No site About Geography de Matt Rosenberg existe um texto que comenta sobre uma diferença entre o número de países constantes na lista de códigos de países da ISO 3166-1 (246) e o número de países reconhecidos pela ONU (192 + Vaticano, Kosovo e Taiwan).
A explicação é que a lista ISO 3166-1 (que fornece também a abreviatura para domínios do Internet) inclui 51 não-países, tais como territórios e entidades não-independentes. Por exemplo, a lista inclui:
- Samoa Americana (cedida aos americanos em 1904)
- Ilhas Falkland (ou Malvinas - colônia britânica ou pertencente à Argentina ?)
- Groenlândia (região autônoma da Dinamarca)
- Hong Kong (ex-colônia britânica)
- Território Palestino (não reconhecido como estado)
- Porto Rico (território americano)
- Sahara ocidental (pertence ao Marrocos ?)…
- Mesmo com esta premissa, não constam da lista da ISO-3166 a Inglaterra, Escócia, País de Gales, e Irlanda do Norte, que formam o Reino Unido e também não são países independentes.
A ONU possui 192 países membros (verificado em 2008 na data deste post). Assim, o número 192 (para uma lista atualizada, consulte Lista Oficial de Países da ONU no site onu.org.br) é usado frequentemente para representar o número dos países no mundo. Embora este número represente quase todos os países no mundo, há ainda dois países independentes, a cidade de Vaticano e Kosovo, que não são membros do ONU.
Taiwan (Formosa) era um membro das Nações Unidas (até do Conselho de Segurança) até 1971, quando a China a substituiu nesta representação. Taiwan luta para que seja reconhecida como nação pelos outros países membros, mas a China reivindica que ela é simplesmente uma província sua. - Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário