sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Enem 2009 – Faça o download da prova que vazou e do gabarito

Enem 2009 – o MEC disponibilizou as provas que seriam respondidas pelos alunos inscritos no Enem 2009 neste sábado e domingo. A prova agora serve como simulado para que o aluno inscrito faça um teste do seu aprendizado. Foi disponibilizado também o gabarito para conferência posterior. Professores e especialistas avaliam que a nova prova do Enem 2009 seja muito parecida, pois as novas questões podem ser selecionadas do mesmo banco de dados, uma vez que o tempo para confecção e impressão é bastante restrito. Segundo o Ministro da Educação, em menos de quarenta e cinco dias a nova prova do Enem 2009 será aplicada nas escolas, e todos os inscritos receberão orientações de confirmação de data, hora e local, com a devida antecedência.

Download da prova pdf:
Prova primeiro dia / Prova segundo dia

Download do gabarito pdf:
Gabarito

O Ministro garantiu que não haverá mudanças no que se refere ao vestibular e ingresso nas universidades, bem como no financiamento pelo ProUni. Enquanto o MEC prepara outra prova e a Polícia Federal investiga o roubo, Haddad sugeriu aos estudantes que aproveitem o tempo para aprimorar os estudos. Anunciou, ainda, que o Ministério da Educação e o Inep colocaram em seus portais eletrônicos a prova descartada para uso em simulados.

No encontro com a imprensa, Haddad relatou como tomou conhecimento do vazamento das provas. No fim da noite de quarta-feira, 30 de setembro, a jornalista Renata Cafardo, do jornal O Estado de S. Paulo, em ligação para o ministro, informou que o jornal fora procurado por duas pessoas que queriam vender a prova impressa.

Segundo Haddad, a jornalista disse que o jornal rejeitara a oferta, mas que ela conseguira manusear o material e fixar alguns componentes gráficos que foram repassados ao ministro para conferir a veracidade. A figura da Mafalda — personagem de história em quadrinhos que figuraria na prova de língua portuguesa — e a Bandeira do Brasil estavam entre os componentes informados pela jornalista.

Com os dados, Haddad pediu ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela elaboração das provas, a abertura do cofre de segurança para avaliar a veracidade dos elementos. À 1h desta quinta-feira, dia 1º, o Inep confirmou que os componentes em questão eram verdadeiros. De posse da informação do instituto, Haddad decidiu adiar as provas e excluir todas as questões que fizeram parte das duas avaliações. Os itens do exame que vazaram servirão, agora, segundo Haddad, para um simulado. (Fonte)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails