segunda-feira, 26 de abril de 2010

Usuários de telefone fixo poderão optar por não pagar assinatura mensal

Proposta que determina a oferta de planos alternativos no sistema de telefonia fixo, sem a assinatura básica mensal será analisada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), na quarta-feira (14).

Os senadores decidirão sobre substitutivo, do senador Renato Casagrande (PSB-ES), ao projeto original, que acrescenta dispositivo à Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97), segundo a Agência Senado.

A proposta do relator torna obrigatória a oferta de planos alternativos de serviço que não cobrem assinatura mensal, habilitação ou qualquer outro item que não seja relacionado ao efetivo consumo do serviço pelo usuário.

O projeto inicial, de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, sugeria proibir a cobrança pelas prestadoras de telefonia fixa e móvel de qualquer valor referente à assinatura mensal ou semelhante.

Consumidores
De acordo com Casagrande, se a assinatura mensal for abolida, as pessoas que usam intensamente o telefone e, portanto, optam por planos que compensem os gastos, seriam prejudicados num sistema parecido com o pré-pago.

O relator argumentou que "sem a assinatura mensal, que contempla expectativa mínima de receita por parte da operadora suficiente para reduzir ou eliminar cobranças extras pelo consumo físico desse usuário naquele mês, o preço unitário (ou o valor por minuto) de cada chamada certamente será mais elevado".

Em razão disso, em vez de o relator estender a norma proposta pelo projeto ao serviço móvel, decidiu sugerir que o usuário optasse por serviços com ou sem pagamento da assinatura. - Fonte: Portal InfoMoney

DENÚNCIA: Imbecis nas ruas de Jequié!

É incrível como a animalidade humana se manifesta nos ditos cidadãos jequieenses. Homens da idade da pedra depois de curtir a descoberta da roda e do fogo agora curtem a descoberta do som. A educação é algo que se traz de berço, se não a tem hoje é porque nunca teve e sempre viveu como o naenderthal que é. Esta não é uma situação que se manifesta, se trás de berço.

Diante de tanta babaquice e infantilidade adolescente de seres morbidos que se dizem curtidores, é necessário uma ação drástica pelo poder público de Jequié como foi feito na cidade de Bragança Paulista-SP. Se os homens públicos daqui (Jequié) não conseguem desenvolver projetos reais, copie de quem o fez e deu certo, não existe vergonha alguma nisto. A polícia precisa do amparo da lei para agir e quem faz as leis são aqueles que votamos para servirem para alguma coisa, não apenas para encherem os bolsos, meias, colchões e cofrinhos de moedinhas; são eleitos para administrarem com responsabilidade dando direitos de cidadania a quem realmente tem e inibindo os naenderthais modernos que se deliciam com as novas descobertas.

Há tá, estou falando dos animais sobre rodas que querem exibir suas exuberantes máquinas sonoras sem respeitar nada e nem ninguém, típico de seres da pedra como são! Ainda ontem, por volta das 4 horas da manhã, um ser sórdido estacionou seu carrinho sonoro a meio quilômetro de minha casa, ligou seu "radinho de pilha titânica" e pôs alguns quarteirõs fora no chão Parecia que o som estava embaixo da cama. Sem entender, saímos à rua, eu e a vizinhança, para ver o que estava acontecendo e, diante do novo deus, umas trinta pessoas pulavam feito indios na dança da chuva diante do deus sonoro parecendo um bando de loucos drogados!

O cômico trágico é que eu estava a quase 500 metros de distância e quando liguei pra polícia mal consegui ouvir o que o atendente dizia, mas entendi poucas palavras como: "Que porra é essa!? Já estou mandando a ..." Deduzi que os homens da lei estavam a caminho quando lembrei que de nada adiantava, já que para resolver um problema similar diário, precisei entrar com ação judicial no intuito de fazer cumprir a lei já existente.

Mas fico imaginando se, a meio quilômetro estava este absurdo, imagine como estavam as casas de quem mora em frente aos loucos varridos perdidos na droga que nunca frequentaram uma escola, e adoram aparecer chamando a atenção para si desestruturando a sociedade!

Fazer o quê!? Diante de tanta animalidade só posso falar, assim como toda a vizinhaça que assitiu ao show do terror!

Mas, se as ditas autoridades quiserem opinião (se é que vale alguma coisa, já que não vai acompanhada de cifras), basta ampliar a lei já existente desde 1998 tornando tal absurdo em crime para que a polícia possa agir definitivamente e inibir de vez estes maconheiros viciados que icomodam a paz alheia sem respeitar idosos, crianças e nem mesmo doentes. Basta dar poder à polícia para recolher os veículos com equipamentos em uso sem um limite estabelecido e a retirada do complexo via pagamento de multa real (nada de merrecas) e com o som desinstalado do veículo. Essa foi a atitude dos políticos bragantinos e deu certo. Lá os babacas de plantão se ferraram e não podem mais fazer suas estripulias fora das áreas permitidas, além de uma renda extra gerada pelas multas. Lá não tem conversa. Zoou se ferrou, é cana na certa!

Situações bizarras como esta são comuns em Jequié, como ter que parar o carro para deixar estes manés irem embora, pois o absurdo sonoro até atrapalha dirigir, colocando em risco a vida deles e de inocentes que realmente foram para escola.

Os Leprosos

Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei.” (2 Reis 7:9 ARA)

Temos que aprender algo com estes leprosos. A frase “este é dia de boas novas” não sai da minha cabeça faz duas semanas, afinal a palavra do Novo Testamento para boas novas é evangelho. “Este é dia de evangelho”.

Te convido a ler este capítulo desde o início para entender a história, mas resumindo estes leprosos estavam para morrer e arriscando encontrar comida encontraram um tesouro. Nos seus corações, era impraticável ficar com tudo aquilo sem repartir com seus compatriotas, mesmo sabendo que por serem leprosos continuariam sendo rejeitados, imundos para a sociedade.

Meu irmão, nós que encontramos a Cristo e nos entregamos a Ele para salvação, encontramos um tesouro. Nos alegramos, nos lambuzamos todos como criança comendo mel, nadamos nas águas abundantes da paz do Senhor, navegamos pelo oceano do Espírito, participamos da maravilha do Reino vindouro, nos tornamos participantes de uma nova raça. NÃO NOS CALEMOS. Como aqueles leprosos correram para a caa do rei para anunciar que encontraram algo abundante, corramos nós também na direção de todos os famintos de alma e espírito.

Os leprosos não tinham nada a perder, iam morrer de fome. Se fossem encontrados pelos sírios seriam mortos. Não havia comida nem para os sãos, as cabeças de jumento já valiam como iguaria fina. Mas tudo mudou, encontaram muita comida. Como ficar calado? Como esperar até amanhecer?

Veja como é simbólico isso. Tem senso de urgência, tem senso de responsabilidade, tem generosidade, tem gratidão, não tem medo de rejeição. Dá prioridade para anunciar as boas novas em detrimento até do senso de auto-preservação.

Que isso nos inspire…

Pai, quero entender o que é importante e o que não é. Quero aprender a ter uma atitude altruísta como daqueles leprosos.” - Mário Fernandez

terça-feira, 20 de abril de 2010

Ungido, mas Esperando

“A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.” (1 Reis 19:16 ARA)

Até que ungir Jeú como rei sobre Israel deve ter sido relativamente tranquilo para Elias, especialmente neste momento em que ele acabara de dar cabo dos profetas de Baal no Monte Carmelo. Mas fico imaginando o que deve ter sido ungir Eliseu no seu lugar. Note que o texto diz claramente: “no teu lugar”. Não era um mero discípulo, não era um amigo seu, não era alguém do seu relacionamento. Era um estranho que iria ficar posteriormente em seu lugar. Quantos de nós temos maturidade para ungir nosso sucessor?

Não sou juiz da vida de ninguém e sou conhecido por não ter uma auto-estima muito valorosa. Mas acho que eu teria entrado em crise ou ficado depressivo com uma ordem destas. Deus parece que tem senso de humor de vez em quando. Depois de vencer a batalha mais difícil vou me encostar e colocar outro em meu lugar? Se você for um pouquinho parecido comigo, vai entender do que estou falando. Eu quero a unção para mim e fico resistindo a repartir, quanto mais a repassar. Mas sou mais obediente do que egoísta ou teimoso, então obedeço.

Mas olhe ao seu redor e avalie quantos homens do nosso tempo estão edificando algo para si de uma forma que não dá nenhum sinal de preparar o próximo ungido. Não é questão de julgamento, mas de entendimento. Nós, que somos menos expoentes em termos de liderança, temos a oportunidade de preparar nosso próximo de maneira mais tranquila. O que é mais fácil, ungir o próximo líder de célula ou o próximo pastor de uma igreja com 5.000 pessoas? E 20.000? E 50.000?

Não discuto questão de competência ou de preparo, mas da obediência mútua. Se por um lado Elias foi obediente ungindo seu sucessor, Eliseu foi obediente atendendo ao chamado de um estranho e indo com ele. Como ele saberia as maravilhas que Deus faria por seu intermédio no futuro? Não sabia como eu também não sei. Quem sabe quem eu ou você podemos ser em 5 anos?

Obediência, meu irmão, é melhor que sacrifício.

“Senhor, obrigado por me mostrar para onde devo caminhar. Não quero reter comigo o que o Senhor me der, nem quero me negar a um chamado Seu. Ajuda-me.” - Mário Fernandez

Cirurgia de Lipoaspiração

"Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados,nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo e muito mais piração?

Uma coisa é saúde outra é obsessão.O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a auto-imagem. Religião é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação. Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo,sentimento é bobagem. Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso. A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem? A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.

Não importa o outro, o coletivo. Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada. Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas? Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva. ?Cuide bem do seu amor, seja ele quem for”. - Herbert Vianna (cantor e compositor / Paralamas do Sucesso)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Puro Foco

“Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho.” (Lucas 10:4 ARA)

Este texto tem se mostrado emblemático para mim, especialmente nesta fase da minha vida. Na sua primeira parte, ele fala e nos ensina sobre a confiança no suprimento de Deus para nosso sustento pessoal, pois a bolsa era onde se carregava comida, o alforje onde se carregavam as roupas e ferramentas e as sandálias não precisam ser explicadas. Sem carregar isso numa viagem, ficamos totalmente a mercê de recebermos ajuda para não morrermos de fome, de frio a noite e até mesmo da necessidade de algum medicamento. Quando Jesus enviou os setenta com esta orientação, sentenciou-os a confiar em Deus para não morrerem. Eu já me senti assim muitas vezes na minha vida. Confesso que me apavorei muitas vezes, até aprender que não é a bolsa que garante que haja comida mas sim a mão do Pai. Portanto, não confiar em Deus dá encrenca, com ou sem bolsa.

Na segunda parte, Jesus não está dizendo para serem antipáticos com ninguém, não se trata de ser pedante. Trata-se de entender que a saudação envolvia uma parada, uma conversa, uma perda do foco da viagem. Pelo caminho, não pare para conversar, seria uma paráfrase bem aceitável. Isso tem me ensinado que meu caminho neste mundo não é para lazer ou bate-papos, pois meu destino está na outra ponta, do outro lado. Perder tempo pelo caminho tira meu foco.

Por outro lado, preciso ainda entender que a viagem dos 70 não tinha um único destino e portanto implicava em mais de uma missão. Estou nesta caminhada neste mundo com um destino final sim, mas tenho inúmeras paradas pelo percurso, pois se minha caminhada aqui não servir para abençoar meus compatriotas terráqueos, considero questionável meu esforço. Se for só para mim, duvido que seja de Deus.

Aqueles primeiros missionários saíram dispostos a abençoar, como eu e você devemos estar. Avalie sua jornada e verifique se não há mais enroscos e paradas indevidas do que destinos intermediários. Isso pode comprometer sua viagem.

“Pai, dá-me a capacidade de olhar para meus passos e entender o que é missão e o que é distração. Fortalece-me para que eu seja de fato uma benção.” - Mário Fernandez

Seminário em Jequié discute economia e meio ambiente

É possível desenvolver com equilíbrio ambiental? Questões como esta serão debatidas no seminário Economia e meio ambiente no próximo dia 23 de abri, sexta-feira, a partir das 19h30 no Salão Paroquial de Nossa Senhora das Graças em Jequié, numa promoção do Centro de Estudos Chico Mendes.

O seminário terá como debatedores o líder da Bancada do Partido Verde na Câmara Federal, deputado Edson Duarte, o deputado federal Luís Bassuma (PV-BA) e o presidente do PV baiano, Ivanilson Gomes, e será mediado pelo jornalista Domingos Ailton.

Os palestrantes Edson Duarte, Luis Bassuma e Ivanilson Gomes irão explicar o novo conceito da área econômica que tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos , a ecoecomomia. Irão falar também sobre a relação entre economia e vida, que é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e apresentarão alternativas a partir de experiência onde programas econômicas respeitam o meio ambiente dentro de uma perspectiva do Desenvolvimento Sustentável.

Durante o seminário o Centro de Estudos Chico Mendes anunciará uma campanha em favor da Cooperativa dos Catadores de Jequié (Copeje), onde pretende através dos veículos de comunicação mobilizar a população local para aderir a coleta seletiva e contribuir ao mesmo tempo com a geração de emprego e renda e com a preservação ambiental.

As inscrições para o seminário são gratuitas e o Centro de Estudos Chico Mendes fornecerá certificados para as pessoas que se inscreverem. Maiores informações e inscrição pelo email domingosailton@gmail.com

DICA: Garantia: entenda os prazos para reclamar de produto com defeito

É sempre ruim quando um produto apresenta algum problema, principalmente quando adquirido há pouco tempo. No entanto, já alivia um pouco saber que o artigo ainda está dentro do prazo de garantia - afinal, isso assegura que o consumidor não terá de arcar com o custo pelo seu reparo ou sua troca. Mas você sabia que há vários tipos de garantia?

A fim de assegurar ao consumidor a qualidade, eficiência e durabilidade de um produto, há pelo menos três modalidades de garantia: a legal, a contratual e a estendida.

A garantia legal é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e independe de previsão em contrato, a lei garante e ponto. Assim, no prazo de 30 ou 90 dias a partir da reclamação do consumidor, o fornecedor é obrigado a sanar o problema ou trocar o produto. Para reclamar, o prazo do consumidor é de 30 dias se o produto não é durável (por exemplo, um alimento), ou 90 dias se é durável (por exemplo, uma máquina de lavar).

O que muita gente não sabe é que, no caso de um vício oculto (aquele defeito não-aparente, que somente se mostra depois de um certo tempo de uso do produto), o prazo assegurado pelo CDC começa a contar a partir do momento em que esse defeito é constatado.

Já a garantia contratual é a que o fabricante ou fornecedor acrescenta a seu produto, mas não é obrigatória. Sua vigência começa a partir da data de emissão da nota fiscal, com o prazo e condições impostas pela empresa - normalmente estabelecida no "termo de garantia".

No caso da garantia estendida (normalmente oferecida pelas lojas com termos como "supergarantia"), por sua vez, entra em cena uma terceira empresa, sem relação com o fabricante e que, na verdade, oferece um seguro ao consumidor. Dentro desse tipo de garantia, há ainda três modalidades: a original, cuja cobertura é igual à da garantia original de fábrica; a original ampliada, que possui acréscimos à original; e a diferenciada, que é menos abrangente que a original.

Para o Idec, em geral, não vale a pena pagar pela garantia estendida, a não ser quando o contrato oferecer alguma vantagem de fato. Antes de optar por ela, é recomendável que o consumidor informar-se sobre a modalidade do seguro e solicitar uma cópia do contrato ou apólice e analisá-lo com cuidado.

Troca
De acordo com o artigo 18 do CDC, o fornecedor e o fabricante têm 30 dias, a partir da reclamação, para sanar o problema do produto. Extrapolado esse prazo, o consumidor pode exigir um produto similar, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço. Contudo, o período de um mês não deve ser estipulado em caso de se tratar de produto essencial com defeito - como uma geladeira, por exemplo -, e a troca deve ser imediata.

Como também estabelece o Código, o consumidor pode reclamar sobre o defeito ao fabricante ou à loja onde comprou a mercadoria, conforme preferir. Ambos têm responsabilidade solidária em resolver o problema. No entanto, como constatou uma pesquisa do Idec, as principais redes de varejo não respeitam os prazos legais para reclamação e "empurram" o consumidor para a assistência técnica. - Fonte: Portal do Consumidor

Faculdade particular não poderá cobrar por diploma

Expedição e registro de diploma são parte dos serviços educacionais prestados, decide conselho
Mariana Mandelli - O Estado de S.Paulo

As faculdades particulares não poderão mais cobrar para expedir e registrar os diplomas dos cursos superiores. A decisão, que está no parecer N.º 11/2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE), foi homologada no dia 1.º e publicada ontem no Diário Oficial da União.

A discussão sobre a cobrança, que existe há anos, ganhou força em 2008, quando a Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro pediu que o MEC se manifestasse sobre o assunto. Maranhão, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais também cobraram um posicionamento.

Para o CNE, a expedição e o registro do diploma são indissociáveis dos serviços educacionais prestados pela instituição – a não ser que a impressão tenha recursos gráficos especiais.

“Não havia uma atitude homogênea por parte das faculdades”, explica o membro do CNE e relator do parecer, Milton Linhares. “Os custos para expedir e registrar o diploma devem estar inseridos no contrato de prestação de serviço.” - Fonte: Portal do Jornal O Estado de S. Paulo

segunda-feira, 12 de abril de 2010

DA UESB À UNERC – UMA QUESTÃO EVOLUTIVA!

É preciso conhecer a história para debatermos o presente e construirmos outra realidade no futuro próximo - Por Wellington Nery*

No momento em que a sociedade locoregional coloca o desmembramento da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia [UESB], campus Jequié, de sua sede em Vitória da Conquista, para torna-se a Universidade Estadual do Rio das Contas [UNERC] como pleito mor da coletividade do Território de Identidade Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriça, entendemos ser importante lançarmo-nos ante a trajetória histórica dessa instituição de ensino superior pública para assim podermos debater o presente e construir outra realidade no futuro próximo. A UESB é uma instituição multicampi com três unidades, localizadas nos municípios de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, todas situadas na Região Político-Administrativa Sudoeste da Bahia, sendo que Jequié localiza-se na Região Geográfica Sudeste. Desde já, existe aí, ao nosso olhar, uma incoerência motivada por casuísmos políticos perpetrados ao longo dos anos. Jequié é cidade Polo Regional com influência direta em suas diversas áreas político-sociais em mais de 40 municípios do Território de Identidade Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriça. Não temos maior identidade com a Região Geográfica Sudoeste.

Do ponto de vista estrutural, a UESB tem a seguinte composição: Órgão da Administração Superior - Conselho Universitário – CONSU; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE; Conselho Administrativo – CONSAD e Reitoria. Órgão da Administração Setorial – Departamentos e Colegiados de Cursos e Órgãos Suplementares - Prefeituras de Campi; Conselhos de Campi; Bibliotecas; Centro de Aperfeiçoamento Profissional; Diretoria do Campo Agropecuário (DICAP); Diretoria Técnica Operacional em Recursos Audiovisuais (DITORA); Editora Universitária; Gráfica Universitária; Museu Regional; Produtora Universitária de Vídeo (PRÓVIDEO); Serviço Médico-Odontológico Social e Sistema UESB de Rádio e Televisão (SURTE). Observamos que a maioria dos órgãos está logicamente sediada em Vitória da Conquista, contudo, notamos ainda que a gestão e a operacionalidade dos mesmos não têm contemplado satisfatoriamente Jequié e Itapetinga como deveriam. Ficamos sempre de pires na mão em busca de migalhas, travados pela burocracia imposta e pela má vontade política-administrativa de alguns poucos que utilizam a máquina pública da UESB em prol de seus escusos interesses políticos partidários e econômicos.
Mas, voltemos nosso olhar para a história a fim de entendermos como entramos nesta situação de subordinação quase servil de forma um tanto desavisada. A formação da UESB ocorre a partir da política de interiorização do Ensino Superior, contida no Plano Integral de Educação do Governo do Estado, de 1969, com a instalação das Faculdades de Formação de Professores nos municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana e Alagoinhas, que se somava à Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco [FAMESF], criada na década de 1950. Até meados de 60, existiam apenas duas universidades e algumas instituições de Ensino Superior isoladas na Bahia. Em 1962, através da Lei nº 1.802, são criadas as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana, Ilhéus, Caetité e Juazeiro. Em 1969 é criada a Faculdade de Educação de Vitória da Conquista, pelo Decreto Federal nº 21.363, de 20 de julho. Ainda neste ano, através da Lei nº 2.741, de 11 de novembro, a Faculdade é constituída como Autarquia. Em 1970, o Poder Executivo, autorizado pela Lei nº 2.852, de 09 de novembro, institui a Fundação Faculdade de Educação de Jequié, denominada, posteriormente de Autarquia, pelo Decreto nº 23.135/70.
As Faculdades só teriam os funcionamentos efetivados com a implantação dos cursos de Letras, em Vitória da Conquista [1971], Ciências e Letras, em Jequié [1972], licenciaturas curtas, autorizadas, respectivamente, pelos Decretos Federais nº 68.219, de 11 de fevereiro de 1971; nº 79.130, de 17 de janeiro de 1977 e nº 80.551, de 11 de outubro de 1977. Observem caros leitores, que desde o início tínhamos mais condições de ser sede, pois tínhamos mais cursos e professores, mas prevaleceu o viés político. O reconhecimento dos cursos ocorreria pelo Decreto Federal nº 79.252, de 14 de fevereiro de 1977 (Letras, em Vitória da Conquista), e pela Portaria Ministerial nº 37, de 09 de fevereiro de 1984 (Ciências e Letras, em Jequié). Só então a Fundação Educacional do Sudoeste é criada pelo Decreto nº 27.450, de 12 de agosto de 1980, com o objetivo de “implantar e manter uma Universidade no Sudoeste, incorporando ao seu patrimônio os bens e direitos pertencentes às Faculdades existentes em Vitória da Conquista e Jequié”.
Em 1980, através da Lei Delegada nº 12, de 30de dezembro de 1980, a Fundação Educacional do Sudoeste é extinta, como mantenedora da Universidade, sendo criada a Autarquia Universidade do Sudoeste. O Regulamento de Implantação dessa universidade foi aprovado em 25 de agosto de 1981, pelo Decreto nº 28.169, sendo a ela incorporadas as Faculdades de Formação de Professores, a Faculdade de Administração e outras unidades que viessem a ser instituídas e a ela vinculadas. Com a constituição da Autarquia são implantados, também, as Escolas de Agronomia, em Vitória da Conquista, Zootecnia, em Itapetinga, e Enfermagem, em Jequié.

Em 1984, a partir de convênio entre a UESB e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão [FAPEX] e, sob a coordenação do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público [ISP], da Universidade Federal da Bahia [UFBA], foi elaborada a “Carta Consulta”. Somente após dois anos de trabalho, este documento foi entregue ao Conselho Estadual de Educação [CEE], para autorização de funcionamento da UESB, em sistema multicampi, vinculada à Secretaria de Educação e Cultura do Estado. Com o parecer do CEE nº 119/87, o Conselho opina favoravelmente e o Governo Federal baixa o Decreto nº 94.250, de 22 de abril de 1987, autorizando o funcionamento da universidade. O seu credenciamento ocorre em 1998, através do Decreto nº 7.344, de 27 de maio de 1998, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia de 28 de maio de 1998. Em 2003, foi encaminhado o processo de Recredenciamento ao Conselho Estadual de Educação sendo que em 2006, através do Decreto nº 9.996, de 02 de maio de 2006, a UESB foi Recredenciada por um período de 08 [oito] anos, ou seja, até 2014. A partir daí Jequié ficou administrativamente atrelada à Vitória da Conquista no que tange à UESB, por mera vontade política.
A criação da Universidade Estadual do Rio de Contas [UNERC] é uma antiga aspiração de Jequié e região. No século passado, educadores ilustres da nossa região sonharam com a possibilidade da existência de uma universidade entre nós. Naquele tempo, onde a conclusão do curso básico já era uma tarefa penosa, privilégio de poucos, a formação superior dependia da travessia de longas distâncias. Personalidades como Salvador da Matta, de Ipiaú; Carlos Dubois, de Jaguaquara; Milton Rabelo e Nelson Moraes, de Jequié; entre tantos outros, ousavam pensar numa instituição de nível superior para as cidades da beira do Rio das Contas, do Vale do Jiquiriçá e da cidade do sol catingueira. Esses homens, abnegados percussores da nossa cultura, estavam adiante do seu tempo. Hoje, no limiar do terceiro milênio, somos os atores sociais responsáveis pelo salto de qualidade da comunidade onde estamos inseridos. Coube a nós, legítimos representantes deste povo, empunharmos esta bandeira em defesa da independência de nosso ensino público em nível superior, irmanados com as entidades representativas da sociedade civil organizada, moradores de uma região que abrange, seja por influência econômica ou pela condição de sede administrativa, quase 40 municípios. Quis Deus que fossemos nós e não os nossos dignos antepassados, os desbravadores deste caudaloso manancial de cultura e de oportunidades que é uma universidade nos moldes da que queremos implementar em nossa região. Para tanto é necessário que nos façamos ouvir nos quatro cantos da Bahia com o nosso grito de UNERC JÁ! JEQUIÉ E REGIÃO NÃO PODEM ESPERAR.

A discussão sobre o desmembramento do campus de Jequié e, como conseqüência, a criação da Universidade Estadual do Rio das Contas [UNERC] é uma realidade. Vários segmentos da sociedade já estão realizando debates sobre essa criação, por entenderem que uma universidade nasce das aspirações e demandas sócioeducacionais da coletividade. O espaço universitário público, nesse momento, não pode se omitir diante dos fatos, posto que o mesmo é mantido pelo pagamento dos tributos [impostos] de todos os cidadãos dessa sociedade. Hoje a realidade da UESB Jequié é bem diferente: temos dezesseis cursos de graduação, três cursos de mestrados, um curso de doutorado na área de Química em fase de implantação, dezenas de doutores, mestres e especialistas envolvidos com ensino, pesquisa e extensão, mais de dois mil alunos, mais de duzentos servidores, dois espaços físicos [campus I e campus II] aptos a novas construções e a ampliações etc.

Com o desmembramento do campus universitário de Jequié da UESB e a criação da UNERC teremos nossa sonhada autonomia para administrar os recursos financeiros – no valor em torno de R$ 54.000.000,00 [cinqüenta e quatro milhões de reais] - que o campus Jequié recebe anualmente do orçamento do Estado. Além de uma universidade autônoma quanto às questões financeiras e administrativas, de tão relevante importância para o crescimento da economia de Jequié e região, teremos uma instituição com autonomia acadêmica para implantar cursos de graduação, pós-graduaçâo e de capacitação para atender as necessidades da sociedade locoregional. Tudo agora só depende de nossa permanente mobilização e da consciência e da caneta do governador Jaques Wagner. Permaneceremos vigilantes e mobilizados a ecoar: UNERC JÁ! JEQUIÉ E REGIÃO NÃO PODEM ESPERAR.

*Jornalista Profissional MTE1958BA e Professor da Disciplina Comunicação em Saúde do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Coletiva da UESB Jequié. Email: jornalistanery@hotmail.com - http://jornalistanery.blogspot.com/

Paralisação dia 13 de abril

Contra os ataques do Governo à autonomia universitária



Os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) farão paralisação nesta terça, 13, como parte das estratégias de mobilização do Movimento Docente frente aos sucessivos ataques à autonomia universitária, que vem ocorrendo desde o início de 2009. Neste dia também serão divulgadas as Peças de Mídia referente à Campanha Salarial 2010 que, neste ano, reivindica a Incorporação integral das Condições Especiais de Trabalho (CET)

Em Jequié será realizado panfletagem e um debate no Auditório Wally Salomão, às 9h, com a presença de membros da comunidade acadêmica. Em Vitória da Conquista acontecerá um Ato Público no Centro da cidade (Praça 09 de Novembro) também às 9h com panfletagem da Nota à Sociedade. Em Itapetinga acontecerá uma manifestação na entrada da universidade com entrega da Nota à Sociedade.

A iniciativa do governo em bloquear os pedidos de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho é uma afronta à atividade docente e ao Estatuto do Magistério, que, em seu Artigo 18, § 2º, preconiza que “o processo para promoção e progressão funcional deverá tramitar, ser decidido e encerrado no âmbito da Universidade”. No entendimento do governo “a mudança de regime de trabalho é uma concessão do Estado, e não uma obrigação deste”. Diante disso está visível para o MD a arbitrariedade e a provocação do governo.

Contato:
Secretária da Adusb - (73) 3527-4704
Alexandre Galvão – Presidente da Adusb (77) 8822-1036
José Costa – Vice-presidente (73)8826-6297

domingo, 11 de abril de 2010

Desculpas

“Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.” (Mateus 25:24-25 ARA)

Qualquer consultor de empresa ou gerente minimamente treinado, ao ler este versículo, diria que o rapaz fez o que pode. Estou careca de ouvir isso. Que ele poderia ter recebido um treinamento melhor, ou o seu senhor poderia ter sido mais tolerante. Discordo. O texto diz, no início da parábola, que o senhor deu a cada um segundo sua capacidade e que quando retornou pediu contas.

O fato é que pessoas que dão desculpas não dão resultados e essa é uma equação muito muito simples. 100% de desculpa é 0% de resultado, 50% de desculpa é 50% de resultado e assim por diante. Não podemos nos iludir de conseguir um resultado perfeito o tempo todo em tudo que fizermos, mas podemos contar com a inspiração de Deus para sabemos como agir e chegar ao melhor resultado que pudermos. Tão perto da perfeição quanto seja possível. Tão perfeito quanto possível. Para isso, um grande passo é não dar desculpas.

O problema da desculpa é o foco: consome energia pois precisa ser preparada, nos faz passar vergonha ao ter de apresentá-la no lugar do resultado, desaponta aqueles que estão contando conosco – nos tira do rumo do resultado.

Eu já vi das mais variadas interpretações para esta parábola, mas creio em meu coração que o sentido mais íntimo e mais sublime trata de fidelidade. Servo bom e fiel é algo que queremos ouvir a nosso respeito, independentemente do que signifiquem os talentos. Servo mau e negligente é algo que ninguém quer ouvir.

Te convido a ser alguém que concentra seus esforços em trabalhar e produzir, não gerando desculpas. Foco e concentração, meu irmão. Foco e concentração.

“Deus querido, obrigado por me alertar sobre um comportamento que não cabe àqueles que Te amam como eu. Fortalece-me e ajuda-me para eu vencer isso.” - Mário Fernandez

Convênios firmados pela SESAB e UESB agregam benefícios ao HGPV

A assinatura dos Convênios de Cooperação Técnico-Científica pelo Secretário de Estado da Saúde da Bahia Dr. Jorge Solla e pelo Reitor da UESB Prof. Abel Rebouças São José, ocorrido neste sábado 10, atendem parte das reivindicações dos estudantes de medicina e agrega perspectivas promissoras ao Hospital Geral Prado Valadares.

Na explanação do Secretário da Saúde da Bahia, Prof. Dr. Jorge Solla, foi deixada mensagem aos acadêmicos de medicina, sobre a importância de preservação dos princípios éticos na formação profissional. “A próxima etapa agora é o credenciamento de programas de Residência Médica no Prado Valadares”, salientou Jorge Solla.

Representando o Excelentíssimo Governador da Bahia, Dr. Jaques Wagner, a Secretária da Casa Civil, Drª. Eva Maria Chiavon, disse que cabe ao Estado a definição da estratégia pedagógica para a formação de médicos que respondam às necessidades do Sistema Único de Saúde.

O diretor geral do HGPV, Gilmar Vasconcelos, fez avaliação extremamente positiva do evento de assinatura de convênios, “a cessão de campo de estágio para aulas práticas do curso de medicina, de pós-graduação stricto sensu e implantação de biblioteca no ambiente hospitalar cumprem parte dos critérios de certificação do HGPV enquanto hospital de ensino”, pontuou o diretor. - Gilmar Vasconcelos - Diretor do HGPV - Jequié

Bancada do PV protesta contra adiamento da votação do Ficha Limpa

O líder da bancada do Partido Verde na Câmara dos Deputados, Edson Duarte (BA), protestou nesta quarta-feira, 7, contra o adiamento da votação do projeto Ficha Limpa. O PV foi uma das legendas partidárias que assinou requerimento do DEM apoiando o pedido de urgência na aprovação da proposta de iniciativa popular. A medida permitiria que a matéria fosse votada em Plenário e não retornasse para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
"Precisávamos votar esse projeto e não protelar e impedir essa conquista do povo brasileiro", protestou Duarte. O PSDB, PSC, PHS, PSol e PPS também apoiaram a iniciativa, no entanto outros partidos se negaram a assinar e o requerimento não foi aprovado.
Semana passada a Executiva Nacional do PV aprovou resolução que impede candidatura de políticos com ficha suja na legenda. A medida antecipa à decisão do projeto que tramita no Congresso e já vale para as próximas eleições.
"O impedimento do ficha suja é extremamente necessário para acabar com o sentimento de impunidade. Ficha suja não tem vaga no PV. Todo partido político deveria fazer o mesmo, é o mínimo em favor da sociedade", ressaltou Edson Duarte.
A votação do Ficha Limpa deverá ficar para o mês de maio. Para que possa valer nas eleições de outubro, precisa ser aprovado pela Câmara e Senado, e sancionado pelo presidente da República até junho. - Liderança do Partido Verde - Assessoria de Imprensa

DICAS: Como salvar um Celular Molhado?

Seu celular ja´ caiu em alguma poca d’agua? No mar? No vaso sanitario? (Eeeeca!). Voce levou um "tchibum" na piscina com roupa e tudo?

Na maioria das vezes nao tem jeito, a solucao e´ comprar um celular novo, mas se voce for rapido seguir nossas dicas e fizer tudo certinho tera´ boas chances de salvar seu celular.

Siga os passos seguintes:

1. Tire-o da agua o mais rapido possivel.
O plastico que cobre o celular e´ bastante grosso, mas a agua pode entrar de muitas formas. Tente tirar o celular em menos de 10 segundos.

2. Tire a bateria.
Esse e´ um dos passos mais importantes. Nao perca tempo pensando! A eletricidade e a agua nao combinam...
Desligar todas as formas de energia sera´ crucial para salva-lo. Muitos circuitos internos sobreviverao `a imersao da agua.

3. Retire seu cartao SIM (chip).
Alguns dos seus valiosos contatos e outros dados poderao estar guardados em seu Chip. Para algumas pessoas isso poderia ser mais valioso que o proprio celular.
Os cartoes SIM sobrevivem bem `a agua. Simplesmente seque e deixe de lado ate´ que precise usa-lo de novo.

4. Caso o aparelho tenha caido no mar ou na privada, lave-o em agua corrente. Urina e agua salgada irao corroer seu aparelho em minutos se voce nao fizer essa limpeza com agua limpa.

5. Seque seu telefone. Obviamente voce precisa tirar o maior numero de agua possivel o mais rapido que puder. Use uma toalha de papel para secar o maximo que conseguir.
Nao assopre nem use secador de cabelos. Resista `a sua curiosidade e nao coloque a bateria para ver se funciona, isso podera´ gerar um curto circuito e destruir seu telefone.

6. Embrulhe seu aparelho em uma folha de toalha de papel e coloque em um recipiente (um vidro de maionese serve) e cubra com arroz cru. O arroz "suga" toda a umidade... (lembra-se do truque de colocar arroz no saleiro?)

7. Deixe o celular quieto no pote por 2 ou 3 dias.

8. Pronto! Recoloque o chip e a bateria.
Se voce seguiu fielmente os passos acima, seu celular devera´ sobrevir!

* Obs.: Isto e´ apenas uma dica, so´ proceda desta maneira em caso de real necessidade e por "sua conta e risco"!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

GRIPE SUÍNA: Ponto a Ponto

ATÉ 23 DE ABRIL
Neste período serão imunizados adultos com idades entre 20 e 29 anos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos e os portadores de doenças crônicas.

24 DE ABRIL A 7 DE MAIO
Marca o início da campanha de vacinação contra a gripe comum para pessoas com mais de 60 anos. Aqueles que forem portadores de doenças crônicas serão imunizados também com a vacina contra a gripe suína.

10 A 21 DE MAIO
A data acima foi escolhida para adultos com idades entre 30 e 39 anos receberem a vacina contra a gripe suína. O grupo é o último a ser imunizado.

GRIPE SUÍNA: Prevenção para quem é jovem

Começa hoje a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe suína. Até o dia 23, pessoas com idade entre 20 e 29 anos devem ir aos postos de saúde garantir a imunização contra a doença. Para ampliar o acesso às vacinas, os postos de saúde do município do Rio vão funcionar também aos sábados, das 8h às 13h, com exceção do dia 10, quando os postos estarão abertos até as 17h.

Muitas pessoas da faixa etária entre 20 e 29 anos trabalham no horário de funcionamento dos postos durante a semana. Então, estamos abrindo aos sábados para dar mais chance de se vacinarem”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Cristina Lemos.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% desse grupo, formado por 35,1 milhões de pessoas. Essa faixa etária foi a que teve o maior número de casos de doença respiratória grave causada pelo vírus da gripe suína no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o País. O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009. “A vacina é importante para proteger os mais vulneráveis. No ano passado, alguns grupos foram mais atingidos. São justamente esses que serão vacinados”, explicou o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério, Eduardo Hage.

O órgão ressaltou que as pessoas não devem ter medo de se imunizar. “Foram aplicadas mais de 300 milhões de doses em países da Europa e América do Norte, sem ocorrência de efeitos graves. A maioria não tem nenhum efeito colateral”, disse Hage. A reação à vacina é leve. Entre os efeitos adversos estão dor no local da aplicação, dores de cabeça, nas articulações e nos músculos e cansaço. Só não pode tomar a vacina quem tem alergia a ovo. “Se no dia de vacinar a pessoa tiver febre, deve adiar”, diz Cristina Lemos.

Até o dia 23, os postos também vão vacinar gestantes, crianças de seis meses a dois anos e portadores de doenças crônicas. Esse público faz parte da segunda etapa de vacinação, estendida pelo ministério na última quinta-feira.

DENUNCIA: Tentativa da CAIXA de fraudar o PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

Estamos comunicando através deste e-mail a tentativa da CAIXA de fraudar o
PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA.

Com esse erro grosseiro da CAIXA perdemos mais de R$ 20.000,00

Uma vez que já fomos a todas as instancias da CAIXA e o problema não foi resolvido. (Desde o dia 03-02-2010 enviamos uma carta com todos os documentos à Presidência da CAIXA e até agora só enrolação e nada de resolver o problema. (GECOL, com o protocolo nº. PRESI 148/2010) tel 3206-9232).

Criei um site para divulgar o descaso da CAIXA com seu cliente.

Acesse: www.bancoabusa.com.br

Att,

Reinaldo Ângelo
61 9278-7725

Marina Silva diz que manterá política econômica caso seja eleita

A pré-candidata a presidência da República, Marina Silva (PV), disse hoje (5) que, se eleita, vai dar continuidade a atual política econômica do país, baseada em superávit primário, câmbio flutuante e controle da inflação pelo regime de metas. Marina defendeu ainda a queda dos juros para o aumento dos investimentos.
“Nós temos uma política econômica baseada no tripé superávit primário, a política cambial, e controle de inflação a partir de metas. Durante um tempo isso era chamado de política neoliberal, ultimamente não vi mais esse termo associado a essas três ferramentas. Elas devem ser mantidas, reorientando o processo”, disse, ao visitar o Consórcio Intermunicipal Grande ABC hoje, em Santo André.
A pré-candidata ainda destacou que o atual tripé econômico não foi impeditivo para os investimentos em sustentabilidade no país. Segundo Marina, foi graças às reservas de recursos obtidos com o atual modelo que o país pôde dar continuidade aos incentivos destinados ao que ela chama de “política de baixo carbono”.
“Foi graças a termos reservas que foi possível atravessar essa crise econômica sem grandes sobressaltos e viabilizar os recursos e os incentivos necessários para o que eu chamo de economia de baixo carbono. Alguém disse que é impossível, mantendo esse tripé, fazer essa nova economia. É claro que é possível, desde que se aloquem os recursos para os investimentos corretos na direção da sustentabilidade econômica, social e cultural”, disse.
Apesar de defender a atual política econômica, a ex-ministra do Meio Ambiente ressaltou que sua proposta de governo difere da pré-candidata Dilma Rousseff (PT) e de José Serra (PSDB).
“Do ponto de vista da visão de desenvolvimento, os dois têm uma visão muito parecida, que é a visão do desenvolvimentismo, do ‘crescimentismo’. Eu prefiro qualificar o que é esse crescimento. Crescimento que não se transformar em melhoria da vida das pessoas em todos os aspectos, inclusive em cuidado com a base natural do nosso desenvolvimento, não é desenvolvimento. É nesse sentido que é um projeto completamente diferente”, afirmou.

Muita Água

“e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez; e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez.” (1 Reis 18:34 ARA)

Eu já devo ter comentado, mas este é o meu texto favorito no Antigo Testamento. Devo ter pregado acerca dele uma dúzia de vezes. Mas bem recentemente algo me chamou a atenção justamente nele. Se olharmos para o cenário histórico estabelecido era o último dia de uma seca de 42 meses. Nem chuva nem orvalho caíram sobre a terra por 3 anos e meio. Fico imaginando a sequidão.

Meu irmão: de onde este profeta tirou 12 cântaros de água? Segundo algumas referências que pesquisei isso daria pelo menos 150 litros de água. No meio de uma seca dessas. Isso deveria valer uma fortuna. Só vejo uma possibilidade: saiu do estoque real. O rei Acabe compareceu ao evento e com certeza levou água para beber, para se refrescar e para seus animais. Como é que um profeta de Deus num momento totalmente contrário convence um rei impiedoso e iníquo a lhe dar tamanha quantidade de água? E o risco do rei dizer não e mandar matá-lo ali mesmo? É no mínimo intrigante. A água não era necessária, salvo pelo aspecto simbólico, porque o fogo ia consumir o holocausto da mesma forma.

Mas nos serve para várias lições: a intrepidez de alguém que sabe estar fazendo o que Deus deseja que ele faça; o respeito e a credibilidade diante de uma autoridade civil; o capricho em fazer tudo conforme o Senhor mandou; a convicção de que a chuva viria muito em breve e a água não faria falta.

Não sei nem quantos leitores estão assinando atualmente esta devocional, mas não importa. Cada um de nós Deus tem determinadas tarefas, alimenta expectativas a nosso respeito, espera algo de nós sabendo quem somos e o que vivemos. Cabe-nos enfrentar com fé, cumprir nosso papel. Te desafio e encontrar sua oportunidade de ser relevante e fazer sua parte, mesmo que a água necessária pareça que fará falta. Nossa geração precisa de exemplos de confiança e intrepidez no Senhor.

“Pai, eu quero ser o que Tu desejas de mim. Sei que para Elias não foi fácil e para mim também não é. Mas te peço que me fortaleça para ser e fazer a Tua vontade específica para minha vida.” - Mario Fernandez

domingo, 4 de abril de 2010

Isso é viver em igreja: expressar amor a Deus.

“Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.” (João 21:17 ARA)

Este versículo relata a terceira vez que Jesus pergunta a Pedro se ele o ama, e pela terceira vez lhe diz que se ama, apascente suas ovelhas/cordeiros. É bem verdade que nem todo mundo foi chamado por Deus para ser pastor, no sentido de um ofício ministerial. Mas, é difícil de não percebermos uma forte conexão com o fato de que Jesus não perguntou para mais ninguém se o amava. No texto de João 14:21 Jesus disse que aquele que pratica Seus mandamentos é quem o ama, mas não perguntou nada.

Meditei neste versículo sob uma ótica diferente. O que é pastorear? É ser pastor, no sentido eclesiástico do termo, ou é tomar conta das ovelhas? Se trilharmos o caminho de que pastorear é tomar conta das ovelhas, não vejo nenhum problema em relacionar isso com o amar a Deus. Afinal, o primeiro mandamento é amar a Deus e o segundo é amar ao próximo. Amar não é um mero sentimento platônico, mas implica em práticas de pastoreio, como cuidado, aconselhamento, suprimento, cobertura espiritual, intercessão e tantas outras coisas.

Meu irmão, se você ama a Deus deve se preocupar em pastorar Suas ovelhas. Sejam as ovelhas da sua casa (você marido ou chefe de familia), sejam as ovelhas da sua célula, igreja, ministério – ou até mesmo as ovelhas que estão apenas próximas. Não precisa ser necessariamente o pastor delas para pastorear. Apenas ame-as, como quem ama a Deus e quer repartir esse amor. Apenas seja benção na vida delas, para expressar seu amor a Deus.

Estou bem convicto de que este é um fator de mudança importante em nossas igrejas e comunidades. Amo cuidar de pessoas, mas também amo ser abençoado por elas. Isso é viver em igreja: expressar amor a Deus.

“Pai, ajuda-me a entender como devo amar as pessoas ao meu redor para que com isso possa expressar como eu Te amo. Fortalece-me Senhor.” - Mário Fernandez

HGPV - Controle de trânsito interno

No dia 30 de março levei minha esposa com muita dor de cabeça para ser medicada no HGPV e fui barrado na portaria tendo que deixar o veículo em frente ao hospital e levá-la a pé sob uma garoa que podia ser prejudicial, principalmente ela estando doente.
Caminhamos até a emergência onde ela foi atendida e medicada, ficando por mais de 3 horas sob observação dos plantonistas. Ela ainda conseguia andar, e se não o fizesse, teria que levá-la nos braços!? O segurança na portadia informou que apenas veículos de funcionários e de emergência - ambulâncias, SAMU, Bombeiros e Polícia, poderiam entrar.

Estranhei a falta de respeito e me informei melhor com pessoas mais capacitadas sendo informado de que na verdade não podemos mais utilizar o estacionamento do Hospital por estar sobrecarregando e criando confusão no pátio, o que atrapalha os veículos que trazem doentes de emergência, onde cada segundo faz a diferença.

Estão corretos, pois alí não é área de estacionamento e sim de trabalho. Mas falta organização quanto aos seguranças que parecem perdidos ou mal treinados para a informação.

Em meu caso em particular, poderia levar minha esposa, mantendo o veículo por alguns minutos até poder ser atendida (procedimento comum a qualquer veículo que leva doentes), e descer o veículo para estacionar nas proximidades se precisasse acompanhá-la durante todo o atendimento.

Para isso não precisaria ser barrado na portaria, e sim informado de que não poderia estacionar no pátio. O segurança nem sequer precisaria ficar na portaria, poderia ficar cirulando mantendo ou despachando os veículos que circulam no espaço interno do HGPV.

Bom, que façam o melhor para manter a ordem e o bom atendimento aos doentes, mas que não impeçam alguém de ser atendido.

Quando o poder público falha...

RELEMBRANDO: O dia em que Jequié parou!

TRÂNSITO: Rua Pedro Sessenta - Morador vira operário público por um dia!!!

Praça da Bandeira: Barroca comemora niver

TRÂNSITO: Rua Damião Vieira - A vergonha do poder público em Jequié

Pulseiras do sexo e seus significados pela cor

À primeira vista, uma colorida pulseira de plástico nos pulsos de crianças parece inocente.

Mas na realidade elas são um código para as suas experiências sexuais, onde cada cor significa um grau de intimidade, desde um abraço até ao sexo propriamente dito.

Poderia confundir-se com mais uma daquelas modas que pega, uma vez que é usado por milhares em várias escolas primárias e preparatórias no Reino Unido e custam apenas uns centavos em qualquer banca ao virar da esquina.

Mas as diferentes cores das ditas pulseiras de plástico – preto, azul, vermelho, cor-de-rosa, roxo, laranja, amarelo, verde e dourado – mostra até que ponto os jovens estão dispostos a ir, se proporcionar, desde dar um beijo até fazer sexo.

Andam uns atrás dos outros nos recreios das escolas, na tentativa de rebentar uma das pulseiras. Quem a usava terá de “oferecer” o ato físico a que corresponde à cor. É o “último grito” do comportamento promíscuo que sugere, cada vez mais, que a inocência da infância pertence a um passado distante.

Quase tão chocante como as “festas arco-íris” – encontros com muito álcool e droga à mistura, em que as meninas usam batons de cores diferentes para deixar a “marca” nos rapazes após o sexo oral -, as “pulseiras do sexo”, que custam apenas um euro (um pacote com várias), têm um custo maior que foge ao alcance de muitos pais.

As Pulseiras do Sexo viraram febre entre os jovens e são muito mais que um simples acessorio. O uso dessas pulseiras agregam consigo significados especiais, algo que aumenta a intimidade entre os usuários.

Cada cor tem um significado especial, desde um simples abraço até o ato sexual em si. Confira os significados das cores:

* Amarela – um simples abraço;
* Rosa – mostrar os seios;
* Laranja – dentadinha de amor;
* Roxa – beijo com a língua – talvez sexo;
* Vermelha – dança erótica à curta distância;
* Verde – Chupões no pescoço;
* Rosa claro – o menino faz sexo oral;
* Branca – a menina escolhe o que quiser;
* Azul – menina faz sexo oral (“boquete”);
* Preta – sexo com a menina na posição “papai-mamãe”. O rapaz que quebrar a pulseira;
* Dourada – sexo oral simultâneo (“meia-nove”) execultando todos os citados nas outras cores;
* Listrada – sexo na posição “frango assado”;
* Grená – sexo anal sem lubrificante;
* Transparente – sexo com parentes consanguíneos;
* Marrom – sexo escatológico (“brown shower”).

Como quase em tudo nestas idades, existe um estigma por detrás das pulseiras: quem não as usar é excluído e quem usar as cores preto e dourado é mais respeitado. “No meu grupo da escola, a líder – que serve de exemplo para todos – só usa pulseiras pretas e douradas. Todos os rapazes da minha turma usam pretas e se uma rapariga também usa, eles gostam todos dela”, conta a criança de 12 anos.

Em que mundo estamos!!!

Servidores celebraram 63 anos do HGPV com muita alegria

Os servidores do Hospital Geral Prado Valadares em Jequié celebraram o aniversário de 63 anos do hospital com bastante alegria no último dia 31 de março.

As comemorações ocorreram durante todo o dia, iniciou com uma missa em ação de graças, celebrada pelo Pe. Vitor da Catedral de Santo Antônio com a participação do Coral da Igreja Imaculada Conceição. Às 18 horas foi prestada uma homenagem ao Dr. João Caricchio Filho, com o descerramento de uma placa, a qual dá seu nome ao auditório do hospital.

Ainda fazendo parte das comemorações a direção do HGPV apresentou aos convidados a galeria de fotos dos ex-diretores do hospital, “atendendo um pedido do médico Dr. João Caricchio Filho ainda em vida”, informou o diretor Gilmar Vasconcelos aos presentes e familiares do homenageado, tendo acrescentado ainda que considera tal ato de fundamental importância para a preservação da memória do hospital e da sua história.

As comemorações foram finalizadas em ato solene com a participação dos servidores do hospital, representante da UESB, profª. Jussara Camilo, da Prefeitura Municipal de Jequié, Stela Souza, da 13ª DIRES, Drª. Tania Brito, do HGPV, Gilmar Vasconcelos, da SESAB, Dr. Alfredo Boa Sorte representando o Sec. de Saúde da Bahia Dr. Jorge Solla e do Dep. Isaac Cunha, além de outras autoridades, imprensa, comunidade e demais convidados.

Neste ato diversos servidores foram homenageados e foi anunciada oficialmente a implantação dos mais novos Serviços de Pré-Natal de Alto Risco, de Neurocirurgia e da Linha do Cuidado à Mama, que conta com o primeiro mamógrafo em unidade do SUS na microrregião de Jequié.

“Agora o HGPV tem motivos para comemorar”, afirmou o diretor geral, Gilmar Vasconcelos, o qual disse ainda que tem muito a fazer pela melhoria contínua do hospital e de seus serviços.

Gilmar Vasconcelos enumerou parte das realizações da atual gestão, creditando os feitos ao Governador Jaques Wagner, ao Secretário Jorge Solla e sua equipe a exemplo do Superintendente, Dr. Alfredo Boa Sorte e do Diretor da Rede Própria, Dr. Renan Araújo, agradeceu também o apoio do Dep. Isaac Cunha que tem sido muito importante para o HGPV, a SESAB e o Governo. - Gilmar Vasconcelos / Diretor do HGPV / Jequié

Limpeza da Praça João XXIII

IMAGEM É TUDO: Praça João XXIII (Rodoviária) - Famosa Cracolândia de Jequié

Confira a realidade de nosso País:

Após 35 anos de trabalho, de cada 100 brasileiros:


62 Estarão dependentes do governo, da família ou da caridade alheia.


30 Terão falecido.

03 Ainda terão saúde porque precisarão trabalhar para se manter.

04 Terão independência financeira para se aposentarem.

01 Estará rico.

Ou seja, 99% dos brasileiros ainda estarão pobres após 35 anos de trabalho.

5% dos brasileiros chegam aos 65 anos de idade financeiramente independentes.


Por que 95% dos brasileiros não conseguem obter independência financeira? "Simplesmente porque aprenderam a permanecer a vida inteira trabalhando para ganhar dinheiro, enquanto deveriam colocar o dinheiro para trabalhar para elas". (Robert Kiyosaki)

Acidentatória continua causando Vítimas!!!

PV atrai filiados após entrada de Marina

Mais que alterar positivamente as estatísticas de filiados, a entrada da senadora Marina Silva (AC) ao PV e a construção de sua pré-candidatura à Presidência renderam à sigla projeção nacional e reconhecimento internacional inéditos desde a sua criação, em 1986. A média de filiações no PV até agosto de 2009, mês no qual Marina assinou a ficha de filiação, era de 500 pedidos, segundo a Direção Nacional da sigla. Em setembro, a média subiu para 8.000 pedidos por mês. Na esteira do movimento de Marina, ao menos 50 aliados diretos da senadora filiaram-se -muitos vindos do PT. Hoje a média mensal é de 1.200 pedidos. Informações da Folha. - Fonte: Politica Livre

Feliz Páscoa

Related Posts with Thumbnails