sexta-feira, 1 de maio de 2009

A Ong OGTREC agradece a todos que se empenharam na não implantação da Ferro Bahia em Jequié

A OGTREC está de parabéns pelo empenho na defesa do meio-ambiente. Precisamos de mais ONGs dedicadas para proteger o que ainda resta e tentar reparar os estragos já feitos como o Esgoto Rio de Contas e o Esgoto Jequiezinho que cruzam a nossa cidade levando nossos desetos e deixando para trás doenças e depredação.
A implantação da Ferro Bahia traria sérios problemas para nossa cidade se feito de forma brusca, no único intuito de enrriquecerem ainda mais. Mas vale lembrar que, cedo ou tarde, alguma empresa vai conseguir se instalar aqui e levar o ferro que pisamos. Por isso, temos que nos unir no intuito de encontrar uma forma de termos uma empresa destas aqui em Jequié, no intuito de gerar emprego e renda, trazer desenvolvimento pra essa roça chamada Jequié que não sai do mato e ao mesmo tempo podermos manter a belaza natural para garantir a nossa sobrevivência saudável, a de nossos animais e principalmente a de nossos descendentes.
Por isso, vejo com certa desconfiança uma comemoração de uma perda neste sentido. Precisamos da empresa urgentemente e ela precisa de nós. Então temos que achar uma solução para que todos possam ser beneficiados e ninguém tenha perdas desastrosas.
Parabéns OGTREC, ao menos "alguém pensa na floresta e não apenas na árvore".

Veja abaixo o texto na íntegra do agradecimento da Ong:

A ONG OGTREC e o meio ambiente agradecem a vitória da vida sobre o poder esmagador da mineradora Ferro Bahia que viria a se instalar em nossa região. No dia 28/04/ 2009, quando foi marcada uma reunião com varios setores, especialmente as ONGs da região, com o representante da Cepran, representada pelo sr. Renato, que tambem é membro de uma Ong, deu-nos a noticia de que não mais haveria a reunião, pois o IMA ( Instituto do Meio Ambiente) teria indeferido o licenciamento ambiental (para a Ferro Bahia). Isto aconteceu porque movimento de ambientalistas, liderados por uma iniciativa da ONG OGTREC , através de um movimento junto ao Ministério Público, que se posicionaram contra a vinda da siderúrgica Ferro Bahia, que é uma usina de grande impacto ambiental, e que viria a se instalar na região.
A mesma não esclareceu de onde viria a grande quantidade de madeira que seria utilizada, que era 87.000 h de nossas matas nativas. O eucalipto que a mesma planejou plantar na nossa região só estaria disponível daqui a sete ou dez anos se fosse plantada e o consumo, de acordo com o laudo do IMA, seria de 28.000 h/ano. A mesma siderúrgica seria implantada próxima da Barragem da Pedra, que é área de segurança nacional, e de três comunidades: a comunidade da ruinha, a comunidade da fazenda velha e o bairro do curral novo, as quais iriam ser bastante afetadas pela poluição de fumaças originaria do desmonte de rochas que atingiria em um raio de 10km.
Nós nos sentimos presenteados por deus, pois os supostos empregos gerados pela mineradora não seriam compensados pelos danos ambientais causados. As futuras gerações certamente irão nos agradecer por esta luta e ter alcançado mais esta vitória.
não se sintam com cara de palhaço, sintam-se com cara de heróis. Quem deverá se sentir assim são as pessoas que querem utilizar o povo para as questões políticas, vendo no voto suas conquistas eleitoreiras, prometendo o que não cumprem e deixando de fazer o que esta ao seu alcance”.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails