É interessante observar como as autoridades jequieenses vem detonando o verde na cidade. Árvores são derrubadas em massa como muitas denúncias apresentadas aqui. O projeto da Praça Ruy Barbosa foi o mais cadavérico possível, eliminando por completo árvores centenárias que não havia necessidade de serem sacrificadas. Outras praças e ruas sofreram as mesmas chacinas, muitas sob a alegação de que o espécime plantado estava trazendo problemas, mas nada foi feito para resolver o tal problema sem pelar a cidade e nos deixar à mercê do cimento. Um projeto precisaria ser efetuado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para, a médio prazo, estas árvores serem substituídas, nunca eliminadas. Mas pelo visto o padrão de destruição em massa continua a todo vapor. A chacina central mais recente foi a efetuada na Av. Alves Pereira, onde mais árvores centenárias foram simplismente assassinadas com a alegação de uma revitalização da avenida. Vaivirar o quê, outra avenida do cimento? Porque o tal projeto não se iniciou com o plantio antecipado de novas árvores, para que quando as antigas fossem retiradas a cidade não perdesse seu brilho verde!? Onde estão as ONGs e Partidos Políticos que defendem o verde!?
A população pode até continuar ignorante, mas os líderes precisam saber que as árvores jogam água no ar, resfriando o ambiente e produzindo nuvens que produzirão chuva, criando um dossel agradável para quelquer ser vivo, tanto os que vivem no chão ou sobre ele.
Numa cidade com temperatura oscilante de até 50º, com uma sensação ultrapassando e muito este limite, o plantio de árvores deveria ser obrigatório por lei, tanto nas ruas e avenidas, quanto nos quintais, sítios e chácaras que cercam a cidade. O verde não deveria se limitar a pequenas gramíneas, mas a grandes árvores que eniquecessem o nosso solo e nosso ar proporcionado uma melhor qualidade de vida para os cidadãos jequieenses que vivem neste "caldeirão de estufa".
O que político gosta é de dinheiro, e o que melhor para produzir dinheiro do que leis bem definidas!? Então que se façam leis que beneficiem a população como um todo. Tome como exemplo cidades como Maringá no Paraná. Lá eles não mandam plantar, eles plantam e mandam a conta junto com o IPTU. Ninguém é obrigado a fazer nada, mas tem que pagar se não fizer. Simples assim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário