Por 4 dias consecutivos, o termômetro da Praça Luiz Viana registrou uma temperatura de 43º, e ainda nem chegamos no verão! O calor intenso tem causado mal estar em crianças e adultos que, no intuito de resfriar a cabeça, buscam ambientes refrigerados e consomem muita água.
Muitas coisas tem contribuido para o aumento da temperatura, mas a principal atitude local que tem contruibuido é, sem dúvida, a derrubada desordenada de árvores na cidade. Hoje mesmo filmei, para expor no youtube, a derrubada de 8 árvores em uma mesma quadra, próximo ao Corpo de Bombeiros. Parece brincadeira mas, como venho sempre registrando aqui, isto tem se tornado comum. Em menos de 6 meses fiz registros absurdos como a chacina realizada na Praça Ruy Barbosa, o envenenamento de 3 árvores centenárias no estacionamento da mesma praça, a derrubada de 11 árvores no mesmo instante na Rua Manoel Vitorino, as máquinas arrancando as árvores do Calçadão da Sete de Setembro e, sem falar das centenas de árvores isoladas que são derrubadas diariamente, algumas das quais consigo fotografar ou filmar.
A população já começa a interrogar sobre o assunto, no intuito de saber onde andam as autoridades ambientais desta cidade. Tenho recebido vários e-mails sobre o assunto, informando locais e horários de derrubadas, e tenho denunciado o máximo que tenho conseguido mas, infelizmente, nada ainda foi feito pelos órgãos competentes. Por isso, já começo envolver entidades de outros estados e até estrangeiras como o greenpeace, entidade da qual faço parte.
Vejamos o que acontece. Vou começar a expor os vídeos na internet para chamar a atenção de autoridades. Quanto menas árvores, mais calor. Será que algum político em Jequié se preocupa com isso!?
Nenhum comentário:
Postar um comentário