sábado, 6 de maio de 2017

Matemática Onde Menos é Mais ... Muito Mais Produto!

Eu gostaria de entender como funciona a matemática brasileira, pois esta segue padrões exclusivos, paralelo, fora da linha de horizontalidade. A forma de cálculos utilizados por diversas empresas ao calcular seus produtos são meio confusos quando colocados à prova da matemática nua e crua, já que a lógica se perde ao levarmos em conta parâmetros simples, mas que se tornam complexos quando aplicados por brasileiros.

Alguns casos para entender melhor:

1 - Fui comprar um sabão em pó Omo e havia uma placa promocional gigante, e claro fui atraído a ela. Porém resolvi usar uma matemática simples para ver o percentual de minha vantagem, e fiquei estupefato. A promoção era para um produto de 2 quilos que estava ao custo de R$ 15,99. Em uma rápida olhada, vi que meio quilo em uma caixinha independente, estava ao custo de R$ 3,49 que me levou a um resultado simples de R$ 13,96. Então, se eu levasse 4 caixinhas, o que resultaria em 2 quilos, me levaria a uma economia de R$ 2,03. Essa diferença é meio estranha, já que a tal promoção deveria ser inversa, pois ao levar UMA embalagem de 2 quilos, a empresa estaria economizando ao menos em embalagem!

2 - Outra feita fui comprar leite em pó Ninho. Mesma situação:
   > Embalagem Sachê com 800g por apenas R$ 25,59
   > Lata com 400g pelo preço absurdo de R$ 11,85
   > 11,85*2 = R$ 23,70 - 25,59 = R$ 1,89 de economia se eu levar DUAS embalagens de lata.
      Mais uma vez me vi confuso.

Agora observem as fotos abaixo e me digam se eu estou com problemas para fazer os cálculos, ou realmente as empresas brasileiras estão utilizando outra matemática desconhecida pela raça humana:

O produto TicTac neste mercado me deu um susto.
Na primeira embalagem são 200 unidades. | Na segunda embalagem com 100 unidades.


3 - Produto TicTac:
   > Embalagem com 200 pastilhas por apenas R$ 18,29
   > Embalagem com 100 pastilhas por R$ 5,99
   > 5,99*2 = R$ 11,98 - 18,29 = R$ 6,31 de economia!!!

Esse foi o caso mais complexo que vi. A diferença levando DUAS embalagens é tão grande que dá pra comprar mais UMA embalagem de 100 pastilhas e ainda levar troco!!!

Garanto que já vi outras bizarrices matemáticas, mas nenhuma conseguiu superar o TicTac!

Wagner Miranda

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails