segunda-feira, 30 de março de 2009

SAMU: Atendimento de Emergência ou Carona!?

Um fato interessante aconteceu comigo ontem (29) ao precisar do apoio da SAMU. Minha esposa sentiu umas dores fortes no peito e falta de ar acompanhado de tontura. Achei que um atendimento rápido poderia resolver o problema sem precisar sobrecarregar o Hospital.
Liguei para o 192 - SAMU e, após uns 5 minutos passando informações, o médico avisou que o veículo já estaria a caminho. Quase 20 minutos depois - há apenas 4 ou 5 quadras do ponto de apoio da SAMU, chegou um gol branco que ficou no acostamento por uns 5 min. Desci meio sem entender para saber qual o procedimento, se ele faria o atendimento em casa ou se precisaria a enferma descer até o veículo. Foi aí que ele informou estar ali para conduzir a doente (minha esposa) até o médico que a atenderia.
Cri que iríamos ser recebidos pelo médico do SAMU e não me preocupei em levar nada, porém nos levou até o PA do Campo da América, nos deixou na calçada e foi embora. Sem entender bem o que tinha acontecido, sem os documentos e sem a carteira, fiquei literalmente a ver navios.
Providenciei voltar com minha esposa para casa, onde nos preparamos para ir ao Hospital. Pegamos um veículo e então, fiz o que devia ter feito desde o início: Fomos até o socorro, não o contrário. Resolvemos tentar o PA mesmo e o atendimento foi melhor que particular. O médico informou que minha esposa estava com batimentos fora do padrão e poderia ter tido uma parada cardíaca e reclamou por não termos procurado socorro logo no início.
Por conta da CARONA INVOLUNTÁRIA, quase minha esposa teve um problema mais grave podendo perder até a vida, conforme o médico alertou. Após ser medicada, ficou sob observação quase 4 horas, pois o médico temia o pior. Hoje fomos a um cardiologista conforme indicação do médico de plantão e, pelo visto, não é algo tão simples. Mas agora sabemos que providencias tomar.
Por isso pergunto: Pra que serve mesmo o SAMU? É pra atender emergências ou pra dar carona!? Eu não precisava de carona. Tinha muitos veículos à minha disposição pra qualquer emergência. Eu precisava mesmo era de um profissional que soubesse o que estava acontecendo e pudesse me direcionar para um Hospital específico. Se o papel da SAMU é dar carona, eles deviam avisar ainda no telefonema, pois não perderíamos o tempo que perdemos colocando em risco a vida do paciente.
A saúde em Jequié está mesmo complicada.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails