Você sabia que a poesia tem espaço especial no calendário brasileiro? É isso mesmo! No Brasil, dedicamos um dia para celebrar a poesia nacional. Mas também existem comemorações estaduais e temos uma outra data mundial!
Pois é, a confusão sempre acontece com as comemorações no Brasil e não seria diferente com a poesia. Principalmente quando "intelectuais" modernos tentam expor suas ideologias de gaveta.
O dia nacional da poesia era em 14 de março, no aniversário de Antonio Frederico de Castro Alves (nascido nesta data em 1847), era comemorada em caráter não-oficial, desde 1977, quando o projeto de lei que previa esta data foi arquivado e nunca oficializado.
A partir de 3 de junho de 2015, foi sancionada a lei 13.131 por sugestão do senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná, que mudou a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade em 31 de outubro. Ou seja, Castro Alves ficou sem moral e agora no Brasil, o dia nacional da poesia é em 31 de outubro. Porém, o poeta tem outro dia para ele mesmo que é 20 de outubro, já que nesta data em 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.
Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, as poesias que faz.
Além disso, há diversas celebrações estaduais:
- Dia Estadual da Poesia (20 de abril, no Acre, conforme Lei Nº 2.130 de 9 de julho de 2009);
- Dia da Poesia (25 de junho, no Pará, conforme Lei Nº 6.195 de 7 de abril de 1999);
- Dia Estadual da Poesia (8 de agosto, no Amapá, conforme Lei Nº 580 de 21 de junho de 2000);
- Dia Estadual da Poesia (20 de agosto, em Goiás, conforme Lei Nº 14.866 de 22 de julho de 2004, homenageando o aniversário de Cora Coralina);
- Dia Estadual da Poesia (31 de outubro, em Minas Gerais, homenageando o aniversário de Drummond);
- Dia Estadual da Poesia (19 de dezembro, no Mato Grosso, conforme Lei Nº 7.776 de 26 de novembro de 2002, homenageando o aniversário de Manoel de Barros).
Mas nenhuma das datas (20 ou 31 de outubro nacionais ou as várias datas estaduais) suspende-se as atividades para lembrar da importância da poesia. O poeta continua trabalhando e comemorando sua importância.
Porém, diferentemente da confusão de datas no Brasil, o dia mundial da poesia é em 21 de março. Criado pela UNESCO, em 1999, com o objetivo de estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo.
Wagner Miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário