sábado, 15 de outubro de 2011

Baianos ironizam volta do horário de verão e obrigação de "acordar mais cedo"

A decisão de incluir a Bahia na lista de Estados que vão adotar horário de verão a partir da 0h do próximo dia 16 virou o assunto mais comentado da internet no Estado nesta segunda-feira (3). A obrigação em adiantar os relógios em uma hora foi destaque nas redes sociais, onde os usuários reclamaram e elogiaram a medida anunciada nesta manhã pelo governador Jaques Wagner (PT). A grande maioria dos comentários, porém, era em tom crítico --e bem humorado-- à decisão.

Os usuários do Twitter fizeram uma série de comentários irônicos ao fato de ter que acordar uma hora mais cedo daqui a 13 dias. “Ei, você aí que está reclamando de acordar cedo para trabalhar. Esse ano tem horário de verão na Bahia! Vamos sair de casa ainda no escuro”, disse Edilson Moraes. “Vamos, baiano, pare de reclamar e prove que não é tão preguiçoso quanto dizem. Ou é?”, escreveu Danilo Sousa, brincando com a “fama” baiana.

Já o tuiteiro Túlio Barros fez um questionamento inusitado para iniciativa: “Sério que a Bahia vai adotar o horário de verão novamente esse ano? Não aderiu no ano passado, né? Isso só pra assistir BBB ao vivo?”.

Um dos principais argumentos da reclamação baiana foi o fato de ter que sair de casa ainda no escuro e largar do trabalho ainda com sol forte. “Dia 16 de outubro começa o inferno do horário de verão. Mais uma hora de calor escaldante por dia”, afirmou a usuária Jéssica. “Horário de verão em Salvador. Já não estou conseguindo acordar no meu horário imagine uma hora antes e tudo escuro”, disse Fernanda Carias.

Muitos usuários também criticaram o fato de não terem sido consultados, como alegou o governo da Bahia. “O governador diz que a decisão de voltar ao horário de verão foi tomada depois de muita consulta. Alguém aí foi consultado?”, escreveu Nilton Lopes. “A democracia rola solta na Bahia. Governador e empresários decidem e está valendo”, afirmou Diogaum.

O governador Jaques Wagner também não escapou das críticas e ironias baianas. “Tô rindo, minha vó ta xingando Jacques Wagner sem parar aqui, por causa desse horário de verão”, escreveu Sophia Donato. “Que ótimo horário de verão! O empresário e o governador elogiam, eu trabalhadora me sacrifico na Bahia da violência!”, disse Deda Santos.

Enquanto uns reclamaram, outros comemoraram a adoção do horário de verão no Estado, que ficou fora da medida durante oito anos. “Ahh, adoro horário de verão... Praia até 20h! Que beleza... Verããão, vem com tudo!”, afirmou Eduardo Gonzales. “Melhor notícia da semana! Bahia terá horário de verão! Aeiii”, comentou Biohuana Claudinha.

Para o tuiteiro Maurício Guerreiro, o motivo da comemoração pelo horário de verão é bem particular. “Quando termina o horário de verão o cara ganha uma hora a mais, né? e vai terminar exatamente no dia da minha formatura, mais uma hora de festa!”
“Bahia continua dentro do Brasil”

O governador Jaques Wagner informou que a adoção do horário de verão é uma medida que deveria ser tomada de forma nacional, e que os Estados não deveriam ficar de fora do novo horário.

“Essa é uma decisão federal. Não tem sentido cada Estado decidir em que horário vai ficar. A vantagem do decreto é continuar dentro do Brasil, integrado com o horário de Brasília. É bom para quem vai ao banco, quem vê novela, para acompanhar o futebol. Fica no horário de todo mundo. É bom para quem viaja, que evita confusão”, afirmou.

Segundo Wagner, a medida foi tomada após um estudo sobre o horário do nascer do sol na Bahia. “Nesse período, o sol nasce de 25 a 27 minutos antes. Ou seja, o prejuízo é de 35 minutos. E esse prejuízo é compensado à noite, pois se ele sai às 18h, 18h30 do trabalho ainda tem o sol. Assim, você perde numa ponta, mas você recupera na outra”, argumentou. - Fonte

Só se consultou empresários! É o que se diz, mas eu não fui consultado. Acho a maior besteira tanto na posição de empresário como na posição de cidadão.

Em uma democracia livre, a maioria dos cidadãos é quem decide algo que afeta todos.


Mas como no Brasil tudo é "políticamente correto", temos que aceitar e pronto, afinal, se Wagner não aceitasse não teria apoio financeiro para suas campanhas!!!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails