empresas que aderirem ao programa deverão fornecer o vale-cultura preferencialmente por meio de cartões magnéticos. Elas poderão descontar no máximo 10% do valor do vale dos salários de funcionários que recebam até cinco salários mínimos. Trabalhadores que ganhem acima disso só poderão receber o benefício se todos os funcionários com remuneração mais baixa estiverem sendo contemplados. O desconto salarial, então, poderá variar entre 20% a 90% do vale. O Ministério da Cultura, um dos idealizadores do projeto, estima que a iniciativa deverá injetar cerca de R$ 7,2 bilhões por ano no mercado cultural brasileiro.
As empresas que se inscreverem no programa poderão deduzir o valor que gastaram com seus empregados do imposto de renda devido, até exercício de 2014. Pelo projeto, a dedução será limitada a 1% do imposto devido no período.
Relator da proposta na Comissão de Finanças e Tributação, o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) afirmou que haverá uma reunião nesta manhã com os relatores de outras três comissões que analisaram o projeto, para discutir uma emenda da deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS). Ela quer estender o benefício para os funcionários públicos. “Mas isso não é possível, porque o programa é de incentivo fiscal. Não há como o governo, que não paga impostos, fazer parte do programa, até porque não há previsão orçamentária agora.”
O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR) afirmou ser favorável ao programa. “É um programa social que vai ter impacto no próximo período de governo. Pelo projeto, a cultura torna-se um tema que entra definitivamente na pauta do país.” Se aprovado pela Câmara, o projeto segue para apreciação dos senadores. [Fonte: Gazeta do Povo]

Imagem é Tudo

DICAS: BOLETO NÃO RECONHECIDO: O QUE FAZER?

Envie à empresa carta com aviso de recebimento (AR) ressaltando que não reconhece a cobrança.
Se já tiver pago a cobrança, o artigo 42 do CDC estabelece que a devolução deve ser em dobro, com juros e correção monetária
Caso a empresa demore para solucionar o caso, reclame no Procon de sua cidade e solicite indenização por danos morais por ter sido enganado e tido dificuldade para reaver o dinheiro que é seu
Caso ainda não tenha pago o valor cobrado indevidamente, mas seu nome seja inscrito em cadastros de proteção ao crédito (como SPC e Serasa), também há direito à indenização por danos morais. Na Justiça, o caminho é o Juizado Especial Cível para causas de até 40 salários mínimos - se for até 20 salários, não é necessário contratar advogado.

Empresas terão de informar seus dados nos boletos, facilitando o contato para o cliente

Vai ficar mais fácil para o consumidor entrar em contato com uma empresa caso esta faça uma cobrança indevida ou com valores errados. A partir de agora, todos os boletos e faturas encaminhados para o cliente devem conter nome, endereço e número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) - ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) se for o caso - do fornecedor do produto ou serviço correspondente.
Essa determinação está na Lei 12.039/2009, que altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) sancionada pelo vice-presidente da República, José Alencar, e beneficia os consumidores vítimas de cobranças indevidas.
O sindicato que representa as empresas de cobrança em São Paulo (Sescom-SP) informou que já orienta as empresas de cobrança a cumprirem as leis.
“Tem sido muito comum o envio de documentos de cobrança de débito - especialmente boletos bancários - para consumidores, sem que estes tenham adquirido produtos ou contratado a prestação de serviços das empresas favorecidas”, afirmou o senador Gerson Camata (PMDB-ES)na justificativa do PL 314/2006, que deu origem à nova lei. Opinião compartilhada por Polyanna Carlos da Silva, advogada da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste). “Com nome, CNPJ e endereço completo, o consumidor pode mandar imediatamente uma carta com aviso de recebimento (AR) para questionar a cobrança ou até entrar com uma ação judicial contra a empresa”, explica ela.
Com a maior facilidade de entrar em contato com a empresa, o consumidor pode evitar que, em virtude do não-pagamento do boleto indevido, o seu nome seja inserido nos bancos de dados dos serviços de proteção ao crédito.
A profissional de marketing Natalia Marques Bragança, 19 anos, por exemplo, teve o nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), por causa de uma cobrança indevida. “Uma operadora de celular enviou inúmeras cartas alegando que eu tinha uma dívida de R$ 877,74 - o que é mentira. Mas as cartas só tinham um telefone de atendimento e ninguém sabia me responder nada”, conta ela que teve a situação regularizada apenas depois de procurar a ajuda da coluna Advogado de Defesa, do Jornal da Tarde. “Se isso acontecer de novo, poderei acionar a Justiça, pois a empresa terá de informar o endereço e CNPJ”, finaliza. [Fonte: Jornal da Tarde]

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

TRÂNSITO: E a piada continua.

Se alguém souber uma rua em Jequié que não tem buraco, me avise!!!

DESCASO: Praça da Rodoviária entregue às baratas!

Defunto estirado na Praça Ruy Barbosa de Jequié

CÔMICO: O trânsito em Jequié está bem!!!

TRÂNSITO: E as crateras continuam

domingo, 18 de outubro de 2009

Imagem é Tudo

Palavras

Foto do dia

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Foto do dia

HGPV oferece café da manhã

Acontece neste dia 16, no Auditório do Hospital Geral Prado Valadares às 10 horas, debate sobre procedimentos psiquiátricos com a participação do Psiquiatra Dr. Eduardo Senhorinho, equipe assistencial e outros profissionais com o objetivo de promover uma discussão amigável entre psiquiatra, equipe assistencial do anexo e outros profissionais sobre procedimentos psiquiátricos realizados nas unidades de produção do HGPV, além de buscar esclarecer dúvidas relacionadas aos procedimentos terapêuticos psiquiátricos realizados nas dependências do Hospital.
Este evento surge da necessidade de se refletir sobre os serviços especializados de psiquiatria que atualmente são oferecidos aos usuários do HGPV”, refere o Coordenado de Enfermagem do Anexo Psiquiátrico Gilvan Rodrigues.
O coordenador espera ainda que este evento melhore os serviços psiquiátricos prestados aos usuários, na busca de melhorar a eficácia e eficiência nas realizações dos serviços prestados. - Gilmar Vasconcelos - Diretor do HGPV Jequié

15 de Outubro: Dia Nacional do Consumo Consciente

Prefeitura não paga as contas e cidadão paga o preço

Segundo motoristas que prestam serviços para a Prefeitura Municipal de Jequié, "já passam dos 6 meses sem ver a cor do 'bambá'", afirma um motorista revoltado. Nesta quarta-feira (14), a TV Sudoeste registrou uma manifestação pública diante da Secretaria de Saúdem, onde vários trabalhadores exigiam seus direitos.
Este é apenas mais um dos problemas abocanhados pela nossa cidade após a nova administração. Esperamos que seja logo resolvido este, assim como tantos outros problemas que não viámos a mais de 12 anos.

Ta chegando à hora

É nesta sexta e sábado às 20h no Centro de Cultura
Venha com sua família e recomende a todos os seus amigos.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

“TRÊS POSSIBILIDADES”

“Três Possibilidades” é uma divertidíssima comédia Romântica sobre três estudantes que são mais do que simples colegas de quarto e melhor do que bons amigos. A chegada de Alexia ao apartamento traz uma mudança sexual para a vida de Vinicius e Leo. Rapidamente, Vinicius tenta seduzi-la, mas descobre que ela está interessada no introspectivo Leo, que por sua vez tem desejos que até ele mesmo desconhece e que inspiram algumas investigações sexuais muito interessantes.

Espetáculo do Rio de Janeiro com Gabriel Canella, Ator da Rede Globo

Dias 16 e 17 deste, às 20h, no Centro de Cultura de Jequié.

Ingressos antecipados a preço promocional de R$ 15,00 No Silvany e na SWS Informática.
Melhor Informação ligue (73) 9121 0645

CONHEÇA UM POUCO DO ESPETÁCULO

Projeto de César Borges repercute no país

Jornais de circulação nacional, em edições impressas e on-line destacaram a aprovação do projeto de lei 334/2006 do senador César Borges (PR-BA) que permite ao contribuinte usar seu saldo de restituição do Imposto de Renda (IR) para abater débitos tributários do contribuinte. A principal rádio noticiosa do país, a CBN, também entrevistou o senador sobre a proposta. A imprensa chama a atenção de que o projeto, aprovado em processo terminativo por uma comissão do Senado, faz justiça aos contribuintes do país.

No jornal Valor Econômico, o mais importante do país em finanças, afirmou na matéria “Restituição do IR poderá quitar dívida com a Receita” que o projeto teve apoio unânime de senadores da bancada do governo e da oposição, na mesma semana em que o governo admitiu atraso na restituição do Imposto de Renda de 2009 para fazer caixa e enfrentar os gastos. Na Rádio CBN e na Rádio Senado, César Borges explicou como funciona o projeto: “se você tiver algum débito com o governo, de tributos, você pode usar a restituição para abater”.

Em manchete da página política, o Correio Braziliense informa que o Senado aprovou uso da restituição para quitar tributos na reportagem “Chance de compensar o imposto com crédito”. O jornal lembra que a proposta ainda depende de aprovação da Câmara dos Deputados. Para César Borges, a ampla repercussão mostrou que a sociedade está interessada no assunto e isto vai motivar deputados a analisar com mais velocidade sua proposta. Na reportagem, o senador condena a rigidez com que a Receita Federal trata a questão.

Edições eletrônicas dos jornais O Globo e Estado de São Paulo, além do site noticioso G-1, pertencente ao Globo, também destacaram a aprovação da proposta. De acordo com o Estadão, o relator do projeto, Pedro Simon (PMDB-RS), afirma que não há justificativa que possa impedir a aprovação da proposta de César Borges, porque as empresas já podem fazer esta compensação. Nos sites do sistema Globo, o líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR) destaca que o projeto não beneficia quem cai na “malha fina”. [Fonte]

HGPV É REFERÊNCIA DO SUBSISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM ÂMBITO HOSPITALAR

O Hospital Geral Prado Valadares teve sua proposta de credenciamento na Rede Nacional de Hospitais de Referência em Vigilância Epidemiológica Hospitalar, aprovada pela 173ª Reunião Ordinária da CIB-BA em 21/05/09. No último dia 07 o Ministério da Saúde publicou a portaria nº 2.332, de 6 de outubro de 2009 autorizando repasse financeiro para incentivo.

O HGPV é um dos 14 hospitais credenciados no Estado da Bahia, o qual possui Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) implantado e em funcionamento desde fevereiro de 2009.

“É papel do NHE a realização de estudos epidemiológicos, divulgação periódica de relatórios das doenças notificadas no hospital e realização sistemática de reuniões com as equipes médicas e de outros profissionais além de promover capacitações e possibilitar campo de estágio para estudantes”, informa a enfermeira Meirinha Alves, coordenadora do núcleo.

De acordo com o Diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, o trabalho do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia tem subsidiado, através das informações epidemiológicas, as tomadas de decisão acerca da organização dos serviços. - Gilmar Vasconcelos - Diretor do HGPV Jequié

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

HGPV TEM FLUXOGRAMAS DE ATENDIMENTO PARA PREVENIR TRANSMISSÃO VERTICAL DE HIV E SÍFILIS

A capacitação dos profissionais médicos e enfermeiros do Hospital Geral Prado Valadares pela equipe de profissionais do Centro de Referência em Saúde Sexual de Jequié nos dias 25, 26 e 27/08 sobre prevenção da transmissão vertical do HIV e Sífilis já produziu resultados.

Uma comissão formada por profissionais do HGPV e do Centro de Referência já produziu FLUXOGRAMA DE TESTAGEM PARA HIV EM GESTANTE NA MATERNIDADE E PROFILAXIA DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV; FLUXOGRAMA DE TESTAGEM PARA SÍFILIS EM MULHERES NA MATERNIDADE; FLUXOGRAMA PARA PREVENÇÃO DA DOENÇA HEMOLÍTICA POR INCOMPATIBILIDADE DE FATOR Rh; ALGORITMO PARA CONDUTAS FRENTE A GESTANTE COM SÍFILIS E PARA SÍFILIS CONGÊNITA, além do FLUXOGRAMA PARA ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL.

De acordo com a enfermeira Coordenadora de Enfermagem da Maternidade do HGPV, Claudia Tetê, a implantação desses fluxogramas padroniza as condutas e melhora a qualidade da assistência à mulher e recém-nascido.
Para ter acesso aos documentos - clique em http://www.saude.ba.gov.br/hgpv/noticia_061.2009-fluxograma_hiv_sifilis_hgpv.htm

César alerta Funasa para persistência da dengue na BA

Preocupado com a persistência da epidemia da dengue na Bahia, que apesar do período favorável ainda apresentou 63 novos casos na última semana de setembro, o senador César Borges (PR-BA) cobrou hoje (07) do presidente da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), Francisco Danilo Bastos Forte, a renovação do apoio federal no socorro à população baiana. “O verão está voltando e o ciclo de reprodução do mosquito não foi quebrado na Bahia”, avaliou o senador.

César Borges teme que a epidemia recrudesça com a aproximação dos meses de calor e chuvas. Por isto aproveitou a presença do presidente da Funasa no Senado, para debate sobre malária, e incluiu o tema de interesse dos baianos. “Peço licença para tratar da dengue, tão grave para nós quanto à malária para região norte, problema que já discutimos aqui no Senado, em audiência pública realizada em abril, sem que nada significativo tenha sido feito de lá para cá”, afirmou.

Com dados do boletim epidemiológico divulgado ontem pelo governo da Bahia, o senador afirmou que este ano houve um aumento de 146% sobre os casos notificados no mesmo período do ano passado, com alcance de 402 municípios baianos. César Borges lamentou que este ano morreram pela dengue 63 baianos, a maioria crianças. “Foram mortes evitáveis, porque o Ministério da Saúde fez dois alertas, ano passado, e nada se fez para impedir a explosão da epidemia”, afirmou.

Foto do Dia!

SORRIA: O servidor e o servido

No serviço público, encontramos dois personagens bastante distintos: o servidor e o servido. O primeiro, merece todas as glórias e honrarias, é ele que “carrega nas costas” o município, o estado e a união. O segundo, vive procurando um jeito de ser carregado também.
O servidor prestou concurso para um emprego. O servido arrumou um lugar para se encostar enquanto aguarda a aposentadoria.
O servidor trabalha. O servido vende bijouteria, calcinha... toma cafezinho, vai ali na esquina...
O servidor só falta quando precisa. O servido sempre precisa faltar.
O servidor tem momentos de stress. O servido sofre de TPM crônica e galopante (adora dar umas patadas).
O servidor fica doente como qualquer pessoa. O servido é a grande doença do serviço público.
O servidor cumpre seu horário. O servido vive matando o tempo, fazendo hora... é o último a chegar e o primeiro a sair.
O servidor vê no público a razão do seu serviço. O servido enxerga “um bando de gente chata”, a atrapalhar seu ócio.
O servidor procura resolver os problemas. O servido é um dos problemas.
O servidor procura manter o bom humor. O servido é uma grande piada (de mau gosto).
O servidor tem horas de cansaço. O servido é a preguiça em tempo integral.
O servidor planeja suas férias, feriados, licenças... O servido antecipa, prolonga, inventa, enforca...
O servidor faz o que pode. O servido não pode fazer nada.
O servidor faz greve por melhores salários e condições de trabalho. O servido para ir ao shopping, curtir uma praia ou simplesmente fazer o que ele mais gosta, que é não fazer nada.

28 de outubro é dia do servidor público. Esses valorosos trabalhadores que ainda precisam suportar o contra-peso dos servidos. (Fonte) - Autor: Antonio Pereira (Apon)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DENUNCIA: Tiros na Rodoviaria

Neste momento, uma hora e vinte minutos de madrugada do dia 8 de outubro, um tiro foi disparado na praça da rodoviária e os usuários de craque partiram para todos os lados fugindo de dois policiais militares que caminhavam em direção ao centro da praça. Não se sabe se o tiro foi direcionado aos policiais, ou se os mesmos atiram nos usuários, ou ainda se o tiro foi defagrado para o ar. O que sabemos é que este local tem se tornado um ponto de comercio de drogas de várias espécies alimentando centenas de viciados, andarilhos e prostitutas. Ainda no mês passado pude presenciar uma viatura policial abordar dois traficantes recheados de papelotes que foram liberados após uma conversa em particular de dois policiais e um dos traficantes. Os papelotes foram devolvidos e só pude ouvir um comentário de um policial: "se cuida"!

Hoje ouvimos um tiro e não sabemos de onde ou para quem foi disparado. muito menos se este tiro veio em direção à minha residência. O deputado Euclides Fernandes esteve no local há alguns meses prometendo solução, trazendo um módulo policial fixo o mais rápido possível. Como sempre, apenas lorota fiada que não chegou a nada. Fizemos um abaixo-assinado e levamos ao Batalhão, onde nos prometeram uma ação em quinze dias... cri, cri, cri... já passam dos 45 dias e nada.

O jeito é a população se virar como pode, já que politico e polícia só servem para falar e prometer o que nunca vão cumprir mesmo.

Debate MTV

Em debate na MTV às 22 horas desta terça-feira (6), com o Lobão apresentando o tema Politicamente Correto, foi discutido o que realmente é o tema sem interferir na liberdade individual. Os debates tomaram um rumo diferente e cuminaram no problema social branco e negro, ou seja: racismo.

Segundo um advogado a favor das cotas e programas públicos para resolver o problema do preconceito, um negro ou branco pode usar uma camisa com o texto "100% Negro" e será muito elogiado, pois está favorável à possição social de reestruturação da raça afro. Porém se alguém utilizar a camiseta com os escritos “100% branco” ele estará sendo preconceituoso, e provavelmente será preso ou ameaçado por muitos, pois estará reforçando a soberania branca!

Este tema já está virando xacota. Se tiver uma pessoa negra na rua, e eu precisar chamar a atenção dele, não posso chamá-lo de “negão”, pois isso é preconceito. Mas creio não haver problema caso algum negro me chame de branquelo. Isso não é digno de ofensa, enquanto que o “negão” é.

No caso "politicamente correto", reclamaram sobre as piadas voltadas para negros, pois os ofende e os rebaixa. Mas se os negros podem se ofender com piadas; e os alemães, homossexuais, portugueses, loiras, homens, mulheres, brancos, japoneses não podem se ofender, estão criando leis diferentes para eles, ou seja, separando-os dos outros, reforçando o estúpido conceito de raça.

O tema se estendeu por 4 blocos chegando à finalização com uma frase de um cabeleireiro, representante homossexual, que disse: "se alguém se sente ofendido porque o chamam daquilo que ele é, é porque é uma pessoa frustrada e não está resolvida quando ao fato"!... Clap, clap, clap... este é o kara!!!

Cheios de burrisse invadem e destoem terras produtivas!!!

Sem cultura, ops, sem educação, ops, sem moral, ops, sem terra invadem terra produtiva e destroem mais de 7.000 laranjeiras totalmente produtivas. Na imbecil explicação, alegaram ter que plantar feijão!!! Não precisa ser especialista para saber que isto é total babaquice, pois as duas lavouras sobrevivem muito bem juntas. Isto mostra que estas quadrilhas estão se especializando em destuir o patrimônio na alegação de serem produtores... só se forem produtores de baderna e destuição.
A fazenda foi desocupada e o prejuízo fica por conta do proprietário e, como tudo no Brasil, termina numa grande PIZZAAAAAAAA!!!!
Dá-lhe Brasil!

DENÚNCIAS: Licitação cancelada

Após licitação com R$ 8.000,00 de diferença do concorrente, empresa apresenta todos os documentos legais de forma clara e sem nenhum inconveniente para execução do serviço. Sem "motivos aparentes", após conversa com um representante da cúpula administrativa, o contrato foi cancelado sem maiores explicações.
A empresa ganhou uma licitação com uma diferença absurda e tinha todos os documentos exigidos pela Prefeitura Municipal de Jequié. Segundo representante da empresa, a mesma está preparando os documentos para entrar com ação no Ministério Público, já que os motivos fogem da documentação exigida.

Jornalismo da Record agindo e noticiando com profissionalismo

Ontem, as maiores e melhores emissoras de televisão do mundo já estavam cobrindo as fortes tempestades nas Filipinas. A CNN, por exemplo, está lá reportando as últimas informações com correspondente no local. A Rede Record, ontem, também já tinha uma correspondente - a Catarina Hong -, que saiu lá da Indonésia e foi direto para as Filipinas.
Enquanto isso, na Rede Globo - apontada até então com a 4ª maior emissora do mundo -, continuava com seu correspondente para a Ásia na Indonésia. Vale ressaltar que, Roberto Kovalick - o correspondente da Rede Globo - só chegou à Indonésia no domingo. Sendo que a correspondente da Record já estava na Indonésia na quinta-feira.
Pois é, esse é o jornalismo classe A da Rede Globo, "A" de acomodado, "A" de atrasado, "A" arcaico... Tá na hora de modernizar!!! [Fonte]

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Olha a prova do enem 2009 que vazou

Clique na imagem para ler a prova do Enem

Bahia pode sair do Pronasci por baixa eficiência

A Bahia é um dos estados brasileiros que estão ameaçados de suspensão do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) por não conseguirem aplicar a verba de 2008. Preocupado com a ameaça, que se soma ao crescimento da violência na Bahia, o senador César Borges (PR-BA) pediu uma audiência com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para tratar da questão. Com base em dados do ministério, César Borges informou que a Bahia gastou apenas 10,59% dos mais de R$ 42,7 milhões que estavam disponíveis em 2008: “É a luta do crime organizado contra um governo desorganizado”, comentou. (veja a tabela).

Os estados ameaçados têm prazo até o final de outubro para comprovar o gasto de pelo menos 30% das verbas do ano passado, ou serão punidos. O senador pondera que a decisão do Ministério da Justiça tem o mérito de pressionar os governos, mas pode punir a população. “O justo era encontrar uma forma de punir o mau governante, sem que a população fique ainda mais prejudicada com a saída ou a suspensão da Bahia”, afirmou.

O senador estará acompanhado na audiência com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para também avaliar com o ministro Tarso Genro a reposição de policiais rodoviários e reabertura de delegacias e postos da PRF que foram fechados na Bahia, nos últimos anos, além da criação de uma divisão aérea no estado. “É uma ajuda importante neste momento de dificuldade da segurança pública. Acredito que uma Polícia Rodoviária mais forte vai impedir que o crime entre nas cidades”, afirmou. (Fonte)

Enem 2009 – Faça o download da prova que vazou e do gabarito

Enem 2009 – o MEC disponibilizou as provas que seriam respondidas pelos alunos inscritos no Enem 2009 neste sábado e domingo. A prova agora serve como simulado para que o aluno inscrito faça um teste do seu aprendizado. Foi disponibilizado também o gabarito para conferência posterior. Professores e especialistas avaliam que a nova prova do Enem 2009 seja muito parecida, pois as novas questões podem ser selecionadas do mesmo banco de dados, uma vez que o tempo para confecção e impressão é bastante restrito. Segundo o Ministro da Educação, em menos de quarenta e cinco dias a nova prova do Enem 2009 será aplicada nas escolas, e todos os inscritos receberão orientações de confirmação de data, hora e local, com a devida antecedência.

Download da prova pdf:
Prova primeiro dia / Prova segundo dia

Download do gabarito pdf:
Gabarito

O Ministro garantiu que não haverá mudanças no que se refere ao vestibular e ingresso nas universidades, bem como no financiamento pelo ProUni. Enquanto o MEC prepara outra prova e a Polícia Federal investiga o roubo, Haddad sugeriu aos estudantes que aproveitem o tempo para aprimorar os estudos. Anunciou, ainda, que o Ministério da Educação e o Inep colocaram em seus portais eletrônicos a prova descartada para uso em simulados.

No encontro com a imprensa, Haddad relatou como tomou conhecimento do vazamento das provas. No fim da noite de quarta-feira, 30 de setembro, a jornalista Renata Cafardo, do jornal O Estado de S. Paulo, em ligação para o ministro, informou que o jornal fora procurado por duas pessoas que queriam vender a prova impressa.

Segundo Haddad, a jornalista disse que o jornal rejeitara a oferta, mas que ela conseguira manusear o material e fixar alguns componentes gráficos que foram repassados ao ministro para conferir a veracidade. A figura da Mafalda — personagem de história em quadrinhos que figuraria na prova de língua portuguesa — e a Bandeira do Brasil estavam entre os componentes informados pela jornalista.

Com os dados, Haddad pediu ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela elaboração das provas, a abertura do cofre de segurança para avaliar a veracidade dos elementos. À 1h desta quinta-feira, dia 1º, o Inep confirmou que os componentes em questão eram verdadeiros. De posse da informação do instituto, Haddad decidiu adiar as provas e excluir todas as questões que fizeram parte das duas avaliações. Os itens do exame que vazaram servirão, agora, segundo Haddad, para um simulado. (Fonte)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TEATRO: Atração de qualidade para Jequié

DENUNCIAS: Elefante Branco tombado como Patrimônio de Jequié

Trânsito: Moto Sujeito a Multa

Related Posts with Thumbnails