terça-feira, 30 de setembro de 2008

Árvores assassinadas em Jequié



Em Jequié, matar árvores virou moda. Nos últimos anos nada fica de pé. Desde a chacina no horto florestal junto à rodoviária, para a implantação da Praça do Cimento até a chacina central para implantação no novo projeto de Praça do Cimento (Praça Ruy Barbosa), nada fica de pé. Árvores centenárias foram derrubadas como se fossem arbustos sem importância para o plantio de palmeiras imperial (antes fosse oulicurizeiros que são nativos, a propósito, com a desculpa de que estavam doentes, foram dizimados num sábado mais de 20 árvores de ouriculizeiros na subida da prefeitura) e foram plantados na praça pequenas mudas de árvores não nativas que consomem grande quantidade de água como a palmeira imperial e outras que só devem estar em ponto de sombra daqui uns 10 anos.
O pior de tudo é que, além de derrubar a história florestal do centro da cidade (Praça Ruy Barbosa e "Peladão" da Sete de Setembro), ainda envenenam as árovores que sobraram (foto).

Afinal de contas me pergunto pra que serve mesmo o CRA (IMA - Órgão Fiscalizador), IBAMA (Órgão Fiscalizador) e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, se nenhum destes órgãos toma as providências legais para resolver os problemas???
.
Na Rua Manoel Vitorino, por exemplo, foram tantas árvores derrubadas que em apenas duas fotos conta-se mais de 10 e derrubaram sem replantar nada!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails