domingo, 29 de outubro de 2017

Reforma Protestante


A Reforma foi um movimento burgo-religioso iniciado em 15-7 pelo pedreiro e monge Martinho Lutero e que mudou os fundamentos do Cristianismo, ops, foi um movimento reformista cristão culminado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.

Os fiéis que o ouviram foram tomados de um frenesi religioso sem precedentes, ops, Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

Lutero enfrentou um problema crônico de falta de fundos, e finalmente deu um ultimatum ao bispo: Uma Igreja só não dá, sai muito caro. Por que não dividimos em duas?, ops, o resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o protestantismo.

Após a reforma de Martinho (e sua morte) muitos outros arquitetos vieram ajudá-lo já que a igreja estava muito pequena e as paredes estavam cheias de rachaduras. Um desses arquitetos foi Calvino que reformou a igreja fazendo um segundo andar, logo depois Jonh Knox veio ajudar apoiando Calvino na reforma. Após a segunda reforma da igreja alguns pedreiros brigaram com os arquitetos e resolveram sair construindo outras igrejas, assim até hoje vários e vários pedreiros se magoam por algum motivo e constroem outras igrejas, esses pedreiros (os mais recentes) são chamados de Pentecostais e/ou Neo Pentecostais, nas suas igrejas costumam dizer que todos devemos ser ricos, e ser pobre ou doente é coisa do diabo, ops, uma vez que a Reforma Protestante desconsiderou e combateu diversas doutrinas e dogmas católicos, e provocou as maiores divisões no cristianismo, a Igreja Católica Romana convocou o Concílio de Trento (1545-1563), que resultou no início da Contrarreforma ou Reforma Católica, na qual os jesuítas tiveram um papel importante. A Inquisição e a censura exercida pela Igreja Romana foram igualmente determinantes para evitar que as ideias reformadoras encontrassem divulgação em Portugal, Espanha ou Itália, países católicos. As igrejas protestantes por sua vez, ao mesmo tempo em que propagavam a bíblia e suas ideias graças a invenção da máquina tipográfica de Johannes Gutenberg, também tornaram proibidos uma série de livros católicos e outros que contrariavam suas doutrinas. Edward Macnall Burns observou que "do câncer maligno da intolerância", "não escaparam católicos nem protestantes".

Não seja herege e obedeça a verdade única e divina: Abra outra igreja!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails