sábado, 22 de março de 2014

FELIZ PÁSCOA, colegas chocólatras


É difícil entender como uma barra de chocolate de menos de 200 gramas custa cerca de $ 4,00 e um ovo da mesma marca, peso e tipo de chocolate valer seis vezes mais, cerca de $ 24,00.

Fiz uma pesquisa em Jequié nas seguintes empresas: Lojas Americanas, Rede Bom Preço (hiper e mercados), Supermecado Jambo e Panificadora São José, onde confirmamos a diferença de preços entre as barras de chocolare e bombons e os ovos de Páscoa. Chega a ser assustador.

O bombom Serenata de Amor, por exemplo, custa $ 0,59. Um ovo de 350 gramas, que equivale ao peso de 17 bombons, sai por $ 30,00, ou o preço de 51 bombons individuais. O pior é que um pacote com 50 bombons custa $ 23,00 em lojas de festas (sai ao custo de $ 0,46), o que em suma daria para comprar 66 bombons da mesma marca com o mesmo valor de um único ovo.

A mesma coisa acontece com o baton garoto, já que a caixa contém 30 unidades e custa em média $ 12,00. Como o ovo custa $ 23,00 daria para comprar praticamente 2 caixas de baton garoto somando quase 60 unidades no custo real do ovo de páscoa com mesmo chocolate.

JUSTIFICATIVA:

'O Tempo' procurou alguns fabricantes de ovos. Por meio de nota, a Garoto e a Nestlé informaram que a estrutura envolvida na fabricação de produtos de Páscoa é bem maior do que na produção cotidiana: "Desde o custo de embalagem, produção do ovo (mais complexa do que o tablete), contratação de mão de obra para produção e prestação de esclarecimentos sobre os lançamentos ao consumidor", tudo isso excede o calor do produto.

A explicação é semelhante à da Kraft Foods, detentora da marca Lacta. A gerente de marketing de Páscoa da empresa, Mariana Perota, afirma que os ovos são embalados artesanalmente e são produtos mais frágeis, que demandam mais cuidados tanto no armazenamento quanto no transporte e distribuição, o que significa custo maior. Um exemplo é a entrega dos produtos. Enquanto os chocolates comuns são entregues nos centros de distribuição de cada rede de varejo, os ovos de Páscoa vão direto para cada loja, para evitar danos. Mariana lembra também a contratação de mão de obra específica para a produção dos ovos e para promoção. "Para se ter uma ideia, a equipe normal de promotores é de 2.000 pessoas, para todos os produtos da Kraft. Nesta Páscoa, contratamos 6.000 promotores", afirma.

Cabe a você como consumidor, decidir o que é melhor diante das informações obtidas. Avalie o que melhor se enquadra em sua necessidade.

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