sábado, 28 de março de 2009

FERROBAHIA - Bom ou mal para Jequié?

Em verdade, como ativista do Greenpeace (órgão que não apenas briga mas também apresenta soluções), acredito sim num desenvolvimento sustentável, não baseado em achismo, mas em leituras e observações de fatos já em execução e já comprovados, pois os próprios produtos podem ser desenvolvidos de forma a voltarem ao meio ambiente sem agredí-lo da forma que temos feito nestas centenas de anos nos achando os tais.
O que colhemos hoje é o resultado da ignorância e incompetência de nossos pais, avós, tataravós e por aí vai.
Jequié precisa sim de indústrias, até mais violentas para o meio ambiente do que esta se for o caso, mas tudo deve ser feito com responsabilidade e com o acompanhamento de técnicos especializados que sabem realmente o que estão fazendo e não pensam apenas no dindin que vão embolsar com a ignorância alheia.
Agir pelo desespero é cavar a própria cova, principalmente que Jequié já esta situada numa cratera!!! Vai ser só enterrar. Não vamos trocar um problema por outro, precisamos trocar um problema por uma solução que realmente seja últil para as gerações futuras, já que a nossa geração não tem mais solução, então precisamos deixar para nossos descendentes o melhor.
Se perceberem que a cidade está desesperada e não teem pessoal capacitado, fica parecerendo terra de ninguém, aí eles vão vir com tudo, "prometendo até a implantação de base estelar", como fazem aqueles jovens que querem uma adolescente bonita; depois que a bagaceira estiver feita, pé na bunda de todos e nossos filhos e netos é que vão colher a incompetência e irresponsabilidade de cada um de nós.
Tomemos como exemplo nossos políticos. Pelo desespero tentamos resgatar velhos lobos que continuam devorando nossas riquezas, alegando que não teem receita. E porque teve receita de sobra até agora!?
Mas isto não vem ao caso, e sim a implantação de indústrias que podem ajudar o povo a deixar de ganhar salário mínimo e viver de migalhas.
Para aqueles que acham sem importância o meio ambiente e continuam tratando-o como se fossem os deuses do pedaço, basta observarem algumas cidades ao redor do mundo, inclusive no Brasil, que aprenderem através da educação a importância de se viver bem, aproveitando toda tecnologia existente sem precisar virar neandertal.
Educação temos pouco em Jequié, principalmente ambiental - o Esgoto de Contas e o Esgoto Jequiezinho provam isto. Políticas sérias nem sabemos mais o que é. Mas ao menos temos técnicos especializados que são capazes de pensar em seus próprios filhos e agir com responsabilidade na escolha do melhor para a nossa cidade, não apenas para nossos bolsos. Acredito que nossa opinião de leigos não deve interferir no papel importante que eles terão na base da história que se descortina neste momento em Jequié.
Sou a favor do que é melhor para todos. Acredito que "a floresta seja mais importante que a árvore".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails