quinta-feira, 25 de setembro de 2008

QUREMOS NOSSO ESPAÇO: OS ARTESÃOS

Agora na nova praça vamos encontrar muita novidade (...) Socialmente popular. Só que há um fato artesão e artesanato não estão no mesmo lugar.
.
Na requalificação da praça com nova infra-estrutura, prudente se vê o dedo da prefeitua.
Só que nesse ato... uma praça sem artesanato é um lugar sem cultura.
.
Artesão e artesanato desde os tempos da antiguidade, ficam é na praça em quease toda cidade. Mudar essa tradiçõ, ou é uma nova educação ou falta de sensibilidade.
.
A praça pode ter tudo em sua nova filosofia; mas desta praça, até Ruy Barbosa diria: uma praça sem artesão, pode ter até diversão mas não tem a mesma alegria.
.
Praça sem artesanato é como aldeia "pagé"; praça sem artesão nem mesmo praça é; pois não se pode dizer, eu sei; fui lá e comprei na praça de Jequié.
.
Tirar o artesão da praça e botar em outra área... será que essa mudança é tão necessária?! Fazê-la, de praça, de outrora, requalificadamente agora a praça da culinária.
.
O artesão deve estar aonde o povo passa. Não confundi-lo com o hippe ou outra cultura ultrapassada... o lugar do artesão é no meio da população, no jardim da praça.
.
São várias décadas na praça, couro, madeira, (...) arame e metal... na praça - o artesão sobrevive em sua luta social. De repente - a mudança - o privilégio à "comilança" em detrimento ao cultural.
.
Lugar de artesão é na praça - como o da criança é na escola; promovê-lo com dignidade administrativa e não, com mudanças, feito esmola; pois uma praça - sem artesão - é como um time campeão que não joga... tomaram a sua bola!
.
Volou à praça requalificada: o engraxte, pipoqueiro e retratista; boxes - higiênicos e bonitos - para comidas, jornais e revistas; tem até boxes para jogos de dama!!!(???). Por isso o artesão pergunta e reclama; cadê o espaço do artesão-artista?!...
.
A nova praça ficou bonita? Ficou! Jardinagem, (...) arquitetura e contorno. Ficará mais bela e útil - ainda - com o artesão em seu retorno... Do contráro, parabéns, nosso prefeito, por este histórico feito: "Descupem-nos o transtorno".
.
"Maior que a tristeza de não ter vencido, é a vergonha de não ter tentado". Rui Barbosa.
.
Estams tentando... Queremos o nosso espaço para não ficarmos envergonhados.
.
Por Florisvaldo

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails