domingo, 25 de outubro de 2009

DICAS: Caixas d'água e suas surpresas

Algumas vezes de difícil acesso, elas ficam em cima das casas, solitárias, esquecidas pelo dono.

Como eu trabalho em endemias, minha relação com as caixas d'água é bem próxima, em torno de 20 encontros diários. Algumas condições de higiene são precárias, ou até mesmo nulas, e seria bom começarmos a nos preocupar com a água que estamos consumindo.

A incidência mais comum é da sujeira que vem dos encanamentos e da própria água captada de rios, trazendo partículas sólidas que ficam depositadas no fundo das caixas criando um lodo escuro. Deve ser reforçada a idéia do dono limpar a caixa d'água de 6 em 6 meses.

O cuidado em manter uma caixa d'água bem lacrada para não criar mosquitos vetores da dengue estende-se a outras surpresas que vou citar a seguir:

* Larvas de mosquito
É óbvio, já citei acima. Mas eu encontrei larvas em caixas d'água com frestas que não dava pra imaginar como um mosquito conseguiria passar por ali. Logicamente, as caixas d'água de amianto são as campeãs de incidência porque a tampa quebra facilmente, vem defeituosa ou empena com o tempo. As de fibras também não duram muito (se descascam). Eu aconselho as caixas plásticas desde que bem apoiadas, senão ficam ovais e aí já era a proteção — e a caixa d'água também. Seja qual for o tamanho da fenda ou do furo, procure tampá-los com durepox ou uma tela de nylon, mesmo achando que "não tem tanta necessidade".

* Vermes, larvas, ou o quê?
"Minhoquinhas vermelhas" são muito comuns em caixas d'água que ficam em locais baixos ou em áreas rurais. Até hoje eu não sei exatamente o que é; alguns falam que são larvas expelidas por caramujos (cercárias), outros dizem que são vermes comuns, como os do lodo. Em caixas d'águas tampadas somente com telas é muito comum encontrás-las, quase na mesma proporção das larvas de pernilongo/Aedes aegypti.

* Lodo
Não é brincadeira, uma vez ao vistoriarmos uma caixa d'água em um bairro carente, haviam pelo menos uns 5 centímetros de lodo verde-escuro denso e cremoso, parecido com uma gelatina de limão espumosa, na superfície da água. Foi uma das caixas d'água mais grotescas que eu já vi. Estava tampada apenas com uma tela, que não protege dessas imundices.

* Samambaia
A dona da caixa d'água (totalmente aberta) cultivava, além de larvas de mosquito, várias samambaias submersas. E não sabia. Não chega a surpreender mais do que outra samambaia que nasceu em uma rachadura úmida e suas raízes tamparam completamente a tampa da caixa d'água de um depósito de materiais de construção. Nenhuma delas foram replantadas.

* Perereca
O simpático animal deve ter entrado pelo ladrão da caixa d'água quase vazia e parecia estar lá contra sua vontade, não sabia da dificuldade que ia ter para sair da caixa depois. A bichana pulava desesperadamente na água e foi salva a tempo.

* Lagartixa
Nem uma, nem duas. Várias. Entre as que saíram em disparada, destaque para duas que estavam imóveis trocando de pele e uma que estava morta boiando na água.

* Barata
Inseto muito comum de se esbarrar por aí, mas só encontrei uma até hoje. Afogada, cheia de tufos, no fundo da água límpida.

* Pombos
Quem não curte uma praia ou uma piscina refrescante no verão? Bom, se você não gosta, os pombos não descartam o programa, e a sua caixa d'água, se ficar aí aberta marcando bobeira, pode virar o piscinão de Ramos das cagonas. Aliás, cocô nas bordas é de lei quando elas estão presentes por lá, nadando no líquido precioso que você usa para beber, tomar banho, etc. Um de nossos colegas de trabalho já encontrou um pombo que gostou tanto da idéia que já estava boiando em uma caixa d'água há muito tempo. Só tinha sobrado o esqueleto do pobre animal.

Fique atento quanto a sua caixa d'água não só pela dengue como também pela higiene. Se for tampar com tela (já que achar uma tampa de caixa d'água pra vender é uma raridade), não deixe de protegê-la também da entrada de impurezas e insetos com algum objeto por cima dela, como chapa de madeira, mármore ou pelo menos telhas, que apenas quebram um galho. O melhor mesmo seria trocar de caixa d'água, é mais garantido.

E você? Foi ver a situação de sua caixa d'água hoje?

Um comentário:

Unknown disse...

Passei por essa situação aqui em casa.a tampa da minha caixa d agua plastica rachou no meio,tive que improvisar no momento com um forró de mesa que era de plástico tbm,mas acabei deixando assim mesmo,passou um tempo eu fui dar uma olhada na caixa e,estava cheia de larvas de mosquito e tbm umas vermelhas.ai fui na hora atrás de uma tampa ,comprei no depósito .tive que esvaziar a caixa e limpa ela toda puis uma tampa de outra marca pois não encontrei a minha aí fiz uma amarração com fio pra ela ficar bem presa.

Related Posts with Thumbnails