quarta-feira, 9 de junho de 2010

SAÚDE: Sábado é dia de tomar gotinha

Todas as crianças menores de 5 anos devem receber a vacina contra a pólio, mesmo as que já foram imunizadas

As crianças com até 5 anos têm um compromisso muito importante no fim de semana: sábado é o dia da primeira etapa da Campanha Nacional contra a Poliomielite. A poucos dias da Copa, a campanha tem o slogan “Vacinei, é gol”.

“É importante que todas as crianças menores de cinco anos, inclusive as que já foram vacinadas anteriormente, não deixem de ir aos postos. O Brasil já erradicou a poliomielite, mas a doença ainda existe em algumas partes do mundo. Por isso, é fundamental que tenhamos uma boa cobertura vacinal”, alerta a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Rosanna Iozzi.

Segundo o Ministério da Saúde, quando são vacinadas, as crianças protegem toda a população contra o vírus da doença, que pode provocar paralisia e até a morte. Elas liberam no meio ambiente o vírus vacinal por intermédio de gotículas de saliva ao tossir, espirrar, além da urina e das fezes. “Hoje, a circulação de pessoas é muito intensa e rápida. Por isso, é importante o País manter uma boa cobertura vacinal, impedindo a reintrodução do vírus”, explica Rosanna.

Os recém-nascidos também devem ser vacinados. Segundo o ministério, alguns municípios enviam equipes às maternidades. Quando isso não ocorre, os pais devem levar o bebê ao posto de vacinação quando a criança tiver alta.

CONTRA GRIPE

De acordo com o ministério, as crianças com até 5 anos que não foram vacinadas contra a gripe suína poderão atualizar a caderneta de vacinação. Mas a vacina contra o H1N1 só estará disponível nos postos fixos. Os postos volantes, que funcionam em igrejas e clubes, não terão a vacina contra a gripe.

TIRE DÚVIDAS

SEGUNDA DOSE
A segunda fase da campanha acontecerá em agosto. Todas as crianças devem ser vacinadas novamente. A única exceção é a criança que completou 5 anos, após a primeira etapa da campanha nacional.

CONTRAINDICAÇÃO
Não há contraindicações. Mas deve-se evitar a vacinação de crianças com infecções agudas e febre acima de 38 graus. Além disso, as que já tiveram qualquer reação forte à vacina nas campanhas passadas também não devem ser imunizadas. Pacientes com deficiências imunológicas também não devem tomar a gotinha. - Fonte: Portal do Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails