terça-feira, 7 de outubro de 2008

NOVA CÂMARA INDICA: LUIZ AMARAL SERÁ REFÉM DOS “ALIADOS”

"Quem vence as eleições quer governar. Depois da vitória, Luiz Amaral (PMDB) agora terá a difícil tarefa de dividir o “bolo” do poder entre todos os grupos que o apoiaram. Ninguém vai querer ficar com fome depois de tanto esforço e dedicação.
.
Qual será o critério para agradar o apetite dos que querem mais espaço? Luiz será o comandante dessa distribuição? Se observarmos atentamente a composição total da Câmara eleita (12 vereadores), chegaremos à conclusão de que esse será um dos primeiros grandes desafios do prefeito eleito. Vejamos, tão: A coligação de Dra. Tânia, liderada por Roberto Brito, elegeu 4 vereadores. O PT emplacou 2. O PDT do deputado estadual Euclides Fernandes elegeu 3 edis. O chamado “chapão”, formado pelo PMDB, DEM, PR e outros, conseguiu emplacar 3 vereadores. Resumindo: a oposição elegeu 6 e a situação 6. Como Luiz fará a maioria para governar? A válvula de escape dele será conseguir a adesão de 2 vereadores da coligação de Tânia à sua base. Quais seriam? Um deles fez isso no governo anterior e o outro - por não ter uma definição ideológica -, pode também ser seduzido para a base do prefeito eleito (não citarei os nomes por questão ética, pois estamos falando ainda no plano das possibilidades).
.
Então, estará tudo resolvido para Luiz? Ainda não. Dos vereadores eleitos de sua suposta base, apenas 1 é do PMDB, que por sinal se considera “independente”. Os outros 5 eleitos são dos grupos aliados (do deputado estadual às famílias Borges e Lomanto) historicamente “exigentes” por fatias consideráveis de poder. Tudo indica que será como o ditado popular: “Se não deu, o pau comeu”. Conclusão: para governar, Luiz terá que negociar muito com a Câmara para conseguir passar seus projetos, principalmente com os vereadores “aliados”. Se Luiz Amaral não demonstrar habilidade de um bom “chef” na formação do governo, sua gestão já começará com instabilidade. A bandeja pode cair de suas mãos no início da festa."
.
Fonte na integra: http://gicult.com.br/blog

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails