quarta-feira, 7 de abril de 2010

GRIPE SUÍNA: Prevenção para quem é jovem

Começa hoje a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe suína. Até o dia 23, pessoas com idade entre 20 e 29 anos devem ir aos postos de saúde garantir a imunização contra a doença. Para ampliar o acesso às vacinas, os postos de saúde do município do Rio vão funcionar também aos sábados, das 8h às 13h, com exceção do dia 10, quando os postos estarão abertos até as 17h.

Muitas pessoas da faixa etária entre 20 e 29 anos trabalham no horário de funcionamento dos postos durante a semana. Então, estamos abrindo aos sábados para dar mais chance de se vacinarem”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Cristina Lemos.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% desse grupo, formado por 35,1 milhões de pessoas. Essa faixa etária foi a que teve o maior número de casos de doença respiratória grave causada pelo vírus da gripe suína no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o País. O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009. “A vacina é importante para proteger os mais vulneráveis. No ano passado, alguns grupos foram mais atingidos. São justamente esses que serão vacinados”, explicou o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério, Eduardo Hage.

O órgão ressaltou que as pessoas não devem ter medo de se imunizar. “Foram aplicadas mais de 300 milhões de doses em países da Europa e América do Norte, sem ocorrência de efeitos graves. A maioria não tem nenhum efeito colateral”, disse Hage. A reação à vacina é leve. Entre os efeitos adversos estão dor no local da aplicação, dores de cabeça, nas articulações e nos músculos e cansaço. Só não pode tomar a vacina quem tem alergia a ovo. “Se no dia de vacinar a pessoa tiver febre, deve adiar”, diz Cristina Lemos.

Até o dia 23, os postos também vão vacinar gestantes, crianças de seis meses a dois anos e portadores de doenças crônicas. Esse público faz parte da segunda etapa de vacinação, estendida pelo ministério na última quinta-feira.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails