domingo, 10 de novembro de 2024

A Face da Piedade Falsa e a Verdade Esquecida

"Sabe, porém, isto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis, e Paulo nos dá a razão — a 'psicopatia espiritual'. Homens e mulheres serão egoístas ao extremo, avarentos de maneira absoluta, ansiosos e arrogantes de forma inconcebível, dominados por um sentimento esmagador de superioridade. Serão blasfemadores não apenas contra Deus, mas contra a vida, contra tudo e todos. Totalmente desconsiderados com pai, mãe, ou qualquer um que lhes tenha dado amor em algum momento da vida. Seus corações se desvincularam de qualquer nível de carinho e afeto; por isso, são ingratos, irreverentes, desafeiçoados — todo tipo de afeição neles morreu. Tornaram-se implacáveis, caluniadores, divulgadores de toda perversidade e disseminadores de mentiras e fake news. Sem nenhum domínio de si, fazem apenas aquilo que lhes vem ao coração, como se movidos por um capricho perverso. São cruéis, completamente adversários de todo bem, e desprezam aqueles que se empenham pelo bem.

São traidores com a maior facilidade, atrevidos ao extremo — é só olhar em volta. São enfatuados, cheios de uma inflação de ar, mas sem conteúdo em suas mentes e corações. Sobre eles, diz-se o seguinte: são antes amigos de toda forma de hedonismo pessoal, buscando a glorificação de qualquer desejo acima de qualquer referência humana ou moral, pois cultuam os próprios desejos. No entanto, não deixam de ser religiosos; carregam uma aparência, uma configuração de piedade e religiosidade, mas essa é apenas uma falsidade enganadora.

É assim que eles vivem, sob uma fachada. Enquanto praticam essa 'piedade', que mais apropriadamente deveríamos chamar de 'peidade', negam de todas as maneiras o poder de Deus em suas manifestações divinas. E Paulo nos aconselha: 'Foge dessas pessoas, pois elas destroem a alma de qualquer um.' Não se trata de pessoas do mundo, mas de um grupo de risco: os 'piedosos perversos'. Esse é o tipo de gente que mais faz mal ao planeta, ao mundo e à humanidade. Se alguém ainda não entendeu isso, um dia entenderá — mas que não caia nesse enredo, que destrói qualquer vida humanamente livre."

by Wagner Miranda / 2 Timóteo 3:1-5 / Fonte

sábado, 9 de novembro de 2024

A Luz da Integridade em uma Sociedade Corrompida: O Chamado para a Verdade e a Justiça

 

A presença de mentiras e pequenos desvios de integridade no cotidiano, seja em uma igreja ou em qualquer ambiente da sociedade, reflete um desvio preocupante dos valores que a Bíblia ensina e que deveriam orientar a vida de quem se declara cristão. A Bíblia deixa claro que a mentira tem raízes malignas: Jesus disse que o diabo é o "pai da mentira" (João 8:44) e que o caminho dos ladrões é um caminho de perdição (1 Coríntios 6:10). Quando práticas como pequenas mentiras ou pequenas corrupções são banalizadas, isso leva a uma erosão moral que afeta todos os aspectos da vida social.

Essa prática também contamina as futuras gerações, que crescem sem conhecer o valor da integridade e da honestidade. É interessante lembrar que, historicamente, sociedades que se comprometeram com a verdade e a justiça — princípios claramente defendidos nas Escrituras — experimentaram períodos de crescimento e coesão social. Por outro lado, sociedades que se renderam à corrupção e à mentira muitas vezes enfrentaram decadência, divisão e fragilidade, como vemos no declínio de diversos impérios ao longo da história.

O efeito “manada”, onde práticas incorretas se tornam culturalmente aceitáveis, gera um ciclo vicioso, criando líderes e representantes que refletem o que já está enraizado na população. Quando o povo perde o compromisso com a ética, acaba permitindo e até justificando desvios entre seus líderes. No entanto, os princípios de Deus não mudam: aqueles que seguem a Palavra de Deus são chamados a ser "luz do mundo" (Mateus 5:14) e exemplos de integridade em toda a sociedade. Uma sociedade que valoriza a verdade e a justiça colhe frutos de paz e prosperidade, enquanto uma sociedade que despreza esses valores corre o risco de colher desordem e divisão.

by Wagner Mirada / IA

Related Posts with Thumbnails