quinta-feira, 20 de maio de 2010

IPCA-15 acelera e marca inflação de 0,63% nos preços em maio

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15) apontou inflação de 0,63% em maio, segundo dados publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (20).

A variação foi 0,15 ponto percentual superior à registrada no mês passado (+0,48%) e maior que a taxa de 0,59% apurada no mesmo período de 2009. Segundo o instituto, cinco dos nove grupos que compõem o índice aceleraram em relação ao mês passado, ajudando a impulsionar o resultado cheio.

O Grupo Transportes registrou maior impulso sobre o índice na comparação mensal, tendo contribuído com alta de 1,01 ponto percentual no índice de maio. No período, o preço do automóvel novo apresentou variação positiva de 1,57%.

Vale ressaltar que, no acumulado dos últimos 12 meses, o índice IPCA-15 indicou alta de 5,26%, acima dos 5,22% mostrados nos 12 meses anteriores.

Análise regional
Segundo o IBGE, a maior alta do mês foi registrada em Fortaleza, onde o índice apresentou variação positiva de 1,24%. Em sentido oposto, Goiânia mostrou a menor taxa, com variação positiva de 0,18%.

Definição do índice
O IPCA-15 se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários-mínimos e seus dados são coletados nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia. - Fonte: Portal InfoMoney

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails