terça-feira, 24 de julho de 2012

Aeroporto de Jequié - Quem descasca o Abacaxi?

[Reestruturação do Aeroporto, um anseio pelos voos regulares!! ]

Jequié está ressurgindo das cinzas, sempre que retorno a cidade observo novas lojas, centros de serviços, ou seja... o comércio está ficando forte. A expansão de IES, Hospitais e indústrias indicam a pujança de nossa economia, todos esses fatores favorecem, geram a demanda necessária p/ os vôos diários pra Salvador.

As condições físicas do terminal aeroportuário não oferecem segurança pra operações. É preciso reestruturá-lo, depois virá os vôos REGIONAIS (TRIP e Passaredo); A ANAC elenca todas exigências pra pedir licença aos “vôos regulares”, e uma delas é a BASE DE CONTROLE A INCÊNDIOS, dentro do terminal, independente da base dos bombeiros, e o equipamento de combate ao fogo é específico, o governo do estado tem a pior frota do nordeste... os vôos da TRIP pedidos para GUANAMBI/BA não foram autorizados pois o gov. estadual não disponibilizou a brigada de incêndio dentre outras coisas que não vem ao caso citá-las.

Problemas técnicos: Extensão da pista e entorno montanhoso são fatores problemáticos para essas operações, não quero dizer que são impossíveis, mas... isso certamente limita muita coisa, por exemplo, o avião pode ter restrições de peso no pouso e/ou decolagem, fazendo com que a operadora reduza o numero de pax/vôo, isso eleva os custos operacionais, e quem arcará são os usuários, em numeros isso se traduz: ATR72 que em pista normal (ex. Ilheus, Barreiras) transporta 66 pax, em Jequié c/ restrições* de pista, suponhamos que levasse 66-16=50 pax, esse déficit (16) seria diluído nas 50 poltronas permitidas, vendidas ou não. Isso torna o vôo caro, passagem cara!

Vejam que em uma cidade que está crescendo, deve-se pensar em um terminal novo sim. Aviação não é luxo, é necessidade! Depender dos terminais de Ilhéus e SSA enfrentando horas em estradas perigosas, com desgaste físico ... é negar a nossa capacidade de sustentar os vôos. Muitas vezes perdemos investimentos pois o coopotativo não se sente a vontade, nem tem tempo pra perder no trajeto terrestre até Jequié, percebam pra onde vão os investimentos> Barreiras, Conquista, Ilhéus-Itabuna, SSA-RMS-FSA, Petrolina-Juazeiro e Porto Seguro-Eunapolis, é coincidência ou ... são essas as cidades que possuem aeroporto com operações regulares?????

A cidade de Conquista como muitos dizem suprir essa necessidade dos jequieenses, eu discordo e justifico: como um passageiro partindo de Jequié pra SSA, irá viajar (terrestre) 3h até Conquista, sentido contrário à capital (BA-RIO), para depois pegar um vôo de 1h, totalizando a viajem em 4h, sem contar com os imprevistos, sendo que poderíamos fazer esse percusso em 40 min !! Espero ter esclarecido, a independência de Jequié nesse sentido, e ainda, alertar que não podemos compor a demanda do aeroporto daquela cidade, fortalecendo ainda mais sua posição de centro regional de serviços.

[MEDIDA A CURTO PRAZO – 15 meses]

- Elevar a capacidade do aeroporto, afim de poder receber aeronaves de até 70 pax (ATR’s e e-jets); Feito isto, certamente terão vôos pra capital, e de lá ... pode-se fazer conexões como:
Sair de JEQ x SSA (TRIP) --- CONEXÃO em Code-Share com a empresa TAM --- seguindo para qualquer destino com partida de Salvador, TUDO INTEGRADO EM UMA ÚNICA COMPRA E UM ÚNICO CHECKIN. Exemplos:
JEQ x SSA (TRIP) x Guarulhos (TAM)
JEQ xSSA (Passaredo) x Brasilia (Gol)
JEQxSSA (Passaredo) x BH (Gol) ............. dentre outras que saiam do aeroporto maior (Salvador).

[MEDIDA A LONGO PRAZO – 10 anos]

Construção de um Aeroporto com pista nas configurações (2.400m x 45m) em região de planície e longe do centro urbano. Esse novo terminal certamente poderia abrigar vôos maiores com destino a Campinas, Guarulhos, Belo Horizonte e Salvador, permitindo assim fácil deslocamento e operações de aeronaves de até 140 passageiros (Airbus A318-20, Boeing 737-300, Mk 28, e-jet 175/190, ATR 72, etc). Pra quem pensar que é muito, comece a acreditar na mineração, na fiol, estusiasme – se e queira o melhor pra sua cidade!! Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Campina Grande (PB), Imperatriz (MA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Chapecó (SC), Passo Fundo (RS), Sinop (MT) e Alta Floresta (MT) etc possuem vôos regulares com as principais companhias, dessa forma, se a população, comerciantes e políticos se interessarem, dentro de uma década contaremos com esse serviço em pleno funcionamento, mas... se desacreditarem, lamentem pelo próximo século.

>> Possíveis rotas e cia:
REC x SSA x JEQ x BH x Campinas (Azul/TRIP)
SSA x JEQ x SP (Avianca/Gol)

# Possível local pra construção do Aeroporto: Entroncamento de Jaguaquara. Lá tem uma imensa planície, e depois da duplicação da Br-116 o percusso deve ser feito em 30 min. Já falaram na região de Manoel Vitorino, se for plano e sem obstáculos (morros), prevalece o mais próximo de Jequié.

>> Esse é o meu ponto de vista. Um Jequieense que acredita na Cidade Sol. - Por Philipe Brito

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails