quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

HGPV IMPLANTA A SUA PRIMEIRA FARMÁCIA SATÉLITE

Passou a funcionar a partir do dia 03 no Hospital Geral Prado Valadares a Farmácia Satélite do Pronto Socorro. Esta é mais uma ação que visa a criação de práticas que melhorem a prestação de serviços do Estado, através de ações inovadoras com resultados comprovados para uma melhor gestão de recursos.

De acordo com o coordenador da Farmácia Hospitalar do HGPV, Edelmar Nogueira Leite, as Farmácias Satélites são núcleos farmacêuticos localizados dentro de setores críticos do hospital que garantem maior rapidez na entrega dos medicamentos para os pacientes do hospital.

“Os principais objetivos destas farmácias são armazenar adequadamente produtos farmacêuticos para manter sua qualidade e integridade, além de fornecer medicamentos e materiais de uma forma que o paciente seja prontamente atendido, possibilitando o controle rigoroso do estoque no local”, explica Edemar Nogueira Leite.

Além dos objetivos citados, a Farmácia Satélite do HGPV, implantada no Pronto Socorro, descentraliza os serviços prestados, possibilita maior rapidez ao sistema de distribuição de medicamentos e permite uma interação maior entre as farmácias, os diversos setores e o corpo clínico do hospital.

A Farmácia Satélite do PS do HGPV conta com equipe treinada em regime de plantão 24 horas, sob a supervisão diária de um farmacêutico do hospital, o que racionaliza a dispensação e controla o estoque dos medicamentos.

“Com a farmácia funcionando na ponta do sistema de distribuição, só são retiradas as quantidades de medicamentos que realmente serão utilizadas pelos pacientes, evitando assim o desperdício e a formação de estoques desnecessários no setor, reduzindo custos para o hospital e para o Estado”, conclui Edelmar Nogueira Leite.

De acordo com o diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, foram criados Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para recebimento, armazenamento e dispensação dos medicamentos, para melhor organizar o funcionamento da Farmácia Satélite, os quais já são seguidos. - Gilmar Vasconcelos

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails