quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dia Mundial do Trabalho Decente mantém foco no combate ao trabalho precário e no controle global do setor financeiro

O foco, este ano, das comemorações, pelo Dia Mundial do Trabalho Decente, nesta sexta-feira, dia 07, em várias partes do mundo, será o combate ao trabalho precário e o controle global do setor financeiro. Ano passado, ocorreram 430 ações em 98 países, com a abordagem das mais variadas questões. Este é o quarto ano consecutivo de manifestações, envolvendo sindicatos e organizações ligadas aos direitos dos trabalhadores em todo o mundo mobilizadas em favor do Trabalho Decente.

Para o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, a celebração do Dia Mundial pelo Trabalho Decente é uma demonstração de que a apropriação desse conceito atinge hoje os movimentos sociais e foi abraçado pelos trabalhadores. “Por isso, é importante que trabalhadores e sociedade estejam interessados nessa discussão, a fim de que sejam garantidas ações em prol da valorização do trabalho".

Com o desemprego sendo o mais alto já registrado, com mais de 200 milhões de pessoas sem trabalho, a busca de soluções sustentáveis ​​com proteção social é mais importante do que nunca. Segundo as previsões atuais, mais 45 milhões de jovens vão se juntar às fileiras dos desempregados na próxima década. A incapacidade dos governos e dos organismos financeiros internacionais para transformar a política econômica para a criação de empregos decentes e sustentáveis tem gerado catastróficas consequências sociais e econômicas.

Pioneirismo - O Brasil assumiu compromisso do Trabalho Decente com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a partir de junho de 2003, com a assinatura do memorando de entendimento, que permitiu o lançamento da Agenda Nacional do Trabalho Decente. A Bahia é pioneira em implantar uma Agenda de Trabalho Decente em nível subnacional. O Estado incorporou este compromisso com os trabalhadores desde 2007 e como referência nacional e internacional. Agora, no final de setembro, reuniu, durante dois dias, mais de 500 pessoas no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, para celebrar a III Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente. - Ascom/Setre / Licio Ferreira DRT-Ba 793

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails