Após realizar 72 conferências municipais e cinco regionais, a Bahia consolidou, nesta sexta-feira (23), durante a III Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente, as propostas que serão levadas a Brasília, em maio do próximo ano, quando da I Conferência Nacional.
“O encontro foi de êxito total”, adiantou o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos. As várias delegações presentes foram unânimes em apontar a organização, o nível das discussões e o material produzido e distribuído como de alto nível.
A diretora regional da OIT para América Latina e Caribe, Elizabeth Tinoco, circulou nos grupos de trabalho e disse estar impressionada com o nível de organização e participação. Mesma opinião tiveram os secretários estaduais do Trabalho presentes ao evento.
Eles confessaram que aproveitaram da visita à Bahia para aprender com a expertise dos baianos na condução dos debates e na metodologia aplicada. Com esse aprendizado esperam realizar as suas conferências estaduais sem gerar nenhum impasse ou contratempo.
Plenária final – A plenária final que entrou pela noite, desta sexta-feira (23), foi bastante movimentada. Para cada desafio apresentado eram colocadas as propostas dos grupos. Uma a uma, democraticamente, elas eram aprovadas seja pela maioria ou através do consenso.
Conduzida pelo chefe de gabinete da Setre, Elias Dourado, esta etapa foi das mais exaustivas. Apos a aprovação das propostas de todos os grupos de trabalho (GTs) houve a consolidação do relatório final.
O relatório final referente aos dois dias de debates será disponibilizado muito em breve, no site da Setre (www.setre.ba.gov.br). Este documento final será encaminhado para as etapas subseqüentes relativas a I Conferência Nacional a ser realizada em maio de 2012.
A III Conferencia Estadual do Emprego e Trabalho Decente teve a finalidade de promover um amplo debate envolvendo a temática das políticas públicas. - Ascom Setre - Lício Ferreira Drt-Ba 973
Nenhum comentário:
Postar um comentário