sábado, 14 de fevereiro de 2009

DENGUE: À ESPERA DE UM MILAGRE!

Os sucessivos equívocos cometidos sugerem isto.
As ações distorcidas nesta área são visíveis através dos números de casos, que só aumentam na maioria das cidades em todos os estados brasileiros, nas sucessivas epidemias de Dengue.
Outra terrível patologia em alta é a Leishmaniose, com números aumentando de forma preocupante, envolvendo casos de extrema gravidade.
O sistema público de saúde transfere a culpa das falhas cometidas para a população, que, agredida pelo mosquito e por estas acusações, fica a mercê de um milagre…
Ambientalistas dizem que a culpa toda é do aquecimento global, e, enquanto isso, o mosquito domina tudo, infectando milhares de pessoas a cada ano com um crescente número de óbitos.
Mas, o mais provável, a causa principal mesmo, seja a negligência e incompetência das autoridades envolvidas, tanto na prevenção quanto no combate e no tratamento dos pacientes infectados.
Depois da descentralização do controle, que era Federal, foram transferidas aos estados e municípios as ações de combate aos vetores, provocando o que temos ai: descontrole total!
Como bióloga que acredita na vida e que luto por ela, pergunto: onde estão os ecologistas que condenam o uso do inseticida correto para a eliminação dos vetores patogênicos, que fecham comodamente os olhos (e a boca) ante os milhões de toneladas de agrotóxicos pulverizadas nas lavouras?
Outro importante enfoque é o do Dr. Renan Marino, de Rio Preto-SP, alertando que o tratamento curativo da Dengue está matando a população, pois o uso excessivo do paracetamol, de alta ação tóxica ao fígado, já afetado pela Dengue(…). (CMI-CENTRO DE MÍDIA INDEPENDENTE).
Isto se pode confirmar acessando o site do CEATOX, onde o presidente do órgão, o doutor Anthony Wong fala sobre a agressão causada ao fígado pelo uso do paracetamol e, aproveito para recordar a presença desse princípio ativo em uma infinidade de medicamentos para dor, febre e gripe, à venda em ‘qualquer esquina’. [Gicult]
.
Beatriz Antonieta Lopes
Bióloga -UFMT
Especialista em Entomologia Médica

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails