segunda-feira, 21 de junho de 2010

Banda larga móvel ultrapassa conexões à internet fixa em alta velocidade no Brasil

Os acessos à banda larga móvel superaram as conexões fixas à internet em alta velocidade neste ano. Levantamento da consultoria Teleco e da fabricante de equipamentos de telecom Huawei mostra que, no primeiro trimestre de 2010, foram registrados 11,9 milhões de acessos à banda larga via celulares e outros dispositivos móveis, contra 11,8 milhões de acessos via banda larga fixa.

No período, foram 4,9 milhões de adições líquidas segundo a pesquisa. Delas, 474 mil foram por meio de modems 3G e as outras 4,4 milhões por aparelhos.

Nova projeção
Os números fizeram a consultoria revisar sua projeção para o ano. “O Brasil deve terminar 2010 com 18 milhões de acessos de banda larga móvel e 13 milhões de banda larga fixa”, aponta a pesquisa.

O Balanço da Banda Larga Móvel foi divulgado nesta sexta-feira (18) e destaca que a tendência de crescimento é estimulada pelo crescimento da venda de smartphones. “A tendência é que os smartphones se tornem o principal dispositivo de acesso à internet, superando o PC”, diz o estudo. Outros dispositivos, como os e-readers e netbooks, também começam a estimular esse crescimento.

Penetração
Em relação a outros países, o Brasil está abaixo da média mundial na densidade de banda larga fixa: são 6 acessos para cada 100 habitantes, enquanto no mundo a média é de 7,1. O país fica abaixo também do México (9,2), Argentina (10) e Chile (9,8).

No entanto, a densidade da banda larga móvel brasileira é maior que a de seus vizinhos, registrando 3,6 conexões para cada 100 mil habitantes, contra 0,5 no México, 2,1 na Argentina e 2,5 no Chile. A média mundial é de 9,5. - Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails