domingo, 19 de julho de 2020

Índice H para pesquisadores: entenda o que significa e como obter


Você sabe o que quer dizer Índice H? E como fazer o cálculo? Está iniciando na produção científica e tem dúvidas sobre o assunto? Saiba isso e muito mais a seguir.

Mas, afinal, o que é e para que serve? Ele é um indicador de qualidade em produção científica importante no meio. Foi criado em 2005 para avaliar a relevância do trabalho de pesquisadores.

Para que serve o Índice H?

O Índice é um indicativo de qualidade e de notoriedade no segmento científico. Por essa razão, os pesquisadores devem buscar atualizar sempre o seu H.

Como Obter o Índice?

Também chamado de H-Index no idioma inglês, a quantificação da produtividade dos cientistas é feita através dos seus artigos (papers) mais citados.

O índice trata-se do número de artigos com citações maiores ou iguais ao número. Se um pesquisador tem H 5 quer dizer que ele teve 5 artigos que receberam igualmente 5 ou mais citações.

Segundo o site SBFnosia, os artigos menos citados não seriam considerados no cálculo.

1 – Portal de Periódicos – Capes

E como calcular a relevância do pesquisador? O Ministério da Educação disponibiliza uma ferramenta de busca através da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para as pesquisas de trabalhos científicos.

Assim, o pesquisador pode encontrar seus artigos e efetuar o cálculo de citações já feitas.

Ao entrar no Portal de Periódicos, basta preencher as informações nos campos de busca e começar a localizar os seus trabalhos.

2 – Google Acadêmico

O Google Acadêmico é uma outra alternativa para busca de artigos, além de teses e livros. Você deve acessá-lo, clicar em “Minhas citações” e fazer o seu login. Caso não tenha cadastro no Google, clique em “Inscreva-se”.

Na etapa de perfil, você deve preencher os campos necessários. Já na fase seguinte entram os artigos. Você deve selecionar e adicionar aqueles que são do seu interesse.

A forma como você efetua a busca faz toda a diferença no resultado. Se não localizou as citações que procurava, tente com outras variações de nome, procurando de formar diferentes. Não deu certo? Siga em frente, clicando em “Pular esta etapa”.

Na etapa “Atualizações”, haverá o número de citações (com o H) e uma lista de citações por artigo, importantes para o cálculo do Índice.

3 – Scielo

Para obter o seu Índice pesquisando no Scielo, você deve entrar na página, definir o idioma de navegação caso não esteja no português e iniciar a sua busca por artigos.

Se os seus textos estão em português, lembre-se de escolher esse idioma também no momento da pesquisa. A partir daí, você terá a informação do número de citações por artigo.

Como obter o indice h

Neste link, você confere como fazer o cálculo do Índice a partir dos trabalhados localizados pelo Scielo.

Essas foram algumas alternativas para que você consiga encontrar o seu Índice. Há outras formas de busca possíveis, porém fizemos uma pequena seleção para criar um atalho e te ajudar a executar mais rápido a sua tarefa.

Conseguiu sanar suas dúvidas sobre como obter o seu Índice H? Compartilhe as informações!

O Google Scholar é um primeiro passo óbvio. Você digita o nome, encontra o perfil e - ah, aí está! O índice h , bem no topo. Agora você conhece a qualidade deles como estudioso.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails