quarta-feira, 11 de julho de 2012

VERGONHA: Mais uma prova da INCOMPETÊNCIA administrativa

Vejam o tamanho da ignorância de administradores "fubengos" que ainda desejam continuar no poder:
 
Para os administradores leigos, vou explicar o que é um Centro de Controle de Zoonoses?

As doenças transmitidas ao homem pelos animais são designadas, genericamente, de zoonoses. O Centro de Controle de Zoonoses coordena, presta orientação técnica e normatiza o controle das zoonoses no município. Funciona também como unidade de referência nacional para zoonoses urbanas e como centro colaborador da Organização Mundial de Saúde/ OMS.

Quais são os serviços prestados?
  • Captura de animais encontrados em logradouros e vias públicas.
  • Vacinação contra raiva em focos de doença e nos cães resgatados do canil de apreensão.
  • Internação de cães e gatos agressores em canis individuais, em áreas de isolamento, para observação veterinária.
  • Registro de cães e demais animais passíveis de registro com vistas a garantir as normas de saúde pública.
  • Controle de roedores e controle epidemiológico da leptospirose.
  • Controle de vetores, tais como moscas, baratas, percevejos e carrapatos.
  • Controle de mosquitos ou pernilongos, através da captura de larvas.
  • Controle do mosquito transmissor do dengue.
As solicitações destes serviços podem ser feitas diretamente ao Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade. O Centro de Controle de Zoonoses deve dispor de biblioteca com acervo especializado nas áreas de zoonoses e medicina veterinária, para realizar empréstimos entre bibliotecas e também para funcionários da área de saúde pública e ter consulta no local permitida ao público em geral (Fonte).


Esta confusão é porque uma égua está agonizando desde domingo (8), no fundo do condomínio Almerinda Lomanto - Jequiezinho, tudo porque o animal já sem forças e desfalindo foi agredido pelo proprietário e abandonado no local, conforme depoinmentos na rede social do Facebook através do Grupo Jequieense II. Os moradores e comerciantes do locla vem cuidando do animal qua ainda não consegue se levantar e não recebe atenção dos responsáveis municipais.

A reportagem do BJM esteve no local e filmou a situação de calamidade e maus tratos (Vídeo acima - Fonte), e encontrou o secretário de obras de Jequié, o senhor Luiz, que afirmou corretamente "não poder fazer nada, iria esperar o animal morrer para retirar do local. Pois compete à secretária de obras apenas limpar a cidade e não cuidar de animais", pois isto é responsabilidade do setor de zoonoses da Prefeitura de Jequié que tem veterinários e competência para decidir sobre o destino do animal. Porém, até o momento da saída da reportagem, nenhum representante tinha chegado ao local para tentar salvar a égua.

Percebam que tudo isto acontece em um ano político, e mesmo assim a tal administração não consegue resolver problemas tão simples que precisam unica e exclusivamente de responsabilidade, competência e respeito à vida.


Um comentário:

Rildo Junior disse...

Acabei de voltar novamente do local onde está a égua. Ela continua lá, no mesmo local, no mesmo lugar e do mesmo jeito, infelizmente. Quarta-feira, 12:37!

Related Posts with Thumbnails