terça-feira, 17 de abril de 2012

SOCIAL: OGTREC



Carta Aberta
Ao conselho diretivo do T.M.R.C.
e todo colegiado


Prezados Senhores e Senhoras

Vimos solicitar a continuidade da democracia dentro do território que é um espaço geográfico, de relações humanas; vamos buscar os interesses da coletividade porque o crescimento econômico por se só não desenvolve o social nem a sociedade. Nós somos seres pensantes, não vamos atropelar a democracia dentro deste espaço geográfico.

Devemos aceitar o que foi decidido nas plenárias territorial do colegiado onde foi eleita a OGTREC como entidade gestora do território médio Rio das Contas, eleita entidade a receber o veículo que virá para o território. Em outra plenária haviam sido convidadas as entidades do território e as que estiveram presentes se recusaram a receber o veículo após esclarecimentos sobre a gestão do mesmo.

Na plenária da gestão do veículo, realizada em Ipiaú-Ba, a OGTREC se manifestou através de sua representação presente: Julival Cardoso Pereira, onde declarou estar ali “para servir a todas as ações legais e que vem beneficiar, promover e contribuir para o desenvolvimento territorial, pois só assim vamos formar cidades e municípios fortes para uma vida futura de qualidade, não com ações anarquicas nem com atitudes de domínio ou de poder, lembrando que o poder tem que ser compartilhado e solidário já que o ‘poder’ é para servir e não para ser servido”.

O território médio Rio das Contas precisa se libertar e sair com sua sede de dentro do prédio da CEPLAC. Esta é uma instituição independente. Existe uma verba colocada através de emenda parlamentar no valor de mais de R$ 300.000 (trezentos mil reais), para construção da sede própria, do conselho do território.

Existe uma tendência para que a construção seja feita naquele galpão da CEPLAC situado em Ipiaú-BA, se isto vier a se realizar dificilmente teremos sede própria, já que todos imóveis da CEPLAC pertencem à união. É preciso nos mobilizarmos e levantarmos esta bandeira para uma sede própria sem o domínio da influencia dominadora, de preferência, até por posição territorial, a construção deveria ser efetuada na cidade pólo.

Esse espaço democrático – o conselho, pertence a todos nós sem distinção de cor, raça, credo ou região.

É por estas e outras razões que a OGTREC, desde março de 2007 faz parte do conselho do território, e vem debatendo projetos coletivos em rede, que englobam todos os 16 municípios, para todas as classes sócio-econômicas, já que um depende do outro. O conselho não deve ter CNPJ, não deve ter presidente e sim ser um grupo diretivo colegiado democrático. O conselho não deve fazer mesa e sim uma roda de debates justos e solidários com estratégias e ações prioritárias básicas para melhoria da qualidade de vida da população, promovendo um processo de desenvolvimento local e territorial, elevando a eficiência da articulação política correta com empenho, contemplando a inclusão sócio-econômica, a preservação dos recursos naturais e dos seus ecos sistemas, o fortalecimento de cidades e municípios dando apoio e fomento de atração para investimentos através de pessoas do município ou daqueles que venham a investir, garantindo assim uma vida futura com ações transformadoras para todos os cidadãos.

Devemos organizar o território em rede, evitando “dar rasteiras mesquinhas” nas entidades que sempre estiveram presentes na construção deste espaço democrático, criando a polêmica da inovação e da inclusão de reparação. Chega de exclusão dentro do território médio Rio das Contas.

Certo de vosso apoio em promover a expansão da cidadania e fortalecimento da democracia que cabe a todos nós, desde já agradeço.


Cordialmente,

 
Julival Cardoso Pereira
Diretor Presidente da OGTREC

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails