quarta-feira, 8 de outubro de 2008

ECOTURISMO EM JEQUIÉ

O ecoturismo é a modalidade turística de maior crescimento no Brasil e no mundo. Em Jequié dificilmente cogita-se isto e até zombam quando se toca nesta possibilidade. É interessante notar que em sua maioria esta critica parte de pessoas cultas – ou que se dizem cultas: jovens estudantes de nível superior e até de pessoas ligadas a instituições ecológicas, e que só visam o ecoturismo como sendo possível apenas em regiões como a Chapada Diamantina.
.
Para os cultos “incultos”, Jequié abrange três ecossistemas: a Mata Atlântica, a Caatinga e a Mata de Cipó, o que por si só já é um atrativo turístico. Para estes é necessário apontar pontos possíveis e reduzir o campo de interpretação para quebrarem os paradigmas. Então pergunto: Quantos já escalaram o Morro do Totonho? Digo escalar, não subir pela estrada! Adentrar o morro cortando o mato, sentindo a brisa e se esbaldando no visual? Conhecendo a fauna e a flora desta região. É isso aí, não é preciso ir muito longe! E a pedra do Curral Novo? A Pedra da Barragem? A Gruta de São José? O Morro da Tartaruga? O Brejo Novo? O turismo de montanhas é um forte atrativo em Jequié sentindo os três ecossistemas de forma clara. E unido isto a esportes radicais é fascinante. Temos uma ótima região para a prática de diversos esportes como Corrida de Aventura, programada para 2005 pela turma do Rapel.
.
Um espelho d’água de 70 km de extensão envolve três municícios: Jequié, Maracás e Manoel Vitorino. O lago da Barragem de Pedra é indiscutível. O Rio das Contas que apesar de sua degradação pelos “leigos” ainda preserva pontos fascinantes onde a fauna e a flora sobrevivem. A Cachoeira da Frisuba – ponto de encontro de marginais, também sofre pelo descaso de autoridades e ecologistas em geral. A Bica, a Barragem do Km 17, as inúmeras cachoeiras que cortam aquela região e a estrada de Florestal ainda estão preservadas e precisam de nosso socorro para não se tornarem em mais um “Rio das Contas”.
.
Tentando fazer a nossa parte, criamos uma empresa de Ecoturismo de Aventura com Esportes Radicais, a Adventury Tour, e convidamos você a se associar para podermos lutar por uma Jequié onde nossos filhos possam um dia voltar a banharem-se num Rio das Contas. Que os mais humildes possam ganhar seu pão de cada dia ao vender seus produtos às margens de um rio onde as doenças serão passado – economizando até para o município, o descaso esquecido, o desleixo transformado em respeito e o lazer voltará a ser o ponto principal.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails