quinta-feira, 9 de julho de 2009

DICAS: SOCORRISTAS aconselham telefone de contato em emergência logo no inicio da agenda

As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contactar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado. Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NUMERO DA PESSOA a contactar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: ‘AA Emergencia’ (as letras AA são para que apareça sempre este contacto em primeiro lugar na lista de contatos). É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos. É tão-somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação.

3 comentários:

Ministério da Saúde disse...

Caro Blogueiro,

Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde de que as pessoas disponibilizem em seus aparelhos celulares contatos de pessoas ou parentes que devam ser acionadas em caso de emergência.

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 funciona 24 horas por dia e é acionado com uma chamada gratuita para o número de acesso universal 192.

Conheça mais sobre o serviço aqui: http://bit.ly/99hETM

Atenciosamente,


Ministério da Saúde

Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

Wagner Miranda disse...

Foi uma dica disponibilizada em São Paulo, não para acionar o SAMU ou outro órgão socorrista, mas para que se saiba quem é a pessoa que foi acidentada, já que em muitos casos, os familiares do paciente só são acionados depois de sua morte.

Com um número inicial, qualquer socorrista pode prestar esse serviço sem maiores inconvenientes.
Citei o SAMU por ter sido uma dica paulista, achei que fosse geral, mas na verdade é para qualquer socorrista, seja SAMU, Bombeiros, Ambulancias ou mesmo um transeunte que acuda o indivíduo em situações de emergência.

Eu mesmo passei por isto ao ajudar alguém que estava passando mal na rua, e seu celular só tinha contatos comerciais. Levei pro hospital e não sei se correu tudo bem. Mas não pude avisar a nenhum parente por não haver contatos pessoais no aparelho.

Mas grato pela informação refente aos dados não serem oficiais.

Ministério da Saúde disse...

Prezado Wagner Miranda,

Realmente nossa intenção é apenas deixar claro que esse comunicado não é oficial do SAMU/192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Vale lembrar que você também pode acompanhar e se informar diretamente com o Ministério da Saúde por meio dos nossos perfis e comunidades nas redes sociais, tais como Twitter, Facebook e no Orkut.

Caso tenha mais dúvidas, estamos à disposição: fernanda.scavacini@saude.gov.br

Obrigado,
Ministério da Saúde

Related Posts with Thumbnails