quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Perdemos o maior cérebro tecnológico dos últimos tempos: Steve Jobs

Há menos de um mês descobrimos que a Apple sozinha vale 76,2 bilhões de dólares, quase 3 bilhões a mais que todo o saldo operacional do tesouro no governo norte americano. Também vimos a apresentação do projeto de sua nova sede em Cupertino, que tem pretensões de se tornar o maior escritório corporativo não-governamental do mundo. Após perder a corrida dos microcomputadores para a Microsoft na década de 90, a empresa de Steve Jobs deu a volta por cima, se tornando a marca mais valiosa do mundo em 2010, pelo ranking da Forbes. Então por que qualquer CEO deixaria tudo isso de lado? Na verdade, não é bem assim que a história deve ser contada. Antes de qualquer coisa, não foi a primeira vez que Steve Jobs deixa a liderança da Apple. Em 1984, Jobs foi retirado da companhia, em plena guerra não tão fria contra a Microsoft, para voltar ao topo da empresa somente em 1996. O que ele fez neste período? Plantou duas sementes: fundou uma empresa focada em computadores acadêmicos e voltados para o mercado financeiro, chamada NeXT, e comprou uma tal de The Graphics Group, que mais tarde viria a mudar o nome para Pixar, dispensando apresentações. Em 1996, a Apple decidiu comprar a NeXT e trazer seu criador de volta à casa. O resultado disso tudo foi o surgimento do Mac OS X, uma evolução de um dos sistemas operacionais produzidos pela NeXT. Desde sua volta até hoje, tudo o que vemos relacionado ao nome Apple pode ser traduzido como um sinônimo de sucesso e referência para o mercado: iMacs, Macbooks, iPhones, iPads, iTunes, etc.

Apesar de tantos hits, muitas das notícias que vimos nos últimos anos eram mais relacionadas à saúde de Steve Jobs. Após lutar contra um câncer no pâncreas em 2004 e de ter feito um transplante de fígado em 2009, Jobs entrou em licença médica desde janeiro deste ano. O cansaço devido à pressão da mídia o levou a escrever um e-mail aos seus funcionários, dizendo que “infelizmente, a curiosidade a respeito da minha saúde continua sendo uma distração não só para mim e a minha família, mas também para todo mundo na Apple”. Toda essa pressão sobre sua vida pessoal resultou na entrega de sua carta de demissão: “Eu sempre disse que se chegasse um dia em que não conseguisse mais realizar minhas tarefas de acordo com as expectativas de um CEO da Apple, eu seria o primeiro a avisá-los. Infelizmente, este dia chegou”. Mas isto não significa uma aposentadoria; Jobs ainda continuou a participar das atividades da empresa, mas como chairman, presidindo as reuniões e medindo as decisões do conselho administrativo.

A Apple entrou na era Tim Cook, antigo diretor de operações e funcionário desde 1997, que talvez demore para atingir o carisma e capacidade criativa de Steve Jobs. Talvez isto aconteça amanhã, ou nunca. Esperávamos que Jobs retornase firme e forte, com brilhantes projetos, como já fez anteriormente. Mas infelizmente para a raça humana, aos 56 anos de idade, Jobs perdue a luta contra o câncer e foi retirado desta dimensão nesta quarta-feira. A única coisa que podemos fazer é agradecer a Jobs pelas excelentes contribuições que fez ao mundo da tecnologia e entrenimento, e torcer para outros "Jobs" aparecerem no futuro.

Algumas frases de Steve Jobs:
  1. “Ser o mais rico do cemitério não é o que mais importa para mim… Ir para a cama à noite e pensar que foi feito alguma coisa grande. Isso é o que mais importa para mim.”
  2. “Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo - expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar - caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração.”
  3. “Se hoje fosse o último dia de minha vida, queria fazer o que vou fazer hoje? E se a resposta fosse não muitos dias seguidos, sabia que precisava mudar algo.”
  4. “Seu tempo é limitado, então não percam tempo vivendo a vida de outro. Não sejam aprisionados pelo dogma – que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário.”
  5. “Melhor ser pirata, do que marinheiro...”
  6. “Você não consegue ligar os pontos olhando pra frente; você só consegue ligá-los olhando pra trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, carma, o que for. Esta abordagem nunca me desapontou, e fez toda diferença na minha vida.”
  7. “Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente.”
  8. “Foco é dizer não.”
  9. “Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção.”
  10. “Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já são bem o que você realmente deseja. Todo resto é secundário.”
 Fonte: http://ffw.com.br/noticias/entenda-o-mais-recente-capitulo-nas-reviravoltas-de-steve-jobs/ http://www.jeonline.com.br/editorias/variedades/index.php?subaction=showfull&id=1317909858&archive=&start_from=&ucat=23

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails