quarta-feira, 10 de março de 2010

SERVIÇO ESPECIALIZADO DE PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO: AGORA TEM NO HGPV

Entrou em funcionamento em 8 de março [dia internacional da mulher] o primeiro Serviço Especializado de Pré-Natal de Alto Risco de abrangência microrregional no Hospital Geral Prado Valadares em Jequié.

A implantação desse serviço no HGPV justifica-se porque os municípios da microrregião de Jequié não possuíam referência para Gestação de Alto Risco na região e ainda têm dificuldade na realização dos exames complementares preconizados pelo Ministério da Saúde.

Além do exposto a REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL faz parte do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, cuja meta é reduzir a mortalidade infantil em no mínimo 5% ao ano, com foco na mortalidade neonatal (0 a 27 dias), o que é seguido pela Secretaria da Saúde da Bahia.

De acordo com o diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, este serviço visa melhorar a assistência à gestante de alto risco; reduzir óbitos maternos, fetais e perinatais; criar acesso para gestantes de alto risco; reduzir demanda reprimida e, além disso, possibilitar aos municípios da Microrregião de Jequié atender aos critérios da Portaria/GM nº. 569, de 01/06/2000, do Ministério da Saúde que institui o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN), respaldando os Termos de Adesão.

O Serviço oferece 40 atendimentos semanais, com médico especialista em ginecologia e obstetrícia, além de assegurar exames ultrassonográficos, eletrocardiogramas e dosagens laboratoriais disponíveis no hospital. Os exames ambulatoriais não oferecidos pelo hospital são de responsabilidade do município de residência da gestante ou do município pactuado, de acordo com o Plano Diretor de Regionalização.

CRITÉRIOS DE ACESSO
  • Todos os 24 municípios da microrregião de Jequié podem encaminhar Gestantes de Alto Risco com diagnóstico médico, mediante marcação pelo Sistema do Município de Jequié;
  • Todas as gestantes deverão ser encaminhadas com toda rotina laboratorial de pré-natal e citologia oncótica colhidas na unidade de saúde;
  • Ficha de referência devidamente preenchida, carimbada e assinada;
  • Algumas gestantes poderão ser contra-referenciadas à unidade de saúde de origem, caso não seja comprovada a situação de risco e para que as vagas não sejam ocupadas desnecessariamente.
  • O horário de atendimento é das 14 às 18 horas todas as segundas e quartas-feiras, exceto feriados. - Fonte: HGPV

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails