A definição de pecado (inverso do amor - Mt 22:39, Mc 12:30-31, Lv 19:18) pode ser resumida em três bases:
- Prejudicar a si mesmo
- Prejudicar ao próximo
- Prejudicar a Deus
Sendo assim, qualquer coisa que o ser humano faça e que venha a quebrar uma dessas regras pode ser considerada pecado, como por exemplo o está escrito: "É melhor não comer carne, nem beber vinho, ou fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a tropeçar" (Romanos 14:21). Então precisamos ter cuidado para não levar outros ao pecado pelo que comemos ou bebemos.
Portanto, se o que comemos ou bebemos prejudica o templo do Espírito Santo, o nosso próximo ou a Deus, transgredimos o mandamento do amor!
Diante disso, o que acontece com o nosso corpo ao consumir refrigerantes, como a Coca-Cola ou suquinhos industrializados? (1 Coríntios 6:19; 10:31).
MALEFÍCIOS do consumo de refrigerante:
O consumo de refrigerantes ou sucos artificiais (sejam comuns ou diets, com adoçantes artificiais) pode desencadear diversos problemas, como desequilíbrio químico no cérebro, caries, obesidade, problemas cardíacos, asma, diabetes, gota, câncer, infecções urinárias, prisão de ventre, redução de absorção de cálcio, entre outros, especialmente problemas graves no sistema digestivo, podendo causar danos permanentes.
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, revelaram que participantes que consumiam adoçantes artificiais como aspartame e estévia, encontrados em bebidas dietéticas como a Coca-Cola Diet, podiam sofrer de má absorção de glicose-galactose. Essa condição dificulta a absorção de açúcares pelo intestino e pode causar diarreia grave, desidratação e perda de peso.
Além disso, refrigerantes açucarados reduzem o colesterol HDL (colesterol "bom") em até 98% e aumentam os níveis de triglicerídeos, que, em excesso, podem elevar o risco de doenças cardíacas e outras complicações de saúde.
Esse grande vilão, o açúcar, é conhecido como o "mal do século". O consumo excessivo de açúcar está associado a pelo menos 45 problemas de saúde, incluindo diabetes, gota, aumento da pressão arterial, doenças cardíacas, obesidade, acidentes vasculares cerebrais (AVC), câncer, asma, cáries dentárias, depressão e podento chegar a morte precoce, segundo um estudo publicado na revista The BMJ. O fígado converte o excesso de açúcar em gordura, o que, de acordo com o Daily Mail, aumenta em 85% as chances de desenvolver câncer de fígado e em 68% o risco de morrer de doenças hepáticas. Embora o risco geral de morte seja considerado baixo, ele é real.
Além disso, refrigerantes como a Coca-Cola contêm citrato de cafeína, extratos, corantes, ácidos, glicerina, adoçantes, flavorizantes, frutose, sais refinados, óleos, entre outros, que podem causar diversos danos ao corpo humano.
BENEFRÍCIOS em beber refrigerante:
- Os refrigerantes não oferecem qualquer benefícios para a saúde, além do prazer de consumi-los. Os componentes presentes nos refrigerantes levam a desequilíbrios químicos no cérebro e afetam o nosso desempenho cognitivo.
Então, se devemos cuidar do nosso corpo, mas consumimos produtos que o danificam, será que nos amamos o suficiente (I Co 10:31)? E como podemos amar ao próximo como a nós mesmos se não cuidamos do templo do Espírito Santo que está sob nosso cuidado?
Portanto defina você, se beber refrigerante é pecado ou não é pecado!
by Wagner Miranda
Fonte de pesquisa: Link | Link | Link | Link | Link | Link | Link | Link | Link | Link
Nenhum comentário:
Postar um comentário