terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

JEQUIÉ sob a ótica da DESCICLOPÉDIA!!!

Vale lembrar que a transcrição aqui feita é 100% na íntegra do site em questão. Motivo pelo qual a matéria ficou grande. Avaliem vocês mesmos até onde é fato!!!

"
Jequié é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
.
Cidade da Bahia, também conhecida como "Onde Judas Perdeu as Botas","Cu do Capeta" e "Buraco de Tatu". É famosa mundialmente pelo seu Esgoto, ops, Rio de Contas, e principalmente pela sua temperatura de 50 graus "positivos" no inverno (imagine no verão), sendo retratada no livro O Inferno de Dante.
.
História:
Jequié se formou devido a um grupo de retirantes esfomeados que viam de Pernambuco (se diziam italianos) em direção a São Paulo, mas ficaram com preguiça e resolveram parar no meio do caminho. Sem ter nada com que ganhar dinheiro, as mulheres salvaram a pátria, fundando um cabaré que se tornou o mais famoso da região, situado na antiga rua do Maracujá, hoje conhecida como 15 de novembro, ops, Manoel Vitorino. Lugar, inclusive, que Pepeu Gomes iniciou sua vida sexual. Oh! Artística! Escrevendo as músicas nas paredes e autografando também! O primeiro cacique de Jequié foi Waldomiro Borges que junto com sua "linda" esposa Dona Jujú Borges ajudou a povoar a cidade. Mais tarde veioLomanto Júnior que governou com uma certa paz, se deixarmos de lado o sumiço de parte do dinheiro público, e a micareta que os artistas nunca viram o dinheiro... Não tardou para a tranquilidade de Jequié acabar. Pois o próprio Lomanto Júnior, querendo continuar no poder, ajudou o médico tarado Roberto Brito, virar prefeito. Mas Lomanto não contava com a astúcia de seu protegido. Provando que sabe mais do que só comer as médicas da cidade (e outras além), Roberto Brito torna-se o atual ditador da cidade. Tem ainda na história, um tal de Reinaldo Pinheiro*, se não me engano é o atual prefeito... Mas esse aí é tão insignificante que não devemos nem citar. Um outro capítulo que ficou marcado para sempre, nos anais da história dessa cidade, foi o belo dia em que um tal de Antônio Carlos Magalhães, também conhecido como Toinho Malvadeza, o terrível, vindo das terras do norte, derrubou um palanque em pleno discurso, dizem que foi de muito comer o oferecido acarajé de Irá. Nesse dia foi feriado na cidade, por que só assim falaram dela no Jornal da Globo e Jornal Nacional, sem contar a citação na novela Senhora do Destino.
- Reinaldo Pinheiro, criação de Roberto Britto, tem sido o melhor prefeito da cidade, construiu uma ponte sobre o esgoto, ops, Rio Jequiezinho de 5 metros onde gastou 350 mil. Pintou várias praças pra gastar mais 300 mil. Organizou jardins para justificar mais 300 mil. Redirecionou os funcionários públicos pra ganhar, ops, gastar, ops, receber 10 milhoes do Banco Itaú que comprou, ops, cadastrou os funcionários. Reformou a Praça Rui Barbosa onde derrubou as algarobas centenárias pra plantar licuris, ops, quer dizer, palmeiras de 6.000 cada, com acostamento e drenagem para garantir os quase 3 milhões!!! Montou a exposição de carros para a coleção, ops, museu pessoal.
Mas o seu legado mesmo foi trazer Shoppings para Jequié. Um que já está pronto: Favela, ops, Shopping Popular, onde abriga os favelados, ops, Comerciantes Ambulantes, que não precisam pagar impostos e outro em construção: a Feira Livre, ops, Shopping a Céu Aberto do Calçadão da 7 de Setembro que está em fase terminal, ops, de iniciação.
.
Características:
Jequié está localizada não muito distante de Salvador em um buraco entre os planaltos de Maracás e Vitória da Conquista. O lugarejo, ops, cidade possui um povo hospitaleiro e preguiçoso, ops, tranqüilo. Sua maior festa é o São João, onde se reune milhares de pessoas, atraídas principalmente pela maconha e kengas, abundantes nesse período. A maior festa já foi a Micareta, mas como Lomanto Júnior deu o calote, ops, a moratória nas bandas, o jeito foi ficar só com o São João mesmo.
Em Jequié se plantando nada dá, por causa do intenso calor. A exceção é a plantação de maconha e viados, uma das maiores do Brasil. Mesmo com o calor que nem o cão aguenta, existe uma fossa gigante, ops, represa que serve mesmo é prá levar as kengas da cidade prá passear na escuna da Galinha Branca. Prá viadagem da cidade, há dezenas de picas, ops, bicas onde tomam banho sem nenhum medo de cair na bica. Eu falei BICA.
Também conhecida pela cidade com maior número de moto-táxi da Bahia, onde para cada morador, há 2,3584 motos, e sabe-se lá o que isso significa. Sendo que para 3 moto-táxis, dois são assaltantes. E o que sobrou cobra caríssimo (R$2,50 prá barragem)!
A cidade também é chamada de caldeirão do diabo. Ainda corre a lenda que a respctiva cidade sofre de um calor sobrenatural por ser a escolhida do capeta para passar suas férias de verão!
Vale resaltar que na Era Glacial os jegues fugiram todos para Jequié devido ao sol ardente, onde ficaram durante anos até morrer um por um. Assim, as cabeças de jegue ficaram enterradas lá, impedindo a valorização financeira, deixando seus moradores desesperados.
Para crescer nesta cidade, ou se é político ou ladrão... acho que dá no mesmo, pois os espíritos de jegue continuam atormentando aqueles que tentam ser honestos, se é que existe.
.
FATOS HISTÓRICOS SOBRE JEQUIÉ:
- 99% de seu território de Jequié é uma cratera provocada pela queda do meteoro que arrasou os dinosauros.
- Ao se jogar uma pedra no Rio de Contas, ao invés de se ouvir tigum, ouve-se help.
- A cidade não possui um cinema deste a Idade Média.
- O Mc Donald's não permitiu franquia para Jequié, pois tinha muito pobre coitado na cidade.
- A cidade é repleta de sonhadores, ops, poeteiros, ops, poéticos.
- Reza a lenda que Jequié terá Faculdade de Medicina. A lenda vai continuar rezando por muito tempo até se tornar realidade.
- O Teatro da cidade vive sob reforma desde que a cidade foi emancipada.
- A biblioteca vai ganhar um mega espaço para acomodar centenas de livros. Só vai servir pra isso mesmo: depósito.
- A Praça Ruy Barbosa foi reformada usando-se uma formula mágica de doze por um de cimento.
- Esta é uma cidade record em Shoppings. Tem um pra favelado, vai construir um pra pobre e tem um elefante pra sem teto.
- A ponte do mandacarú é o elo de ligação dos dois extremos da cidade. Outra travesia só de barco canoa e com roupa à prova d'água, para evitar a contaminação.
- O aeroporto particular, ops, público só serve como pista de skate e treinamento de velocistas.
- A tele comunica cão de Jequié tem um canal e dois merdas, ops, bostas, ops, canais que não sabem quando estão no ar sob transmissão.
- Os bairros mais famosos da cidade são: Morre Sem Vela, Posto do Tõe, Rola Bosta, Beco das Perdidas, Alto do Cemitério, Inferninho, Cururu, entre ostros nomes didáticos.
- Tem três FODE MUITO o povo, ops, FM, uma Armação Maior, ops, AM, que não transmite nada, repete tudo e uma porrada de picaretas, ops, clandestinas que impregnam o ar.
- É conhecida como a capital da poesia, pois é repleta de maconheiros, ops, pensadores, que vivem sonhando com uma Jequié melhor.
- Tem tanta igreja que os moradores já compram pão e leite dos pastores.
- Tem crente pra porra, ops, caramba! São mais de 200 novas igrejas a cada ano. É um povo que acredita em tudo, tudo mesmo. Tem gente que espera Papai Noel no São João, sentado na Praça da Bandeira viajando na Maiose, morô véi?. Mas, mesmo com tanta fé, ninguém faz nada, vivem esperando deus descer em nave espacial... só se for deuszebú!!!!!!!!

"

Palavras censuradas por mim e acrescido o termo ", ops,", já que no original estas palavras estão cortadas, informando "erro" do digitador.

Se desejar ler a matéria sem censura clique aqui.

.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails