terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Grandes homens, pequenos clérigos!

Foto Internet
Passei mais da metade de minha vida envolvido com religião. Não aquela religião de banco, onde assitimos o culto, nos envolvemos na pregação muitas vezes muito bonita, empolgante e cheia de verdades baseadas naquilo que acreditamos ou procuramos acreditar, mas naquela religião de comando, de cúpula, onde se define as estratégias de ação para aquela religião, aquela doutrina, aquela igreja local... Eu estive na liderança, sentado à mesa com quem decide tudo, como serão as pregações, os temas, os panfletos a serem distribuidos, as campanhas a serem realizadas... eu estive com quem embolsa os lucros, e posso garantir a todos que vocês não sabem da missa um terço. A coisa é tão macabra que não deu pra continuar. Não fui educado para conviver com gente assim. As pessoas que estão nos bancos, coitadas, são manipuladas ao bel prazer de quem as lidera. A cúpula decide em quê você deve acreditar e como deve acreditar. A Bíblia é apenas a desculpa usada para satisfazer os egos dessa gentalha, independente da placa de igreja que possua, motivo pelo qual existem tantas interpretações. O resultado é o afastamento real do propósito divino em ensinar as pessoas a grande lição do amor, e o enriquecimento pessoal de quem "fundou" um buteco de esquina que virou uma mega instituição "filantrópica", livre de impostos e de resistência política, através de técnicas científicas conhecidas e aplicadas pelos clérigos para manipulação de massas por um objetivo pessoal ou de um grupo. Foi assim com a igreja Ortodóxa, com a Católica Romana, com a protestante Luterana que iniciou-se com um objetivo nobre e com todas as suas adjacentes Evangélicas, Pentecostais e Neopentecostais, levando millhares de pessoas às fileiras da fé cega pelo simples fato de se sentirem bem com a química gerada em suas mentes. A ignorância é uma bênção, pois sem conhecimento não há contextação, e com hipnose química biológica ou voluntária, toda a massa passa a defender aquilo que julgam correto simplesmente porque um pastor sem formação alguma a convenceu disso e a transformou em verdade.

Cada um faça o que quiser e o que julgar puro e verdadeiro, pois as reações químicas variam de cérebro para cérebro, baseadas na cultura, na educação, na formação de sua origem, o que define o sistema de crenças individual e faz com que se sintam bem ou mal diante de alguma situação.

Eu, em particular, posso garantir que me sinto extremamente satisfeito em ter convivido com essa gentalha para poder definir minha liberdade sem a interferência alheia. Consegui superar minhas raizes, as bases de crença em mim implantadas, e ser um homem livre para fazer as minhas próprias escolhas sem ter nenhum sentimento de remorço pelo que fiz no passado ou faço no presente. Eu faço uso de meu livre arbítrio e deixo meu futuro como uma tela em branco para que possa escrever sem o uso de qualquer artíficio que venha me cegar. Adoro enxergar o mundo por um prisma complexo sem o medo a me atormentar.

Homens livres sempre serão perseguidos, pois os zumbis da fé sempre farão de tudo para defender os reis de sua colméia. Mas não existe preço que pague a liberdade, por isso escolhi ser livre e sem medo. - Wagner Miranda

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails