quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Brasil vence Venezuela no Super Desafio BRA de Judô

Certame internacional fechou a temporada 2015 da modalidade e contou com judocas da seleção dos dois países.

Brasil 5 x 0 Venezuela. O que parece um placar de jogo de futebol é o resultado do Super Desafio BRA, realizada nesta quarta-feira 16, entre as duas seleções de judô desses dois países.

A disputa, que aconteceu no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), localizado em Lauro de Freitas, marca o encerramento do calendário de competições da temporada 2015 da Seleção Brasileira de Judô.

Fizeram parte da equipe brasileira os judocas Gabriela Chibana (48kg/EC Pinheiros/SP), Aléxia Castilhos (63kg/Sogipa/RS), Renata Januário (78kg/Grupo Aliança Real/RJ), Igor Pereira (73kg/Instituto Reação/RJ) e Gustavo Assis (90kg/Minas Tênis Clube/MG).

Esse foi o sétimo Super Desafio BRA do ano. A Seleção saiu vitoriosa em todos eles, contra a Áustria, Equador, Colômbia, Alemanha (duas vezes), Portugal, e agora, contra a Venezuela.

“Desde a sua inauguração o CPJ vem recebendo diversas competições esportivas nacionais e internacionais, como esse desafio internacional e o Mundial Júnior de Luta Olímpica. Isso ajuda a fortalecer ainda mais este esporte, um dos que mais trazem medalhas e revelam talentos no Brasil”, disse o secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, presente no evento. 
Ascom/Setre

Qualifica Bahia certifica alunos em 10 municípios do interior

Programa alcançou 360 jovens dos Territórios do Médio Sudoeste, Vitória da Conquista e Sertão Produtivo.
  
Trezentos e sessenta (360) novos trabalhadores de dez municípios baianos foram certificados pelo Programa Qualifica Bahia, executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). São jovens alunos, de 18 turmas, de 10 diferentes cursos, dos Territórios de Identidade do Médio Sudoeste, Vitória da Conquista e Sertão Produtivo.

Foram beneficiados pelos cursos do Qualifica Bahia trabalhadores dos municípios de Arataca, Belo Campo, Caculé, Jacaraci, Itapetinga, Macarani, Caatiba, Itororó e Itambé. Estão certificados para atuar nas áreas de Informática básica, Manutenção de microcomputadores, Culinária, Panificação, Pedreiro e Eletricista predial.

Comemorando a certificação na área de manutenção de microcomputadores, Mateus Prates, morador de Caculé, destacou  a importância do curso para entrar no mercado de trabalho. “Precisamos crescer ainda muito mais em nossa profissão, porque a concorrência no mercado é muito grande e eu vou sempre procurar me aperfeiçoar” .

Porta de entrada
As turmas foram executadas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) com base no convênio firmado com a Setre e o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – Funcep.

Secretário estadual do Trabalho e Esporte Álvaro Gomes diz: “Todo mundo ganha com a certificação de jovens trabalhadores, que buscam a inserção no mercado para ganhar a sua própria renda. Ganha a sociedade, o município e o país. O trabalho é a porta de entrada para a dignidade humana”, destaca.

Prefeito de Caatiba, Júnior Mendes elogiou a iniciativa da Setre: “É gratificante para nós gestores termos a oportunidade de participar de políticas públicas sérias com o compromisso com o trabalhador. Abraçamos mais esta edição do Qualifica Bahia, pois vemos claramente que o Governo do Estado está trabalhando com compromisso com a Bahia”.

Nova etapa
Presidente do IDSB, Eduardo Moraes valorizou a ação de qualificação. “Essa nova etapa do Qualifica Bahia foi concluída com muito sucesso. E nos depoimentos espontâneos que ouvimos dos concluintes, as palavras foram sempre positivas sobre as políticas públicas de estado, como as que a Bahia vem realizando através da Setre e seus inúmeros parceiros”.

Coordenadora do IDSB, Wilde Soares disse que “o Qualifica Bahia sempre nos enche de emoção. Trata-se de uma sólida parceria com comprometimento de todos e que só traz bons frutos e quem ganha são as pessoas”.


Instrutora do curso de Culinária, Semírames Silveira, de Itororó, estava emocionada na entrega dos certificados: “O nível dos alunos foi excelente e também foi um aprendizado para mim. Tivemos momentos inesquecíveis. Levei todos para dentro de minha cozinha e muitos deles se aperfeiçoaram para poder vender o que já fazem de forma mais criativa e bem feita”.
 - Ascom Setre
Related Posts with Thumbnails