Com o objetivo de difundir tecnologias de convivência com o semi-árido, o Banco do Nordeste lançou edital para selecionar projetos que proponham soluções para a região. No total, serão destinados R$ 800 mil, através do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), operacionalizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do BNB.
O edital contempla as seguintes linhas temáticas: 1) tecnologias de exploração agropecuária adaptadas ao semi-árido e processamento agroindustrial; 2) tecnologias de exploração, conservação e utilização de forrageiras adaptadas ao semi-árido; 3) enriquecimento da caatinga com frutíferas xerófilas, inclusive a produção de mudas; 4) banco comunitário de sementes; 5) captação de água ‘in situ’; 6) barreiras para irrigação de salvação; 7) recuperação de áreas degradadas; 8) tecnologias para manejo de recursos hídricos com barragens subterrâneas e; 8) tecnologias voltadas para racionalização do uso da água no semi-árido.
Critérios para seleção
As entidades proponentes devem ser sem fins lucrativos (fundações, institutos, autarquias, ONG`s e outras entidades), com sede nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia ou Norte de Minas Gerais, legalmente habilitadas a conduzir projetos de difusão tecnológica e com comprovada estrutura e competência para o mister.
Os recursos são concedidos às instituições proponentes em caráter não-reembolsável, com o valor individual, em cada proposta, não podendo ser superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais). Os projetos devem ser apresentados até o dia 19 de dezembro de 2008.
Os interessados podem acessar a página www.bnb.gov.br/etene e procurar o menu do Fundeci, onde estão disponíveis os editais e o download do formulário. A divulgação do resultado da pré-seleção está prevista para o dia 23 de janeiro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário