terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ferro Bahia em Jequié

Gostaria de informar sobre a implantação da Ferro Bahia em Jequié. É uma empresa de grande impacto ambiental. Ao se intalar na região irá exigir grande demanda de carvão vegetal, o que repercutirá negativamente no nosso eco-sistema. Temos que nos posicionar e exigir audiência pública, pois além do desmatamento previsto, a referida empresa quer implantar florestas de eucalípto que também repercutirá negativamente em nosso bioma. Com a implantação de florestas comerciais haverá supressão das matas nativas que já estão acontecendo por conta de padarias, olarias e industrias locais. Imaginem com com o peso ambiental desa empresa.
.
Vamos nos unir S.O.S. Mata de Cipó, Caatinga e Mata Atlântica.
.
A. Lourenço Andrade

Árvores assassinadas em Jequié



Em Jequié, matar árvores virou moda. Nos últimos anos nada fica de pé. Desde a chacina no horto florestal junto à rodoviária, para a implantação da Praça do Cimento até a chacina central para implantação no novo projeto de Praça do Cimento (Praça Ruy Barbosa), nada fica de pé. Árvores centenárias foram derrubadas como se fossem arbustos sem importância para o plantio de palmeiras imperial (antes fosse oulicurizeiros que são nativos, a propósito, com a desculpa de que estavam doentes, foram dizimados num sábado mais de 20 árvores de ouriculizeiros na subida da prefeitura) e foram plantados na praça pequenas mudas de árvores não nativas que consomem grande quantidade de água como a palmeira imperial e outras que só devem estar em ponto de sombra daqui uns 10 anos.
O pior de tudo é que, além de derrubar a história florestal do centro da cidade (Praça Ruy Barbosa e "Peladão" da Sete de Setembro), ainda envenenam as árovores que sobraram (foto).

Afinal de contas me pergunto pra que serve mesmo o CRA (IMA - Órgão Fiscalizador), IBAMA (Órgão Fiscalizador) e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, se nenhum destes órgãos toma as providências legais para resolver os problemas???
.
Na Rua Manoel Vitorino, por exemplo, foram tantas árvores derrubadas que em apenas duas fotos conta-se mais de 10 e derrubaram sem replantar nada!!!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

DIRETAS JÁ - Homens que não merecem nosso voto!

"Diretas Já" foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1984. O movimento agregou diversos setores da sociedade brasileira. Participaram inúmeros partidos políticos de oposição ao regime ditatorial, além de lideranças sindicais, civis, artísticas, estudantis e jornalísticas. Dentre os políticos, destacaram-se homens de respeito como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, André Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Teotônio Vilela, José Serra, Luiz Inácio Lula da Silva, Eduardo Suplicy, Leonel Brizola, Miguel Arraes e José Richa.
.
Homens que TRAÍRAM A VONTADE DA NAÇÃO
Baianos que votaram contra as DIRETA JÁ (todos do PDS)
.
Afrísio Vieira Lima
Ângelo Magalhães
Antônio Osório
Djalma Bessa
Eraldo Tinoco
Etelvir Dantas
Félix Mendonça
Fernando Wilson
Francisco Benjamin
Gorgônio Neto
Hélio Correia
Horácio Matos
Jairo Azi
João Alves de Almeida
José Penedo
Leur Lomanto
Lomanto Junior
Luiz Viana Filho
Manoel Novaes
Ney Ferreira
Prisco Viana
Rômulo Galvão
Wilson Falcão
.
Resultados da Votação na Câmara:
A FAVOR: 298
CONTRA:
65
AUSENTES:
113
ABSTENÇÕES:
3

Fonte: pró-diretas - Salvador- Bahia

GOVERNADOR APOIA ISAAC

Conforme declaração da esposa do governador Jaques Wagner no horário da propganda eleitoral gratuita, veiculada no dia 29 de setembro, o candidato de sua preferência é o Isaac Cunha do PT . Declararam apoio também o secretário Ruy Costa, o secretário da Saúde Jorge Sola (que trouxe o SAMU para Jequié), o ex-ministro e ex-governador Waldir Pires e o secretário de educação do estado.
É preciso avaliar com cuidado antes de votar, pois teremos mais quatro anos pela frente, e não vale a pena continuar perdendo espaço para as cidades vizinhas. Precisamos de homens comprometidos com o povo.

domingo, 28 de setembro de 2008

Estupradores Atacam em Jequié

É incrível como estupradores tem facilidade em Jequié. Quase que no mesmo instante, houve ataques no Mandacaru, no Cansanção, no São Judas Tadeu e nas proximidades do Colégio Modelo. A raça é tão pistiada que nem os bandidos gostam. A polícia precisa tomar providências urgentes, até porque, se diz de um aidético revoltado que anda a atacar as mulheres. Estuprador de qualquer espécie deveria ter um tratamento simples que custasse pouco para o poder público e livrasse a sociedade de otários como esses: "Corta o pinto, picota, faz uma bela salada e faz ele comer. Depois solta e manda pra casa". Esse não estupra mais ninguém e vai viver na paz da casa dele, se é que tem.

sábado, 27 de setembro de 2008

OBA-OBA

"O povo não é besta", é o slogan atual da coligação do PMDB. Acreditamos que realmente estejam certos, pois já chega de tantos coronéis em nossa cidade. Precisamos de gente nova, gente que pode administrar a prefeitura fazendo por nossa cidade aquilo que todos sempre desejaram. Sabemos que não se ganha eleição com carreatas, comícios, oba-oba e muito menos pesquisas. Faz-se necessário que cada cidadão feche os olhos e ouvidos a tanta baboseira pronunciada pelos candidatos e, no momento do voto, escolha aquele que realmente acredita ser o melhor para Jequié. Não se envolva no oba-oba, pois este é o caminho que tem levado Jequié ao fosso durante longos e longos anos.

Profissionais Expulsos


Após serem retirados de seu setor de trabalho, os profissionais da arte ficam exposto ao perigo em meio aos carros. Durante anos, apresentaram seus produtos na praça Ruy Barbosa, hoje, sem ter onde ficar devido ao projeto atual da praça, se expremem na praça da Bandeira, praça de estacionamento.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Na reta final


Após uma carreata pela cidade ao entardecer, Luiz Amaral e sua comitva finalizaram na Praça Ruy Barbosa (acima), diante do palco do candidato Isaac do PT, ocomício impovisado. Segundo os dirigentes, haviam mais de 20.000 pessoas e mais de 2.000 carros (???). O candidato palestrou a seus ouvintes e transeuntes por alguns minutos. Às 22:00h partidários do PT marcaram presença para ouvir o candidato Isaac que fez um discurso firme diante do prédio da Câmara Municipal. (foto abaixo).

Agora são 74 Impostos no Brasil

São tantos impostos que nos perdemos nas contas. E o pior de tudo é que pagamo impostos sob impostos, o que aumenta e muito o valor final dos produtos e nos impulsiona para baixo, deixando-nos sem condições de crescer com dignidade. Veja a lista AQUI.

Obscenidade em Praça Pública

Na Praça Luiz Viana, em plena tarde de sexta-feira, diante de transeuntes diversos incluindo crianças, andarilhos se revezam em atos obscenos com a única mulher do grupo, desde passar a mão nas suas partes intimas até simular movimentos sexuais em posições variadas como a da foto onde a mulher sentava de colo em colo fazendo movimentos de Kamasutra. Informamos a polícia, mas nenhuma autoridade apareceu durante quase 40 minutos que permanecemos em observação.

Curral a céu aberto


O Rio de Contas já tem nova função: Pasto para animais. É uma pena que um local de lazer onde jovens como eu já curtiram muito, tanto no banho como nas areias limpas jogando um bom futebol (época em que não precisávamos de quadras, pois os areiões do rio eram fascinantes), asim como já ganhei muito dinheiro vendendo produtos para reduzir o calor (água gelada, apolo), é uma pena que este local saldável tenha se tornado nesta savana deserta, com árvores, arbustos, muita grama, equínos, caprinos e bovinos, além dos animais mortos que são abandonados nas margens ou jogados no rio. E, muito, mas muito lixo mesmo como se pode observar na foto abaixo. Esse é o "cartão postal" de Jequié, esquecido, abandonado e destruído pelo desrespeito, desleixo e descuido de pessoas sem compromisso com o meio ambiente, que administraram uma cidade com mais de 10 milhões de arrecadação mensal.

Camurujipe foi vendida

A empresa de ônibus Camurujipe foi vendida, segundo informações, para Viação Vitória que possui ônibus interestadual e também coletivos urbanos um grupo forte que teria feito uma oferta que foi aceita pela proprietária da Camurujipe. Com a morte de José Barros num acidente automobilístico no mês de junho, a Srª Rita Barros teria resolvido vender a empresa.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Faixa de Pedestres... Alguém respeita?


É comum se jogar a culpa no prefeito afirmando que o trânsito está um caos. Mas e os motoristas e pilotos, o que tem feito para melhorar!? Como podemos observar na foto, é comum a todos pararem sobre a faixa de pedestres, sem falar daqueles que invadem o sinal vermelho (dois motoqueiros quase causaram um acidente no momento da foto). Para estes, a solução seriam pardais ou "gaviões" mesmo, para não deixar passar em branco o risco de acidentes causad0 por irresponsáveis que jogam a culpa na prefeitura. Faça sua parte antes de cobrar de alguém!!!

Encceja 2008


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA é um instrumento de avaliação que mede as competências e habilidades de jovens e adultos, residentes no Brasil e no exterior, em nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. O ENCCEJA tem como principal objetivo avaliar as competências e fornecer certificado de conclusão a jovens e adultos que não completaram os estudos na idade regular própria. O participante faz uma prova e, atingindo a nota estipulada, alcança a certificação para a Educação Fundamental ou para o Ensino Médio, sem necessidade de comprovar freqüência escolar. A idade mínima para a inscrição é de 15 anos no caso do exame para nível fundamental e de 18 anos para o nível médio.

O exame é aplicado anualmente. Neste ano, o ENCCEJA será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro e as inscrições vão do dia 6 ao dia 31 de outubro de 2008, no Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Rua Leonel Ribeiro, 215 - Campo do América, das 14h às 17h. Informações pelos telefones: (73) 3526-8457 / 3527-2003.

Calçamento de Ruas no Cansanção e no INOOCOP/Bom Sossego


Nesta Terça-feira, foi inaugurado o calçamento de ruas nos bairros Cansanção e INOOCOP / Bom Sossego. No Cansanção foram calçadas a rua Otaviano Martins e a Travessa Otaviano Martins. Já no INOOCOP / Bom Sossego foram calçadas as ruas Amazonas, Goiás, Rua L e Travessa 5. A presidente do Conselho Comunitário do Cansanção, dona Edite, fez questão de saldar o prefeito, quando em pronunciamento ressaltou “que Reinaldo ficará na história do município como o prefeito que mais obras fez em Jequié”, disse a cidadã. Bom, nem tanto, mas o prefeito está de parabéns pelo trabalho realizado neste ano de 2008.

Após ser cumprimentado por populares no Bom Sossego, o prefeito subiu ao palco montado pelo evento quando foi homenageado pelo morador denominado Luizinho que entusiasmado afirmou “hoje temos orgulho em morar no Bom Sossego! Obrigado Reinaldo pelo carinho e compromisso com a comunidade”, afirmou o cidadão.

Pena que esta administração só deixou pra trabalhar no último ano de mandato.

Encontro Atraiu Público Representativo de Setores Produtivos da Bahia


Vários segmentos da sociedade civil organizada da Bahia estiveram presentes no Encontro Nacional da Cultura do Eucalipto, no Centro de Cultura de Jequié. Agricultores, empresários, industriais, profissionais liberais, políticos, pesquisadores, estudantes, dentre outros, compuseram um painel representativo da sociedade baiana no evento. Dentre os presentes, destacamos Waldomiro Borges e Waldomiro Borges Filho (Itajubá Hotel); o presidente da ACIJ, José Marcos Andrade; o gerente geral Paulo Souza Dutra (Banco do Brasil); os comerciantes Luzimar (Mabel) e Ivonildo (Silvany); pesquisadores a exemplo Valdemir Gomes e Lourenço. Representantes de município da Bahia a exemplo do secretário de agricultura de Manoel Vitorino, Almir Robson e demais representantes dos municípios de Jaguaquara, Boa Nova, Vitória da Conquista, Poções, Boa Nova, Nova Canaã, Itagí, Itiruçú, Ipiaú, Lajedo do Tabocal, Itapetinga, Lafaiete Coutinho, entre outras e da capital baiana, Salvador. ADAB; INGÁ; EBDA; CEF; UESB e Siderúrgica FerroBahia são algumas das instituições presentes ao evento.

Na segunda–feira (22), foram proferidas as palestras O Agronegócio Florestal pelo engenheiro Florestal da Associação Baiana de Produtores de Florestas Plantadas, Inácio dos Santos Amorim; A Siderurgia no Contexto do Desenvolvimento Regional pelo diretor de produção da Siderúrgica FerroBahia Ltda, Sérgio Mesquita; Plantios de Eucalipto no Contexto da Sustentabilidade Ambiental pelo engenheiro agrônomo da Veracel Celulose S.A., Marco Aurélio Barbosa Santos; Pólos Florestais Sustentáveis pelo Superitendente de Biodiversidade, Florestas e Unidades de Conservação da Bahia, prof. Marcos Ferreira e Agrovissilcultura do Eucalipto e o seu Potencial para a Região Sudoeste da Bahia, pelo prof. PhD Laércio Couto da Faculty of Forestry – University Toronto - Canadá. Já na terça-feira (23), as palestras proferidas foram Região Sudoeste da Bahia: Perspectivas e Demandas Florestais pelo prof. Dr. Adalberto Brito de Novaes – UESB; Plantil de Eucalipto em Terrenos Montanhosos pelo engenheiro florestal Rodrigo Maffei – SEMARH e Linhas de Crédito e Financiamento para a Atividade Florestal do Eucalipto pelo gerentes gerais Paulo Souza Dutra e Silvio Roberto Moraes, respectivamente do Banco do Brasil e Banco do Nordeste de Jequié. Na tarde de terça-feira (23), houve visitas técnicas às propriedades com plantil de eucalipto na região.

Fonte: Secom

DESLOCADOS ! ! !


Como podemos ver na foto, pais de família com mais de 20 anos de trabalho simplesmente foram expulsos de seus setores de trabalho via projeto independente, ou seja, projeto sem uma reunião formal com os sobreviventes da praça. Como são pequenos, não conseguem achar uma solução e permanecem com dificuldades financeiras, já que o projeto da praça Ruy Barbosa separou um mini espaço onde eles deveriam se espremer para conseguirem executar o trabalho que cada um executa. A Praça de Alimentação, ou Praça da Gordura como é conhecida, pedeu seus artesãos, engraxates, retratistas, pipoqueiros... O problema continua e, pelo visto, será resolvido apenas em 2009. Será!?

A União faz a Força!!! E que força!!!


Os políticos se unem na reta final, disputando um espaço para mídia, pois o corredor começa a afinalar e direcionar apenas um... ou muitos unidos em um único objetivo: Adminsitrar os 14 milhões de arrecadação. O centro torna-se palco de porta-bandeiras diariamente na tentativa de capturar os eleitores indecisos, poluindo o cenário do novo visual da praça Ruy Barbosa, cercada de polêmicas como das árvores assassinadas, do piso esburacado, da poeira diária, das vítimas do piso, dos tatus, dos artesãos espulsos...
Esperamos que as bandeirolas não sirvam apenas para poluir o visual e capturar cidadãos, mas defina alguém capaz de resolver os problemas de uma cidade que, além de bem situada e bela, possue um povo pacifico e amigo. Que os cidadãos jequieenses não se tornem vítimas mais uma vez da falta de respeito com o indivíduo que paga seus exagerados impostos.

QUREMOS NOSSO ESPAÇO: OS ARTESÃOS

Agora na nova praça vamos encontrar muita novidade (...) Socialmente popular. Só que há um fato artesão e artesanato não estão no mesmo lugar.
.
Na requalificação da praça com nova infra-estrutura, prudente se vê o dedo da prefeitua.
Só que nesse ato... uma praça sem artesanato é um lugar sem cultura.
.
Artesão e artesanato desde os tempos da antiguidade, ficam é na praça em quease toda cidade. Mudar essa tradiçõ, ou é uma nova educação ou falta de sensibilidade.
.
A praça pode ter tudo em sua nova filosofia; mas desta praça, até Ruy Barbosa diria: uma praça sem artesão, pode ter até diversão mas não tem a mesma alegria.
.
Praça sem artesanato é como aldeia "pagé"; praça sem artesão nem mesmo praça é; pois não se pode dizer, eu sei; fui lá e comprei na praça de Jequié.
.
Tirar o artesão da praça e botar em outra área... será que essa mudança é tão necessária?! Fazê-la, de praça, de outrora, requalificadamente agora a praça da culinária.
.
O artesão deve estar aonde o povo passa. Não confundi-lo com o hippe ou outra cultura ultrapassada... o lugar do artesão é no meio da população, no jardim da praça.
.
São várias décadas na praça, couro, madeira, (...) arame e metal... na praça - o artesão sobrevive em sua luta social. De repente - a mudança - o privilégio à "comilança" em detrimento ao cultural.
.
Lugar de artesão é na praça - como o da criança é na escola; promovê-lo com dignidade administrativa e não, com mudanças, feito esmola; pois uma praça - sem artesão - é como um time campeão que não joga... tomaram a sua bola!
.
Volou à praça requalificada: o engraxte, pipoqueiro e retratista; boxes - higiênicos e bonitos - para comidas, jornais e revistas; tem até boxes para jogos de dama!!!(???). Por isso o artesão pergunta e reclama; cadê o espaço do artesão-artista?!...
.
A nova praça ficou bonita? Ficou! Jardinagem, (...) arquitetura e contorno. Ficará mais bela e útil - ainda - com o artesão em seu retorno... Do contráro, parabéns, nosso prefeito, por este histórico feito: "Descupem-nos o transtorno".
.
"Maior que a tristeza de não ter vencido, é a vergonha de não ter tentado". Rui Barbosa.
.
Estams tentando... Queremos o nosso espaço para não ficarmos envergonhados.
.
Por Florisvaldo

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Rua Mota Coelho


Esta rua já foi palco de muitas denúncias. Porém, a mais antiga e polêmica ainda continua a ser efetuada como se fosse algo novo. Além de uma residência local ocupar o espaço que pertenceria aos pedestres - o passeio, os irresponsáveis motoristas ainda estacionam seus veículos "colados" à parede que deveria ser passeio, obrigando os pedestres a concorrerem com os veículos em movimento um espaçozinho no meio da pista. É preciso saber até quando o trânsito de Jequié permanecerá este caos.
.
Vale lembrar que a clocação dos redutores de velocidade na mesma avenida, já foi um bom trabalho. Mas fechar os olhos para os demais problemas é inaceitável.

Peladão da Sete de Setembro


Após a "chacina" hambiental praticada no Calçadão, comerciantes começam a tapar os buracos por conta própria. É incrível a falta de respeito com os comercantes locais, os mais pejudicados com o problema. Segundo a placa informativa, é uma extenção das obras da Praça Ruy Barbosa. O problema é que a praça, apesar de inaugurada, ainda precisa ser entregue ao público de forma real: sem poeira, sem pedras soltas, com... com... deixa pra lá. Pelo jeito, o "Peladão" só vai se vestir mesmo é com a próxima administração.

Mensalidade escolar deve ter alta acima da inflação

As mensalidades dos colégios particulares do Estado de São Paulo sofrerão em 2009 um reajuste médio de 10%, de acordo com os cálculos do Sieeesp (sindicato das escolas privadas do Estado). A informação é da reportagem de Ricardo Westin publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
.
O aumento será mais alto que os índices de inflação INPC/ IBGE (7,15%), IPC/Fipe (6,35%) e ICV/Dieese (6,97%) acumulados nos últimos 12 meses, que incluem os preços praticados pelo setor educacional.
.
As entidades que apuram esses índices de inflação consideraram alto o reajuste escolar. "Pelos últimos acordos sindicais, [os aumentos de salário] ficaram levemente acima de 6,5%. Para as mensalidades, considero 10% um valor elevado demais. As famílias não têm como suportar isso. Aí certamente teremos briga", acrescenta Antonio Evaldo Comune, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
.
O presidente do Sieeesp, José Augusto de Mattos Lourenço, explica que as escolas, para determinar seus reajustes, têm de contabilizar os aumentos salariais dados aos professores e funcionários e os índices de inadimplência. Em agosto, a média de inadimplência nos colégios do Estado foi de 9,15%.

domingo, 21 de setembro de 2008

IRRESPONSÁVEIS NO PASSEIO


Jequié continua repleto de motoristas irresponsáveis. A lei é clara quando explica que qualquer veículo deve estar stacionado a no mínimo 1,5 metro da parede, deixando espaço suficiente para transeuntos, carrinhos de bebê e deficientes transitarem sem problemas. É fácil observar na foto como é simples um cidadão numa cadeira de rodas passar neste espaço que sobrou. Ou ele se espreme e se arrasta pelo corredor que sobra, ou vai para a pista concorrer com os carros. Será que deficiente também é v eículo!? Afinal de contas, ele também tem rodas!!!
Como sempre denunciamos a mais de 5 anos, os "motoristas de carroça" não obedecem a lei e os policiais não fazem nada para exigir o cumprimento da lei. É uma pena, mas isto é Brasil, este é um problema de diversas cidades e não uma sequer que sirva de exemplo positivo. Jequié, repleta de outros problemas, não seria diferente!

sábado, 20 de setembro de 2008

Inimigos da escola pública voltam a atacar

Tucanos vão ao STF para derrubar o piso salarial de professor. Governos de SP, MG e RS alegam que lei aprovada em julho e sancionada por Lula é “inconstitucional”. O Piso Salarial Nacional Profissional do magistério público da educação básica, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Lula, estabeleceu o valor mínimo de R$ 950,00 para uma jornada de 40 horas semanais, até 2010, além de reservar 1/3 da carga horária para atividades extraclasse, valorizando os profissionais e fortalecendo a qualidade do ensino. Inconformados, os secretários de Educação dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul se pronunciaram contra a implementação do Piso.
.
Fonte: Notícia Pura

Árvores Assassinadas!!!

Chega ao topo a falta de respeito com o meio ambiente praticada via projeto da praça Ruy Barbosa. Como não foi possível derrubar as árvores do acostamento esquerdo da praça devido a opinião pública, perfuraram o tronco das árvores históricas com furadeira e injetaram veneno nas mesmas, provocando a morte das árvores que deveriam, além de ornamentar a praça, produzir sombra, refrescando o ambiente. Alguns transeuntes e comerciantes locais ficaram indignados ao saberem do ato de vandalismo, pois acreditavam que as árvores estavam secas por falta de umidade. Esperamos que algum órgão jequieense tome as devidas providências, já que a derrubada de árvores sem a autorização do IBAMA é considerado crime previsto em lei.

Restaurante Popular


O Restaurante Popular em Jequié está operando a todo vapor. As pessoas tem se beneficiado muito da boa comida com sobremesa e da higiêne local. Esperamos que continue desta forma por longos anos, mantendo centenas de pessoas bem alimentadas com um investimento mínimo.
.
O Programa Restaurante Popular é um dos programas integrados à rede de ações e programas do Fome Zero, política de inclusão social estabelecida em 2003. O bom funcionamento deste programa é papel do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e espera-se, com ele, criar uma rede de proteção alimentar em áreas de grande circulação de pessoas que realizam refeições fora de casa, atendendo dessa maneira, os segmentos mais vulneráveis nutricionalemente.
.
Se desejar mais informações, clique no título para abrir o arquivo projeto em pdf.

Tentaram, mas não conseguiram

Nossas matérias incomodam. Tentaram nos calar, mas continuamos com toda a nossa atividade. As matérias não são partidárias e não dependem de ninguém. Exploramos nossa liberdade democrática conquistada por nossos pais e avós sob muita pena. Somos realistas e diretos ao ponto, independente de qual assunto tratamos. Os acontecimentos bons serão tratados como tal. Os acontecimentos bárbaros receberão matérias bárbaras para expor o assunto. Se alguém se incomodar, nos apresente matérias contrárias baseadas em fatos e, mesmo que não concordemos com o conteúdo, se estiver sob provas de veracidade, com certeza publicaremos a matéria, pois democracia é isso, a verdade sem olhar a quem.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

JÁ COMEÇOU: Buracos na Praça

Está registrado o primeiro buraco no piso da praça de quase 2 milhões. A nota de dois reais serve como marcador para ter uma noção do tamanho e profundidade do inicio da buraqueira. A outra foto mostra as pedras soltas que de ser incoveniente para os transeuntes, ainda causa acdentes com crianças que estão aprendendo a andar.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

SUGESTÃO: Pedras Pomes do "Shopping"



Jequié sempre sonhou com um Shopping Center, mas teve que se contentar com um Shopping Popular. O que deveria ser um Shopping de verdade vem se arrastando durante os anos submisso a várias administrações sem que nada seja feito. Ao contrário do propósito inicial, a caixa elefantina vem sendo utilizada por salteadores, exploradores, drogados, mendigos e similares. Com setores internos obscuros e rodeado de áreas de fuga, serve muito bem ao propósito de pessoas mal intencionadas que desejam dar o golpe em cidadãos de bem e um "zignal" nos policiais.
Conforme pode ser observado nas fotos, serve também como fonte de renda de algumas pessoas. As paredes estão sendo derrubadas para a retirada das pedras Pomes que podem ser vendidas ao preço de R$ 1,00 a pedra, como é comum encontrar nas Praças com vendedores ambulantes. As pedras também estão sendo "exportadas" para outras cidades da região como Jitaúna, Ipiaú e Poções. As retiradas tem sido em grande escala precisando ser transportadas por carroceiros, conforme informaram moradores da região. Para piorar a situação, as colunas de sustentação do prédio estão sendo retiradas (foto) para surrupiar as barras de ferro. No momento da foto, um senhor estava trabalhando nesta ação e informou que não é o único e que isto já está se tornando comum.
É preciso saber que revolta e indignação são os sentimentos mais comuns entre aqueles que residem, comercializam ou transitam pela área. Uma sensação de abandono a cidadãos que pagam seus impostos é nítida por qualquer indivíduo que se aproxime do local, mesmo entre os novos moradores que construíram sua residência na área que deveria estar isolada (foto).
É necessário uma ação rápida das autoidades para evitar mais uma tragédia em Jequié, o que é cronometrado pelo tempo se continuar como está.
Matéria sugerida por Daniela Santos

MOTOQUEIROS SE ESTRANHAM

Na tarde do dia 16 dois motoqueiros nas proximidades da rodoviária se estranharam e tentaram se matar. O mais jovem (Nado), com mais vigor físico levou a melhor sobre o já coroa Luiz que teve várias escoriações e precisou de atendimentos urgentes prestados pela SAMU.
O seviço moto-táxi em Jequié está desorganizado e precisa urgente de uma intervenção pública. Uma Associação foi montada no intento de por o setor em ordem, mas sem leis públicas e sem o apoio da polícia para fazer cumprir a obrigatoriedade do cadastro e a retirada das motos clandestinas, não é possível controlar.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vítimas da Praça!!!



Continuam a surgir novas vítimas da Praça de quase 2 milhões e como sempre, crianças!!! O difícil mesmo é entender como se gasta tanto dinheiro público em uma praça e não se consegue nem fazer um piso descente. Esperamos que o próximo prefeito peça uma auditoria nas obras de última hora que a atual administração vem realizando com valores tão altos.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Piso a Vassoura


A praça Ruy Barbosa foi um trabalho muito bonito, mas o acabamento é a vassoura mesmo, piso mais do que rústico. As crianças são as que mais sofrem com pequenas quedas que resultam em escoriações, como podem ser observados nas fotos desta criança de 1 ano, após cair na recém-inaugurada praça Ruy Barbosa de Jequié-BA. Outras sofreram os mesmos problemas com alguns casos mais graves. Mas como para a população de Jequié tudo está ótimo... Fazer o quê!?


STJ proibe repasse do PIS/Cofins a assinante de telefonia fixa

Decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) considera ilegal o repasse de PIS e Cofins ao assinante do serviço de telefonia fixa. Com isso, foi rejeitado o argumento da operadora Brasil Telecom de que a tarifa homologada pela Anatel (Agência Nacional de Telefonia) é "líquida" e assim excluiria os tributos "incidentes na operação".
A questão foi definida pela Segunda Turma do STJ em um recurso especial no qual a Brasil Telecom tentava modificar decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul ao discutir as incidências diretas do PIS e da Cofins sobre o preço dos serviços de telefonia.
O relator da recurso,ministro Herman Benjamin, entendeu que a operadora embutia, no preço da tarifa, os valores referentes às contribuições sociais que incidem sobre o faturamento e rejeitou os argumentos da empresa. Primeiramente porque a concessionária não apontou norma legal capaz de fundamentar sua pretensão. E, depois, porque o PIS e a Cofins não incidem sobre cada operação individualizada de cada consumidor, mas sobre o faturamento global da empresa.
Para o ministro Herman Benjamin, o fato de as receitas obtidas com a prestação do serviço integrarem a base de cálculo dessas contribuições - faturamento mensal - não pode ser confundido com a incidência desses tributos sobre cada uma das operações realizadas pela concessionária. Para ele, somente o ICMS, por expressa disposição legal, deve ser objeto de destaque e cobrança na fatura, repassando-se diretamente o ônus ao assinante.

Fonte: Idec

Conjunto Penal de Jequié - Biblioteca Movel Caceraria

Informamos que foi adiquirido na unidade de Jequié a biblioteca móvel caceraria que contamos com 400 novos livros, que atenderá todos os modulos da nossa unidade; esta biblioteca é uma parceria da SJCDH e a Biblioteca de Extenção do Estado da Bahia, onde acinarão convênio dia 16/09 (terça-feira) em vitoria da conquista em vista da inauguração da unidade do CEAPA às 9:00h em Vitória da Conquista - BA. Com a biblioteca, democratizaremos a informação e a leitura junto à população caceraria, promovendo assim ações culturais e educaticas.
.
Prof. Wagner Galvão
Coordenador de Educação e Trabalho
Conjunto Penal de Jequié- Bahia

sábado, 13 de setembro de 2008

Provérbios

"Só um encontro casual resulta num laço duradouro". (Proverbio Chinês)
.
"A sabedoria é nosso martelo, a prudência o nosso prego. Quando um homem cria vida com seu trabalho, a coragem nunca o abandona".

Campanhas Políticas

Em Jequié o bicho está pegando. Deste prisões à invasões a casa de candidatos, de tudo tem um pouco. Hoje as passeatas se cruzaram no centro incomodando os transeuntes com fogos e muita folia. Todos sonham em ter o direito de comandar esta prefeitura que muito tem a oferecer. Nada está decidido, vamos ver até o dia da votação pra ver como ficam as coisas.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

ARTE NA PRAÇA

O pianista Jairo Wermontt iniciou o projeto Arte na Praça que passará a acontecer semanalmente com a participação de artistas da cidade de diversificados segmentos. Além da música também estavam em exposição quadros do artista plástico Augus (Augusto Barreto). O público alvo para o lançamento do projeto foram diretores, professores e alunos da AJECE (Associação Jequieense de Cegos), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da FUAN (Fundação Urbano de Almeida Neto), além do público que normalmente frequenta a praça que ficou satisfeito com o evento.

Encontro Nacional da Cultura do Eucalipto

A Prefeitura Municipal de Jequié e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB realizarão nos dias 22 e 23 do mês de setembro do corrente ano, no auditório do Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, o ENCONTRO NACIONAL da cultura DE EUCALIPTO - REFLORESTAMENTO e agronegócio FLorestal NA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA com o propósito de reunir produtores rurais, gestores municipais, pesquisadores, engenheiros florestais, engenheiros agrônomos, ceramistas, indústrias e entidades de classe, visando discutir mais uma alternativa de desenvolvimento regional.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Propaganda Política na Internet

Segundo a resolução do TSE, os candidatos só podem fazer propaganda digital em seus próprios sites. Agora liberaram para que também fossem feitas as publicidades nos sites dos partidos. Dúvidas permanecem: porque será que os candidatos não podem enviar suas propostas para e-mails de cadastros legais solicitando informações? Será que isso pode calsar pânico? Será que a capacidade de raciocício dos eleitores tem que se limitar à falta de informação? Ou será que é porque a internet é o campo mais barato, onde se igualam as campanhas modestas e a milionárias? O motivo não sei, mas a melhor forma de manter o povo na ignorância é limitar as opções de informação!

Blecaute na Ruy Barbosa

A praça continua sofrendo de sobrecarga. Mais uma vez faltou energia e ficou confirmado que a Praça Ruy Barbosa está consumindo mais energia do que se havia previsto. Todos eseram que este problema seja resolvido logo, já que até o momento, é o único local de lazer publico e aberto 24h dentro da cidade para a população de jequieense.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Barracas na Praça Ruy Barbosa!!!

Nem bem a Praça é inaugurada, e os barraqueiros já começam a ocupar seus novos espaços. O objetivo da recolocação dos comerciantes foi a organização, já que a variação de barracas pessoais criava um ar de desordem na Praça. A Associação da Praça vem buscando por ordem na casa a muito tempo, e agora que todos foram organizados, barraqueiros clandestinos começam a apresentar seus produtos em carrinhos pessoais no interior da Praça de forma aleatória. Se nada for feito para organizá-los o mais breve possível a Associação poderá ter problemas para reorganizar o que por hora está muito bem.


Colapso na Praça Ruy Barbosa

Nem bem a praça é inalgurada e já sofre seu primeiro colapso: Faltou energia por longos 13 minutos. Às 20:08h a energia da Praça Ruy Barbosa foi cortada, deixando os comerciantes, visitantes e transeuntes pasmos e duvidosos quanto ao real motivo da falta de energia centrada na Praça. Às 20:21h a energia foi restaurada para alívio dos comerciantes recem-colocados.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

ALMA BRASILEIRA

O mundo está repleto de individuos crédulos, daqueles que creem em tudo. Existem os que acreditam em Papai Noel voando em sua carroagem repleta de presentes; aqueles que acreditam em ETs transitando como humanóides, ou a crença em fantasmas circulando na escuridão da noite. Existem ainda aqueles que creem em seres do 'bardo' atormentando ou protegendo os cidadãos da terra, como os silfos. As fadas não ficam de fora, nem os gnomos, os anjos, nem mesmo os profetas ou os pastores "fiéis à uma causa", capazes de dar sua própria vida em prol do próximo. Os capetas também teem seu espaço, são uma base de fé constante por viverem cochicando malvadezas nos ouvidos dos fiéis, atormentando a alma humana. Porém, a crença que nunca se corrige, é a fé em políticos sérios e honestos, o que tem se tornado um tormento para aqueles que pensam em votar com dignidade. Este fator torna-se cada vez mais nítido com o passar do tempo, e vemos homens subirem e descerem o pódio tentando ser o que a natureza humana não permite, pois o problema do Brasil não está no cargo político, mas no povo que sempre acha um jeitinho para tudo, e seja lá quem for que assuma o comando, precisa levar consigo a "alma brasileira", aquele jeitinho onde o benefício ao todo fica submisso à suplantação do eu.

Se deseja votar e ter orgulho do seu voto, procure alguém que seja superior a você, que o enuncie. Vote naquele que te supera em conhecimento, em capacidade de raciocínio e em moral, evite os que acometem a opinião alheia. Não espere ética, já que a "alma brasileira" que ele/ela possui, é a mesma que você também tem, e não há espaço na ética para esta "alma" herdeira dos malfeitores que colinizaram nosso país.
.
Mas lembre-se sempre: Em quem você votar, este deverá fazer o que você faria se estivesse na mesma posição. Isto é seu voto. É, direta ou indiretamente, dizer sim para as ações do candidato que teve o privilégio de receber o voto de um cidadão com capacidade de raciocínio, a que esperamos você tenha.

CICLO EVOLUTIVO

Às vezes nos perguntamos como as coisas acontecem. A cadeia de eventos. “A” que leva a “B” que leva a “C” que leva a “Z”. Vivemos numa busca implacável sobre centenas de perguntas que não conseguimos responder, mas tomamos pequenas decisões diariamente que determinam o rumo do ciclo evolutivo de nossa existência, porém, essa busca nunca é saciada e supre a energia para continuar na defesa da raça humana. Mas de onde vem essa busca, essa necessidade de solucinar os mistérios da vida quando nem as mais simples perguntas podem ser respondidas? Mas basta um pequeno evento global como a queda das Torres Gêmeas para nos fazer perceber o quanto somos pequenos e insignificantes neste planeta e, mesmo assim, sendo uma espécie narcisista por natureza, colonizamos os quatro cantos do globo sem nem mesmo estarmos no topo da cadeia evolutiva. E dizem que o homem usa somente um décimo de seu poder cerebral e apenas outro por cento poderia significar uma maior semelhança com Deus. E estudos do genoma humano tem demonstrado que pequenas variações vem surgindo com uma frequência cada vez maior e com caracteristicas cada vez mais acentuadas nas novas gerações, tornando o ser humano mais eficiente em suas ações e mais capaz em suas decisões.

É uma pena que nos imaginamos como agentes de nosso próprio destino, capazes de determiná-lo, mas não temos realmente escolha de quando levantar ou de quando cair. O homem dominou o mundo, mas não domina o seu próprio destino. Podemos apenas escolher como reagir quando o chamado vier, esperando ter coragem para responder à altura. Porém, às vezes estas mudanças são drásticas e ofensivas levando certas espécies a migrar, a mudar o padrão, pois quando a evolução escolhe seus agentes, faz exigências em troca de singularidades, obrigando-os a ir contra nossa própria natureza, como as que sentimos nos dias atuais, principalmente nos corredores políticos, onde o arcaico colide com o futuro que está chegando impulsionado pela evolução da vida que nos obriga a mudar o rumo. Pode parecer cruel, mas o objetivo é nada mais do que a preservação de si mesmo. Mas, de repente, a mudança em nossa vida que deveria parecer maravilhosa pode se tornar numa traição. Não se espante. O novo ainda sofre a resistência da ignorância de um povo sem cultura, com raízes no sórdido e maquiavélico lixo jogado em nossas fronteiras, o que leva muitos a, na confusão mental, optar pelo antigo para não correr o risco do desconhecido.

Essa força, a evolução, não é sentimental. Conhece apenas os fatos verídicos da luta da vida contra a morte. Tudo que se pode fazer é esperar, pois quando tiver servido às suas necessidades, ainda restará um resquício da vida que antes conheciamos. Este é um processo imperfeito e, muitas vezes, violento. Uma batalha entre o que existe e o que está para nascer. No meio destas duas extremidades, a moralidade perde seu significado e a questão de bem e mal é reduzida a pó, fundindo-os em um só corpo no intuito de vencer; uma vitória programada que culminará no fracaso da estrutura que se bate contra o destino da extinção.

Se desejamos mudanças precisamos dar margem à evolução para que ela faça o seu trabalho. Os dias não param, as noites continuam, mas podemos fazer a diferença entre o intuitivo e o evolutivo simplesmente escrevendo o nosso destino através de nossos próprios dedos. Lembrem-se que às vezes perguntas são mais poderosas que respostas, e as respostas surgem como fusão da própria existência. Faça a sua parte para fazer a diferença.
.
Texto veiculado no Jornal Novos Tempos em setembro/2008

A VERDADE PRESENTE

Cada vida é um mundo interpretado com os olhos do observador em sua perspectiva. A convivência deste com os outros faz com que as diferenças sobrevivam e tornem a vida mais viva, mais incognita, mais emocionante. Mas uma verdade única existe, a de que todos estamos certos e todos estamos errados... depende única e exclusivamente do ponto que se observa.

Politica em Debate

Quem vem acompanhando o ciclo debates dos candidatos a prefeito de Jequié percebe identificar quem é quem na disputa. Mesmo sendo importantes, esses debates poderiam ser mais bem aproveitados, no sentido de tirar o máximo em relação aos problemas da cidade. Seria mais interessante as pessoas que participam desses encontros fazerem perguntas capazes de levar os candidatos a assumir compromissos perante os problemas que mais afligem a população. Vamos debater a saúde como mais ênfase: como diminuir as filas, como oferecer novos serviços como ressonância magnética e quimioterapia, por exemplo. É preciso aprofundar as discussões em torno do trânsito da cidade que está de cabeça para baixo. A nossa sinalização é antiga e já não atende as necessidades do povo. É preciso debater com maior profundidade o que pode ser feito no sentido de oferecer emprego para os jovens que concluem o segundo grau sem muitas perspectivas de trabalho. Em Jequié, é grande o número de casas em situação precária, que precisam ser recuperadas, bairros inteiros com esgoto correndo a céu aberto, como é o caso do Loteamento Amaralina. A independência da nossa universidade, a criação de mais cursos, o fortalecimento da justiça, como melhorar a segurança também precisam ser debatidas. A solução desses problemas vai depender da nossa atuação. Por isso que Jequié precisa de um prefeito com capacidade de liderança para conduzir todo esse processo de desenvolvimento. Caso contrário, vamos ter que esperar por mais 4 anos. (Fonte: Souza Andrade).

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Campanha de Vacinação Contra Raiva Canina e Felina

A Prefeitura Municipal de Jequié através da Secretaria de Saúde/Departamento de Vigilância Epidemiológica comunica que será realizada de 15 de setembro a 20 de outubro, a Campanha de Vacinação Contra Raiva Canina e Felina em Jequié. Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, o Dia Estadual da Campanha de Vacinação Contra Raiva Canina e Felina será em 27 de setembro. Contudo a vacinação terá início no 15 de setembro, sendo que a expectativa do departamento é vacinar 22.350 animais até o dia 20 de outubro, data de encerramento da campanha.

Medicamentos genéricos chegam a custar até 85% menos que os de referência

Os medicamentos genéricos, atualmente, custam em torno de 50% menos que os de marca. Segundo o presidente da Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos), Odinir Finotti, o que permite essa redução dos preços é a grande oferta que existe desse tipo de medicamento. "De acordo com a legislação, tem que ser no mínimo 35% mais barato, mas devido à grande oferta que existe entre os medicamentos genéricos, esses preços chegam a ficar até 50% mais baixos. Tem casos em que os preços são 85% mais baixos que os de produtos de marca", explica Finotti. No mercado desde 1999, os medicamentos genéricos foram criados justamente para assegurar à população uma oferta de medicamentos de qualidade e baixo custo no mercado, facilitando o acesso aos produtos.

Muitos procedimentos dos planos de saúde não são conhecidos

Os usuários de planos de saúde obtiveram uma grande vitória no início deste ano. Em 10 de janeiro, foi publicada no Diário Oficial da União a resolução normativa número 167, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que amplia o rol de procedimentos e eventos em saúde e as coberturas para os beneficiários de planos. A mesma começou a valer no último dia 2 de abril. Porém, ainda não vem sendo colocada em prática da maneira que deveria. “Por mais que a imprensa tenha publicado muitas informações sobre o assunto, o governo Federal não agiu da mesma maneira. Além disso, não é interesse dos planos de saúde que a resolução seja divulgada, o que faz com que muitas pessoas ainda desconheçam as modificações ocorridas e não tenham pleno acesso a seus direitos”, diz o advogado Alberto Germano, que atua na área de Direito da Saúde e é criador do site SOS Paciente (www.sospaciente.inf.br).

Inauguração da Praça Ruy Barbosa - Jequié-BA

No dia 07 de setembro houve a inauguração da Praça Ruy Barbosa. Foi um evento simples por conta do período político, mas centenas de pessoas marcaram presença para ver a obra de quase dois milhões de reais. O pisso de cimento bruto soltava muita poeira, incomodando crianças e adultos; as farpas de pedras tornaram-se um risco para crianças como um pequeno acidente com uma menina que lhe custou escoriações nos joelhos. A fonte luminosa, muito bonita por sinal, refrescava o ambiente com suas jorradas constantes. A praça dividiu muitas opiniões, desde aqueles que elogiavam até aqueles que criticavam. O evento foi motivo pra muitas frases curiosas como:

- "Só vi algo tão perfeito em Curitiba!"
- "Jequié estava parado no tempo a mais de 30 anos, enfim alguém que fez algo!"
- "Prefeito como este, Jequié jamais verá!."
- "A eleição já está ganha... Esta linda praça mostra isso!"
- "A saúde poderia receber esta injeção, já que a administração passada a destruiu!"
- "Não consegui ver onde foram enterrados os um milhão e oitocentos mil!"
- "Estas palmeiras estão muito mais lindas, ainda bem que aquelas ávores ridiculas foram retiradas!"...

Acho que o povo de Jequié continua cego ou tem se tornado sarcastico, pois tem frases tão absurdas, como a alusão a Curitiba, que nem compensa perder tempo em comentar. No mais, cabe aos orgãos competentes verificarem o uso do dinheiro publico e o povo aproveitar o que foi disponibilizado. O dia da votação está chegando. Vejamos se continua como está ou se muda pra melhor ou pra pior. O povo vai decidir.
...
Related Posts with Thumbnails