Se 2008 já não foi um ano tão bom assim para o setor aéreo, por causa da crise, a situação deve ficar ainda mais complicada em 2009. Quem pode sair ganhando é o consumidor, pois a queda na comercialização de passagens, a partir de setembro, e a entrada de uma nova concorrente no mercado, a Azul, devem fazer com que as empresas façam de tudo para atrair novos clientes e manter os atuais. Investimentos, como a compra de aeronaves, também podem ser adiados.
“A expectativa, por conta da entrada da nova concorrente, é que as empresas devem fazer muitas promoções, por causa da taxa de ocupação das aeronaves. E deve acontecer isso. A taxa de ocupação da aeronave vai cair, e elas vão fazer promoções, reduzindo o preço”, afirmou Solange Paiva Vieira, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em entrevista ao Correio. As taxas de ocupação das duas maiores empresas do setor já estão abaixo da média ideal, de 70%. Segundo Solange Vieira, a da TAM é de cerca de 68% e a da GOL, 55%, o que mostra que as companhias terão que fazer muita ginástica este ano para, se não aumentar, pelo menos manter os números atuais. E as ofertas de tarifas costumam ser as estratégias mais usadas.
“A expectativa, por conta da entrada da nova concorrente, é que as empresas devem fazer muitas promoções, por causa da taxa de ocupação das aeronaves. E deve acontecer isso. A taxa de ocupação da aeronave vai cair, e elas vão fazer promoções, reduzindo o preço”, afirmou Solange Paiva Vieira, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em entrevista ao Correio. As taxas de ocupação das duas maiores empresas do setor já estão abaixo da média ideal, de 70%. Segundo Solange Vieira, a da TAM é de cerca de 68% e a da GOL, 55%, o que mostra que as companhias terão que fazer muita ginástica este ano para, se não aumentar, pelo menos manter os números atuais. E as ofertas de tarifas costumam ser as estratégias mais usadas.
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