sábado, 8 de novembro de 2008

08 de Novembro - O Dia Mundial do Urbanismo e do Aposentado

Neste dia 08 de novembro se comemora o Dia do Aposentado, solenidade que tem como objetivo prestar homenagem àquele que durante a maior parte de sua vida utilizou a força de seus braços e o seu conhecimento para gerar o progresso deste país e agora se dedica é nobre missão de legar aos mais jovens a sua vasta experiência de vida para lhes ensinar caminhos menos íngremes na escalada da vida.
No dia 08 de Novembro comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo. Segundo importantes organismos profissionais dos urbanistas como a Associação Internacional dos Urbanistas (ISOCARP, sigla em inglês), Conselho Europeu dos Urbanistas (CEU), Associação Asiática das Escolas de Planejamento Urbano e Regional (APSA), Associação Norte Americana dos Planejadores Urbanos (APA). A data é comemorada desde 1949, como uma estratégia para promover a consciência, a sustentação, a promoção e a integração entre a comunidade e o Urbanismo, de forma participativa, em todos os níveis de governo. Então é uma ótima oportunidade para repensarmos, refletirmos melhor sobre o Urbanismo enquanto área do conhecimento e sobre as reais condições de vida da população das cidades brasileiras.
Esta comemoração acontece através de exposições, artigos, conferências, seminários, fóruns, etc. onde se discutem temas relacionados ao Urbanismo e à questão urbana.
A iniciativa de se promover esta data para discutir o Urbanismo e os problemas urbanos se deu em razão de um clima de discussão teórica sobre o Urbanismo enquanto área do conhecimento e acerca das técnicas ou modelos que serviriam como princípios em todo o mundo, pois já aconteciam eventos de discussão como os CIAM´S – Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, além dos CIRPAC e outros eventos na época que tinham este objetivo.
.
.........Esta data é comemorada também como:
  • Dia da extinção do monopólio estatal da Petrobras no petróleo Brasileiro (Senado, 1995);
  • Dia da Descoberta dos RAIOS X, pelo cientista alemão Wilhelm Conrad Röntgen, no ano de 1895;
  • Dia da Inauguração da Discagem Direta à Distância: DDD, no Brasil (Porto Alegre a São Paulo, 1969);
  • Dia da Posse de Carlos Coimbra Luz, presidente da república do Brasil (1955);
  • Dia da Primeira abertura do LOUVRE (ao público) como museu, em Paris-França, no ano de 1793;
  • Dia do Radiologista;
  • Dia Mundial da Usabilidade;
  • Dia da Indústria Automobilística.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails