O café é quase sempre o melhor amigo daqueles que precisam driblar o sono e se manter acordados para trabalhar, estudar, dirigir ou assistir aquele filme dos anos 70 que só passa na TV aberta de madrugada. Provavelmente você sabe o efeito do café é causado pela cafeína, uma espécie de droga presente nos grãos (sim, droga, porque ela é capaz de alterar nossa sensação de bem-estar por meio da interferência na química do cérebro). O que você talvez não saiba é que o chá, geralmente visto como tranquilizante, também contém cafeína (que nesse caso também pode ser chamada de teína).
Existem três tipos mais conhecidos de chá: o preto, o verde e o branco (curiosamente, apesar de toda a fama adquirida pelo chá verde no Brasil, 75% do chá produzido no mundo é preto, o tradicional English Breakfast, por exemplo, é uma variação de chá preto). E, embora você veja incontáveis embalagens coloridas nas prateleiras dos supermecados, esses três tipos são todos derivados da mesma planta, a Camellia Sinensis. A diferença está no processamento: enquanto as folhas do chá preto sofrem um intenso processo de oxidação, as dos chás verde e branco mantêm a coloração original.
E é justamente o chá preto que contém mais cafeína entre os três. Enquanto uma xícara de café possui em torno de 90 mg de cafeína, a mesma xícara de chá preto tem entre 40 mg e 70 mg. No caso do chá verde, a cafeína varia entre 9 mg e 50 mg por xícara (no chá branco, a quantidade é muito pequena, assim como os efeitos). Tudo depende de quanto tempo as folhas ficaram imersas na água, da quantidade de água usada e de como elas foram processadas. O chá de saquinho tem mais cafeína que o feito diretamente com as folhas. A absorção da cafeína do chá, no entanto, é mais lenta que a do café, mas pode ser acelerada com uma gota de limão – ou leite, bem ao gosto dos ingleses.
Você também certamente já ouviu que chá verde emagrece. Parte desse efeito se deve justamente à cafeína. Em doses adequadas (dois copos de chá são o suficiente), ela melhora a digestão e elimina parte da gordura que ingerimos. Além disso, o chá verde favorece a flexibilidade do corpo e contribui na prevenção de lesões musculares. Alguns estudos recentes provaram que a cafeína está associada inclusive à melhora da retenção de memória e pode aumentar a eficiência de analgésicos.
Apesar de todos esses benefícios, o consumo em excesso sa substância faz mal. A cafeína contida em um inocente copinho de espresso leva horas para ser eliminada do organismo. No final da tarde, portanto, vale substituir o cafezinho por uma moderada xícara de chá e poupar o travesseiro das crises de choro provocadas pela insônia. - Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário